Autor Tópico: Mais um hobby - Fazer cerveja em casa  (Lida 1962 vezes)

Skywalker

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 298
  • Sexo: Masculino
Online: 25 de Fevereiro de 2016, 22:43:11
Mais alguém se aventura a fazer cerveja em casa? Fiz meu primeiro lote de Pale Ale e adorei!!!

Aos que se aventuram nesse mundo maravilhoso de maltes, lúpulos e leveduras, vamos trocando idéias nesse espaço.

Abraços!!!

PS: Estou decorando meu laboratório cervejeiro com uma exposição fotográfica pessoal...rs...
Sony A7rII / Lentes Sony Zeiss / Lentes Manuais


http://olhosdevidroexp.blogspot.com.br


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 22:55:35
Bacana. Eu tinha um colega que fazia uma ceveja "caseira" boa pra caramba, a gente sempre encomendava mas o cara era meio devagar pra fazer as entregas, haha.

Precisa de mto equipamento pra fazer? Demora mto? Vai mta matéria prima? N manjo nada, hehe
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2016, 22:55:52 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 22:58:06
 :snack: :ok:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 23:28:26
Eu quero fazer cerveja em casa, mas minha namorada é contra porque ela acha que vai fazer o nosso apê minúsculo ficar fedido. Você tem problema com cheiro quando cozinha o mosto ou quando fermenta a bebida?

Eu estou muito afim de tentar. Existe uma cultura cervejeira bem grande aqui na Nova Zelândia, acho que vai ser fácil achar os ingredientes e materiais. Vendem até kit de iniciantes no supermercado.


Skywalker

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 298
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 27 de Fevereiro de 2016, 10:08:12
Bacana. Eu tinha um colega que fazia uma ceveja "caseira" boa pra caramba, a gente sempre encomendava mas o cara era meio devagar pra fazer as entregas, haha.

Precisa de mto equipamento pra fazer? Demora mto? Vai mta matéria prima? N manjo nada, hehe

O legal de se fazer cerveja e que mesmo se não ficar perfeita vai ficar beeeem melhor do que as cervejas comerciais que bebemos.

Existem varios métodos, desde os mais básicos que vc consegue fazer com utensílios normais de cozinha ate os mais avançados que requerem equipamentos específicos.

Eu optei por um equipamento bacana cujo método de brassagem se baseia no fly sparge onde uma espécie de chuveirinho fica "lavando os grãos de malte' durante todo o processo aumentando a eficiência na conversão dos açúcares fermentáveis do malte.

Vai bastante materia prima sim, vc acha fácil kits de insumos de qualquer tipo de cerveja com o passo a passo, considerando todos os custos envolvidos, minha primeira produção devera beirar os 10,00 a garrafa (so saberei exatamente após o envase para avaliar o rendimento real sendo que a capacidade do meu kit e de produzir 20 litros.

Quanto ao tempo, demora umas 5/6 horas para finalizar o processo ate o inicio da fermentação. Logo após cada tipo tem um tempo especifico de fermentação e maturação. Em media, vc vai poder provar sua cerveja após 25/30 dias.

Isso explica a demora nas entregas do seu amigo...rs...
Sony A7rII / Lentes Sony Zeiss / Lentes Manuais


http://olhosdevidroexp.blogspot.com.br


Skywalker

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 298
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Fevereiro de 2016, 10:11:32
Eu quero fazer cerveja em casa, mas minha namorada é contra porque ela acha que vai fazer o nosso apê minúsculo ficar fedido. Você tem problema com cheiro quando cozinha o mosto ou quando fermenta a bebida?

Eu estou muito afim de tentar. Existe uma cultura cervejeira bem grande aqui na Nova Zelândia, acho que vai ser fácil achar os ingredientes e materiais. Vendem até kit de iniciantes no supermercado.

O cheiro do processo de brassagem e cozimento do mostro não e dos mais agradáveis mas não fica impregnado no ambiente, após o termino não percebi nenhum residuo de odor. O que mais me chamou atenção e que o chão fica grudento pelo açúcar do mostro, mas nada que uma limpeza básica não resolva após o termino do processo.

Quanto a fermentação, zero de cheiro, ate porque o balde fica fechado.
Sony A7rII / Lentes Sony Zeiss / Lentes Manuais


http://olhosdevidroexp.blogspot.com.br


thume

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #6 Online: 01 de Março de 2016, 12:34:26
É incomparável o sabor de uma cerveja caseira. Quem for fazer vai ter um dia inteiro de trabalho e de pura diversão. Estou na 5ª leva. Só alegria.


Leorreia

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 243
  • Sexo: Masculino
    • Leo Froes
Resposta #7 Online: 01 de Março de 2016, 15:54:10
Ganhei um Kit de fazer cerveja há uns 2 anos, kit bacaninha até.
Fui até a loja de cerveja que vendia o kit e peguei algumas dicas, uma delas era: produzir pela manhã.

Já comecei "errado", comecei a produzir a cerveja por volta de 20h, e enquanto eu ainda separava os utensílios para iniciar o processo, eu já estava bebendo uma gelada... Resumidamente, após várias cagadas e erros no processo, deu 3 horas da manhã e eu ainda lá, mamado, percebi que havia esquecido de colocar uns ingredientes.. Taquei dentro da panela e desliguei e fui dormir... desencanei de fabricar naquele momento... passados uns 40 dias recebi um amigo em casa, fiz maior propaganda da minha cerveja, falei que estava ótima e dei para ele experimentar... (cobaia)... quase vomitou... kkkkkkkkk

~ Know your limits, but never accept them ~


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #8 Online: 01 de Março de 2016, 22:03:48
Por que fazer em casa uma coisa que pode comprar em qualquer boteco ?
Parece o CROIX que faz a própria câmera hahahaha

Brincadeira, mano. Pode fazer suas brejas de boa, ta incomodando ninguém.
Só limpa a sujeira quando acabar  ;)


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #9 Online: 02 de Março de 2016, 09:25:06
Por que fazer em casa uma coisa que pode comprar em qualquer boteco ?
Parece o CROIX que faz a própria câmera hahahaha

Brincadeira, mano. Pode fazer suas brejas de boa, ta incomodando ninguém.
Só limpa a sujeira quando acabar  ;)
gastar,ficar bebado em casa e ainda deixar a louca,eh um pe na bunda kkkk
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #10 Online: 02 de Março de 2016, 09:36:43
pessoal,encontrei esse kit,o site esta em japones....eh possivel comprar os ingredientes separados??Vi que nesse kit tem uns 3 tipos....tipo,eu compro o malt da australia,com outro ingrediente da nova zelandia e o outro do canada por exemplo,ou eh melhor o kit completo(somente ingredientes)?? http://www.amazon.co.jp/gp/aw/d/B005K5FZOQ/ref=mp_s_a_1_14?qid=1456921588&sr=8-14&pi=AC_SX232_SY335_QL65&keywords=ビール+きっと
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #11 Online: 03 de Março de 2016, 07:29:23
Tenho alguns amigos que fazem, e percebo que eles se divertem muito e ficam bastante contentes com o resultado.
Deve ser um hobby muito legal!

Eu sou super apreciadora de cervejas artesanais. É muito bom!
Meu lado alemão me faz exigente no que diz respeito a cerveja, e me recuso a gostar da água de milho alcoolica que vendem no Brasil. Meu outro lado é baiano, por isso sempre pede algum aperitivo com bastante pimenta para acompanhar  :D
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Skywalker

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 298
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 03 de Março de 2016, 21:24:07
Por que fazer em casa uma coisa que pode comprar em qualquer boteco ?

Grande "Sassai"...rs...como a Cristiane mencionou logo acima, o que se encontra em boteco, falando de consumo de massa, não é cerveja.

Vou elencar alguns motivos que descobri até agora já que sou iniciante:

1 - Resgatar alguns aprendizados de química que você nunca imaginou que pudessem ser úteis;
2 - Ter plenas condições de produzir ou reproduzir as melhores cervejas do mundo a um custo bem acessível;
3 - Poder manipular cada etapa do processo e desenvolver receitas personalizadas para apreciar e compartilhar com os amigos;
4 - Expandir seu circulo de amizade (a comunidade dos cervejeiros caseiros é gigante e super colaborativa);
5 - Expandir a cultura (a cerveja tem presença marcante na história das civilizações).

Fazendo uma analogia com fotografia, fazer cerveja é como tirar foto com filme, você não vê a hora de revelar ou, no caso, experimentar sua criação.

 :ok: :ok: :ok:
Sony A7rII / Lentes Sony Zeiss / Lentes Manuais


http://olhosdevidroexp.blogspot.com.br


Skywalker

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 298
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 03 de Março de 2016, 21:28:19
pessoal,encontrei esse kit,o site esta em japones....eh possivel comprar os ingredientes separados??Vi que nesse kit tem uns 3 tipos....tipo,eu compro o malt da australia,com outro ingrediente da nova zelandia e o outro do canada por exemplo,ou eh melhor o kit completo(somente ingredientes)?? http://www.amazon.co.jp/gp/aw/d/B005K5FZOQ/ref=mp_s_a_1_14?qid=1456921588&sr=8-14&pi=AC_SX232_SY335_QL65&keywords=ビール+きっと

Eu costumo comprar kits que já vem completo, com o blend de malte, lúpulo de amargor e aroma e o fermento. Facilita bem o processo.

No Japão não tenho ideia de como é a oferta desses produtos, porém no eBay você pode fazer a festa...
Sony A7rII / Lentes Sony Zeiss / Lentes Manuais


http://olhosdevidroexp.blogspot.com.br


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #14 Online: 04 de Março de 2016, 08:24:15
Eu costumo comprar kits que já vem completo, com o blend de malte, lúpulo de amargor e aroma e o fermento. Facilita bem o processo.

No Japão não tenho ideia de como é a oferta desses produtos, porém no eBay você pode fazer a festa...
kit de 150/160 dolares esse q enviei vc acha caro???Tem bastante coisa aqui,mas achei salgado esse valor kkkkk
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II