Autor Tópico: [COLETIVO] Fotos com a Lente Helios 44 - 58mm. f/ 2.0  (Lida 103557 vezes)

bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #465 Online: 23 de Julho de 2018, 21:46:28
Minha Helios 44M-4 na Rebel T5.

Helios 44M Rebel T5-1 by b7cct, no Flickr
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #466 Online: 24 de Julho de 2018, 09:16:32
Usei f/2, ISO 100 e t=1/60s. Acho que se usasse f/ maior ia ter mais profundidade de campo e seria mais nítida ver a máquina com a lente.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #467 Online: 24 de Julho de 2018, 21:46:29
Tenho muita curiosidades sobre essas lentes antigas.

Para meu trabalho social, eventos e ensaio, o que eu ganharia se usasse uma?


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #468 Online: 24 de Julho de 2018, 22:52:21
Olá lindoerle.
Fotografo por prazer... a fotografia é pra mim um delicioso hobby. Então meu comentário sobre sua dúvida deve ser lido tendo isso em conta.
Usando lentes manuais você vai perder o foco automático. Me parece que para atividades profissionais isso é uma grande desvantagem, porque perderá agilidade (principalmente em eventos).
Por outro lado, estou descobrindo que estas lentes manuais têm "personalidade". Às vezes duas lentes do mesmo fabricante, do mesmo modelo, mas fabricadas em anos diferentes ou em fábricas diferentes (isto é comum nas Helios russas, nas quais eu estou tentando me concentrar) te entregam características diferentes (bokeh, nitidez, cores...).
Assim, para fotos na área social e em ensaios, isso poderia ser um toque que diferencia suas fotos das fotos de outros fotógrafos.
Além disso, é muito divertido. E estas lentes são muito baratas.
Espero ter ajudado um pouquinho...
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #469 Online: 25 de Julho de 2018, 11:58:07
lindoerle,

as lentes soviéticas entregam boa qualidade ótica. Mas isso é consenso para lentes de foco fixo.
Além da família Helios 44 que inclui a 44M, a 77M e a 44-3M (macro), as lentes soviéticas fixas são as Industar, Lomo Triplet T-43 e outras, as Vega, as Tair (meia tele), as Jupiter, as Volna, as Mir, as Minitar, as MTO de até 1000 mm. As Industar 61L/Z entregam mais qualidade ótica do que as Helios e custam pouco mais. A Lomo T-43 40 mm é nativa da câmera Smena 8 e pode ser desmontada do corpo da câmera, ser modificada para poder alcançar o encaixe M42 2 daí poder ser acoplada numa DSLR Nikon ou Canon ou outra marca.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #470 Online: 25 de Julho de 2018, 13:32:09
Tenho muita curiosidades sobre essas lentes antigas.

Para meu trabalho social, eventos e ensaio, o que eu ganharia se usasse uma?

As hélios tem alma... que vai mais pro lado artístico... mas não faz nada mais que uma lente moderna faça mais rápido.

Uma 50mm que custa o mesmo valor de uma helios vai fazer exatamente o que a hélios faz...

Tirando a parte da alma dela... que tem um bokeh característico que poderia fazer uma foto ressaltar a outras.

Mas o trabalho de focar e ir na tentativa e erro até acertar o bokeh dela não iria trazer benefícios para ensaios. Além de que a pessoa que está sendo fotografada iria ter que ter mais paciência e calma para você fazer o ajuste na lente algo que hoje em dia é complicado.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #471 Online: 25 de Julho de 2018, 13:34:42
Olá lindoerle.
Fotografo por prazer... a fotografia é pra mim um delicioso hobby. Então meu comentário sobre sua dúvida deve ser lido tendo isso em conta.
Usando lentes manuais você vai perder o foco automático. Me parece que para atividades profissionais isso é uma grande desvantagem, porque perderá agilidade (principalmente em eventos).
Por outro lado, estou descobrindo que estas lentes manuais têm "personalidade". Às vezes duas lentes do mesmo fabricante, do mesmo modelo, mas fabricadas em anos diferentes ou em fábricas diferentes (isto é comum nas Helios russas, nas quais eu estou tentando me concentrar) te entregam características diferentes (bokeh, nitidez, cores...).
Assim, para fotos na área social e em ensaios, isso poderia ser um toque que diferencia suas fotos das fotos de outros fotógrafos.
Além disso, é muito divertido. E estas lentes são muito baratas.
Espero ter ajudado um pouquinho...
Luis

penso exatamente assim...

ganha-se na alma da lente... mas perde-se na facilidade.

tem que medir e analisar se o contratante da sessão está disposto a aceitar mais arte, menos fotos, mais tempo gasto... ou cair no padrão... menos arte, mais fotos, menos tempo gasto.

edit: importante ressaltar que, não é tão simples conseguir boas fotos de início com uma lente manual... existem vários artifícios que se podem utilizar para isso, mas é algo que vai ter que ter treinamento... levar como o lasg falou... fazer como prazer é importante.
« Última modificação: 25 de Julho de 2018, 13:36:14 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #472 Online: 25 de Julho de 2018, 13:56:14
Acho divertido usar uma lente manual, até já fiz uns trabalhos com a Helios, mas a prática ajuda bastante a achar o foco mais ligeiro, ai a modelo não fica esperando, esperando, esperando...
Da maneira que fotografo hoje seria complicado usar uma manual, buscando espontaneidade na foto...complica.
Recém peguei novamente uma lente manual, mas pra brincar. Quem sabe rola algo mais pro lado profissional, mas não é essa a intenção.

Um adaptador com confirmação de foco ajuda. Ou trocar o focus screen pra um bipartido.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #473 Online: 25 de Julho de 2018, 13:58:42

Ou trocar o focus screen pra um bipartido.


Eu fiz isso na minha D5300 bem válido...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #474 Online: 26 de Julho de 2018, 09:18:23
Eu não gosto desses adaptadores com chip. A precisão do foco não é boa, principalmente para perto. Uma tela de foco com bipartido ou microprisma é sempre a melhor opção, mas tem que ver se não dá erro na fotometria. Tive uma na 5D que dava -1/2 ponto de diferença e outra que dava -2/3 de ponto. Isso é comum com as chinesas genéricas.

Os fabricantes bons, a Katz e a Haoda já sairam do negógio :(


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #475 Online: 26 de Julho de 2018, 09:31:26
Eu não gosto desses adaptadores com chip. A precisão do foco não é boa, principalmente para perto. Uma tela de foco com bipartido ou microprisma é sempre a melhor opção, mas tem que ver se não dá erro na fotometria. Tive uma na 5D que dava -1/2 ponto de diferença e outra que dava -2/3 de ponto. Isso é comum com as chinesas genéricas.

Os fabricantes bons, a Katz e a Haoda já sairam do negógio :(

isso é verdade mas no meu caso não percebi isso pq a D5300 não fotometra com lente manual...  :(

mas vou na tentativa e erro e depois de umas 2 fotos já fica bala...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #476 Online: 26 de Julho de 2018, 09:51:49
será que removendo o bipartido da minha T50 dá pra instalar na EOS T5 ?
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #477 Online: 26 de Julho de 2018, 09:52:08
Citar
a 5D que dava -1/2 ponto de diferença e outra que dava -2/3 de ponto. Isso é comum com as chinesas genéricas.

Os fabricantes bons, a Katz e a Haoda já sairam do negógio :(
Eu acho que tive sorte com meus adaptadores, já tive 2 e sempre foi bom de foco. Meu Nikon>EOS é daqueles que da pra fazer micro ajuste de foco mas M42 desses não encontrei.

isso é verdade mas no meu caso não percebi isso pq a D5300 não fotometra com lente manual...  :(

mas vou na tentativa e erro e depois de umas 2 fotos já fica bala...
Essa é a a parte chata da Nikon, ela é "fresca" com lentes manuais. Mas enfim, não foi por isso que peguei Canon, foi ocasião, descobri a facilidade das lente manuais antigas bem depois.

Se não me engano a própria Canon tem telas de foco diferentes (diz no manual), uma otimizada pra fotografia com foco manual, só não é bipartido. Geralmente destinada ao pessoal que trabalha com macro. Ela fica mais clara, no menu da câmera vc altera pro modelo específico e isso compensa a fotometria. Pelo menos minha 40D tem as opções, mas nunca vi as telas pra venda.

***esse é o screen pra focagem manual da Canon: Canon EG-S Super Matte Focusing Screen
« Última modificação: 26 de Julho de 2018, 10:02:57 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #478 Online: 26 de Julho de 2018, 09:57:43
será que removendo o bipartido da minha T50 dá pra instalar na EOS T5 ?

Veja o part number se é igual... ou pesquisa a compatibilidade no site de venda dos bi-partidos.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #479 Online: 26 de Julho de 2018, 09:58:05
será que removendo o bipartido da minha T50 dá pra instalar na EOS T5 ?
Não serve.
O das cameras de filme ou FF de hoje é bem maior que o da T5. Fora que o encaixe muda entre os modelos dependendo da atualização...tipo o da 5D II não serve na 5DIII e assim vai. Tem alguns modelos que compartilham, mas não vem ao caso.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia