Autor Tópico: Fotografia de parto  (Lida 4858 vezes)

angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #15 Online: 26 de Fevereiro de 2016, 11:52:47
percebem a confusão?

meninas (princ helena): estamos falando da mesma coisa. defendendo o mesmo valor. peço-te perdão por ter entendido, aparentemente, o oposto do que quis dizer. te aconselho a reler o que escrevi, com calma.

apenas pra esclarecer um último ponto, e não desviar o tópico do seu fito: insisto, todo parto DEVERIA SER NA PRÁTICA, o que é por definição - um ato de humanidade, benevolência, serviço, "humanizado". é claro que episiotomias, cesáreas em excesso... tudo vai contra isso. e qdo referi-me ao modismo, quis fazer menção ao uso mercantilista do termo, e a outras distorções recentes. aconselho quem tem dúvidas a estudar o assunto em profundidade, conhecer um pouco mais da REALIDADE da assistência a gestantes, na esfera pública ou particular. há coisas que ultrapassam o escopo desse fórum e que podemos conversar sobre, em outra plataforma.

novamente, peço desculpas às meninas e ao autor do tópico.


 


« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2016, 12:02:53 por angelo di candia »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #16 Online: 26 de Fevereiro de 2016, 12:00:26
percebem a confusão?

meninas (princ helena): estamos falando da mesma coisa. defendendo o mesmo valor. peço-te perdão por ter entendido, aparentemente, o oposto do que quis dizer. te aconselho a reler o que escrevi, com calma.

apenas pra esclarecer um último ponto, e não desviar o tópico do seu fito: insisto, todo parto DEVERIA SER NA PRÁTICA, o que é por definição - um ato de humanidade, benevolência, serviço, "humanizado". e qdo referi-me ao modismo, quis fazer menção ao uso mercantilista do termo, e a outras distorções recentes. aconselho quem tem dúvidas a estudar o assunto em profundidade, conhecer um pouco mais da realidade da assistência a gestantes, na esfera pública ou particular. há coisas que ultrapassam o escopo desse fórum e que podemos conversar sobre, em outra plataforma.

novamente, peço desculpas às meninas e ao autor do tópico.

aaaah, tá, rsrs. Ainda bem que não fui só eu que não entendi sua mensagem.
Mas sim, o aprofundamento do assunto realmente não cabe muito aqui nesse fórum, embora a foto chame a questão (acho que é de um parto normal com analgesia).
Mas enfim, agradeço por esclarecer.  :ok:


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #17 Online: 26 de Fevereiro de 2016, 12:03:15

helena,

essa é uma questão um pouco espinhosa.

todo parto (assim como todo ato médico em que exista a relação médico-paciente direta) deve ser, por definição, um ato “humanizado”; um ato de compaixão e amparo, a serviço do outro.

há um sem-número de discussões sobre o que vem se chamando por aí de “parto humanizado”. diversas variantes da assistência à gestação estão caindo sobre esse “guarda-chuva” da moda.

um dos aspectos que observo e condeno é o uso disseminado do termo - de forma oportunista, mercantilista, mercadológica. “vende-se” um diferencial que não é diferencial - é pressuposto básico.

outro é a questão médica, bioética, do parto sem médico. há que se ter sérias ressalvas a essas distorções recentes.

sobre a foto: é muito boa. isola, ao aumentar as sombras, um ato anestésico básico - condenado, claro, por algumas vertentes que andam por aí a alardear um conceito de “parto humanizado”.

Oi Angelo! Existem os 2 lados da história... existem os açougues, infelizmente, onde as grávidas são vistas ou mal vistas por quem as atende e são colocadas de forma fria, com descaso e até sarcástica nos locais igualmente frios e sem conforto, amparo e humanidade para terem seus filhos. Sim, já vi isso acontecer quando era interna na maternidade escola...
E existem serviços diferenciados onde o contrário do que escrevi antes acontece.
E existe também o mercadológico... o uso do termo para dizer que "nós fazemos diferente..." É como dizer que os médicos cubanos que vieram para o Mais Médicos são mais humanos do que os brasileiros  >:(
E o pior é que isso vende mesmo! O melhor seria juntar a visão global em um ambiente preparado para intercorrências... mas isso é discussão para o Papo Furado.

Em relação ao ato anestésico, é mais analgésico, para parto normal e provavelmente de cócoras ou de outra forma... a anestesia é feita com a grávida deitada... se não, ela cai depois...

Sobre a foto... quando vi o título, pensei em outro projeto seu spider... imaginei até as fotos habituais de parto domiciliar, mas seria óbvio demais. Mas essa me surpreendeu pelo tema e imagem... excelente edição como sempre e ótimo projeto de parto sem dor (seria isso?). Estou esperando ver as outras fotos (vi outra no seu face...)

 :clap: :clap:
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2016, 12:03:41 por Pris WerSo »


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #18 Online: 26 de Fevereiro de 2016, 12:09:54
é, helena. fiquei preocupado..  :ok:

notem que todo parto deveria ser um bom parto. toda assistência a gestação deveria ser uma boa, correta, assistência a gestação. toda mulher deveria ter direitos de ser totalmente esclarecida sobre TODAS as etapas da gestação e do puerpério.

o problema é quando vendem isso, e não é bem assim que rola..

ou qdo usam desses termos e não oferecem o que é o ideal na assistência...

ou qdo a mulher cai no que "viu no globo.com do parto da giselle bundchen" e entra numa de fazer um parto sem qualquer assistência, na banheira de casa, sem pelo menos um médico ou hospital por perto.. sem alguém capacitado a contornar complicações.. ou acompanhada por leigos antes, durante e depois.

enfim, distorções, há milhares.

paro, vamos adiante. e notem, queremos o mesmo: ajudar com o melhor para mulher e filho. defendo isso até o fim, mas não aqui.


ps: claro pris, analgesia, sem dúvida, feita por um anestesista :)





« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2016, 12:12:47 por angelo di candia »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #19 Online: 26 de Fevereiro de 2016, 12:10:39
Oi
Sobre a foto... quando vi o título, pensei em outro projeto seu spider... imaginei até as fotos habituais de parto domiciliar, mas seria óbvio demais. Mas essa me surpreendeu pelo tema e imagem... excelente edição como sempre e ótimo projeto de parto sem dor (seria isso?). Estou esperando ver as outras fotos (vi outra no seu face...)

 :clap: :clap:


Legal esse choque com a foto, hehe, acho que a intenção foi essa mesma. Vc espera ver uma coisa, e vê outra.
Eu vi essa foto no face e acabei não comentando ou curtindo, pois qualquer coisa que eu faça em um post público fica visível para todos os meus contatos, e sei lá, vai que alguém não curtisse a imagem. Poderia até rolar uma denúncia.
Mas como eles agora fotografam partos, acho que aí a gestante provavelmente já estava em franco trabalho de parto ativo e pediu analgesia, confere, Spider?
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2016, 12:14:27 por Helena Bsb »


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #20 Online: 26 de Fevereiro de 2016, 12:20:21
Legal esse choque com a foto, hehe, acho que a intenção foi essa mesma. Vc espera ver uma coisa, e vê outra.
Eu vi essa foto no face e acabei não comentando ou curtindo, pois qualquer coisa que eu faça em um post público fica visível para todos os meus contatos, e sei lá, vai que alguém não curtisse a imagem. Poderia até rolar uma denúncia.
Mas como eles agora fotografam partos, acho que aí a gestante provavelmente já estava em franco trabalho de parto ativo e pediu analgesia, confere, Spider?
Isso mesmo. Foi nosso primeiro parto. Foi um parto normal com analgesia. A dose passou um pouco do ponto. A gestante nao sentia mais dor nas contraçoes. Mesmo assim fazia força e conseguiu parir. Esse eh o perigo da analgesia. A dose certa para cada mulher.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #21 Online: 26 de Fevereiro de 2016, 12:23:08
Oi Angelo! Existem os 2 lados da história... existem os açougues, infelizmente, onde as grávidas são vistas ou mal vistas por quem as atende e são colocadas de forma fria, com descaso e até sarcástica nos locais igualmente frios e sem conforto, amparo e humanidade para terem seus filhos. Sim, já vi isso acontecer quando era interna na maternidade escola...
E existem serviços diferenciados onde o contrário do que escrevi antes acontece.
E existe também o mercadológico... o uso do termo para dizer que "nós fazemos diferente..." É como dizer que os médicos cubanos que vieram para o Mais Médicos são mais humanos do que os brasileiros  >:(
E o pior é que isso vende mesmo! O melhor seria juntar a visão global em um ambiente preparado para intercorrências... mas isso é discussão para o Papo Furado.

Em relação ao ato anestésico, é mais analgésico, para parto normal e provavelmente de cócoras ou de outra forma... a anestesia é feita com a grávida deitada... se não, ela cai depois...

Sobre a foto... quando vi o título, pensei em outro projeto seu spider... imaginei até as fotos habituais de parto domiciliar, mas seria óbvio demais. Mas essa me surpreendeu pelo tema e imagem... excelente edição como sempre e ótimo projeto de parto sem dor (seria isso?). Estou esperando ver as outras fotos (vi outra no seu face...)

 :clap: :clap:

Dessa vez nao eh nenhum projeto especifico nao, Pris. Eh trabalho comercial mesmo. Pelo menos por enquanto :). Esse tipo de momento nao costuma ser retratado/exposto. Mas nós achamos a cena muito bonita. E tudo que a gente acha bonito a gente registra/seleciona :)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #22 Online: 26 de Fevereiro de 2016, 12:25:05
Impactante! Muito boa foto!

Eu nem sabia que peridural sangrava assim, ai que aflição (afinal, já levei uma "injeçãozinha" dessas nas costas).  :shock:

Isso é parto normal/humanizado?
Tenho muita curiosidade com esse tipo de fotografia...

Parto normal em hospital. De fato o conceito de humanizado eh relativo. Acho que apenas a parturiente pode definir se teve suas vontades respeitadas ou nao.

p.s. Ela eh medica. Ja havia decidido pela analgesia e pelo parto hospitalar antes do trabalho de parto.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2016, 12:26:54 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #23 Online: 26 de Fevereiro de 2016, 12:27:51
Isso mesmo. Foi nosso primeiro parto. Foi um parto normal com analgesia. A dose passou um pouco do ponto. A gestante nao sentia mais dor nas contraçoes. Mesmo assim fazia força e conseguiu parir. Esse eh o perigo da analgesia. A dose certa para cada mulher.

Pois é... são poucos os anestesistas que acertam a dose. De qualquer forma, cumpriu o objetivo de aliviar as dores da gestante. e ela conseguiu parir. Deve ter sido lindo. Ai, um dia eu hei de me embrenhar nesse meio, eu hei de me embrenhar!!


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #24 Online: 26 de Fevereiro de 2016, 12:29:52
Pois é... são poucos os anestesistas que acertam a dose. De qualquer forma, cumpriu o objetivo de aliviar as dores da gestante. e ela conseguiu parir. Deve ter sido lindo. Ai, um dia eu hei de me embrenhar nesse meio, eu hei de me embrenhar!!
Será que nao dá pra voce fazer um ou dois partos por mes e depois trabalhar a mais pra compensar esse tempo, Helena?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #25 Online: 26 de Fevereiro de 2016, 12:30:15
Parto normal em hospital. De fato o conceito de humanizado eh relativo. Acho que apenas a parturiente pode definir se teve suas vontades respeitadas ou nao.

p.s. Ela eh medica. Ja havia decidido pela analgesia e pelo parto hospitalar antes do trabalho de parto.

Com certeza. O que importa é ser respeitada nas suas escolhas.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #26 Online: 26 de Fevereiro de 2016, 12:31:28
Será que nao dá pra voce fazer um ou dois partos por mes e depois trabalhar a mais pra compensar esse tempo, Helena?

O lance é que onde eu trabalho, somos só eu e mais dois. Se um estiver de férias, licença, abono, etc, eu não tenho de jeito nenhum como sair.  :(


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #27 Online: 26 de Fevereiro de 2016, 12:31:29
Legal esse choque com a foto, hehe, acho que a intenção foi essa mesma. Vc espera ver uma coisa, e vê outra.
Eu vi essa foto no face e acabei não comentando ou curtindo, pois qualquer coisa que eu faça em um post público fica visível para todos os meus contatos, e sei lá, vai que alguém não curtisse a imagem. Poderia até rolar uma denúncia.
Mas como eles agora fotografam partos, acho que aí a gestante provavelmente já estava em franco trabalho de parto ativo e pediu analgesia, confere, Spider?
A gente imaginou que poderia gerar alguma polemica, mas nao gerou. Que pena.  :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #28 Online: 26 de Fevereiro de 2016, 12:33:45
Pois é... são poucos os anestesistas que acertam a dose. De qualquer forma, cumpriu o objetivo de aliviar as dores da gestante. e ela conseguiu parir. Deve ter sido lindo. Ai, um dia eu hei de me embrenhar nesse meio, eu hei de me embrenhar!!
Muita mulher que opta pela cesaria por receio da dor nem imagina que exista a opçao de parto normal com a analgesia. Acho que isso poderia ser mais difundido.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #29 Online: 26 de Fevereiro de 2016, 12:36:02
O lance é que onde eu trabalho, somos só eu e mais dois. Se um estiver de férias, licença, abono, etc, eu não tenho de jeito nenhum como sair.  :(
Talvez bote isso numa clausula contratual e faça parceria com outro fotografo ( a gente :) ) como "backup"
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya