Autor Tópico: Fugindo das regras ou fotografando errado??  (Lida 10482 vezes)

Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #30 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 23:05:56

Porque ficam dando tanto valor pra fotógrafo de casamento ou eventos? Dêem mais valor pro fotojornalismo. Modinha de fotógrafo de casamento nem merece ser discutida; os caras vivem de fotografar emoções artificiais, fazendo parte do complexo matrimonial-industrial que extorque dezenas de milhares de reais de noivas. É tipo tentar achar o valor artístico do cinema em Transformers, ou filme de super herói.

Fotografia pra mim é igual desenho industrial: o formato segue a função. Fotojornalistas não tem muita liberdade, então o que você vê na foto final e enxerga como "estilo" foi só um efeito colateral da situação em que o clique foi feito. Ao contrário de outros fotógrafos que ficam inventando um monte de afetação visual desnecessária simplesmente porque podem.

Eu concordo e digo mais, pra mim nunca foi tão bom "Extorquir" noivas nesse mercado "matrimonial-industrial".
Você deveria tentar  :ok:


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #31 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 23:23:41
Não que eu concorde com o todo o texto acima mas a parte de tirar foto tremida e sem foco algum e dizer que foi de PROPÓSITO é um João-sem-braço. Mesmo na fotografia de rua. Esse tipo de acontecimento é um imprevisto permitido, aceito e perdoável. Não é proibido nem errado. Eu tenho fotografias de rua nessas condições que muitos teriam descartado. Eu achei um valor (pessoal) nelas e admito que não foi porque quis tremida mas no final eu gostei e guardei.

Ou alguém acredita que o cara renomado em sreet photo no meio de 500 fotos bonitas e nítidas resolve propositalmente tirar uma foto toda errada? *Disclaimer: Não confundir com técnica de slow shutter pra criar movimentos/borrões pontuais ou trabalhos abstratos. São outros 500.

A intenção a priori é obter uma foto nítida. Porém há uma série de fatores mais importantes que estar 100% correto tecnicamente nesse tipo de fotografia (street) e isso faz com que o registro ainda tenha o seu valor (pela mensagem transmitida). O momento quando foi tirado e a composição/enquadramento em alguns segmentos da fotografia são mais importantes que a técnica sem dúvidas. Não quer dizer que técnica não seja importante... só evitem de botar palavras da minha boca depois!


Resumindo: Só estou querendo dizer que são falhas técnicas inocentes. Imprevistos que acontecem e que não vão matar o seu trabalho dependendo do caso.

A foto postada aí é interessante em alguns aspectos mas não tem NADA nítido. :ponder: Pior que não ligo tanto pra essas coisas (olhem a minha assinatura). Mas não me pareceu uma direção diferenciada não... Nem o objeto nem o fundo tem alguma clareza. Não tem um discurso definido (pelo menos pra mim). Um pedaço de cabelo aqui e ali meio nítido e olhe lá. Tem que ser meio cara de pau pra dizer que foi tudo "friamente calculado". O camarada tirou em burst umas 5 fotos seguidas, pegou um erro que ía jogar na lixeira e acabou achando bonito... e fez uma pós em seguida pra vender para o casal.

O mais engraçado é que depois alguém pega pra filosofar e tirar um milhão de explicações pra admirar a imagem e na realidade nem o autor da foto havia pensado em tudo isso  :( Quantas vezes a gente não pegou situações assim na vida? Do autor sem querer desbancar explicações e resenhas prévias?
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2016, 23:25:30 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 23:26:16
Pronto, agora jogaram fora a água do banho junto com o neném.

Não é fórum de filosofia não, é gente interessada e inteligente. Apesar das divergências entre colegas, este é o maior fórum de fotografia da AL.

Mesmo eu sendo bem crítico aos "papas" da fotografia social, as modinhas e aos eventos motivacionais idiotas promovidos pelos personal trainers de fotógrafo deslumbrado, tem muita coisa boa na fotografia social hoje em dia.

Aliás, sempre teve, desde a época que os caras usavam câmera 4x5 e revelavam "negativo" de vidro em Van Dyke pra fazer apenas uma foto dos noivos usando flash de magnésio.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #33 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 23:35:19
Pronto, agora jogaram fora a água do banho junto com o neném.

Não é fórum de filosofia não, é gente interessada e inteligente. Apesar das divergências entre colegas, este é o maior fórum de fotografia da AL.

Mesmo eu sendo bem crítico aos "papas" da fotografia social, as modinhas e aos eventos motivacionais idiotas promovidos pelos personal trainers de fotógrafo deslumbrado, tem muita coisa boa na fotografia social hoje em dia.

Aliás, sempre teve, desde a época que os caras usavam câmera 4x5 e revelavam "negativo" de vidro em Van Dyke pra fazer apenas uma foto dos noivos usando flash de magnésio.

nenhum problema em ter debate, discussões inteligentes e filosofar

fui infeliz na escolha da palavra pois foi em outro sentido. Se tiver boa vontade (se estiver se referindo à mim) vc vai entender em uma segunda leitura
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2016, 23:35:50 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #34 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 08:12:26
(...)

Achei essa hoje, não é de nenhum fotógrafo conhecido e nem é daqui do Brasil, mas é esse o estilo das fotos que eu estou comentando:



(Se a imagem n aparecer, me avisem)
Me desculpem a ignorância, mas pra mim isso aí é uma imagem "errada" em vários aspectos, mas o mais grave é: ONDE TA O FOCO DESSA BIXIGA? Na trança, que está quase totalmente sub?

Oi Gui! Só para ser correto... sempre que postar uma foto que não é sua, mesmo que seja de um ilustre desconhecido, coloque a referência, os créditos, a página...  :ok:


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #35 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 09:06:41
Legal esse tipo de conversa!
Entendi agora que o Gui estava se referindo a modismo em um nicho da fotografia... não é o tipo de foto que me atrai e quase nunca olho. Fotografia de crianças sou apaixonada pelas fotos do Spider que de tradicional não têm nada... em foto comercial, fica complicado mesmo querer usar a imaginação para "criar" algo. Entre aspas mesmo, pois praticamente tudo já foi feito. Somos plagiadores por falta de termos o que de novo fazermos. Podemos não copiar, mas usamos técnicas e estilos que outros já usaram antes. Como eu fotografo para mim mesma, não vivo disso, viajo na maionese sem medo de ser feliz. Minhas próximas viajadas são furar a tampa da minha câmera para fazer fotografia pinhole digital e comprar uma lensbaby... tem um fotógrafo de Jacarta que sou seguidora e super fã... ele tem lindas fotos com foco, em silhueta, mas fotos incríveis em outros estilos, usando lensbaby que sou apaixonada. Essa abaixo é a que mais gosto, mas podem ver outras no 1x.com... https://1x.com/member/hengkilee



Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #36 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 09:43:00
A resposta é: esse é o mundo em que vivemos.

Os desenhos do Romero Britto para mim são horríveis, bregas, sem graça, mas estampam até vaso sanitário e tem gente que paga caro nisso.

Mergulhe de cabeça no seu trabalho, seu estilo, e no que vc quer fazer e acha que tem qualidade, e seja feliz! ( e deixe cada um ser feliz do seu jeito ).

Só os mais fortes sobrevivem, lei de seleção natural.


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #37 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 10:08:16
Ontem, quando estava voltado do encontro mensal, estava conversando com o Alexandre Ricci e uma das coisas que falamos, foi que a fotografia é algo que mostra o bom gosto de quem clicou - penso que fotografia é uma arte exatamente por ser uma forma com bom gosto de mostrar algo.

A técnica é algo importante quando deseja-se fotografar bem, pois sem ela, corremos o risco de fotografar em local escuro com um ISO super baixo; ou fazer uma foto ao ar livre e ela ficar superexposta, entre outros e destas técnicas não podemos fugir, pois uma fotografia escura, por exemplo, não é legal, salvo se a intensão for mostrar os escuro de algo ou algum lugar.

Penso que essas modinhas são coisas criadas por fotógrafos de renome e que na grande maioria são seguidas por quem está iniciando na fotografia e admira algum dado fotógrafo e penso que este seja o real motivo delas passarem: nas hora que os iniciantes percebem que o tipo de fotografia que está na moda não é legal, como as sem foco, por exemplo, eles logo começam a usar os seus bons gostos e fazerem fotografias legais.

Neste sentido, acho que a coisa que temos que ficar realmente em alerta, é quando uma determinada modinha (ruim) começa a virar uma tendência, pois ai é que está a furada: tendências normalmente são duradouras e podem ferar uma geração inteira.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 10:58:38
A resposta é: esse é o mundo em que vivemos.

Os desenhos do Romero Britto para mim são horríveis, bregas, sem graça, mas estampam até vaso sanitário e tem gente que paga caro nisso.

Mergulhe de cabeça no seu trabalho, seu estilo, e no que vc quer fazer e acha que tem qualidade, e seja feliz! ( e deixe cada um ser feliz do seu jeito ).

Só os mais fortes sobrevivem, lei de seleção natural.

O Romero Brito tem uma história de vida ímpar, que na minha opinião explica até a vulgarização do trabalho dele (que eu acho mala pra caramba, mas respeito).

Só uma atenção, o Darwin nunca escreveu que os "mais fortes" sobrevivem; mas que os "mais adaptados" conseguem jogar seus genes para a próxima geração. O estudo dele era focado nas estratégias de adaptação, e muitas vezes cooperar em grupo é a melhor estratégia de adaptação.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #39 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 14:09:56
O Romero Brito tem uma história de vida ímpar, que na minha opinião explica até a vulgarização do trabalho dele (que eu acho mala pra caramba, mas respeito).

Só uma atenção, o Darwin nunca escreveu que os "mais fortes" sobrevivem; mas que os "mais adaptados" conseguem jogar seus genes para a próxima geração. O estudo dele era focado nas estratégias de adaptação, e muitas vezes cooperar em grupo é a melhor estratégia de adaptação.

Guilherme:

1ro: não falei da pessoa Romero, mas sim dos desenhos.
Não falava de um contexto, mas sim de um resultado específico.

2do: Fiz uma piada, resumindo quis dizer que os bons trabalhos sempre sobrevivem, na questão de ficar se preocupando se fulano faz escuro e beltrano faz claro.

Sem mais. :ok:


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #40 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 16:03:40
E foto sem cabeça, pode ou ta proibido?
Serei multado?

Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #41 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 16:17:13
Seu raciocínio lembra a "Teoria das Formas" do Aristóteles, vale a pena consultar.

E sobre a questão da abstração eu gostei muito do seu comentário, pq acho mesmo que o fazer fotográfico está no nível do abstrato, ante e depois da foto concebida. A técnica e a tecnologia são só ferramentas.

Muito filho de 3 anos ganhou de mim uma Kodak Instamatik com um flash freta (que funciona), a câmera não tem filme, e mesmo assim ele fotografa. Ele não está interessado no equipamento, ele registra na cabeça o mundo (abstrato) dele. Ou seja, ele tira fotos mas sem filme ou sensor para guardá-las.


guilherme, eu acho isso muito interessante
eu sou um fã do Oliver Sacks (um neurologista que descreve alguns casos) e já li muitos livros dele
no “Um antropólogo em Marte” ele descreve um caso de uma pessoa que ficou cega quando era bebe e depois de 30 anos volta a enxergar
e o que acontece?….ele não consegue se adaptar, pq ver, não é só meio ocular, é uma educação visual
saber o é as cores, formas, movimento….se uma pessoa que nunca viu a cor azul(nesse caso), como ele saberia que azul é azul?
ele não tinha a educação visual para isso, então ele continuou cego……

um outro conceito é que a maioria das pessoas apesar de enxergar desde que nasceu, ainda não vê imagens como imagens,
mas em forma de texto…….
quando nós aprendemos a falar e depois a escrever, de uma certa maneira existe um retrocesso em como uma imagem é formada na nossa mente
ex: quando eu digo “cadeira”, vc sabe exatamente o que é, mas a probabilidade de vc ter pensado na mesma tipo cadeira(forma) que eu,
é praticamente impossível……
mas a maioria das pessoas quando fotografa uma cadeira, a vê apenas como cadeira, em seu contexto escrito e não como imagem, forma, linhar cores, etc
então muitas pessoas ainda tem uma cegueira parcial em suas vidas

é claro que isso é apenas a parte da fotografia….existe muitos conceitos envolvido numa imagem……
quando vc fotografa seu filho, não quer dizer seja nesse contexto escrito….meu filho, etc…..
mas tem o lado emocional, de ambas as partes, o seu e o da criança….
mas ai a gente vai estar entrando em questões como, memória, emoção, família, opinião, ponto de vista,
ai a conversa fica muito comprida……..rs

mas o que eu quero dizer, é que deve ser muito interessante essas imagens do seu filho e o próximo passo é dar uma câmera digital
para vc ver como ele vê e interpreta o mundo a sua volta, já que ele está num momento de aprendizado tanto visual como escrito.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2016, 16:31:50 por pkawazoe »


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #42 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 16:19:42


Porque ficam dando tanto valor pra fotógrafo de casamento ou eventos? Dêem mais valor pro fotojornalismo. Modinha de fotógrafo de casamento nem merece ser discutida; os caras vivem de fotografar emoções artificiais, fazendo parte do complexo matrimonial-industrial que extorque dezenas de milhares de reais de noivas. É tipo tentar achar o valor artístico do cinema em Transformers, ou filme de super herói.



Bucephalus, eu tenho que discordar de vc nesse ponto,
fotografia de casamento e eventos é arte?….não, apenas um registro documental
mas pode vir a ser arte?….claro que pode…..
só pq alguem faz casamentos, ou direção de filmes de super-heróis, não quer dizer que não vá fazer um trabalho genial,
lembrando que o Enio Morricone não trabalhava só nos filmes do Sergio Leone, ele fez a trilha sonora de muitos filmes hollywoodianos
e nem por isso deixou de fazer um grande trabalhado

o problema é quando o fotografo de casamento só vê ou busca referencia de imagens de outros fotógrafos de casamento.
isso é muito limitante…..e reflete diretamente no trabalho da pessoa
todos os tipos de fotógrafos, de publicidade, casamento, jornalismo, etc …..
na minha opinião, tem ver muita arte, pintura, escultura, poesia, musica, filmes, livros, etc
essa é a melhor maneira de se aprimorar na fotografia…..
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2016, 16:48:23 por pkawazoe »


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #43 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 16:24:33
Não que eu concorde com o todo o texto acima mas a parte de tirar foto tremida e sem foco algum e dizer que foi de PROPÓSITO é um João-sem-braço. Mesmo na fotografia de rua. Esse tipo de acontecimento é um imprevisto permitido, aceito e perdoável. Não é proibido nem errado. Eu tenho fotografias de rua nessas condições que muitos teriam descartado. Eu achei um valor (pessoal) nelas e admito que não foi porque quis tremida mas no final eu gostei e guardei.

Ou alguém acredita que o cara renomado em sreet photo no meio de 500 fotos bonitas e nítidas resolve propositalmente tirar uma foto toda errada? *Disclaimer: Não confundir com técnica de slow shutter pra criar movimentos/borrões pontuais ou trabalhos abstratos. São outros 500.

A intenção a priori é obter uma foto nítida. Porém há uma série de fatores mais importantes que estar 100% correto tecnicamente nesse tipo de fotografia (street) e isso faz com que o registro ainda tenha o seu valor (pela mensagem transmitida). O momento quando foi tirado e a composição/enquadramento em alguns segmentos da fotografia são mais importantes que a técnica sem dúvidas. Não quer dizer que técnica não seja importante... só evitem de botar palavras da minha boca depois!


Resumindo: Só estou querendo dizer que são falhas técnicas inocentes. Imprevistos que acontecem e que não vão matar o seu trabalho dependendo do caso.

A foto postada aí é interessante em alguns aspectos mas não tem NADA nítido. :ponder: Pior que não ligo tanto pra essas coisas (olhem a minha assinatura). Mas não me pareceu uma direção diferenciada não... Nem o objeto nem o fundo tem alguma clareza. Não tem um discurso definido (pelo menos pra mim). Um pedaço de cabelo aqui e ali meio nítido e olhe lá. Tem que ser meio cara de pau pra dizer que foi tudo "friamente calculado". O camarada tirou em burst umas 5 fotos seguidas, pegou um erro que ía jogar na lixeira e acabou achando bonito... e fez uma pós em seguida pra vender para o casal.

O mais engraçado é que depois alguém pega pra filosofar e tirar um milhão de explicações pra admirar a imagem e na realidade nem o autor da foto havia pensado em tudo isso  :( Quantas vezes a gente não pegou situações assim na vida? Do autor sem querer desbancar explicações e resenhas prévias?

vamos pegar essa foto do Robert Frank

http://www.atgetphotography.com/Images/Photos/RobertFrank/frank15.jpg

ele criou a linguagem de “imagem em primeira pessoa”
que é necessariamente emitir uma opinião sobre o que se vê,
não é o como é, mas como eu vejo…..

a bela moça na foto esta toda desfocada pq para R.Frank não é a mais importante mas as pessoas por traz dela(as admiradoras) é que são,
esse foto faz parte do livro “The Americans” um dos livros mais importantes na fotografia
não só pq ele todo fazia um critica severa ao estilo de vida no Estados Unidos, mas pq ele inaugurara um conceito que mudou o jeito de ver e fazer fotografia
e foi no proprio Estados Unidos que adotou esse estilo de foto, antes mesmo da europa,
Lee Freidlander, Gary Winogrand, Diane Arbus, Joel Meyerowitz, entre outros tantos que foram influenciados ele.

agora só pq vc fotografa em certa linguagem não que dizer que vc conheça a teoria por traz dela…..
a teoria fica com os teóricos, como Walter Benjamin, Susan Sontag, Barthes, etc
mas quando vc pega uma pessoa que sabe a teoria e junta com o fazer fotográfico, ai aparecem pessoas como Robert Frank e Bresson
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2016, 16:35:10 por pkawazoe »


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #44 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 16:40:30
vamos pegar essa foto do Robert Frank

http://www.atgetphotography.com/Images/Photos/RobertFrank/frank15.jpg

ele criou a linguagem de “imagem em primeira pessoa”
que é necessariamente emitir uma opinião sobre o que se vê,
não é o como é, mas como eu vejo…..

a bela moça na foto esta toda desfocada pq para R.Frank não é a mais importante mas as pessoas por traz dela(as admiradoras) é que são,
esse foto faz parte do livro “The Americans” um dos livros mais importantes na fotografia
não só pq ele todo fazia um critica severa ao estilo de vida no Estados Unidos, mas pq ele inaugurara um conceito que mudou o jeito de ver e fazer fotografia
e foi no proprio Estados Unidos que adotou esse estilo de foto, antes mesmo da europa,
Lee Freidlander, Gary Winogrand, Diane Arbus, Joel Meyerowitz, entre outros tantos que foram influenciados ele.

agora só pq vc fotografa em certa linguagem não que dizer que vc conheça a teoria por traz dela…..
a teoria fica com os teóricos, como Walter Benjamin, Susan Sontag, Barthes, etc
mas quando vc pega uma pessoa que sabe a teoria e junta com o fazer fotográfico, ai aparecem pessoas como Robert Frank e Bresson

Ué. Mas ele focou no plano secundário. Teve propósito um motivo/argumento por trás. É muito claro que não foi uma falha nesse contexto.

Tem uma pequena diferença com o que falei.
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com