Autor Tópico: Superexpor foto para reduzir ruído. Vale a pena?  (Lida 5044 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #15 Online: 27 de Fevereiro de 2016, 00:16:41
Eu parei de expor para a direita recentemente....

...Expor para a direita te daria uma latitude maior na pós, mas pro meu gosto pessoal deixa a foto com uma cara artificial e sem profundidade e sem contraste.

Eu parei de expor a direita quando vim pra Nikon, fica exatamente como você citou, sem profundidade e sem contraste. A Canon se sai bem melhor nessa técnica.

Tem algo que deve ser levado em conta no caso do autor do tópico, usar ISO3200 na T1i já matou toda a latitude do RAW. Já tive uma T1i, usar ISO 3200 nela é loucura, a menos que sejam para fotos despretensiosas.


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #16 Online: 27 de Fevereiro de 2016, 08:31:11
Fiz outra hoje de manhã com isso baixo e com 2 pontos de superexposição.

Canon t1i, ISO 100 em f/2.8
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2016, 08:32:37 por lindoerle »


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #17 Online: 27 de Fevereiro de 2016, 08:33:44


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #18 Online: 27 de Fevereiro de 2016, 12:30:53
[imagem]

Não sei se chegou a tratar as imagens, mas na lógica de expor à direita você deve abaixar a luminosidade geral, e também pontualmente na pós, para assim obter o resultado esperado e consequentemente, minimizar o ruído. Claro que tratamento é gosto pessoal, mas achei essas imagens muito claras, o que, aparentemente pelo menos, indica que você não as tratou depois. Eu sugeriria que fizesse esse exercício, ou seja, brincasse um pouco com a curva de luminância pra ver onde é possível chegar. A ideia é que pra quem veja a foto não note que você usou ETTR.

Não sei pra foto (nunca usei efetivamente), mas pra video raw e mesmo um ProRes422 parrudo em LOG, funciona e muito! Nesse caso faço o color correction no DaVinci Resolve, que responde que é uma beleza!
  vimeo     flickr     insta


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #19 Online: 27 de Fevereiro de 2016, 12:36:05
Não sei se chegou a tratar as imagens, mas na lógica de expor à direita você deve abaixar a luminosidade geral, e também pontualmente na pós, para assim obter o resultado esperado e consequentemente, minimizar o ruído. Claro que tratamento é gosto pessoal, mas achei essas imagens muito claras, o que, aparentemente pelo menos, indica que você não as tratou depois. Eu sugeriria que fizesse esse exercício, ou seja, brincasse um pouco com a curva de luminância pra ver onde é possível chegar. A ideia é que pra quem veja a foto não note que você usou ETTR.

Não sei pra foto (nunca usei efetivamente), mas pra video raw e mesmo um ProRes422 parrudo em LOG, funciona e muito! Nesse caso faço o color correction no DaVinci Resolve, que responde que é uma beleza!

Minha fotos são todas assim mesmo. Cheias de luz! rsrsrs eu gosto delas bem claras e já ta tratada hehe :)


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #20 Online: 27 de Fevereiro de 2016, 12:46:14
Minha fotos são todas assim mesmo. Cheias de luz! rsrsrs eu gosto delas bem claras e já ta tratada hehe :)

Ops, entendido... :D  Então a foto original deve estar um tanto mais clara, certo? Talvez fosse legal um antes e depois pra gente ver como vc fez!  :ok:
  vimeo     flickr     insta


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 27 de Fevereiro de 2016, 13:39:41
faltou postar a original mesmo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #22 Online: 27 de Fevereiro de 2016, 17:46:19
Aew galera.
O antes de depois desde o momento da captura.



Com WB corrigido

Editada
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2016, 17:47:18 por lindoerle »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #23 Online: 27 de Fevereiro de 2016, 18:15:43
Mas ai tem outra tecnica né? A uniWB.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 27 de Fevereiro de 2016, 20:58:48
Vou deixar aqui meu "pitaco", tive uma T2i e há uns 2 anos li bastante sobre exposição a direita e UniWB, além de ler utilizei bastante!!

1- Quando comecei utilizei a técnica em tudo quanto é foto, com luz abundante e com pouca luz, perdia um tempão depois para acertar as coisas no LR...

2- A teoria da técnica é bem válida, considerando que grande parte da informação de uma foto se concentra à direita no histograma.

3- Na prática, pelo menos para mim, ela se revela interessante em situações e cenas onde temos grande quantidade de sombras, preto ou próximo a ele.... nesta situação expor para a direita produz um RAW com mais informações nas baixas luzes o que após a edição gera zonas de sombra com menos ruído e mais informação.

4- Depois de quase 1 ano utilizando a técnica desencantei... pelo menos para a grande maioria das fotos que faço... a possível melhoria era mínima ou zero...

5- Chegava a fazer igual ao autor do tópico, subia o iso a 1600, 3200 para expor mais a direita, o resultado a T2i era a perda de contraste, cores, detalhes, enfim, muito mais perda em qualidade do que a possível redução do ruído...

6- Quando descobri o Flash dedicado e seu uso rebatido ou fora da câmera, tudo mudou... percebi que com uma lente clara para captar luz ambiente e o flash  para iluminar o sujeito.. conseguia a maioria das fotos com ISO maxímo de 800, preservando cores, contraste, etc...

7- Hoje com a 6D, que possui um ISO muito melhor que da minha T2i, os conceitos que aprendi continuam presentes... quando necessário o equipamento de hoje permite subir ISO e registrar o momento, mas mesmo assim ainda tento limitar o ISO agora a 1600 - 3200 e manter a iluminação do sujeito com flash, acho o resultado final melhor.

Abraços e espero que possa ter auxiliado com o relato...
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #25 Online: 27 de Fevereiro de 2016, 21:08:57
Pq nao usam app de reducao de ruido como o que existe no PS.

Ou se nao gostam do ruido da camera de vcs, pq nao usam app que insere um ruido mais uniforme e bonito ao invez de tentar maquiar o ruido?

Eu acho ruido muito atrativo.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #26 Online: 27 de Fevereiro de 2016, 22:44:32
@ronaldom1

Acho que a técnica não está presa a altos isos.
Um ensaio externo com flash de preenchimento, ficamos presos a 1/180, iso 100 e aberturas pequenas.
Trabalhando no limite da direita daria para abrir mais a lente e conseguir mais desfoque.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


emersonik

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #27 Online: 27 de Fevereiro de 2016, 23:29:12
Expor para a direita vale a pena se não houver comprometimento em qualquer outro aspecto. Tipo, não adianta aumentar o tempo de exposição se isso significar uma foto tremida. Também não vale a pena aumentar o ISO se a câmera não se beneficia com isso (ISO invariance).


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 28 de Fevereiro de 2016, 16:12:16
 :ok: :ok: Realmente, tem razão... apesar do objetivo aí ser diferente, mas o conhecimento da técnica permite este uso...
@ronaldom1

Acho que a técnica não está presa a altos isos.
Um ensaio externo com flash de preenchimento, ficamos presos a 1/180, iso 100 e aberturas pequenas.
Trabalhando no limite da direita daria para abrir mais a lente e conseguir mais desfoque.
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 01 de Março de 2016, 13:37:18
 :snack: