Autor Tópico: Superexpor foto para reduzir ruído. Vale a pena?  (Lida 5043 vezes)

vangelismm

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Resposta #30 Online: 19 de Março de 2016, 23:17:51
Fiz um teste fim de semana passado com uma t3 e a 24mm STM.
Não pude fazer uma exposição agressiva a direita por causa das nuvens que foram o o meu limitador de clipping.
Mas acredito que seja uma foto com uma diferença razoavel em EV entre as sombras e as partes claras.

Foto Inicial:


Ajustado o WB:


Menos 1 ponto na exposição:


Crop 100% Sombras:


Abrindo sombras em 50:


Abrindo as sombras em 100:


Exposição -2 e sombras em 100:


Crop:


Achei o resultado bem satisfatório, já abri sombra em iso 100 que saíram muito mais ruidosas.
A redução de ruido estava 10 e 25, luminância e cor respectivamente.
Essa foto foi em iso 200, daria para usar iso 400 de boa para diminuir a minha tremedeira em 1/30.

Link do album http://imgur.com/a/YWFWp
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


claudio frança

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Resposta #31 Online: 20 de Março de 2016, 15:10:58
o ruim de superexpor é que muitas vezes perde alguns detalhes por estourar nas partes claros, o ruído as vezes ainda é bem vindo, uma vez que com ruído vc ainda consegue identificar oque há na imagem, e se estourar já perde o detalhe, apenas uma observação  :ponder:


vangelismm

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Resposta #32 Online: 20 de Março de 2016, 19:12:31
o ruim de superexpor é que muitas vezes perde alguns detalhes por estourar nas partes claros, o ruído as vezes ainda é bem vindo, uma vez que com ruído vc ainda consegue identificar oque há na imagem, e se estourar já perde o detalhe, apenas uma observação  :ponder:

Mas a ideia é super expor no limite do estouro.
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claudio frança

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Resposta #33 Online: 20 de Março de 2016, 22:19:19
Mas a ideia é super expor no limite do estouro.
no caso entendi a idéia, mas só citei a observação, pois dependendo da pessoa que for fazer não conseguirá sem prática  :ok:


alcure

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Resposta #34 Online: 21 de Março de 2016, 00:00:56
Vale mesmo ter essa dosagem de trabalho extra de ISO 100 para 200?  :ponder:

Se fosse o caso entre ISO 3200 e ISO 1600 (onde a situação começa realmente a ficar mais complicada em usar iso alto) aí sim justificaria-se o uso de qualquer técnica trabalhosa para tentar atenuar o ruido caso seja necessário.

 :ponder:
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vangelismm

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Resposta #35 Online: 21 de Março de 2016, 07:30:18
Vale até mesmo em iso 100, principalmente pra quem não tem sensor com ISO Invariance.
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FelcoS

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Resposta #36 Online: 21 de Março de 2016, 14:49:41
Muito legal a técnica.

Agora como vou saber até que ponto não estoura a fim de perder total informação? um ponto a mais que o medido? No caso da paisagem ai vangelismm como você expos? Matricial contando um ponto a mais?


vangelismm

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Resposta #37 Online: 21 de Março de 2016, 15:06:00
Muito legal a técnica.

Agora como vou saber até que ponto não estoura a fim de perder total informação? um ponto a mais que o medido? No caso da paisagem ai vangelismm como você expos? Matricial contando um ponto a mais?

Eu usei matricial, não lembro se foi 1 ponto ou 1,5.
Você sabe pelo histograma e pelo alerta que fica piscando estouro, como é uniwb (a foto verde) ele é bem preciso.

Nessa foto eu deixei parte das nuvens estourando (piscando no LDC) porque eu vi no histograma que era o canal verde, o azul e vermelho estavam ok.
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Resposta #38 Online: 21 de Março de 2016, 18:44:43
Foto do LCD da camera:




Me corrijam se eu tiver enganado mas de 1/125 para 1/45 dá 1 stop e 1/3.

Observe o tamanho do arquivo, tenho mais informação para trabalhar com a foto em uniwb.
E olhe como consegui deslocar o canal vermelho a direita no uniwb, coisa que não seria possível sem estourar o canal azul com a medição normal.
O ganho nas sombras do canal verde fica visível aqui tb, praticamente desloquei as sombras em um quadrante do histograma.

Quando tiver mais tempo vou recuperar as sombras nessa foto sem uniwb e mostrar o resultado.
« Última modificação: 21 de Março de 2016, 18:46:02 por vangelismm »
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Silvio Takahata

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Resposta #39 Online: 21 de Março de 2016, 23:22:42
tentei usar uniwb uma vez,mas enxergar tudo verde eh complicado kkkk ..qd em ensaios por exemplo,vc usa isso vangelismm?Poderia falar um pouco mais sobre os canais RGB??Como analisar melhor olhando os mesmos???
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vangelismm

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Resposta #40 Online: 22 de Março de 2016, 08:18:15
Silvio,

Essa é a primeira vez na pratica que uso o uniwb sem contar os teste dentro de casa.
Em ensaios eu usaria quando fosse preciso abrir as sombras na pessoa fotografada.
Tipo num contra luz quando seu flash de preenchimento fica subexposto, daria para expor a direita sem estourar o por do sol, baixar a exposição para recuperar o céu na pós e abrir as sombras na pessoa com menos ruido.

Outra situação é fotografando gestantes, acontece as vezes da barriga estourar o canal vermelho.
A barriga geralmente é mais clara que o resto do corpo e o histograma do jpg engana mostrando que o canal vermelho não estourou mas quando vc abre no pc está lá o estrago.
Com o uniwb vc teria mais segurança pois o histograma é mais proximo do real.
O problema é a cliente pedi para ver as fotos  :hysterical:

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Silvio Takahata

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Resposta #41 Online: 22 de Março de 2016, 08:37:05
a questao do canal rgb por ex,como saber qual parte da foto esta no R,ou G ou B?????Achei que da pra tirar um bom proveito usando o uniwb,mas visualizar o tempo todo a foto verde que eh o grande problema kkk
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Resposta #42 Online: 22 de Março de 2016, 09:11:03
Mas pra saber que canal tem mais influencia em cada parte da cena não precisa da câmera.

Eu vou pelo logico, céu azul, canal azul.
Vegetação canal verde.
Tom de pele é sempre o canal vermelho.
Luz do sol é amarelo/laranja, tem que olhar os canais vermelhos e verde.
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