Autor Tópico: Upgrade Lente  (Lida 2190 vezes)

leonardopsq

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Online: 25 de Fevereiro de 2016, 11:12:41
Bom pessoal, apesar de ser meu primeiro tópico aqui no fórum, já acompanho as postagens a bastante tempo.

A questão é a seguinte, tenho fotografia como hobby a pouco mais de 1 ano, e estou atualmente com uma T5i com a lente do Kit (18-55mm STM). Já fiquei por alguns meses com uma 50mm também, mas acabei me desfazendo dela por achar que naquele momento ela estava "atrapalhando" meu desempenho (Não tinha tanta experiencia com as DSLR, e ficava trocando de lente a todo momento, achando isso iria fazer muita diferença), enfim, vendi ela para focar em conseguir extrair o máximo da 18-55.

Depois desse tempo, chegou a hora de aposentar a lente do Kit, e partir para uma que ofereça uma qualidade maior.

Minha principal reclamação quanto a 18-55 é no que diz respeito a nitidez, além de achar o foco dela um tanto quanto impreciso. Alem disso, sinto falta de um pouco mais de alcance.

O uso seria basicamente para fotografia de paisagens/lugares (50%), detalhes/animais (25%) e pessoas/eventos (25%). Ou seja, de tudo um pouco.

Minha ideia inicialmente era partir para as lentes primes (Começando pelas 24mm e 50mm), mas depois de muito ler, estou inclinado a pegar uma zoom de maior qualidade.

Estou de olho atualmente em uma Canon EF 24-105mm f/4L IS USM. Minhas duvidas são:

1° - No quesito qualidade, vou perder muito comparado com as primes?
2° - Essa diferença de 18mm para 24mm de uma lente para outra, vai me fazer muita falta? Ou é algo que da para conviver?
3° - Me sugerem alguma outra lente? Ou estou no caminho certo?

Bom, é isso... Espero contar com a experiência de vocês e fazer uma boa escolha.

Desde já agradeço a todos.

Grande abraço.


T5i | 10-18 IS STM | 18-55 IS STM | 55-250 IS STM | 50 1.8 STM


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 11:30:09
Vou deixar aqui meu pitaco, já tive APS-C e passei por dilema semelhante!!

1- Para APS-C os 24mm podem fechar um pouco o ângulo de visão e comprometer em ambientes fechados, aniversários, grupos e etc... mas aí vai depender de seu uso...

2- A 18-55 STM - já utilizei, achei uma lente muito justa como kit e não tive problemas de imprecisão de foco...

3- Se a única variável for nitidez, a única zoom que se aproxima ou empata com as primes é a 24-70 2.8 II.

4- Mas, nem só de nitidez vive o fotógrafo !!! Primes x Zoom é um debate eterno, novamente depende de qual linha você se adapta melhor e que atende mais as suas demandas.

5- A 24-105 F4 L é uma baita lente e é sim um considerável upgrade a sua 18-55, qualidade de construção, acabamento, range e também peso !!!

6- Eu na sua situação ficaria com a 18-55 STM, e compraria a 55-250 STM. Teria em mãos um bom Kit e poderia "brincar" com um range mais amplo, teria uma boa tele considerando ser APS-C e preservaria as vantagens do sistema EF-S: lentes leves e compactas.

7- Se ainda desejar ou necessitar de uma lente mais luminosa e com maior nitidez, colocaria aí uma 40mm 2.8 EF, ou EF-S 24mm ou mesmo EF 50mm STM - aí dependendo do estilo seu ou demanda.
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 11:31:04
Bom pessoal, apesar de ser meu primeiro tópico aqui no fórum, já acompanho as postagens a bastante tempo.

A questão é a seguinte, tenho fotografia como hobby a pouco mais de 1 ano, e estou atualmente com uma T5i com a lente do Kit (18-55mm STM). Já fiquei por alguns meses com uma 50mm também, mas acabei me desfazendo dela por achar que naquele momento ela estava "atrapalhando" meu desempenho (Não tinha tanta experiencia com as DSLR, e ficava trocando de lente a todo momento, achando isso iria fazer muita diferença), enfim, vendi ela para focar em conseguir extrair o máximo da 18-55.

Depois desse tempo, chegou a hora de aposentar a lente do Kit, e partir para uma que ofereça uma qualidade maior.

Minha principal reclamação quanto a 18-55 é no que diz respeito a nitidez, além de achar o foco dela um tanto quanto impreciso. Alem disso, sinto falta de um pouco mais de alcance.

O uso seria basicamente para fotografia de paisagens/lugares (50%), detalhes/animais (25%) e pessoas/eventos (25%). Ou seja, de tudo um pouco.

Minha ideia inicialmente era partir para as lentes primes (Começando pelas 24mm e 50mm), mas depois de muito ler, estou inclinado a pegar uma zoom de maior qualidade.

Estou de olho atualmente em uma Canon EF 24-105mm f/4L IS USM. Minhas duvidas são:

1° - No quesito qualidade, vou perder muito comparado com as primes?
2° - Essa diferença de 18mm para 24mm de uma lente para outra, vai me fazer muita falta? Ou é algo que da para conviver?
3° - Me sugerem alguma outra lente? Ou estou no caminho certo?

Bom, é isso... Espero contar com a experiência de vocês e fazer uma boa escolha.

Desde já agradeço a todos.

Grande abraço.




Essa lente é muito boa, porém você vai sentir falta de grande angular na sua T5I, esse 24 vira uns 38mm e para você que fotografa paisagens pode complicar. Com relação a perder algo com relação as lentes primes, perde um pouco de nitidez, abertura que pode ser útil em iluminação ruim, são lentes mais robustas (algumas são). Como disse é uma lente boa essa 24-105mm mas você tem que ver a sua real necessidade. por exemplo, você também fotografa eventos, para fotografar grupos grandes esse 24 vai ficar muito fechado... a 17-50 2.8 da tamron + 85mm 1.8 não te serviriam? De repente o preço que você compra essa 24-105 você pode fazer outras combinações.


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 11:32:31
Excelente indicação " Tamron 17-50mm 2.8", já ia me esquecendo
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 11:34:44
Aposentei a 18-135 que veio com minha 7D quando adquiri a 24-105L, e até hoje a 24-105L é a lente que uso com maior frequência, tanto em corpo APS-C como em corpo full frame. Recomendo-a fortemente. É uma excelente escolha, mesmo em corpo APS-C. Depois podes buscar alguma opção grande angular, caso sintas necessidade de ir abaixo de 24mm (equivalente a 38,4mm no corpo APS-C).
JVc.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 13:43:58
1° - No quesito qualidade, vou perder muito comparado com as primes?
2° - Essa diferença de 18mm para 24mm de uma lente para outra, vai me fazer muita falta? Ou é algo que da para conviver?
3° - Me sugerem alguma outra lente? Ou estou no caminho certo?

1) A 24-105 entregará mais qualidade de imagem do que a atual 18-55, porém menos do que as fixas.

2) Fazer falta é só você que poderá confirmar, de acordo com o seu uso. Pra mim, sim, faria MUITA falta. Tanto que tenho uma 17-40 em full-frame, algo como a 10-22mm para cropadas. Uma maneira de confirmar se vai ou não sentir falta é pegar suas fotos atuais e ver quanto % delas estão com o exif entre 18 e 24mm.

3) Acho desperdício uma lente full-frame montada numa cropada, a não ser quando não se tem outras opções (caso de teles fixas, por exemplo, praticamente inexistentes para cropadas). Uma Tamron 17-50 terá imagem melhor, oferecerá maior abertura (f/2.8), será menor, mais leve e mais barata que a 24-105. Como ela consegue tudo isso? Porque tem menos vidro, uma vez que precisa cobrir um sensor menor! Ou se quiser algo ainda mais top, uma Sigma 18-35mm ART ou 17-55 da Canon (veja que é a 17-55, não 18-55 do kit).

Em tempo, eu não venderia a lente do kit: é muito barata e é bastante honesta. Até pensando numa futura venda da sua câmera, é melhor ter a lente do kit para entregar junto!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


patriciapadua

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Feminino
  • "Sem pressa, nem pausa..."
Resposta #6 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 17:17:22
Leonardo,
Eu sou muito fã de lentes zoom. Não consigo me adaptar com as primes, devido a falta de flexibilidade delas.
Comecei com uma 18-55mm + 55-250mm, e logo depois peguei uma 24-105mmL para ter um range aceitável sem precisar ficar trocando de lente. A 24-105mmL quase não sai da minha camêra.
Eu tiro muito foto de crianças, e preciso de agilidade para acompanhar o movimento deles, e ficar trocando de lente me faz perder muitos momentos.  Por isso prefiro as zooms.

1° - No quesito qualidade, vou perder muito comparado com as primes? Para mim, a qualidade da 24-105mmL é excelente. Não tenho do que reclamar.  Tenho uma 50mm STM e uma 85mm que estão paradas...

2° - Essa diferença de 18mm para 24mm de uma lente para outra, vai me fazer muita falta? Ou é algo que da para conviver? Esse é um item muito particular. Vai da tua necessidade. Para mim não faz a menor falta.

3° - Me sugerem alguma outra lente? Ou estou no caminho certo? Caminho certo ou não, tb é pessoal... Para mim a 24-105L é perfeita. Tanto na FF quanto na APS-C.  Por último, peguei uma Tamron 28-75mm 2.8, por ser mais clara que a 24-105L, e estou adorando essa lente também. Agora ela concorre com a 24-105mmL na minha camera...
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2016, 17:17:50 por patriciapadua »


leonardopsq

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #7 Online: 29 de Fevereiro de 2016, 11:34:17
Obrigado a todos pelo retorno pessoal.

Esclarecendo alguns pontos que o pessoal questionou, eu não faço eventos (Mal mal algum evento familiar, mas isso está longe de ser minha prioridade). Minhas fotografias se resumem basicamente em: paisagens/lugares (50%), detalhes/animais (25%) e pessoas/eventos (25%).

Talvez isso mude com o tempo, mas uma lente clara não seria assim tão importante no momento (Já que não trabalho com eventos). Isso talvez mude com o tempo.

6- Eu na sua situação ficaria com a 18-55 STM, e compraria a 55-250 STM. Teria em mãos um bom Kit e poderia "brincar" com um range mais amplo, teria uma boa tele considerando ser APS-C e preservaria as vantagens do sistema EF-S: lentes leves e compactas.

Essa é uma lente praticamente certa no meu set. Já venho namorando ela a tempos e devo pegar uma em breve.

Excelente indicação " Tamron 17-50mm 2.8", já ia me esquecendo

Não conhecia essa lente, vou dar uma pesquisada a respeito. Em termos de qualidade, ela fica devendo muito para a 24-105? Perguntou pois pelo o que pude pesquisar, a 17-50 se encontra na faixa R$ 1600 nova (Não achei usada aqui na região), enquanto que a 24-105 é encontrada com certa frequência na faixa de R$ 2200.


2) Fazer falta é só você que poderá confirmar, de acordo com o seu uso. Pra mim, sim, faria MUITA falta. Tanto que tenho uma 17-40 em full-frame, algo como a 10-22mm para cropadas. Uma maneira de confirmar se vai ou não sentir falta é pegar suas fotos atuais e ver quanto % delas estão com o exif entre 18 e 24mm.

Vou fazer isso ainda hoje.


Andei lendo bastante coisa esse fim de semana, acho que é indiscutível que as lentes fixas entregam uma qualidade superior. Minha preocupação é a questão de adaptação mesmo as fixas, em como eu ficaria sem essa flexibilidade que estou acostumado.

Estou cogitando manter a lente do Kit, comprar uma 55-250 (Para me atender nas situações me que sinto falta de alcance), e comprar uma lente fixa (24mm STM ou 50mm STM) para ver se consigo me adaptar a elas. Caso consiga, compro a outra e fico com as duas fixas + a tele.


Enfim, considerando um investimento de +- R$ 2000, o que me sugerem?






T5i | 10-18 IS STM | 18-55 IS STM | 55-250 IS STM | 50 1.8 STM


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 29 de Fevereiro de 2016, 11:45:31
Enfim, considerando um investimento de +- R$ 2000, o que me sugerem?

Acho que bem pesquisado (encontrando umas usadas pelos classificados) consegue a Tamron 17-50 e a Canon 55-250 dentro deste orçamento.

Ou, se preferir já dar um tiro nas fixas, pegar a nova 24mm STM e mais alguma, tipo a 40 ou a 50 STM, ou a 60mm Macro.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


FabriciodeCarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 29 de Fevereiro de 2016, 17:29:29
Eu tenho a 24-105 e acho ela ótima. Más como vc tem uma cropada eu compraria uma Tamron 17-50 ou Sigma 17-50 por ser mais clara e te permitir usar uma ISO mais baixo com esse ponto de luz a mais.
Canon 6D Mark II - EF 24-105 F4 II IS USM
Canon 80D - EF 85 MM F1.8 - Flash 430EX II


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 29 de Fevereiro de 2016, 18:59:06
Eu acho a 18-55 STM uma lente razoavel.
se vc quiser mais alcance com a mesma qualidade atual vá de 55-250 stm.
se quiser mais alcance e dar um up, vá de 85mm.

Não tem como vc encostar a 18-55 e ter mai alcance sem gastar comprando 2 lentes.

Acho muito difícil encontrar uma 24-105 por 2 mil reais, mas mesmo assim vc teria que manter a 18-55.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


leonardopsq

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #11 Online: 03 de Março de 2016, 23:29:12
Acabei pegando uma 55-250 STM, consegui um preço excelente em uma usada (R$ 500).

Optei também por continuar com a 18-55 STM por enquanto.

Para ter uma lente mais clara, estou pensando em pegar um fixa (24mm STM, 40mm  STM ou 50mm  STM). O problema é decidir qual... Atualmente estou tendendo pelo 50mm, por ser a mais barata das 3.
T5i | 10-18 IS STM | 18-55 IS STM | 55-250 IS STM | 50 1.8 STM


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 04 de Março de 2016, 01:32:49
Não sei se indicaram, mas eu acabei pegando uma 10-20mm 3.5 da Sigma. Estou adorando para paisagens.

Minha câmera é DX!
« Última modificação: 04 de Março de 2016, 01:33:33 por cfcsosa »


Guto Pereira

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
  • Sexo: Masculino
  • Aprendo mais sobre fotografia.
    • Perfil do Flickr
Resposta #13 Online: 04 de Março de 2016, 05:42:42
Bom dia, Leonardo.

Fique tranquilo. Você está passando pelos estágios iniciais que qualquer aspirante a fotógrafo passa. Passei por essa fase faz pouco tempo e sei bem como são as preocupações com o resultado de suas fotografias. A tal da nitidez é uma das primeiras coisas que perturbam os iniciantes. Isso porque ao ver imagens cheias de nitidez e cores vivas, o subeito fica encucado por não obter o mesmo resultado. Mal sabe ele que a maior parte desse resultado está na manipulação da imagem em softwares do que o que sai da na fotografia original.

Problemas com foco são normais mesmo. Isso e outros detalhes como o tremor das mãos e a inexperiência na recomposição do quadro fazem o sujeito errar bastante na hora de focar o assunto. Diafragma também é responsavel por fotos pouca nitidez, principalmente nas bordas da imagem e na profundidade de campo. Por tanto, sugiro que conheça um pouco mais dos teus equipamentos e pense em upgrade quando esgotarem os recursos que ele te oferece.

Grande abraço!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 04 de Março de 2016, 17:20:25
Fez uma boa compra, 2 lentes leves, de boa qualidade que cobrem um range grande.

Agora pegue uma fixa clara como a 50mm para brincar de desfoque e ja foi.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs