Autor Tópico: [COLETIVO] Fotos com a Lente Helios 44 - 58mm. f/ 2.0  (Lida 102531 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #600 Online: 06 de Fevereiro de 2019, 11:30:07
Sinceramente não sei o que o ajuste de foco fino ajudaria no caso das lentes manuais, já que é um ajuste eletrônico feito no sensor da lente.
Talvez eu tenha dado sorte então porque o adaptador que adquiri funciona super bem comigo, tanto na T1i, T5i e 5D Mk II que tenho. As vezes não funciona direito em situações extremas como de luminosidade muito baixa ou contra luz forte, o que nem as autofoco dão conta direito.

Sim na 60D , por exemplo, tem ajuste fino de foco e o chip de foco do adaptador você consegue mudar. Mas nas minhas câmeras, o problema maior nem é o chip de foco não funcionar , o problema é que a fotometria é fixada em 50MM com abertura 1.4 . Ou seja, é melhor arrancar o chip rs ou vou ficar com esse e compro outro adaptador com a flange internet e sem o chip interno.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #601 Online: 06 de Fevereiro de 2019, 12:35:04
Sim na 60D , por exemplo, tem ajuste fino de foco e o chip de foco do adaptador você consegue mudar. Mas nas minhas câmeras, o problema maior nem é o chip de foco não funcionar , o problema é que a fotometria é fixada em 50MM com abertura 1.4 . Ou seja, é melhor arrancar o chip rs ou vou ficar com esse e compro outro adaptador com a flange internet e sem o chip interno.

Mas eu não entendo o problema da fotometria ser fixada em determinado valor. Vc vai ter de fazer tudo na unha de qualquer forma.
Basta colocar na lente a abertura que tu quer... na câmera tu bota o ISO que tu quer e só ir ajustando a velocidade e ver a barrinha no fotometro no visor da câmera ir andando pra direita ou esquerda e regular ate achar a exposição correta. Claro que estou falando de usar a câmera em M


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #602 Online: 06 de Fevereiro de 2019, 13:24:12
Mas eu não entendo o problema da fotometria ser fixada em determinado valor. Vc vai ter de fazer tudo na unha de qualquer forma.
Basta colocar na lente a abertura que tu quer... na câmera tu bota o ISO que tu quer e só ir ajustando a velocidade e ver a barrinha no fotometro no visor da câmera ir andando pra direita ou esquerda e regular ate achar a exposição correta. Claro que estou falando de usar a câmera em M
:hysterical:
Putz... o lopescardoso conseguiu resumir em três linhas o que levei meia página para TENTAR explicar (em outro tópico)...
 :clap:
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2019, 13:25:55 por lasg »
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #603 Online: 06 de Fevereiro de 2019, 14:28:20
:hysterical:
Putz... o lopescardoso conseguiu resumir em três linhas o que levei meia página para TENTAR explicar (em outro tópico)...
 :clap:


Kkkkk, verdade... se embananou todo pra uma coisa tão "simples".
Mas não deixa de ser isso mesmo, simples.
É como pegar uma lente normal de sua camera, regular em M, e fazer tudo na unha. A unica diferença que a abertura numa lente comum tu regula na camera.
Numa Helios, e em quase todas as lentes vintage semelhantes, tu regula isso diretamente na lente.
Como na Helios dificilmente eu uso abertura menor que a máxima (f/2) nem mexo nisso.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #604 Online: 06 de Fevereiro de 2019, 15:37:09
Falei exatamente isso em outro tópico. Com a lente fechada passa menos luz, com a lente aberta passa mais luz. O ISO e o tempo vai se ajustando na máquina em função da abertura, da cena e do julgamento do fotógrafo. Nas lentes manuais isso ocorre desta forma, só que o ajuste é feito na lente. Já nas eletrônicas o comando é dado na máquina.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #605 Online: 06 de Fevereiro de 2019, 16:05:11
Falei exatamente isso em outro tópico. Com a lente fechada passa menos luz, com a lente aberta passa mais luz. O ISO e o tempo vai se ajustando na máquina em função da abertura, da cena e do julgamento do fotógrafo. Nas lentes manuais isso ocorre desta forma, só que o ajuste é feito na lente. Já nas eletrônicas o comando é dado na máquina.

Exatamente isso!


tiagomoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
  • Sexo: Masculino
  • Buscando aprendizado e crescimento contínuo.
Resposta #606 Online: 06 de Fevereiro de 2019, 20:25:47
Algumas dessas Helios foram fabricadas no Japão. Não dá para dizer que são falsificadas, porque a marca foi licenciada legalmente, mas o pessoal não considera essas Helios como sendo "Helios" verdadeiras.
Um bom lugar para procurar informação sobre lentes russas é o site do Pierre Tizien:
http://pierretizien-photos.blogspot.com/
O site está em francês, mas isso não deve ser problema. Vão em "Documentation FR" e naveguem pelo menu "Les Objetifs". Para quem gosta de lentes russas, tem material para se divertir durante dias. Também é uma boa referência antes de comprar uma lente russa.

Obrigado por este link, é um ótimo site. Já está nos favoritos.
Sempre dá pra melhorar.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #607 Online: 06 de Fevereiro de 2019, 23:09:52
Obrigado por este link, é um ótimo site. Já está nos favoritos.
É um ótimo site mesmo, tiagomoura.
Que bom que gostou.
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #608 Online: 21 de Fevereiro de 2019, 20:33:09
Mas eu não entendo o problema da fotometria ser fixada em determinado valor. Vc vai ter de fazer tudo na unha de qualquer forma.
Basta colocar na lente a abertura que tu quer... na câmera tu bota o ISO que tu quer e só ir ajustando a velocidade e ver a barrinha no fotometro no visor da câmera ir andando pra direita ou esquerda e regular ate achar a exposição correta. Claro que estou falando de usar a câmera em M

Cara é bem por ai mesmo hhahahauahauahau eu sei disso rs . Mas a questão era usar váriadas aberturas e o adaptador com chip usar sempre 1.4 sem possibilidade de mudar. Arranquei o chip com uma faca dessas pequenas e agora é outra vida rs. A fotometria agora acerto 90% rsrsrs antigamente era um saco fotometrar por exemplo em 5.6 , mas a câmera entendia 1.4 rs é mais por isso. Minha dica comprem sem o chip de foco, a não ser que o chip realmente dê pra mudar.O meu adaptador com chip era inútil. Agora sim tenho nova vida rs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #609 Online: 21 de Fevereiro de 2019, 20:34:08
:hysterical:
Putz... o lopescardoso conseguiu resumir em três linhas o que levei meia página para TENTAR explicar (em outro tópico)...
 :clap:

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sem comentários , vivendo e aprendendo com os colegas daqui rsrsrs


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #610 Online: 22 de Fevereiro de 2019, 16:22:30
Os dois adaptadores meus não  tem chip de foco, eu sinto falta do "pirim" mas faço o que posso.
Esta semana fiz algumas macros com a Helios 44M-4. Acoplei uma lente +10 segurando com a mão porque é de rosca 58mm e errei bastante até acertar algumas.

Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #611 Online: 23 de Fevereiro de 2019, 01:32:59
Os dois adaptadores meus não  tem chip de foco, eu sinto falta do "pirim" mas faço o que posso.
Esta semana fiz algumas macros com a Helios 44M-4. Acoplei uma lente +10 segurando com a mão porque é de rosca 58mm e errei bastante até acertar algumas.



Vi no fórum algumas pessoas reclamando de fazer o foco manual , mas te digo que acerto uns 70% das fotos fazendo o foco pelo viewfinder mesmo. Tenho extrema facilidade pra isso. Claro que depois de umas 2 horas fotografando, os olhos lagrimejam kkk mas pra mim fazer foco nunca foi problema, talvez por já estar acostumado um pouco de mexer em lentes antigas desde criança rs


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #612 Online: 24 de Fevereiro de 2019, 10:06:29
Cara é bem por ai mesmo hhahahauahauahau eu sei disso rs . Mas a questão era usar váriadas aberturas e o adaptador com chip usar sempre 1.4 sem possibilidade de mudar. Arranquei o chip com uma faca dessas pequenas e agora é outra vida rs. A fotometria agora acerto 90% rsrsrs antigamente era um saco fotometrar por exemplo em 5.6 , mas a câmera entendia 1.4 rs é mais por isso. Minha dica comprem sem o chip de foco, a não ser que o chip realmente dê pra mudar.O meu adaptador com chip era inútil. Agora sim tenho nova vida rs

Continuo nao entendendo essa necessidade de a camera entender que sua lente estava em determinada abertura ou nao... primeiro que fazer o foco com abertura menor ja é um saco pq fica tudo mais escuro no visor... se tu quer um f/8 tu tem de fazer o foco com ela toda aberta, depois mudar a abertura pra desejada e so depois fazer a fotometria...
Segundo pq a lente nao tem nenhum contato eletronico no anel de abertura, entao mesmo que a camera “lesse” essa abertura setada na lente ela nao conseguiria “marcar” essa abertura pq a lente nao tem o recurso, nao é um problema do chip, mas da lente. O chip faz apenas o que é possivel a ele fazer, que é “ver” o foco e dizer se está em foco ou nao.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #613 Online: 25 de Fevereiro de 2019, 09:13:41
voltando  aquela discursão da fotometria com lentes analógicas...

a lente transmite a luz para o sensor da câmera. Se estiver fechada transmite menos e se estiver aberta transmite mais luz.
A câmera/sensor é sensível a essa quantidade de luz.

Como não há dispositivo eletrônico na lente que envie a informação a câmera vai ter registrado no display um valor fixo que é relativo - deve-se entender que não há leitura do valor da abertura. Embora não seja registrado valor, a velocidade e o ISO podem ser alteradas na câmera, ou seja eletronicamente. A abertura pode ser alterada na lente e o foco também ou seja mecanicamente. Alterando os valores eletrônicos se ajusta a fotometria e se faz a foto.

As restrições possíveis de acontecer ficam a cargo do adaptador, na medida em que a distancia do flange fuja alguns milímetros do padrão exigido. Isso pode acontecer pela lente não assentar de forma adequada.

Como nosso colegas falaram é gostoso fotografar com lente manual.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2019, 09:19:37 por bjp77 »
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #614 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 01:31:01
Continuo nao entendendo essa necessidade de a camera entender que sua lente estava em determinada abertura ou nao... primeiro que fazer o foco com abertura menor ja é um saco pq fica tudo mais escuro no visor... se tu quer um f/8 tu tem de fazer o foco com ela toda aberta, depois mudar a abertura pra desejada e so depois fazer a fotometria...
Segundo pq a lente nao tem nenhum contato eletronico no anel de abertura, entao mesmo que a camera “lesse” essa abertura setada na lente ela nao conseguiria “marcar” essa abertura pq a lente nao tem o recurso, nao é um problema do chip, mas da lente. O chip faz apenas o que é possivel a ele fazer, que é “ver” o foco e dizer se está em foco ou nao.

Mas o meu adaptador tinha um problema, o principal é que o chip de foco simplesmente não funcionava. O outro é que eu gosto e sei fotometrar, mas que seja a fotometria real kkkk . Depois que tirei o chip fora é outra vida, muito melhor.