Autor Tópico: [COLETIVO] Fotos com a Lente Helios 44 - 58mm. f/ 2.0  (Lida 103296 vezes)

cheferson

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Resposta #615 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 01:35:47

Como nosso colegas falaram é gostoso fotografar com lente manual.

Fotografo eventos esportivos e vou me meter a fazer com uma sigma m42 28mm que ganhei ... vamos ver os resultados, a corrida será no carnaval rs


lopescardoso

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Resposta #616 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 07:03:48
Mas o meu adaptador tinha um problema, o principal é que o chip de foco simplesmente não funcionava. O outro é que eu gosto e sei fotometrar, mas que seja a fotometria real kkkk . Depois que tirei o chip fora é outra vida, muito melhor.

Pelo menos nos que uso e vendo, usando a câmera em "M" vc pode colocar a abertura que quiser, como se a lente fosse automatica. Então por exemplo, se eu vou fazer uma foto em f/2.8 e posso colocar la no visor f/2.8 e assim fazer a fotometria a partir daquele valor. Obviamente terei de colocar a lente naquela abertura que setei na camera para que a medição e o click sejam corretos.


lopescardoso

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Resposta #617 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 07:04:24
Fotografo eventos esportivos e vou me meter a fazer com uma sigma m42 28mm que ganhei ... vamos ver os resultados, a corrida será no carnaval rs

Boa sorte.
Depois diz aqui e mostra o que deu.


bjp77

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Resposta #618 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 10:56:54
A minha Canon T5 em M fica zero o numero da abertura quando uso lente analógica. Mas na lente analógica a abertura está aplicada mecanicamente. Então a luz que passa a lente o sensor recebe.

Acredito que a câmera não tira foto com a abertura em "zero" e sim com a luz real que capta e mais o ajuste de tempo e de ISO eletrônicos - a medição fica a cargo da luz que alcança o sensor. Como falei antes o zero ou 1.4 é relativo, um valor nulo portanto.

Quando aparece 0.0 ou 1.4 na abertura isso quer dizer que não existe comunicação da lente com o sistema eletrônico do corpo. Estou querendo dizer que a câmera fotometra toda eletronicamente e fotometra analogicamente + eletronicamente.

A câmera fotografa nas seguintes condições:
A:
- Foco a servo
- ISO eletrônico
- Abertura eletrônica
- Tempo eletrônico

B:
- Foco mecânico
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- ISO eletrônico
- Tempo eletrônico
Canon Rebel T5
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cheferson

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Resposta #619 Online: 28 de Fevereiro de 2019, 11:42:44
A minha Canon T5 em M fica zero o numero da abertura quando uso lente analógica. Mas na lente analógica a abertura está aplicada mecanicamente. Então a luz que passa a lente o sensor recebe.

Acredito que a câmera não tira foto com a abertura em "zero" e sim com a luz real que capta e mais o ajuste de tempo e de ISO eletrônicos - a medição fica a cargo da luz que alcança o sensor. Como falei antes o zero ou 1.4 é relativo, um valor nulo portanto.

Quando aparece 0.0 ou 1.4 na abertura isso quer dizer que não existe comunicação da lente com o sistema eletrônico do corpo. Estou querendo dizer que a câmera fotometra toda eletronicamente e fotometra analogicamente + eletronicamente.

A câmera fotografa nas seguintes condições:
A:
- Foco a servo
- ISO eletrônico
- Abertura eletrônica
- Tempo eletrônico

B:
- Foco mecânico
- Abertura mecânica
- ISO eletrônico
- Tempo eletrônico


Concordo quase com tudo. A câmera sempre vai regular o fotômetro pela quantidade de luz que entra pela objetiva e chega até o sensor, independente da haver comunicação eletrônica informando a abertura ou não. No caso, há 3 possibilidades:
1. Sem confirmação de foco: nesse caso, o adaptador não tem e então o exif das fotos vai ficar como 0.0 . No entanto, a fotometria nesses casos é mais fácil de fazer porque o fotômetro mede a luz, independente do que for;

2. Com confirmação de foco programável: alguns adaptadores permitem configurar na câmera a distância focal e abertura da lente. Isso é muito bom porque permite um controle melhor da fotometria;

3. Com confirmação de foco sem ajustes: nesse caso o adaptador vem com o chip de confirmação de foco e os dados programados no chip não podem ser ajustados. A maioria dos adaptadores vem programado com abertura 1.4 e 50MM . Então significa que se você usar uma Takumar 135MM 2.8, por exemplo, o exif da câmera sempre será gravado o Raw ou Jpeg com essa informação: 50MM 1.4. E ai que entra o que atrapalha um pouco: uma lente digamos 2.8 x um adaptador que informa pra câmera abertura 1.4; são 2 stops a mais de luz de diferença entre o exif do adaptador e o que a lente informa e, pelo menos, nas minhas 2 câmeras da Canon isso INFLUENCIA NA FOTOMETRIA,porque a câmera está lendo abertura 1.4 e não abertura 2.8 , sacou.

Isso significa que em cenas onde tenho muita luz, isso pode atrapalhar um pouco a fotometria pois mesmo deixando o ISO mais baixo, a abertura em 1-4000 (o máximo da câmera) e uma abertura 2.0 ou 2.8 , ainda assim a foto fica super-exposta,mesmo deixando a compensação de exposição em -2.

Achava que estava ficando louco rs . Mas dai resolvi arrancar o chip e dai tudo melhorou. A fotometria agora está perfeita, porque o fotômetro lê a luz real. Isso me levou a concluir que de fato, o fotômetro interno das câmeras da Canon primeiro lê o chip eletrônico da lente que informa a abertura e,caso não consiga, lê a luz entrando na lente. Bem páro por aqui kkkkkk


lopescardoso

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Resposta #620 Online: 28 de Fevereiro de 2019, 14:53:10
3. Com confirmação de foco sem ajustes: nesse caso o adaptador vem com o chip de confirmação de foco e os dados programados no chip não podem ser ajustados. A maioria dos adaptadores vem programado com abertura 1.4 e 50MM . Então significa que se você usar uma Takumar 135MM 2.8, por exemplo, o exif da câmera sempre será gravado o Raw ou Jpeg com essa informação: 50MM 1.4. E ai que entra o que atrapalha um pouco: uma lente digamos 2.8 x um adaptador que informa pra câmera abertura 1.4; são 2 stops a mais de luz de diferença entre o exif do adaptador e o que a lente informa e, pelo menos, nas minhas 2 câmeras da Canon isso INFLUENCIA NA FOTOMETRIA,porque a câmera está lendo abertura 1.4 e não abertura 2.8 , sacou.

Isso significa que em cenas onde tenho muita luz, isso pode atrapalhar um pouco a fotometria pois mesmo deixando o ISO mais baixo, a abertura em 1-4000 (o máximo da câmera) e uma abertura 2.0 ou 2.8 , ainda assim a foto fica super-exposta,mesmo deixando a compensação de exposição em -2.

Achava que estava ficando louco rs . Mas dai resolvi arrancar o chip e dai tudo melhorou. A fotometria agora está perfeita, porque o fotômetro lê a luz real. Isso me levou a concluir que de fato, o fotômetro interno das câmeras da Canon primeiro lê o chip eletrônico da lente que informa a abertura e,caso não consiga, lê a luz entrando na lente. Bem páro por aqui kkkkkk
Vou confirmar em minha camera, mas, pelo menos pelas fotos que fiz ultimamente, realmente o chip informa pra camera a abertura que o chip quer... no caso 1.4... mas aí eu, lá no modo M da camera, vou na abertura e mudo para a que eu estou usando naquele momento, no caso foi 2.0... e, pelo menos pareceu que o fotometro da camera entendeu isso certinho e fazia a fotometria direitinho.

A não ser que eu por acaso tenho dado a sorte de ter vindo um adaptador com chip programável e já totalmente programado para minha camera e lente, o que acho improvável

Vou confirmar hoje à noite e retorno.


lopescardoso

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Resposta #621 Online: 28 de Fevereiro de 2019, 14:55:18
E sobre o Exif, realmente ele fixa em 50mm, pois usei o mesmo em uma Beroflex 135mm f/2.8 e no EXIF sempre marcava 50mm. Não sei se nos programáveis há possibilidade de mudar isso, mas se usar o mesmo adaptador para várias lentes de distancias focais diferentes, não adianta muito.


bjp77

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Resposta #622 Online: 28 de Fevereiro de 2019, 18:48:13
Saquei agora Cheferson, muito boa a explanação. Então podemos concluir que o chip de foco é descartável na prática. Pois ele induz a câmera a fotometrar errado.

As DSLR são eletrônicas por natureza, mas podem funcionar semi-mecanicamente a contento. "Frase motivacional".
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lopescardoso

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Resposta #623 Online: 01 de Março de 2019, 07:25:24
Saquei agora Cheferson, muito boa a explanação. Então podemos concluir que o chip de foco é descartável na prática. Pois ele induz a câmera a fotometrar errado.

É o que aconselho aos clientes que comprarem as minhas lentes (pois envio com adaptador com chip para Canon) a fazerem caso a camera não aceite o chip (da um erro de firmware). Arranca o chip e faz tudo na unha. Um colega que tem 5D III teve de fazer isso.

Eu ainda vou testar na minha essa questão da fotometria.


bjp77

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Resposta #624 Online: 01 de Março de 2019, 09:02:08
lopescardoso,


eu me acostumei em usar a lente sem chip, acho que o pessoal fica perdido pensando que é o fim do mundo não ter confirmação de foco. Mas como a gente sabe e Cheferson confirmou neste é perfeitamente possível usar lente manual sem chip.
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Resposta #625 Online: 01 de Março de 2019, 10:59:03
lopescardoso,


eu me acostumei em usar a lente sem chip, acho que o pessoal fica perdido pensando que é o fim do mundo não ter confirmação de foco. Mas como a gente sabe e Cheferson confirmou neste é perfeitamente possível usar lente manual sem chip.

Claro que é possível usar normalmente. No meu caso, tenho uma visão bem ruinzinha e sem o a confirmação eu acabo errando muito mais que o normal.
Então pra mim é uma necessidade importante.


bjp77

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Resposta #626 Online: 01 de Março de 2019, 11:53:55





Estas duas foram feitas na Helios-44M e mais um ampliador macro +10 parecido com os filtros circulares. Foram vários cliques e deu pra aproveitar alguns devido ao DoF muito curto. Como o filtro tem rosca de 58mm e na Helios a rosca é de 52mm segurei o filtro com a mão no melhor estilo improvisado.
Os insetos são uma mosca varejeira e uma abelha verde da família Halictidae provavelmente Augochloropsis ignita.
« Última modificação: 01 de Março de 2019, 12:09:12 por bjp77 »
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Resposta #627 Online: 02 de Março de 2019, 09:14:41
Claro que é possível usar normalmente. No meu caso, tenho uma visão bem ruinzinha e sem o a confirmação eu acabo errando muito mais que o normal.
Então pra mim é uma necessidade importante.

Mas nesse caso você pode usar o live-view da câmera, nas Canon o Magic Lantern dá pra habilitar o Focus Peaking. Peguei uma Nex F3 e ela já tem o focus peaking , ajuda demais pra fazer o foco. Nessas fotos que postei usei uma canon Xti e como é antiga, o foco foi feito no visor ótico mesmo.

Só que eu tirar o óculos não enxergo bem pra poder focar. Dependendo da pessoa , pode ser complicado mesmo. O mais interessante pra focar seria usar o recurso do focus peaking.


cheferson

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Resposta #628 Online: 02 de Março de 2019, 09:15:12




Ficaram bem legais!


Estas duas foram feitas na Helios-44M e mais um ampliador macro +10 parecido com os filtros circulares. Foram vários cliques e deu pra aproveitar alguns devido ao DoF muito curto. Como o filtro tem rosca de 58mm e na Helios a rosca é de 52mm segurei o filtro com a mão no melhor estilo improvisado.
Os insetos são uma mosca varejeira e uma abelha verde da família Halictidae provavelmente Augochloropsis ignita.

Ficaram nota 10!
« Última modificação: 02 de Março de 2019, 09:26:44 por cheferson »


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Resposta #629 Online: 02 de Março de 2019, 09:22:05
Saquei agora Cheferson, muito boa a explanação. Então podemos concluir que o chip de foco é descartável na prática. Pois ele induz a câmera a fotometrar errado.

As DSLR são eletrônicas por natureza, mas podem funcionar semi-mecanicamente a contento. "Frase motivacional".

Exatamente, é este o ponto. É claro que se você usar, por exemplo, uma Takumar 50MM 1.4 dai será mais fácil fotometrar.Mas nos casos onde o chip não é reprogramável, é complicado fazer a fotometria. Além do que o chip funciona aleatoriamente; as vezes fazia o foco bonito, na maioria das vezes nem funcionava, principalmente em aberturas mais fechadas a partir de 5.6 .

 Outro detalhe é que esses adaptadores são produzidos aos milhares por fábricas chinesas diferentes. Não há um padrão de qualidade como conhecemos nas principais marcas de câmeras. Por isso, podem existir adaptadores com chips 100% funcionais e outros que são uma porcaria. Resumo: arranque o chip ou use o focus peaking kkkk