Autor Tópico: Sugestão para concurso  (Lida 6915 vezes)

Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Online: 21 de Novembro de 2006, 22:32:32
Analisando as fotos desse concurso em andamento me veio a cabeça o fato de a escolha das chaves poder ser injusta para os participantes. Exemplo: três fotos merecedoras de 1º, 2º e 3º lugares na mesma chave, e fotos "piores" nas outras chaves. Nessa chave somente a 1ª iria pra final. Enquanto fotos menos merecedoras, de outras chaves, tomariam seu lugar.

Acho que seria sensato avaliar a possibilidade de enviar para a final tanto a primeira quanto a segunda colocada de cada chave. Seria mais justo, e, principalmente, aumentaria mais ainda a qualidade da chave final.

Abraços
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 21 de Novembro de 2006, 22:53:54
Eu tb to achando isso, sabe?
Até já tinha comentado em um tópico do concurso passado, mas acabou sendo fechado em seguida.
Acho que a primeira chave tb sempre recebe mais visitas, é só verificar neste e em todos os outros concursos.  :denken:
()s
GuiGui


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2006, 01:35:40
Marcos, se nao me engano as chaves sao montadas de acordo com a ordem de envio das fotos.


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2006, 07:17:32
Olá Marcos ...

É pura sorte (ou azar) boas imagens sairem na mesma chave. Essas não são montadas aos olhos da banca e do moderador do concurso. Já teve uma outra ocasião que percebi isso tb, as fotos que eu achava mais legal estavão todas numa unica chave, e a outra chave só fotos de outro nível mesmo.

Só lembrando como as chaves são montadas:

Citar
II – Definido o número de chaves as chaves serão montadas de acordo com a ordem de inscrição, sendo que os primeiros ocuparão os primeiros postos de cada chave.
Ex: O primeiro inscrito ocupará o primeiro posto da primeira chave, o segundo inscrito ocupara o primeiro posto da segunda chave, e assim por diante.
III – Caso o número de participantes seja inferior a 8 serão formadas obrigatoriamente 2 chaves.

Quando o regulamento foi elaborado, foi escolhida essa forma pela democracia mesmo, para não prejudicar e nem favorecer alguem.

Então, se boas fotos cairam na mesma chave, é na sorte mesmo ...


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2006, 09:38:35
Matheus,

Eu lí todo o regulamento antes de postar. Não estou aqui questionando a forma de constituição das chaves inciais, mas sim da chave final. Não discuto aqui parcialidade.

Independente da forma como são escolhidas as primeiras chaves - e tenho certeza que não há qualquer favorecimento na escolha - há um problema. É fato que algumas chaves tem uma foto que é disparada melhor que as outras da mesma chave, e é fato que em algumas chaves há uma grande competição entre duas ou mais fotos. Dessa forma, vejo a aprovação pra chave final de duas fotos - ao invés de uma foto - a melhor solução para aumentar a disputa e a "justiça" do concurso.
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #5 Online: 22 de Novembro de 2006, 09:46:38
Eu acho que está perfeita a maneira como as chaves são montadas, que vença a melhor foto!!! :D

Abraços,
Jack db - Floripa


Paulo Rodrigo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Novembro de 2006, 11:01:49
Acho que tanto faz o regulamento, o que importa é não levar muito a sério o concurso, nem sempre a "melhor foto" será a que nos agradará. O legal é poder ver fotos de outras pessoas, se admirar e aprender com ohares diferentes :thmbup:  
Paulo Rodrigo
Novo Hamburgo-RS
canon T3iolhares


rafaelscl

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 130
Resposta #7 Online: 22 de Novembro de 2006, 11:15:43
Eu concorco tanto com Marcos, Jack e Mateus!!

É igual copa do mundo, na sorte uns grupos ficam mais fortes, com seleções melhores, e outros com seleções mais fracas, assim acaba-se por eliminar seleções que teoricamente teriam mais chances.

Paciência...

Mas também nas copas, duas seleções passam à segunda fase, visando um resultado mais justo.

Nesse ponto concordo com o Marcos.

Resumindo:

A formatação das chaves está perfeita, deixa assim, mas a classificação podia realmente ser de duas fotos.

Abraços
***************************************************
Rafael
Rio de Janeiro - RJ


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2006, 16:35:46
Até entendo que as vezes role realmente o que podemos chamar de injustiça.

Mas qual seria a melhor forma? Sugestões são muito bem vindas
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #9 Online: 22 de Novembro de 2006, 16:51:43
Citar
Até entendo que as vezes role realmente o que podemos chamar de injustiça.

Mas qual seria a melhor forma? Sugestões são muito bem vindas
Pra min a melhor forma já está sendo usada... :)
Jack db - Floripa


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #10 Online: 22 de Novembro de 2006, 17:07:32
Alex,

A sugestão é a que eu fiz no primeiro post.

Fica aqui uma crítica pra ocmunidade de um modo geral: leiam com atenção os posts.

expliquei claramente qual seria o problema, e como solucionar. Em momento nenhum falei de modificar a constituição inicial das chaves ou que haveria favorecimento.

É simples: A primeira e a segunda foto mais votadas de cada chave inicial iriam para a chave final. Isso aumenta a competitividade e por conseguinte a qualidade do concurso.
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #11 Online: 22 de Novembro de 2006, 17:49:19
Marcos isso eu havia entendido, mas acho que isso depende muito do número de fotos em disputa, talvez até com uma fase a mais no concurso, tipo semi-final (nesse caso, com tantas fotos até acho que seria válido).

Acho que cada caso é um caso, a questão é, o pessoal toparia uma final com 8 fotos? Não seria muito? Teria que ter uma fase intermediária?

Outras pessoas possuem sugestões? Em que situações teríamos a passagem de dois por chave?

Espero ter sido mais claro agora

Abraços e paz

Alex
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #12 Online: 22 de Novembro de 2006, 18:28:52
Acho que, já que a final foi consituída a partir de uma pre-seleção, 8 fotos não seria um número muito grande. Pois ali sim, teoricamente, estariam as melhores. Chato é o cara com uma boa foto perder por um voto na votação da chave inicial.

Acho que mais uma fase ficaria trabalhoso e cansativo.

Quero deixar claro aqui que são apenas sugestões pra melhorar MAIS AINDA o concurso. O concurso já está muito bem elaborado e com um nível de qualidade muito legal. Não é uma crítica, mas apenas uma sugestão.
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #13 Online: 22 de Novembro de 2006, 18:38:39
Marcos, quero deixar claro que não discordo de vc.

Acho que a idéia é os concursos irem sim sendo modificados, eles não são perfeitos (afinal nada é perfeito).  Então 8 poderia ser a final? nesse não dá pq está em andamento, mas acho que negociar aquilo que não está dando certo não é ruim.

Em que situações colocar 2 fotos de cada chave na final? essa tb seria uma pergunta interessante.

Aliás quanto mais gente entrar aqui e deixar a opinião, melhor.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Marcio Vasconcellos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 552
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 22 de Novembro de 2006, 19:27:38
Citar
Em que situações colocar 2 fotos de cada chave na final? essa tb seria uma pergunta interessante.

 
Na minha opinião, em todas as chaves!  
Marcio Vasconcellos - Santa Clara - California
-------------------------------------
Nikon <3