Autor Tópico: [COLETIVO] Fotos com a Lente Helios 44 - 58mm. f/ 2.0  (Lida 103389 vezes)

bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #585 Online: 25 de Janeiro de 2019, 16:25:46
Dá um ar de foto antiga do Rio ainda capital da federação. Gostei da foto na praia Cheferson.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #586 Online: 25 de Janeiro de 2019, 23:04:37
Dá um ar de foto antiga do Rio ainda capital da federação. Gostei da foto na praia Cheferson.

Bpj, valeu cara! Realmente eu criei 3 presets no LR pra dar esse ar, mas engraçado fiz uma foto semelhante com a 18-55 da Canon e não tenho os mesmos tons em preto e branco que a Helios entrega. Cada lente é única, e adoro as cores da Helios rs  mais uma agora colorida de um garoto brincando de escorregar no corrimão de uma escada de concreto

fotoscomLenteHelios58MM (103 de 1) by Chefferson Amaro, no Flickr


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #587 Online: 25 de Janeiro de 2019, 23:27:42
Mais uma pra encerrar a noite, leve alteração na luminância do verde rsrs

fotoscomLenteHelios58MM (106 de 1) by Chefferson Amaro, no Flickr



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #588 Online: 26 de Janeiro de 2019, 22:04:49
Duas de hoje , apliquei um pouco de sharp no photoshop e uma leve vinheta nos cantos (gosto de vinheta nos cantos, quando o objeto em foco na cena está no centro da foto) , e gostei bastante dos resultados :

fotoscomLenteHelios58MM (118 de 1) by Chefferson Amaro, no Flickr



fotoscomLenteHelios58MM (119 de 1) by Chefferson Amaro, no Flickr
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2019, 22:05:59 por cheferson »


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #589 Online: 27 de Janeiro de 2019, 15:59:17
Essa da vinheta concordo.

Estou com uma Tair-3S e sinto dificuldade do foco cravar. Será que é o adaptador ou a distância de registro ?
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #590 Online: 27 de Janeiro de 2019, 19:06:43
Essa da vinheta concordo.

Estou com uma Tair-3S e sinto dificuldade do foco cravar. Será que é o adaptador ou a distância de registro ?

Meu adaptador, apesar de ter o chip de foco, funciona quando quer rs. Geralmente só funciona quando faz foco de 4 metros até o infinito e aberturas menores que F4. Eu foco sempre pelo visor ótico , acho melhor do que ficar dependendo do foco . Em breve quero pegar um adaptador sem o chip, acho melhor, porque a fotometria do chip está com abertura 1.4 e não dá pra mudar kkkk agora mudei pra fotometria central (tirei da matricial) e agora o indice de acerto tanto do foco quanto da fotometria melhorou absurdamente.

Pra saber se é o adaptador o ideal seria testar outro adaptador na objetiva. As vezes tem que checar se os vidros não tem sujeira interna pois pode dificultar o foco.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #591 Online: 27 de Janeiro de 2019, 19:17:11
Meu adaptador, apesar de ter o chip de foco, funciona quando quer rs. Geralmente só funciona quando faz foco de 4 metros até o infinito e aberturas menores que F4. Eu foco sempre pelo visor ótico , acho melhor do que ficar dependendo do foco . Em breve quero pegar um adaptador sem o chip, acho melhor, porque a fotometria do chip está com abertura 1.4 e não dá pra mudar kkkk

Não sei se tem algo a ver, mas agora mudei pra fotometria central (tirei da matricial) e agora o índice de acerto tanto do foco quanto da fotometria melhorou absurdamente.

Pra saber se é o adaptador o ideal seria testar outro adaptador na objetiva e na mesma câmera. Hoje penso que por sair com a abertura 0.0 no EXIF as chances de aumentar uma foto com boa fotometria são maiores. Parece-me que há alguns adaptadores com chip que funcionam bem e é possível mudar o EXIF na câmera, mas teria que ser uma câmera com micro-ajuste de foco e o chip do adaptador precisa ter essa possibilidade. Testando na 40D de um amigo, não foi possível fazer esse ajuste, ele reconhece como 50MM em abertura 1.4.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2019, 19:17:43 por cheferson »


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #592 Online: 28 de Janeiro de 2019, 01:11:35
cheferson,

tenho dois adaptadores, um "seco" sem borda interna e outro com borda e miolo 42mm removível (orbital).
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #593 Online: 28 de Janeiro de 2019, 12:39:43
cheferson,

tenho dois adaptadores, um "seco" sem borda interna e outro com borda e miolo 42mm removível (orbital).

Sem a borda é sem a flange pra deixar o pino pressionado né. Eu vou comprar um com o pino e sem chip de foco, acho melhor. Gosto mais de acertar o foco pelo visor ótico da câmera.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #594 Online: 28 de Janeiro de 2019, 12:44:32
Mais algumas , ainda vou fazer um ensaio externo só com a lente e luz natural rs

Por hora segue essas em preto e branco , pra testar novo preset do Lightroom

Helios 58MM F2 Black and White Vintage Lens by Chefferson Amaro, no Flickr

Helios 58MM F2 Black and White Vintage Lens by Chefferson Amaro, no Flickr

Helios 58MM F2 Black and White Vintage Lens by Chefferson Amaro, no Flickr


Helios 58MM F2 Black and White Vintage Lens by Chefferson Amaro, no Flickr
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2019, 12:49:05 por cheferson »


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #595 Online: 05 de Fevereiro de 2019, 06:52:37
Eu vou comprar um com o pino e sem chip de foco, acho melhor. Gosto mais de acertar o foco pelo visor ótico da câmera.

Se a questao é essa, basta arrancar o chip de confirmação de foco do adaptador, pois ele é apena colado.
O primeiro adaptador que tive acabei fazendo isso pq o chip não funcionava na minha T5i e dava erro de lente e a camera nem ligava. Mete um estilete no chip e arranquei fora e parti pro abraço.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #596 Online: 05 de Fevereiro de 2019, 18:41:06
Se a questao é essa, basta arrancar o chip de confirmação de foco do adaptador, pois ele é apena colado.
O primeiro adaptador que tive acabei fazendo isso pq o chip não funcionava na minha T5i e dava erro de lente e a camera nem ligava. Mete um estilete no chip e arranquei fora e parti pro abraço.

Acho que vou fazer isso; porque a fotometria só acerto no modo parcial; no matricial dá erro.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #597 Online: 05 de Fevereiro de 2019, 23:32:36
Eu não uso Canon, mas já li em vários sites de usuários que o tal chip só atrapalha. Além disso, pelo que entendo, a configuração dele só serve para aquela lente que estava acoplada a ele quando foi configurado. Ou seja, se você trocar de lente vai ter que reconfigurar o chip. Ou ter um adaptador para cada lente. Por favor, usuários de Canon, me corrijam se estou errado.
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #598 Online: 06 de Fevereiro de 2019, 01:58:10
Eu não uso Canon, mas já li em vários sites de usuários que o tal chip só atrapalha. Além disso, pelo que entendo, a configuração dele só serve para aquela lente que estava acoplada a ele quando foi configurado. Ou seja, se você trocar de lente vai ter que reconfigurar o chip. Ou ter um adaptador para cada lente. Por favor, usuários de Canon, me corrijam se estou errado.


Sim o problema é que tenho XTI e T3i que são câmeras de entrada e elas não possuem ajuste de lente no corpo da câmera. Por isso vou pegar outro adaptador ou tirar o chip do meu rsrsrs consigo focar bem na maioria das fotos com o visor ótico, por isso considero desnecessário qualquer uso desse chip de foco que funciona quando quer rs


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #599 Online: 06 de Fevereiro de 2019, 07:43:38
Sim o problema é que tenho XTI e T3i que são câmeras de entrada e elas não possuem ajuste de lente no corpo da câmera. Por isso vou pegar outro adaptador ou tirar o chip do meu rsrsrs consigo focar bem na maioria das fotos com o visor ótico, por isso considero desnecessário qualquer uso desse chip de foco que funciona quando quer rs
Sinceramente não sei o que o ajuste de foco fino ajudaria no caso das lentes manuais, já que é um ajuste eletrônico feito no sensor da lente.
Talvez eu tenha dado sorte então porque o adaptador que adquiri funciona super bem comigo, tanto na T1i, T5i e 5D Mk II que tenho. As vezes não funciona direito em situações extremas como de luminosidade muito baixa ou contra luz forte, o que nem as autofoco dão conta direito.