Autor Tópico: Câmeras de "entrada". Papo furado ou não?  (Lida 1519 vezes)

rubim2016

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 24 de Fevereiro de 2016, 11:36:54
Olá pessoal.
 
Estou iniciando na fotografia e gostaria de trocar uma ideia sobre câmeras.
 
Andei pesquisando alguns cursos e vários deles indicam que o iniciante adquira uma câmera de "entrada", modelos como: T4i, T5i, 60D da Canon e outros modelos da Nikon. Fiquei com dúvidas sobre isso, achando que talvez possa ser "papo furado".
 
Minhas maiores dúvidas são:
 
1- Vale a pena investir em uma câmera de entrada, sendo que, para trabalhar com fotografia terei que comprar outra que seja melhor e com mais recursos? O que farei com esse equipamento?
 
2- Não seria interessante investir em um equipamento melhor?

3- Atualmente os modelos que citei acima estão valendo?
 
 Desde já, agradeço.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 12:07:55

1- Vale a pena investir em uma câmera de entrada, sendo que, para trabalhar com fotografia terei que comprar outra que seja melhor e com mais recursos? O que farei com esse equipamento?
 

Cara, as Canon APS-C têm um desempenho muito parecido em qualidade de imagem. A diferença maior é empunhadura, velocidade, facilidade de controles, selamento, etc.
Exemplo: Uma T2i tem o mesmíssimo sensor de uma 7d. Agora, pegue uma 7d na mão e uma T2i, a diferença é enorme.


2- Não seria interessante investir em um equipamento melhor?


Claro que seria. Eu faço casamentos, uso:

-Canon 60d;
-Canon T2i;
-Tamron 17-50 2.8;
-Sigma 50-150 2.8;
-Flashes e radios Yongnuo.

Se eu pudesse, andaria com duas EOS 1DX mark II, com um set de fixas L, além de uma 24-70 2.8 L e uma 70-200 2.8 L

Se minha fotografia ia ficar melhor com esses equipamentos? Não sei. Provavelmente teria mais qualidade, mas os erros de composição e exposição seriam os mesmos  :D :D

Então, o INTERESSANTE vai do quanto vc pode gastar.  ;)

3- Atualmente os modelos que citei acima estão valendo?

Bom, valendo estão, né. Eu uso a 60d e a T2i, e estão me atendendo bem.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 12:29:50
Bem lucida a resposta do Mike.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


maltmann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 13:27:36
Se você tem bala na agulha, compra o melhor que seu dinheiro pode pagar... PONTO.

 :ok: :assobi:
Canon T5i | EF-S 10-22 f/3.5-4.5 USM | EF 28-135 f/3.5-5.6 IS USM | EF 70-300 f/4-5.6 IS USM


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #4 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 14:04:43
Se você tem bala na agulha, compra o melhor que seu dinheiro pode pagar... PONTO.

 :ok: :assobi:

x2


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #5 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 14:15:11

1- Vale a pena investir em uma câmera de entrada, sendo que, para trabalhar com fotografia terei que comprar outra que seja melhor e com mais recursos? O que farei com esse equipamento?


Conheço muitos fotógrafos que usam as câmeras que você citou (inclusive eu) .. profissionalmente, como dizem o profissional é o fotógrafo, não a câmera. Se puder comprar o melhor, compre, mas  se der para comprar uma 60d por exemplo e investir em lentes primes.. você terá um equipamento para muitos anos.


Guto Pereira

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
  • Sexo: Masculino
  • Aprendo mais sobre fotografia.
    • Perfil do Flickr
Resposta #6 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 16:45:58
Para mim esse é um tema complexo. Já vi muita foto feita com compacta e celular que é fantástica.

Para trabalhos em eventos, mesmo eu sendo leigo, acho que o importante é saber o que se está fazendo e ter um equipamento robusto e confiável. O resto pode ser encarado como perfumaria.

Dessas câmeras todas, acho que a série XD e XXD, parecem ser mais robustas. Falam muito bem da 40D, tanto que ela está supervalorizada no mercado de usadas. Custa o mesmo de uma T3i.

Espero qur consiga resolver seu dilema e depois conte para nós!



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 17:33:32
Já foi dito que o sensor da T2i e da 7D é o mesmo (não confirmo, mas é plausível). Então onde está a diferença de preço? Ou, perguntando de outra forma, pelo quê você está pagando mais caro?

- Mais controles manuais: Tanto câmeras de entrada quando topo de linha trabalham com ISO, abertura, velocidade. A diferença entre câmeras mais caras é ter os controles mais acessíveis, permitindo atuação mais rápida. Se você fotografa em ambientes altamente controlados, isto tende a ser menos relevante. Claro que é mais cômodo ter os controles acessíveis, mas só você pode saber se troca este conforto por $. No caso de mudanças frequentes de cenário, esta vantagem começa a ser necessária.

- Robustez/construção: Vá carregar câmera na mochila junto com lente, tripé, etc. pra cima e pra baixo. Vá esbarrar com ela em tudo quanto é canto pra obter o melhort ângulo. Vá fotografar na chuva ou maresia. Depois de 2 anos, compare a câmera de entrada com a topo de linha: A de entrada não aguenta o mau-trato. Novamente, se seu ambiente for altamente controlado, isto não faz diferença.

- Confiabilidade: Vá ter certeza que a foto na hora do beijo dos noivos ficou boa porque o sistema de foco da sua câmera sua câmera trabalha bem no escuro. Vá fazer 1000 fotos por evento, dois eventos por semana, por dois anos (dá 208k cliques) e espere que sua câmera não dê defeito. Se você vai ter tempo pra repetir a cena, ou pra retomar o trabalho tempos depois, isto também não é importante.

Finalmente, estas três coisas normalmente vêm juntas. E você paga por elas, mesmo que não use uma ou duas. Nenhuma delas é absolutamente necessária pra fazer um bom trabalho. Mas que ajudam, ajudam.


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #8 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 19:46:25
Uma coisa que não citaram ainda, mas que eu acho importante para quem está começando, é que a lente pode fazer muito mais diferença do que o corpo da câmera. Se engana quem pensa que uma foto de uma T5i vai ser muito melhor que a de uma T4i, por exemplo... A diferença é mínima. Agora, lentes melhores te proporcionam sem dúvida uma imagem com muito mais qualidade, vai muito do seu conhecimento em fotografia, também, mas a lente pode limitar muito mais do que o corpo em geral.
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #9 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 21:44:12
Outra coisa que eu penei com câmeras de entrada (mais especificamente as Rebels, na 60D não tive esse problema) foi o tamanho do buffer delas.
Usei a T2i e a T4i por algum tempo, e por ter o dedinho nervoso eu clicava muito e as câmeras não aguentavam a velocidade dos meus cliques. Vira e mexe em momentos cruciais a câmera parava e ficava aparecendo BUSY até descarregar o buffer pra eu poder clicar mais.
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 21:48:23
O pessoal já disse toda a parte técnica mas tem um ponto mais importante: você está começando e já está pensando em prestar serviço!?!?

Você precisa estudar bastante (com toda certeza mais de 500 h de cursos e vídeos na internet e leitura de artigos e livros) e clicar bastante (pelo menos uns 10 mil cliques) para começar a ficar razoável.

Se a grana é curta, compre uma T3i ou D5100 com uma lente boa como a Tamron 17-50 2.8 e invista o resto da grana em estudo. Obviamente um corpo mais pro (LCD superior, dois dials, etc...) agiliza o aprendizado mas é secundário diante das lentes e aprendizado.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #11 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 21:52:54
a resposta do Mike foi matadora mesmo.

Mas é aquela história .. se tens bala na agulha, compra o melhor e mais caro. Agora tá com orçamento apertado, qualquer uma dessas citadas no teu post inicial estão valendo sim. O que fazer quando trocar? vende.. todo mundo faz isso, prova disso é os classificados aqui do fórum que todo dia tem alguém vendendo ou comprando alguma coisa.


bmassao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
Resposta #12 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 22:51:57
Só uma correção, pessoal:

A 7D e a T2i compartilham a mesma tecnologia de sensor, mas não o mesmo sensor.

A T2i (T3i, T4i, T5i e EOS M e M2) usam o mesmo sensor;
A 60D usa o mesmo sensor da T2i, mas com o filtro low pass da 7D;
A 7D usa um sensor de mesma contagem de megapixels, mas que, em tese, tem uma sensibilidade nativa (ISO) diferente.

Um desses sensores tem o ISO nativo 100, e o outro sensor tem o ISO nativo 160. Só não lembro qual é qual - mas chuto que o de ISO 160 seja o presente na 7D.
Co-editor do Queimando Filme e colunista no Papo de Fotógrafo.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 23:02:57
Pra quem quer aprender, câmeras mais robustas vão ter vários recursos que podem não ser utilizados por iniciantes,  subutilizado o potencial do equipamento. Mas se tem dinheiro sobrando, como disseram, vai fundo.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #14 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 23:42:25
é furado. Compra o que puder com o que tem. Não sabe agora mas pode saber mexer depois se continuar se dedicando. Se ta apertado vai ter equipamento mais modesto e segue a vida. Não é porque vc é mais ou menos que precisa ter algo mais ou menos se tem grana sobrando  :ponder:

Agora se vai tirar fotos melhores ou não são outros quinhentos. (Mas já respondendo: Não.  :hysterical:)
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com