Autor Tópico: Objetiva Canon 40mm 2.8 x 50mm 1.8  (Lida 2233 vezes)

Samantha Colavito

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 25 de Fevereiro de 2016, 11:46:21
Olá galera! Queria opinião de quem possui ou teve experiência com as lentes 50mm 1.8 stm e 40mm 2.8 stm Canon.
Estou na dúvida de qual devo comprar.
Pois vi muitos relatos que a cinquentinha só começa atingir boa nitidez com aberturas 2.2/2.5.
Levando em consideração que será para uma full frame (5D Mark II).

OBS> Sei que é um assunto bastante debatido, porém as discussões que achei são todas mais antigas. Gostaria de uma opinião mais atual!
Desde já agradeço!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 11:54:46
As opiniões não irão mudar hehe...

A 50mm 1.8 MK2 é uma objetiva feita para ser barata, e dá uma performance boa a partir de F2.8, ou seja por volta de 1 ponto mais fechada, e o ponto ótimo dela é entre F5.6 e F8.

Em 1.8 as bordas são, como esperadas, "soft". Isso é uma característica presente em quase todas as objetivas, em maior ou menor grau, e esta pode ser explorada criativamente.

A 40mm STM é muito mais nítida em todas as aberturas.


Se fosse para EU escolher, para uma 5D, eu iria de 40mm ou de 50mm STM, não a MK2, mas por outras características que acho mais importantes, como o silêncio, velocidade de foco e qualidade de construção.






Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 11:58:31
Olá, Samantha. Seja bem-vinda ao fórum.

Não querendo parecer chato, mas as lentes não mudaram, então os debates passados continuam sendo válidos.

Talvez a única novidade é que agora temos a 50mm f/1.8 STM, um pouco melhor do que a 50mm f/1.8 II.

Particularmente, acho que antes de qualquer comparação de qualidade das lentes (opticamente e mecanicamente falando), é importante destacar que existe uma diferença de distância focal considerável. Digo, acho que seria mais fácil comparar a 40mm com alguma 35mm do que com a 50mm. O que aproxima a 40 da 50mm é o baixo custo!

Então, se for como lente única, talvez a 40mm faça mais sentido (ou seja mais útil em uso geral), por conseguir um ângulo mais aberto para paisagens, fotos de familia etc, sem deixar de conseguir fazer um retrato mais fechado. Já se for combinar com alguma outra lente mais wide ou se gostar de ângulos mais fechados um pouco, a 50mm pode se sair melhor (este é o meu caso!).

Em tempo, se quiser um debate mais específico para o seu caso, seria interessante dizer qual o uso pretendido da lente, se possui outras lentes para parear com essa que vai comprar, etc...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 12:19:25
Eu tenho na 5D uma 50mm MKII e uma 30mm 1.4...pra uso geral, uma única lente seria a 40mm, é quase faz tudo.

No mundo FF 10mm é bastante diferença, eu já acho 50mm muito aberta pra certas situações em ensaios, para eventos eu uso direto a 30mm...acho que para eventos a 40mm vai de boas, levando em conta que ela já é bem nítida em 2.8.

No geral a 40mm leva a 50tinha no bolso em termos de qualidade de imagem, só perde na abertura, mas na 5D MKII, um ponto de luz vc compensa facilmente no ISO, sem perdas na imagem.

Uma dupla imbatível seria a 40mm + 85mm. Talvez uma 24mm futuramente se quiser uma angular.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 13:35:19
- Comprei a 50mm MK2
- Vendi pra pegar a 40mm STM
- Vendi pra pegar a 50mm STM

 :assobi:

Eu tinha a impressão que a minha 50mm MK2 não tinha o foco cravado em abertura máxima. Errei muita foto com ela assim, que eu não erro com a 50mm STM, provavelmente o problema de foco podia ter relação com a construção porca dela. Quando peguei a 40mm foi outro mundo! Fotos muito mais nítidaz, foco rápido e preciso, abertura boa e etc...
Só troquei ela pela 50mm STM pq na época usava pouco o flash, e abertura máxima de 2.8 pra mim não estava sendo o suficiente, fora que o bokeh dela não era tão maravilhoso.

Não me arrependo de ter vendido a 40mm, mas eu recomendo ela de olhos fechados. A distancia focal dela é mais útil que a 50mm, mas no meu caso já foi suprido pela 30mm ART da Sigma
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 13:54:41
- Comprei a 50mm MK2
- Vendi pra pegar a 40mm STM
- Vendi pra pegar a 50mm STM

 :assobi:


Fiz praticamente isso, tinha a MK2, comprei a 40mm, quando lançou a 50mm STM vendi as outras duas.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


FelipeAlmanca

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
Resposta #6 Online: 28 de Fevereiro de 2016, 16:40:34
Fiz também igual aos demais, comprei a MK II, vendi, comprei a 40mm, depois vendi e peguei uma STM. Mas a um tempo atrás tive a oportunidade de ficar com as duas por um tempo. Vai aqui um fato que pode ser visto em todos os comentários aqui citados realizados: uma lente não substitui a outra; a 40mm não substitui a 50mm e vice-versa, são distância focais bem próximas mas que percebe-se que são totalmente distintas quanto à representação do objeto. A 50mm é mais fechada, mais centralizada no objeto, enquanto a 40mm distorce um pouco mais as bordas e abrange mais o fundo.
Não sei qual seu objetivo, mas se tiver um sensor APS-C, recomendaria a 40mm, para full frame recomendaria as duas...  :D
Mas em qualquer das duas estaria bem servido, porém para fotos em ambientes escuros, apesar de ser mais soft, a 50mm seria a melhor escolha.