Autor Tópico: Sugestão para concurso  (Lida 6918 vezes)

Paulo Rodrigo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 22 de Novembro de 2006, 22:55:13
Acho tb que para esse tipo de regulamento seria legal 2 de cada chave passarem para a outra fase como sugere o Marcos.  
Paulo Rodrigo
Novo Hamburgo-RS
canon T3iolhares


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #16 Online: 22 de Novembro de 2006, 23:18:29
Bom, nesse concurso sem chance, ficam as regras estabelecidas, nas quais todo mundo se inscreveu, pro próximo pode-se até pensar em alteração.

Apenas reitero uma pergunta, qual o número mínimo de fotos por chave pra que se tenham duas escolhidas por chave na final? Pq se tivermos 2 chaves com 3 fotos cada, não tem sentido mandar 4 pra final.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Paulo Rodrigo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 23 de Novembro de 2006, 00:00:02
acho que acima de 8 fotos.
menos que isso segue como está, uma de cada chave.

"III – Caso o número de participantes seja inferior a 8 serão formadas obrigatoriamente 2 chaves."
Paulo Rodrigo
Novo Hamburgo-RS
canon T3iolhares


Loas

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #18 Online: 23 de Novembro de 2006, 21:11:46
Acho que a melhor forma de melhorar os concursos é respeitar o regulamento. Por ex no concurso grafismo existiam fotos que não tinham nada a ver com o tema.
Neste concurso atual ficou decidido pelo que li que devia ser foto de 1 pessoa, no entanto tem foto com mais de uma pessoa concorrendo.

Outra coisa que melhoraria seria as fotos serem realmente anônimas, fotos colocadas na galeria não deveriam entrar.

Mas é só minha opinião...


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #19 Online: 23 de Novembro de 2006, 22:47:43
Loas,

Como a fotografia é muito subjetiva, temos a banca para avaliar se uma foto se enquadra ao tema ou não. Se surge dúvida o próprio forista que sugeriu o tema disse que tal foto estaria fora ou não. Acredito que essa parte também está sendo feita.

Concordo com quem disse que é como outros concursos... Nem sempre há entendimento completo sobre o que deve ser melhor. Uns acham uma coisa, outros outra.

Mas toda crítica é construtiva e bem vinda!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #20 Online: 23 de Novembro de 2006, 23:08:23
E essa questão da foto estar enquadrada ou não no tema pode ser eliminada na votação, pelos usuarios.
:D


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #21 Online: 23 de Novembro de 2006, 23:26:31
Então, o critério de distribuição das chaves é totalmente claro e justo, ordem de chegada, a banca não influencia em nada nessa escolha e o sistema de distribuição está descrito no próprio regulamento, o objetivo desse sistema é simplesmente criar um ambiente onde se possa votar duas vezes, tendo a opção de escolher uma segunda foto caso a que foi sua favorita não vá para a final e assim descobrir qual foi efetivamente a melhor foto, passar duas imagens não faz sentido dentro do objetivo do próprio regulamento, que prevê inclusive um tamanho máximo para a final do concurso para exatamente facilitar a escolha da melhor foto possível dentro do concurso, se uma foto que pode ser primeira e outra que pode ser segunda caem na mesma chave é simples acaso, mas o que interessa mesmo para o concurso é descobrir a melhor e nesse caso a melhor irá passar para outra fase e disputará ganhando, o objetivo único das chaves é fazer com que por exemplo, 3 fotos que estão disputando o resultado possam ter votos transferidos em uma pseudo final, por exemplo, em uma disputa direta a ganhadora da primeira chave poderia ficar em primeiro e a da segunda chave em segundo, porém ao se redistribuir os votos apenas entre as finalistas esse resultado pode se inverter, demonstrando maior consistência da foto ganhadora, aumentar o tamanho da final simplesmente faria ela perder o sentido de redistribuir votos para encontrar efetivamente a melhor imagem, que é o único objetivo do concurso, uma vez que apenas o primeiro colocado escolhe tema para o concurso seguinte e vai para a galeria, portanto o sistema não só é justo como o melhor possível para definir uma foto ganhadora (que é o real objetivo do concurso)... :)


Quanto a chaves intermediárias elas alongariam muito o concurso para se chegar no mesmo objetivo final que é o ganhador, o regulamento prevê a inclusão de uma etapa intermediária caso haja um número muito grande de competidores, mas note que a chave final tem por objetivo ser bastante limpa e com poucas fotos exatamente para a redistribuição dos votos das chaves anteriores ser máxima e ajudar na escolha da melhor imagem, aumentar o número de competidores na final poderia diminuir o próprio efeito do sistema de chaves nessa redistribuição de votos. :)
« Última modificação: 23 de Novembro de 2006, 23:32:51 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #22 Online: 24 de Novembro de 2006, 08:03:06
Leo,

A sugestão não se refere à constituição da chave incial, mas da chave final.

Duas fotos de cada chave indo para a final aumentaria a qualidade e competitividade da última chave, além de ser mais justo.

Não haveria necessariamente necessidade de uma nova etapa, a não ser que houvesse um concurso composto por mais de 5 chaves.
Qual a razão de haver uma chave final menor se boas fotos foram eliminadas na primeira fase por puro azar? Dá pra notar isso pela competitividade de duas chaves especificas nesse concurso em andamento - Chave 1 e Chave 2.

Além disso, pior do que ser eliminada por uma foto da sua própria chave por poucos votos, é perder lugar pra foto de outra chave onde não tem fotos tão boas. Não aocnteceu nesse concurso, mas nada impede que aconteça em um próximo.

Como já lembraram aqui, até competições esportivas é feito isso. Os dois primeiros colocados são enviados a próxima fase.

Bom, fica aí a sugestão. Na minha opinião seria mais interessante.

Bom, o formato atual do concurso deu uma elevada legal na disputa propriamente dita. A chave final será um espetáculo. Acho que se puderem fazer melhor ainda, muito bom.

Abraços
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #23 Online: 24 de Novembro de 2006, 08:05:15
Citar
portanto o sistema não só é justo como o melhor possível para definir uma foto ganhadora (que é o real objetivo do concurso)... smile.gif

A partir do momento que alguém determina que algo está perfeito devemos correr atrás de possíveis melhorias. Este sistema está longe da perfeição.
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


rafaelscl

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 130
Resposta #24 Online: 24 de Novembro de 2006, 08:31:38
Então tá então...

Entendi nada da explicação lá em cima... Massss....

Me parece aquele ditado:

"Vc pode sugerir qualquer cor, desde que seja preto..."

Abraços,
« Última modificação: 24 de Novembro de 2006, 08:32:13 por rafaelscl »
***************************************************
Rafael
Rio de Janeiro - RJ


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #25 Online: 24 de Novembro de 2006, 09:15:05
Bom vamos lá novamente...
Quando foi feito o regulamento ele levou em conta quase 3 meses de sugestões e etc até chegar a essa forma final, muitos fatores foram pesados e um deles foi uma forma de enxugar a chave final para uma máxima redistribuição dos votos, que foi exatamente o que foi feito, por isso que o próprio regulamento prevê que caso haja um número maior de fotos na fase final entra uma disputa intermediária para reduzir novamente o tamanho do processo (que é uma das coisas que tem nas competições espotivas onde passam mais de um para a segunda etapa).
O objetivo do concurso é obter o campeão, nem sempre isso ocorre de forma totalmente justa, mas buscamos a forma mais justa e equilibrada possível, sem que para isso o concurso seja inviabilizado em temos de tempo (que foi o motivo pelo qual não passamo 2 fotos com a inserção de uma nova chave, que foi cogitado na época da criação do regulamento e os próprios usuários vetaram por julgarem que aumentaria muito o tempo do concurso), lembrem-se que o regulamento não surgiu do nada, foi fruto de sugestões e muitas consultas aos usuários, além de experiências e problemas na gestão dos concursos anteriores...
Podemos estudar alterações nisso, se for do interesse paramos os concursos e começamos todo um novo estudo para um novo formato, se tempo não for mais uma questão tão relevante para os usuários podemos mudar várias coisas... Só digo que o regulamento pode não estar perfeito, mas pelo que vejo em outros fóruns nossos concursos são os mais movimentados e estão dentre os mais competitivos, o que me leva a crer que a fórmula proposta pelos usuários na época da elaboração do regulamento (caso não lembrem foram os próprios usuários que propuseram TODO o sistema em discução aberta, tudo o que fazíamos era dizer o que cada coisa geraria de reflexo para que escolhessem o que geraria o menor impacto negativo) está bem montado para proporcionar uma boa competitividade.

Quanto à sua proposta ela é boa, como eu disse chegou a ser cogitada na época, mas na época o principal interesse era tempo e ter uma fase final super enxuta. Ter uma fase final super enxuta acredito que seja o principal objetivo da proposta desse regulamento (note que nas competições esportivas dada por exemplo a fase final tem apenas 4 competidores, dois disputando primeiro e segundo e 2 disputando terceiro e quarto). Caso tempo não seja mais um problema para os usuários podemos fazer isso adicionando uma fase intermediária, como a que ocorre no caso de muitas fotos, a única coisa que me pergunto é se isso não poderia prejudicar o número de votos ou fazer o pessoal ficar de saco cheio do concurso antes de ele terminar... Podemos discutir o tema.... Vale a pena já que de qualquer forma o primeiro colocado encontrado será provavelmente o mesmo?
« Última modificação: 24 de Novembro de 2006, 09:17:51 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #26 Online: 24 de Novembro de 2006, 10:50:15
Concordo com o Leo  :thmbup:  
Jack db - Floripa


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #27 Online: 24 de Novembro de 2006, 11:57:30
Algo que estamos esquecendo é que tem concurso com chaves enormes (6/7 fotos), mas em geral temos poucas fotos nos concursos, 3 a 4 fotos por chave.

Eu pergunto então, entre 3 fotos, dá pra mandar duas pra uma possível final? Não seria pouco seletivo? São apenas perguntas galera, pra gente poder discutir.

Acho muito interessante abrir a discussão pra todo mundo. Nada está totalmente fechado, até pq são os foristas que fazem o fórum, só precisamos definir o melhor.

Eu acho que numa situação em que temos 6 fotos numa chave, até vale mandar duas pra final e tal, com 3 ou 4 acho desnecessário, mas é só a minha opinião, acho que acabamos tendo uma porcentagem muito grande de fotos numa possível final.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Loas

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #28 Online: 24 de Novembro de 2006, 20:47:43
Citar
Loas,

Como a fotografia é muito subjetiva, temos a banca para avaliar se uma foto se enquadra ao tema ou não. Se surge dúvida o próprio forista que sugeriu o tema disse que tal foto estaria fora ou não. Acredito que essa parte também está sendo feita.

Concordo com quem disse que é como outros concursos... Nem sempre há entendimento completo sobre o que deve ser melhor. Uns acham uma coisa, outros outra.

Mas toda crítica é construtiva e bem vinda!

Abraço,
Fernando
Eu pensei que sabia o que significa subjetivo, pelo jeito não sei. O que tem de julgamento subjetivo no fato de afoto ter que ser de 1 pessoa apenas e na foto concorrente aparecer 2 pessoas? Criança é pessoa tb, ou será que eu tb não sei o que significa pessoa? :denken:  


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #29 Online: 25 de Novembro de 2006, 02:05:56
Loas a banca avalia dentro do tema, o mecanismo da banca é de veto a favor do usuário, se um membro da banca ou o moderador do concurso entender que a foto está dentro do tema ela continua (afinal passou pelo entendimento do tema de pelo menos uma pessoa), se o moderador tiver dúvida ele convoca a banca e esta avalia sendo que basta um voto para a foto continuar. Isso tem sido feito sempre.
No caso em questão não há nada no tema que limite qualquer uma das fotos, o tema não fecha a um número específico de pessoas fotografadas ou qualquer outra coisa... :) Todas as fotos atendem ao tema e ao regulamento. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.