Autor Tópico: Fotógrafos que roubam fotos de outros fotógrafos  (Lida 1972 vezes)

bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Online: 25 de Fevereiro de 2016, 15:38:49
Nem sabia que isso existia, isso é novidade pra mim: fotógrafos que roubam fotos de outros fotógrafos. Vocês já ouviram ou tinha ideia de que isso acontece com frequência no universo da fotografia?

Fiquei sabendo disso numa conversa quando me mandaram o site "Stop Stealing Photos" (http://stopstealingphotos.com/), um site que expõe e "caça" os fotógrafos ladrões de fotos. O autor posta o trabalho que foi roubado, ao lado do trabalho original; ele inclusive tem o cuidado de não citar o nome do trabalho do fotógrafo que fez a foto original para ele não aparecer no SEO do Google, e eventualmente causar problemas que podem acontecer por um mal entendido na leitura dos resultados de busca.

Enfim, eu fiquei impressionado em saber que isso acontece [e pelo jeito não é pouco]. Vocês sabem se no Brasil existe algum site parecido com esse? O que vocês acham disso? Eu acho um absurdo, estou impressionado ainda! Inaceitável e inacreditável!
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2016, 15:39:30 por bfscf »


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 15:46:43
cara ta enganando a si mesmo. É extremamente infeliz, anti ético e que dá pena.

Não consigo nem ter raiva porque realmente dá pena mesmo. Não confia no próprio taco, não se aprimora e precisa pegar dos outros pra viver.

Mesmo assim não uso watermark. Negócio é upar em low res e ser feliz. No máximo o cara posta no blog dele. Mas nunca vai conseguir vender algo com qualidade tão pequena.  :snack:
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 15:51:09
cara ta enganando a si mesmo.

Acho que é pior que isso. Uma pessoa que faz isso não está enganando a si mesma. Na verdade, a pessoa que faz isso nem deve se importar com fotografia e vê isso mais como um negócio, uma grande oportunidade de ganhar dinheiro. Pelo que eu entendi, normalmente o "fotógrafo" usa as fotos que roubou para poder vender seu serviço para futuros clientes.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2016, 15:51:45 por bfscf »


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 15:53:02
Eu trabalho em uma importante universidade e certa vez um aluno de pós-graduação copiou integramente a tese de outro aluno de outra conhecida universidade. Sem querer alguem notou semelhança entre elas e o caso vazou. O Orientador foi demitido e o orientado ficou "sujo" no meio academico nacional. Em outra ocasião um aluno fez o mesmo, mas foi descoberto antes da defesa da tese. No dia da defesa foi desmascarado na frente da banca  e também ficou sujo, ambos queimaram suas carreiras.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 15:55:50
Não consigo nem ter raiva porque realmente dá pena mesmo.

Dá pena mesmo, mas eu consigo ter raiva sim, e muita raiva, porque além da absurda falta de ética, está enganando os clientes. Mal caráter, ainda bem que têm sites como esse.

bfscf, acontece sim, acontece com mais frequência do que gostaríamos e imaginamos. Aposto que se buscar por imagens suas no google, uma hora você vai encontrar alguma roubada por aí. Não sei se tem algum site parecido no Brasil...

E não sei também se tem alguma maneira fácil ou prática de procurar por fotos nossas roubadas por outros...


Eu trabalho em uma importante universidade e certa vez um aluno de pós-graduação copiou integramente a tese de outro aluno de outra conhecida universidade. Sem querer alguem notou semelhança entre elas e o caso vazou. O Orientador foi demitido e o orientado ficou "sujo" no meio academico nacional. Em outra ocasião um aluno fez o mesmo, mas foi descoberto antes da defesa da tese. No dia da defesa foi desmascarado na frente da banca  e também ficou sujo, ambos queimaram suas carreiras.

Gilberto, eu frequentei o meio acadêmico por muitos anos, e já vi casos parecidos. Vi um até que o aluno copiou partes inteiras da tese de um dos próprios membros da banca examinadora!


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #5 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 15:58:47
Bom. Uma coisa é certa: Fotógrafo bom ele não é por não usar conteúdo próprio!

Aliás. Nem fotógrafo ele é...  :ok:

« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2016, 16:00:27 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 16:04:57
Vi um até que o aluno copiou partes inteiras da tese de um dos próprios membros da banca examinadora!

 :hysterical:


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #7 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 16:16:53
Engana à ela própria e aos outros que acreditam que o trabalho foi feito por ela.

Na internet tá cheio disso, dá raiva só de ver.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 16:18:05

(...)
E não sei também se tem alguma maneira fácil ou prática de procurar por fotos nossas roubadas por outros...
(...)


Se a sua foto está em uma área coberta pela pesquisa do google (facebook não está) dá para procurar por ela na pesquisa de imagens do google.

https://www.google.com.br/imghp?hl=pt-PT

Veja que na barra de pesquisa tem um ícone em forma de câmera. Basta clicar nele e arrastar a imagem para dentro da barra de pesquisa ou colar o endereço da imagem na web. Serão exibidas imagens idênticas e/ou semelhantes à pesquisada.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 16:33:49
Se a sua foto está em uma área coberta pela pesquisa do google (facebook não está) dá para procurar por ela na pesquisa de imagens do google.

https://www.google.com.br/imghp?hl=pt-PT

Veja que na barra de pesquisa tem um ícone em forma de câmera. Basta clicar nele e arrastar a imagem para dentro da barra de pesquisa ou colar o endereço da imagem na web. Serão exibidas imagens idênticas e/ou semelhantes à pesquisada.

Valeu, Hyde. Esse método eu conhecia, mas é que não acho nada prático, pois teria que verificar foto a foto... Fiquei pensando se não tinha um jeito de verificar por lotes, sei lá... Coisa de preguiçoso mesmo, rsrs...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 16:43:46
Legal a cara de pau do sujeito:
"*Some pictures are taken from google photos just for demo to the customers that we can do exactly the same work.”

"*Algumas fotos foram tiradas do google photos somente para demonstração aos clientes que nós podemos fazer exatamente o mesmo trabalho."

É de doer!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #11 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 16:51:13
Valeu, Hyde. Esse método eu conhecia, mas é que não acho nada prático, pois teria que verificar foto a foto... Fiquei pensando se não tinha um jeito de verificar por lotes, sei lá... Coisa de preguiçoso mesmo, rsrs...

Isso lá é. Especialmente se o cara tem muitas fotos publicadas.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 16:55:35
Valeu, Hyde. Esse método eu conhecia, mas é que não acho nada prático, pois teria que verificar foto a foto... Fiquei pensando se não tinha um jeito de verificar por lotes, sei lá... Coisa de preguiçoso mesmo, rsrs...

Por isso que eu perguntei se existia algum site nacional com o mesmo perfil do "Stop Stealing Photos", pra desmascarar esses mal intencionados.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2016, 16:55:52 por bfscf »


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #13 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 17:00:10
Aconteceu com o cara q fotografou o meu casamento. Descobriu q tinha um outro fotografo de casamento usando fotos de várias pessoas distintas como portfólio dele  :no:

Legal a cara de pau do sujeito:
"*Some pictures are taken from google photos just for demo to the customers that we can do exactly the same work.”

"*Algumas fotos foram tiradas do google photos somente para demonstração aos clientes que nós podemos fazer exatamente o mesmo trabalho."

É de doer!

Pior que eu já vi algo assim no facebook. O cara fez um anúncio de fotografia de casamento. Depois que recebeu as críticas, ele atualizou o anúncio falando algo como "Essas fotos não são minhas, mas faço igual..."  :doh:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #14 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 17:02:17
Eu tinha visto algum esquema de colocar informações suas nos metadados das fotos, quando exportar no Lightroom. Aí acredito que quando vc dá uma busca no google por esses metadados, o motor de busca deva ler isso e vc consegue identificar ONDE estão as suas fotos.

Alguém fez um esquema desses de colocar metadados direto na câmera, e aí descobriu onde a câmera roubada tinha ido parar, pesquisando no google
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket