Autor Tópico: [COLETIVO] Fotos com a Lente Helios 44 - 58mm. f/ 2.0  (Lida 103037 vezes)

lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #450 Online: 13 de Julho de 2018, 09:37:49
bjp77:
Me pareceu ter lido em alguma postagem uma explicação sobre a evolução da qualidade das Helios 44 com o passar do tempo.
Resumidamente: quanto mais recente a lente, mais resolução e menos "defeitos" (defeitos que tem aqueles "efeitos colateriais" de que tanto gostamos, como o "swirly bokeh").
Assim, a Helios 44M-7 é a que tem maior resolução.
Usar ou não qualquer um destes modelos, depende do que você procura na lente (maior resolução ou "swirly bokeh").
Ainda tem a questão de que em alguns modelos o elemento ótico traseiro bate no espelho de algumas Canon full frame. Como não uso Canon, não prestei atenção nem guardei o link, mas já vi em um site uma listagem de lentes M42 que batem no espelho das Canon.
Sobre a remoção da tinta preta das bordas dos elementos óticos (principalmente os elementos óticos compostos por duas lentes coladas), isso me aconteceu quando limpei uma das minhas Helios com amônia e água oxigenada. Notei que a solução não só removeu os fungos mas também um pouquinho da tinta preta das bordas desses elementos. Esteticamente não ficou bonito, mas não notei grande diferença na performance da lente. É verdade que não tive tempo de fazer muitos testes, pois só fotografei para garantir que montei certo depois da limpeza e que conseguia fazer foco no infinito. Não reparei muito em outros detalhes além desse (foco no infinito).
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #451 Online: 13 de Julho de 2018, 13:58:10
bjp77:
Me pareceu ter lido em alguma postagem uma explicação sobre a evolução da qualidade das Helios 44 com o passar do tempo.
Resumidamente: quanto mais recente a lente, mais resolução e menos "defeitos" (defeitos que tem aqueles "efeitos colateriais" de que tanto gostamos, como o "swirly bokeh").
Assim, a Helios 44M-7 é a que tem maior resolução.
Usar ou não qualquer um destes modelos, depende do que você procura na lente (maior resolução ou "swirly bokeh").
Ainda tem a questão de que em alguns modelos o elemento ótico traseiro bate no espelho de algumas Canon full frame. Como não uso Canon, não prestei atenção nem guardei o link, mas já vi em um site uma listagem de lentes M42 que batem no espelho das Canon.
Sobre a remoção da tinta preta das bordas dos elementos óticos (principalmente os elementos óticos compostos por duas lentes coladas), isso me aconteceu quando limpei uma das minhas Helios com amônia e água oxigenada. Notei que a solução não só removeu os fungos mas também um pouquinho da tinta preta das bordas desses elementos. Esteticamente não ficou bonito, mas não notei grande diferença na performance da lente. É verdade que não tive tempo de fazer muitos testes, pois só fotografei para garantir que montei certo depois da limpeza e que conseguia fazer foco no infinito. Não reparei muito em outros detalhes além desse (foco no infinito).

uma pergunta, eu comprei um adaptador com elemento ótico para fazer foco no infinito com a Helios na Nikon, mas não dá o foco no infinito... será que o adaptador com elemento ótico tá bugado?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #452 Online: 13 de Julho de 2018, 14:07:37
fabianob,

pra dar foco no infinito usando Nikon veja os vídeos que postei e o link de lasg - está na pagina anterior. Vai ter de abrir a lente e colocar o elemento ótico invertido.

Para isso use:
- um par de luvas cirúrgicas, daquelas brancas de látex
- ferramenta adequada para abrir lente
- pincel de blush para limpar poeira se tiver necessidade
- assista o vídeo antes para saber como é a desmontagem e a montagem. Tem no vídeo um macete que é dar peteleco com o dedo no barril para a lente ir assentando.

PS. A luva é para não sujar a lente com gordura dos dedos. São dois reais um par.

« Última modificação: 13 de Julho de 2018, 14:08:54 por bjp77 »
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #453 Online: 13 de Julho de 2018, 14:13:25
fabianob,

pra dar foco no infinito usando Nikon veja os vídeos que postei e o link de lasg - está na pagina anterior. Vai ter de abrir a lente e colocar o elemento ótico invertido.

Para isso use:
- um par de luvas cirúrgicas, daquelas brancas de látex
- ferramenta adequada para abrir lente
- pincel de blush para limpar poeira se tiver necessidade
- assista o vídeo antes para saber como é a desmontagem e a montagem. Tem no vídeo um macete que é dar peteleco com o dedo no barril para a lente ir assentando.

PS. A luva é para não sujar a lente com gordura dos dedos. São dois reais um par.

Acho que perdi algo, vi esses vídeos, mas eles não fazem foco no infinito...

Tem vídeo no Youtube de como inverter o elemento traseiro para fotos close-up:
https://www.youtube.com/watch?v=vxaJxek_qnQ

Tem esse de instalação do anel impresso:
https://www.youtube.com/watch?v=_sEXubrUupA

Esse vídeo informa como converter a Helios 44-M4 para macro, o mesmo processo do primeiro video:
https://www.youtube.com/watch?v=loNmj-zVFDA
 
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #454 Online: 13 de Julho de 2018, 14:16:17
Olá fabianob.
Provavelmente não. Acontece que os adaptadores com elemento ótico tem este elemento ótico de má qualidade então o foco no infinito fica meio embaçado ou com falta de nitidez.
Eu tentei usar as Helios nas minhas Nikon, com adaptador simples e também com adaptador com elemento ótico (tenho os dois) e cheguei à conclusão de que é melhor perder o foco no infinito e usar o adaptador simples. O inconveniente é que só se pode fotografar objetos que estão no máximo até 2, 3 ou 4 m da câmera (dependendo do modelo da Helios). A partir daí, já não foca mais. Mas pelo menos até essa distância dá para focar bem.
Como queria aproveitar minhas Helios em toda sua capacidade acabei comprando uma Sony ILCE-3000K (mirrorless). O adaptador para esta câmera não precisa de elemento ótico, então foca no infinito tranquilo.
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #455 Online: 13 de Julho de 2018, 14:18:45
fabianob:
Demorei na resposta e vieram várias outras mensagens.
Meu "Provavelmente não", se referia a sua pergunta: "será que o adaptador com elemento ótico tá bugado?"
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #456 Online: 13 de Julho de 2018, 14:22:33
bjp77:
Cuidado... não vamos passar informação errada para o pessoal...
Acredito que para conseguir focar no infinito usando Nikon, a inversão do elemento ótico não ajuda em nada.
A inversão do primeiro elemento ótico é para conseguir o "swirly bokeh" extremo, aquele efeito de turbilhão que aparece na foto que eu postei.
Luis

LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #457 Online: 13 de Julho de 2018, 14:39:41
Já que o assunto mudou de "swirly bokeh" com as Helios para "foco no infinito" com as Helios na Nikon, posso acrescentar mais algumas observações.
Primeiro, sugiro ler algo sobre "distância de registro" dos diferentes mounts de lentes. Entendendo algo sobre o assunto fica mais fácil (e divertido) avaliar se uma possível "solução mágica" tem fundamento ou não.
O que vou escrever agora só terá sentido se foi seguida a primeira sugestão (saber algo sobre o que é a "distância de registro" de uma lente).
Nas Helios 44-2 o elemento ótico traseiro está atarrachado de tal forma que, sem desmontar a lente, é possível desatarrachar um pouquinho, possibilitando que este elemento ótico se aproxime do sensor da câmera, ficando então a distância desse elemento ótico até o sensor (apesar do adaptador) muito próxima da distância de registro original das lentes M42. Infelizmente não dá para desatarrachar muito porque o elemento ótico pode se soltar do corpo da lente, mas com essa pequena e fácil gambiarra eu consegui aumentar a distância máxima de focagem para algo em torno de 7 ou 8 m.
Infelizmente também, nas Helios mais comuns (44M-4, 44M-5, 44M-6 e 44M-7) não é possível fazer isso.
Nas Helios 44, 44-3 e 44M não testei.
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #458 Online: 13 de Julho de 2018, 14:43:15
Prezados moderadores:
Só agora percebi que talvez estejamos saindo do assunto do tópico (Fotos com a Lente Helios 44 - 58mm f/2.0), já que mais que postar fotos estamos agora discutindo sobre as Helios.
Por favor, fiquem à vontade para mudar as postagens para a área que julgarem mais adequada.
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #459 Online: 14 de Julho de 2018, 13:43:57
Ainda desvirtuando um pouco o tópico, acabei de receber minha Helios 44m-6. Vou usar na NEX F3. Primeiro já tive que abrir a lente para travar o pino do obturador para eu conseguir utilizar aberturas mais fechadas.
Agora pegando carona nas mensagens anteriores, então com esta lente não é possível um foco além dos 2,5 a 4 metros de distância?
César L. T.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #460 Online: 14 de Julho de 2018, 13:47:38
IMG_6561 by b7cct, no Flickr

Esta foi a 50 cm de distancia cltctba. Busca no google o termo "Helio 44 mod". São tutoriais e insisto que tem um de foco no infinito.
« Última modificação: 14 de Julho de 2018, 13:49:49 por bjp77 »
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #461 Online: 14 de Julho de 2018, 15:42:22
Olá cltctba.
O problema do foco no infinito é apenas nas Nikon (e câmeras com distância de registro maior que a distância de registro das Helios).
Nas mirrorless Sony e nas Canon esse problema não existe. Claro que para acoplar a Helios numa Sony ou numa Canon precisa de um adaptador, mas este adaptador não precisa ter elemento ótico.
bjp77: se você está usando Canon, não se preocupe. Não terá problema para focar no infinito. Se usa uma Canon full frame poderá ter o problema de que o fundo da lente bate no espelho, mas não é com todas as Helios nem com todas as Canon que isso acontece.
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #462 Online: 15 de Julho de 2018, 22:22:36
grato lasg pelas informações preciosas. A minha maquina é uma T5 APS-C.

uma contribuição, feita na Praça Rio Branco, João Pessoa PB. Em f/2, ISO 100 e t 1/400s. Usei a câmera toda no modo manual.
IMG_6638 by b7cct, no Flickr
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #463 Online: 20 de Julho de 2018, 21:22:09
Agora sim, este é o video sobre foco no infinito com a Helios 44 na Nikon.

https://www.youtube.com/watch?v=tPj6UZbCwcQ
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #464 Online: 21 de Julho de 2018, 20:15:43
Helios 44-2 na Sony ILCE-3000K


by Luis Alberto, no Flickr
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...