Autor Tópico: [COLETIVO] Fotos com a Lente Helios 44 - 58mm. f/ 2.0  (Lida 103048 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #555 Online: 08 de Janeiro de 2019, 01:05:29
Oi pessoal, sobre as Industar a maioria que encontrei no Ebay são 52, 53, 55MM nessa faixa e para o formato M39. Tem adaptador direto para Canon ou precisa colocar M39>M42 e outro M42>EOS... rs mas são bem baratas.

Segue mais uma com a Helios, adoro a saturação de azul e vermelho que a Helios tem entregado, não tem saído da câmera a lente rs

fotoscomLenteHelios58MM (10 de 19) by Chefferson Amaro, no Flickr


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #556 Online: 08 de Janeiro de 2019, 06:56:14

Segue mais uma com a Helios, adoro a saturação de azul e vermelho que a Helios tem entregado, não tem saído da câmera a lente rs

Ta usando filme ou é grão digital mesmo?


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #557 Online: 08 de Janeiro de 2019, 11:45:20
Ta usando filme ou é grão digital mesmo?

Estou usando adaptada na Canon com sensor APSC. Filme fotográfico não teria essa qualidade, digital é melhor.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #558 Online: 08 de Janeiro de 2019, 11:48:33
Estou usando adaptada na Canon com sensor APSC. Filme fotográfico não teria essa qualidade, digital é melhor.

Ahhh, depende né.... Tenho visto algumas fotos de saudosistas que revelam os filmes e já mandam escanear os negativos e ficam otimamente ótimos as fotos, com muita qualidade.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #559 Online: 08 de Janeiro de 2019, 11:51:40
Ahhh, depende né.... Tenho visto algumas fotos de saudosistas que revelam os filmes e já mandam escanear os negativos e ficam otimamente ótimos as fotos, com muita qualidade.

Mas na digitalização, o sensor do scanner passa a luz e perde definição. Não é a mesma coisa. Mas já vi fotos reveladas em papel que são impressionantes. Gosto mais do digital , usando as lentes pra captar as cores mais antigas e por terem qualidade única. Adoro a fusão do passado com o presente. Mas é isso, abração!


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #560 Online: 08 de Janeiro de 2019, 11:53:54
Mas na digitalização, o sensor do scanner passa a luz e perde definição. Não é a mesma coisa. Mas já vi fotos reveladas em papel que são impressionantes. Gosto mais do digital , usando as lentes pra captar as cores mais antigas e por terem qualidade única. Adoro a fusão do passado com o presente. Mas é isso, abração!
Olha, acho que depende muito do scanner então, pq ja vi algumas com mais qualidade que o digital até, mas en fim, não sou saudozista, embora ache o grão do filme algo muito legal.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #561 Online: 19 de Janeiro de 2019, 23:37:25
Olha, acho que depende muito do scanner então, pq ja vi algumas com mais qualidade que o digital até, mas en fim, não sou saudozista, embora ache o grão do filme algo muito legal.

A fotografia digital nas DSLR é superior a qualquer filme fotográfico. Falo em questão de nitidez, cores, resolução, possibilidade de edição dos arquivos RAW. É a evolução amigo.

Falando nisso, hoje tirei algumas fotos de meu filho com a 44M-6, seguem mais algumas pra contribuir com o artigo:
fotoscomLenteHelios58MM (53 de 4) by Chefferson Amaro, no Flickr

fotoscomLenteHelios58MM (50 de 4) by Chefferson Amaro, no Flickr


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #562 Online: 21 de Janeiro de 2019, 09:11:35
eu tenho um scanner multifuncional e olhando a foto física e a escaneada vejo que o foco da escaneada não fica bom. Por outro lado, no RawTherapee em algumas fotos escaneadas consigo mexer nas sombras e outros aspectos melhorando a qualidade final do escaneado.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #563 Online: 21 de Janeiro de 2019, 13:24:47
eu tenho um scanner multifuncional e olhando a foto física e a escaneada vejo que o foco da escaneada não fica bom. Por outro lado, no RawTherapee em algumas fotos escaneadas consigo mexer nas sombras e outros aspectos melhorando a qualidade final do escaneado.

Mas nenhuma foto antiga ganha dos sensores digitais de 2005 pra cá. É impossível digitalizar uma foto de filme analógico, mesmo a melhorando em softwares de edição, ter o mesmo nível de qualidade das digitais. A captação de cores e da luz pelos sensores digitais é infinitamente melhor que qualquer filme fotográfico. O mesmo não se pode dizer das lentes, há lentes antigas muito bem fabricadas e com vidros de excelente qualidade. Embora as lentes atuais sejam melhores que as antigas em aspectos como contraluz e flare, a qualidade ótica e as cores das lentes antigas me agradam muito, por isso, acho perfeita a combinação lente antiga e sensor digital rs


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #564 Online: 21 de Janeiro de 2019, 15:45:08
Valeu o depoimento cheferson.
Quando digo do foco é que ele não  fica cravado e eu não sei se eu teria de colocar um suporte no escâner para posicionar a foto algum milímetro acima do vidro.
Teve foto escaneada em que eu pude remover sombra na pós edição. Ao escanear ajusto os níveis pra não sair céu avermelhado e faço pós. São fotos do álbum da família.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2019, 15:47:58 por bjp77 »
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #565 Online: 21 de Janeiro de 2019, 19:59:23
Valeu o depoimento cheferson.
Quando digo do foco é que ele não  fica cravado e eu não sei se eu teria de colocar um suporte no escâner para posicionar a foto algum milímetro acima do vidro.
Teve foto escaneada em que eu pude remover sombra na pós edição. Ao escanear ajusto os níveis pra não sair céu avermelhado e faço pós. São fotos do álbum da família.

Alguns softwares de digitalização permitem escolher o perfil de cor da digitalização. Geralmente o mais usado e recomendado é o Adobe RGB. Pode ser isso; ou pode ser isso também na hora da exportação para o editor de imagens. Creio que os dois (digitalização e edição) precisam estar calibrados.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #566 Online: 21 de Janeiro de 2019, 20:12:05
Mais duas, uma com o bokeh delicioso rs

aa (12 de 45) by Chefferson Amaro, no Flickr

fotoscomLenteHelios58MM (10 de 12) by Chefferson Amaro, no Flickr


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #567 Online: 21 de Janeiro de 2019, 20:37:42
 :clap: :clap: :clap:
Cuidado cheferson!
Essa lente provoca dependência... Vicia rapidamente... Eu só nestes últimos dias consegui desgrudar ela da minha câmera, e foi só para experimentar outras lentes que estavam na fila. Já, já ela volta...
Abraços.
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #568 Online: 21 de Janeiro de 2019, 21:12:55
:clap: :clap: :clap:
Cuidado cheferson!
Essa lente provoca dependência... Vicia rapidamente... Eu só nestes últimos dias consegui desgrudar ela da minha câmera, e foi só para experimentar outras lentes que estavam na fila. Já, já ela volta...
Abraços.

Lasg, hahahahahaha eu estou nessa fase. Mais engraçado é que as lentes mais novas geralmente tem uma nitidez bem maior e tal... mas isso perde a importância; quando você nota as características únicas da Helios, isso se torna viciante mesmo rsrsrs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #569 Online: 21 de Janeiro de 2019, 21:19:34
:clap: :clap: :clap:
Cuidado cheferson!
Essa lente provoca dependência... Vicia rapidamente... Eu só nestes últimos dias consegui desgrudar ela da minha câmera, e foi só para experimentar outras lentes que estavam na fila. Já, já ela volta...
Abraços.

hhaahahahahahaah mais uma do meu filho na piscina com a prima dele
fotoscomLenteHelios58MM (4 de 19) by Chefferson Amaro, no Flickr