Autor Tópico: Para casamentos e aniversários: Sigma 35 1.4 art usada ou Canon 35 IS USM nova?  (Lida 3577 vezes)

Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Os preços estão equivalentes. A pulga nem é por conta do stop a mais da sigma, mais sim do seu peso e do seu foco, que ouvi dizer é mais lento que o da canon. O que seria menos prejudicial? Mais qualidade, mais peso e menos foco da sigma ou melhor foco e menos peso da Canon, sendo que está ou já foi lançada a versão II da 35 1.4
Gostaria de ouvir a opinião de vocês.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2016, 16:59:45 por Andrei Gomes »


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 17:42:24
Eu optaria pela velocidade do foco.
Tenho um P$#a medo de perder momentos importantes por conta disso...
Canon


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #2 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 17:51:08
Tomando como base a 30mm ART q eu tenho, diria que a velocidade de foco dela é praticamente igual à 50mm STM, não notei muita diferença de uma pra outra. Mas eu gosto bastante da nitidez da Sigma, não saberia dizer se é melhor ou igual à da Canon nesse quesito.

Acho que eu não sei, fico em cima do muro  :hysterical: :aua:
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2016, 17:51:42 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #3 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 17:52:12
Amigo, eu tenho a sigma 35 art e uso pra casamentos e aniversários. Já tive a 35 2.0 da nikon e posso te garantir que a qualidade da sigma superou e muito a da nikkor.

Não sei te falar certinho sobre a 35 da canon, mas em questão de velocidade de foco e nitidez, a sigma art está me satisfazendo perfeitamente, além das minhas expectativas.

Uso ela tanto para noiva no carro, entrada, padrinhos e festa. Principalmente festa, ela me auxilia a não perder bons momentos e ainda crava o foco.

Se precisar te envio algumas que fiz, só que são na nikon...
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 18:18:33
Tb tenho a 35mm Art Nikon e concordo com o Lizandro. A lente não é um suprasumo em velocidade de foco, mas é rápida o suficiente pra eventos. Não é lenta de forma alguma. Recomendo


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 19:11:03
Tenho a canon IS, só posso dizer que dá pra usar ela tranquilamente em f/2.
Tenho a 85mm e a 50mm; e a 35mm é a unica que uso na abertura maxima.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #6 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 19:27:59
Problema de foco da sigma é bem natural em 1.4, erra pouco mas as vezes erra ! a partir de 1.6, 1.8 não erra em nadinha.

Tive a 35mm IS da canon, gostei mas a sigma é melhor.

Faço casamentos e aniversários, fiquei pelo menos uns 4 meses apenas com a sigma 35mm, comprei uma 50mm stm só por ter mesmo, pq usar uso bem pouco.

Compra a sigma, se não gostar garanto que vende muito mais rápido que a canon.  :ok:


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #7 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 21:10:48
Sobre a qualidade da sigma eu não tinha dúvidas. Ela realmente é superior. Todos os reviews que vi dão isso como certo. A minha dúvida estava mesmo no foco, pois tenho (ainda) a 24-105L e a cinquentinha 1.8 e sei a diferença entre um USM e o motorzinho de dentista da cinquentinha. Mas pelos comentários vi que existe uma diferença, mas não é nada do que eu imaginava.

A vantagem da Canon é que posso comprar nova parcelado pelo site Canon e a sigma vou ter que garimpar e torcer pra achar um vendedor idôneo e uma boa cópia usada.

Mas, vou procurar a sigma mesmo. :assobi:
Obrigado a todos pelos comentários.  :ok:


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #8 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 21:22:22
Problema de foco da sigma é bem natural em 1.4, erra pouco mas as vezes erra ! a partir de 1.6, 1.8 não erra em nadinha.

Notei isso na minha tbm. Por garantia uso ela quase sempre no limite de 2.2 ou 2.0. Mais aberto que isso só em casos bem específicos
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 22:14:19
Não se esqueçam de entrar nesse tópico. Tem bastante coisa para facilitar pesquisa de lentes e equipamentos com seus reviews feitos por usuários aqui do fórum.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=108649.0


Em 2013 eu fiz análise dessas lentes dessas duas lentes. Abaixo o link:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=91140.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=90643.40

E também o comparativo:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=92386.0
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #10 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 08:07:46

A vantagem da Canon é que posso comprar nova parcelado pelo site Canon e a sigma vou ter que garimpar e torcer pra achar um vendedor idôneo e uma boa cópia usada.


Aqui no fórum, tem duas sendo vendidas, para canon e para nikon.

Comprei a minha aqui na cidade mesmo, e posso te falar que às vezes ainda consigo cravar o foco dela em 1.4...

Utilizo muito 1.8 e dificilmente ela erra algum ponto de foco. Ela é muito boa e tenho certeza de que vai te atender.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 08:38:00
Me corrijam se eu estive errado mas qualquer lente sempre foca na abertura máxima.
Tanto faz colocar a lente em f.1.4 ou f32, o AF se comporta da mesma maneira.
A unica coisa que muda em f1.4 é que a imprecisão do foco fica mais evidente por causa do dof menor,  mas o erro continua presente em qualquer abertura.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #12 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 10:24:13
Me corrijam se eu estive errado mas qualquer lente sempre foca na abertura máxima.
Tanto faz colocar a lente em f.1.4 ou f32, o AF se comporta da mesma maneira.
A unica coisa que muda em f1.4 é que a imprecisão do foco fica mais evidente por causa do dof menor,  mas o erro continua presente em qualquer abertura.

Tá certinho sim, só que muitas vezes, quando se usa a abertura máxima da lente, o ponto de foco que você apontou nem sempre fica correto. Ás vezes, por você mesmo movimentar um pouco a câmera enquanto clica, faz com que o ponto de foco fique no lugar errado. Foi isso que quis dizer rs  :ok:
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 10:39:51
Me corrijam se eu estive errado mas qualquer lente sempre foca na abertura máxima.
Tanto faz colocar a lente em f.1.4 ou f32, o AF se comporta da mesma maneira.
A unica coisa que muda em f1.4 é que a imprecisão do foco fica mais evidente por causa do dof menor,  mas o erro continua presente em qualquer abertura.

Vangelis, não tenho a 35 Art, mas a minha 50 Art se comporta de maneira inconsistente ao longo das aberturas. Em f/1.4, ela erra o foco muitas vezes. Não é questão de simplesmente o erro ficar mais aparente. Ela às vezes crava o foco e às vezes erra absurdamente, coisas de vários centímetros fora. Isso em situações controladas, com objetos imóveis.

Se fecho pra f/1.6 ou f/1.8, essa porcentagem de erros já cai bruscamente, cravando o foco quase que em todos os cliques. Não imagino porque acontece isso, mas o Rodrigo Eduardo sentiu a mesma coisa com a 35 Art dele...


Em tempo. Já fui um feliz proprietário da Canon 35 IS, que ficou comigo por uns bons 2 anos. Usei demais em diversos casamentos e aniversários, e ela sempre foi uma ótima ferramenta. Acho que a imagem da Sigma 35 Art é superior, principalmente em abertura máxima, mas a Canon 35 IS é mais barata, menor, muito mais leve e o IS ajuda demais em diversas situações. E a qualidade de imagem, mesmo sendo inferior à da Sigma, ainda é excelente, jamais vai te limitar.

Enfim, cada uma tem suas vantagens e tem que ver quais são suas necessidades. Fui um feliz proprietário da Canon 35 IS, hoje sou um feliz proprietário da Sigma 50 Art.  :ok:
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2016, 10:40:19 por Humberto Yoji »


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 10:42:22
Acho que é uma questão muito pessoal, partindo do princípio que são duas boas lentes. A Sigma é uma lente mais "afiada", com mais nitidez e contraste, porém, como já foi dito, maior e mais pesada. A Canon não fica muito atrás em qualidade de imagem, mesmo sendo bem menor e mais leve. Ainda entrariam fatores mais subjetivos como "qualidade do bokeh", a tal velocidade de foco e por aí vai, mas novamente, não acho que exista uma diferença notável a ponto de optar por uma ou por outra nestes critérios.

No final das contas, e retomando o raciocínio de ser algo pessoal, eu acabaria HOJE optando pela lente menor, já que pra mim essa nitidez extra é dispensável: tenho suavizado bastante as cores e contraste de minhas fotos, inclusive usando preset de "curva S" e diminuindo o micro-contraste (famoso clarity), tudo isso quando falamos de retratos e fotos em família. Gosto do tom mais sereno que tratamentos assim passam. Estou gostando da minha 50mm STM justamente por ser meio soft toda aberta e, quando vou usar a 85mm, acho nítida demais! hahaha
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C