Autor Tópico: Fotografia de parto  (Lida 4860 vezes)

Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #45 Online: 07 de Março de 2016, 17:38:52
A foto é demais... A iluminação.. Ta perfeito.. :worship:

Só que eu não sei se gostaria de ter uma foto dessas em um ensaio de parto... Justamente pelo fato dela ser chocante..
Minha opinião.... Se fosse cliente, mesmo achando que fotograficamente a foto é um espetáculo, não a colocaria no álbum...
Olha, eu já colocaria.
Claro que tem partes obscuras de um parto normal que nem devem ser fotografados...  :assobi:

Mas as cenas fortes me agradam. Eu colocaria no meu álbum sim, mesmo que fosse para dizer "nossa, eu passei por isso e sobrevivi" hehehehe
Mas talvez eu pense assim por ser fotógrafa E ativista de parto  :D
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #46 Online: 07 de Março de 2016, 20:04:59
(...)
posso depois mandar um link para você ver as fotos via MP (para não zonear mais ainda o tópico)
(...)

Eu queroooo!! Manda pra mim?  :D
Quanto à parte dos médicos "desumanizados" (que visivelmente foi num tom de sarcasmo, pelo menos pra mim foi assi que soou), é exatamente por conta desse tipo de profissional que EXISTE, que muita mulher quer parir longe do monte de carniceiro que existe por aí. Desculpe se te ofende, mas muitas mulheres que sofreram violência obstétrica estão aí pra falar. Outro dia mesmo estava rolando no face um relato de violência absurda, presenciado não lembro se por estudante de medicina ou residente, ou assistente. Mas era alguém da área, e essa pessoa ficou horrorizada com o tratamento totalmente desrespeitoso que a gestante recebeu. Eu mesma não consegui ler até o final.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #47 Online: 07 de Março de 2016, 20:25:19
A foto é demais... A iluminação.. Ta perfeito.. :worship:

Só que eu não sei se gostaria de ter uma foto dessas em um ensaio de parto... Justamente pelo fato dela ser chocante..
Minha opinião.... Se fosse cliente, mesmo achando que fotograficamente a foto é um espetáculo, não a colocaria no álbum...
Entendo o seu ponto de vista. Creio que é o que a maioria pensa. Mas veja, esse momento da analgesia é importantissimo no que diz respeito a narrativa do parto. A partir desse momento o parto se torna outro. No caso da cesária, é aquele momento sem volta, onde se tem a certeza da escolha que foi feita. No caso do parto normal tambem é um momento impotante. É o momento onde a mulher decide por nao sentir mais dor.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #48 Online: 07 de Março de 2016, 20:27:23
Nós lidamos mal com a dor, com a tristeza, com a morte... Geralmente essas são as coisas que queremos esconder, ainda mais num momento que deve ser 100% alegre, como parto. Especialmente em épocas de rede social, mostramos só o que é "bom", o que acaba nos deixando ainda menos tolerantes à dor. De tempos em tempos ouço o sofrimento de mães que não podem compartilhar as dificuldades da maternidade, pois é esperado que elas estejam sempre absolutamente felizes com serem mães, não havendo espaço para tristeza ou lamento.

É é justamente por isso que gosto da foto: porque ela mostra esteticamente algo corriqueiro, que faz parte do processo do parto, mas que geralmente é escondido por não fazer parte do roteiro idealizado desse momento.
Exatamente, Rodrigo. A gente acabou optando por certos sentimentos mesmo sabendo que a dor, a morte e a tristeza sao extremamente importantes na construçao daquilo que somos.

Muito bom te ver por aqui! Abraços!!
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #49 Online: 07 de Março de 2016, 20:31:50
Olha, eu já colocaria.
Claro que tem partes obscuras de um parto normal que nem devem ser fotografados...  :assobi:

Mas as cenas fortes me agradam. Eu colocaria no meu álbum sim, mesmo que fosse para dizer "nossa, eu passei por isso e sobrevivi" hehehehe
Mas talvez eu pense assim por ser fotógrafa E ativista de parto  :D
É bom ouvir esse tipo de opiniao. Acho até que grande parte das mulheres nao veria problema em aceitar essa cena como parte da historia de seus partos. Me parece que depende mais da curadoria do fotografo baseado em seus preconceitos e numa expectativa sobre o que o cliente deseja  do que o desejo da contratante.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #50 Online: 07 de Março de 2016, 20:34:17
Eu queroooo!! Manda pra mim?  :D
Quanto à parte dos médicos "desumanizados" (que visivelmente foi num tom de sarcasmo, pelo menos pra mim foi assi que soou), é exatamente por conta desse tipo de profissional que EXISTE, que muita mulher quer parir longe do monte de carniceiro que existe por aí. Desculpe se te ofende, mas muitas mulheres que sofreram violência obstétrica estão aí pra falar. Outro dia mesmo estava rolando no face um relato de violência absurda, presenciado não lembro se por estudante de medicina ou residente, ou assistente. Mas era alguém da área, e essa pessoa ficou horrorizada com o tratamento totalmente desrespeitoso que a gestante recebeu. Eu mesma não consegui ler até o final.
Pois é. Em muitos países da Europa, onde as taxas de cesariana sao baixíssimas, nem se fala em parto domiciliar. O parto domiciliar é uma forma de resistência às atrocidades que rolam nos hospitais.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 07 de Março de 2016, 21:08:14
Eu queroooo!! Manda pra mim?  :D
Quanto à parte dos médicos "desumanizados" (que visivelmente foi num tom de sarcasmo, pelo menos pra mim foi assi que soou), é exatamente por conta desse tipo de profissional que EXISTE, que muita mulher quer parir longe do monte de carniceiro que existe por aí. Desculpe se te ofende, mas muitas mulheres que sofreram violência obstétrica estão aí pra falar. Outro dia mesmo estava rolando no face um relato de violência absurda, presenciado não lembro se por estudante de medicina ou residente, ou assistente. Mas era alguém da área, e essa pessoa ficou horrorizada com o tratamento totalmente desrespeitoso que a gestante recebeu. Eu mesma não consegui ler até o final.
Olá, Helena!
Certamente quando chamei os médicos de desumanos usei de ironia, uma vez que também sou médico. Acho que o importante é não generalizar: existem bons e maus fotógrafos, bons e maus médicos. Sou bastante chateado com o momento atual da medicina no Brasil. Achei meu nicho no mercado. Tenho sido feliz profissionalmente e acredito que meus pacientes tem estado satisfeitos. Mas reconheço que o momento não é bom...
Quanto às fotos do nosso parto, achei que as tivesse na nuvem mas estão todas salvas em DVD apenas. Descobri que vou ter que fazer upload além de selecionar quais fotos a patroa me permite compartilhar...  :D
De qualquer forma segue um vídeo montado com as fotos permitidas. Depois mando link com as fotos.
https://youtu.be/CZ5HUiGDZ-o
« Última modificação: 07 de Março de 2016, 21:08:58 por aanogueira »
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #52 Online: 07 de Março de 2016, 21:28:59
Olá, Helena!
Certamente quando chamei os médicos de desumanos usei de ironia, uma vez que também sou médico. Acho que o importante é não generalizar: existem bons e maus fotógrafos, bons e maus médicos. Sou bastante chateado com o momento atual da medicina no Brasil. Achei meu nicho no mercado. Tenho sido feliz profissionalmente e acredito que meus pacientes tem estado satisfeitos. Mas reconheço que o momento não é bom...
Quanto às fotos do nosso parto, achei que as tivesse na nuvem mas estão todas salvas em DVD apenas. Descobri que vou ter que fazer upload além de selecionar quais fotos a patroa me permite compartilhar...  :D
De qualquer forma segue um vídeo montado com as fotos permitidas. Depois mando link com as fotos.
https://youtu.be/CZ5HUiGDZ-o

Legal esse esquema de encher a cara antes de nascer, hein? No meu caso nao rolou. Minha companheira tinha uma contração atras da outra desde o inicio. So fui beber quando nasceu mesmo.  :(

p.s. foram 5,6 horas de massagem nas costas.  >:(

« Última modificação: 07 de Março de 2016, 21:30:13 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #53 Online: 08 de Março de 2016, 01:55:34
Olá, Helena!
Certamente quando chamei os médicos de desumanos usei de ironia, uma vez que também sou médico. Acho que o importante é não generalizar: existem bons e maus fotógrafos, bons e maus médicos. Sou bastante chateado com o momento atual da medicina no Brasil. Achei meu nicho no mercado. Tenho sido feliz profissionalmente e acredito que meus pacientes tem estado satisfeitos. Mas reconheço que o momento não é bom...
(...)
De qualquer forma segue um vídeo montado com as fotos permitidas. Depois mando link com as fotos.
https://youtu.be/CZ5HUiGDZ-o

Exato. Generalizações são realmente perigosas, mas nem por isso a realidade deve ser distorcida. É maravilhoso ver a violência obstétrica virando assunto e dar voz a quem sofreu mas nem tinha noção disso.
Quanto ao vídeo, rapaaaaaz, coisa linda de viver! Eu não consigo me conformar com o protocolo esdrúxulo de arrancar um bebê de sua mãe (mesmo quando é cesárea) depois do nascimento, no caso de estar tudo bem. Deve ser tão melhor ser recebido com suavidade, no aconchego do colo materno. Muito obrigada pelo vídeo, e parabéns pelo filhão!