Autor Tópico: Ah, esse tal de X-Trans...  (Lida 3994 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.645
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #15 Online: 30 de Maio de 2016, 01:08:54
Mas estou curioso, na última foto as folhas das árvores aparecem verde e a placa em azul.  Considerando ambas explicações a leitura do sensor não deveria falhar tanto para folhas como para placa?

Era exatamente o que eu ia perguntar... Talvez seja um tom de verde específico. Olha o que acontece quando tento corrigir o WB (usei curvas, nada de ferramenta automática):


As árvores ficam razoavelmente verdes, mas a placa continua azulzinha...

P.S.: preciso de um filtro destes pra astrofoto, urgente!
« Última modificação: 30 de Maio de 2016, 01:10:41 por felipemendes »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.499
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 30 de Maio de 2016, 10:50:44
Felipe, a clorofila e a tinta tem propriedades de absorção diferentes e daí o efeito. Para completar, você fez um ajuste manual de cor completamente não linear, ou seja, as cores não sofreram um desvio igual no espectro.

A tinta e a clorofila absorvem diferentemente no azul e no amarelo, por isso aparecem diferentes.

Filtros:

http://www.meade.com/catalog/meade_4000/meade_series_4000_nebular_filters.htm


Ah, esse problema não acontece por causa do x-trans. Acontece com qualquer sensor.
« Última modificação: 30 de Maio de 2016, 10:55:09 por AFShalders »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.645
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #17 Online: 31 de Maio de 2016, 01:04:55
Felipe, a clorofila e a tinta tem propriedades de absorção diferentes e daí o efeito. Para completar, você fez um ajuste manual de cor completamente não linear, ou seja, as cores não sofreram um desvio igual no espectro.

A tinta e a clorofila absorvem diferentemente no azul e no amarelo, por isso aparecem diferentes.

Filtros:

http://www.meade.com/catalog/meade_4000/meade_series_4000_nebular_filters.htm


Ah, esse problema não acontece por causa do x-trans. Acontece com qualquer sensor.

Obrigado pelas explicações. Quanto ao sensor, foi minha constatação. Aconteceu tanto com um X-Trans, que é CMOS, quanto com um sensor Nikon antigo, que é CCD.

Obrigado também pela dica dos filtros. Meio caros, mas vou procurar um que me atenda...  :assobi: