Enquete

Qual é sua avaliação para a foto ?

Excelente
0 (0%)
Boa
10 (32.3%)
Razoavel
15 (48.4%)
Ruim
6 (19.4%)
Pessima
0 (0%)

Votos Totais: 30

enquete encerrada: 10 de Março de 2016, 22:23:32

Autor Tópico: WildLife - Ramphastos (dicolorus) vitellinus - Tucano-de-bico-preto  (Lida 3186 vezes)

Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #15 Online: 02 de Março de 2016, 06:47:23
O que eh wildlife?

Bacana o registro. Nao conhecia esse tucano. Realmente, a foto ficou escura.
D600 - E-M10


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #16 Online: 02 de Março de 2016, 10:31:31
Como o objeto está centralizado, você não passeia pela imagem, simplesmente foca no pássaro e vai embora. Sendo esse o objetivo, é melhor fechar a cena somente no objeto. A ordem de leitura no ocidente é de cima para baixo e da esquerda para a direita, assim uma imagem organizada segundo essa premissa tem mais dinamismo, é mais interessante.


Oi Leonardo! Então... não acho que há a necessidade de se passear pela imagem em todas as fotos... se o fundo é neutro, indiferente ou com um padrão, não vejo o que possa haver para olhar. Não acho que a centralização aqui tenha ficado boa pelo simples fato de o tucano não estar olhando para a frente e sim para o lado. Se olhasse para o Luis, a centralização ficaria excelente. E entendo perfeitamente a história da ordem de leitura da imagem, etc e já fui meio ligada nisso. Atualmente, olho a foto e vejo o que ela me passa. Se precisar, inverto, descentralizo, centralizo, faço corte quadrado, mudo tudo... depende do que a imagem me passa. E tem imagens que não precisam ser dinâmicas... elas são estáticas mesmo, tranquilizadoras... por que não centralizar então? ;)


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #17 Online: 02 de Março de 2016, 10:37:23
Em geral, não trabalho com ISO acima de 400 nessas condições, porque começa a ficar ruidoso. A velocidade poderia ser até um pouquinho mais baixa, talvez 500, 600. A abertura, deve-se testar para saber qual é a abertura que dá a melhor nitidez para sua lente nas condições que você deseja fotografar. Em geral, eu seto a câmera para AV e posiciono o fotometro para -1 com o ISO em 200 ou 400. Depois corrijo no LR a fotometria. Isso é o que eu tenho feito para fotografar pássaros. Claro que tudo depende da quantidade de luz que você tem disponível. Mas veja bem, eu sou iniciante. Isso foi o que eu achei no meu caso para encontrar uma melhor forma de fotografar. Eu só faço fotos também em RAW para poder corrigir algum pequeno erro depois. E não uso tripé ou mono. Vai na mão mesmo.

Certo! Mas isso não tem como padronizar justamente pelo o que falou... depende da quantidade de luz. Por isso te perguntei, nas condições da foto do Luis, onde já estava em abertura máxima, com uma DF de 600mm, como conseguir uma foto nítida sem mexer no ISO? Se ele baixasse para 400, teria que reduzir a velocidade para menos de 1/400. Será que seria o suficiente para manter a nitidez?
Editando para dizer que se houve erro na fotometria deixando a imagem mais escura, teria que diminuir ainda mais a velocidade!
E não esqueça que cada câmera lida com o ISO de formas diferentes. Tem câmeras que trabalham muito bem com ISO de 1600. Por isso perguntei se alguém sabe como a 7D lida com 1.000... e número quebrado nunca é bom.

Ah! Luis... acho que fotometrar matricial complicado... nesse caso, como o fundo é mais claro, pode ter uma tendência a escurecer a imagem, se vc tentar zerar o fotômetro. O ideal seria pontual no tema da foto...
« Última modificação: 02 de Março de 2016, 10:48:45 por Pris WerSo »


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #18 Online: 02 de Março de 2016, 10:39:07
Boa noite, obrigado a todos pelos comentarios, a fotografia wildlife nao é um ambiente controlado, sendo assim, a posicao da ave, background,obstaculos, e etc . Nao tem jeito.


Concordo! As coisas são como são possíveis e não como queremos ou planejamos. Se der para fazer uma segunda foto com um enquadramento melhor, beleza! Se não, foi do melhor jeito que deu...
« Última modificação: 02 de Março de 2016, 10:39:39 por Pris WerSo »


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #19 Online: 02 de Março de 2016, 13:32:53
Certo! Mas isso não tem como padronizar justamente pelo o que falou... depende da quantidade de luz. Por isso te perguntei, nas condições da foto do Luis, onde já estava em abertura máxima, com uma DF de 600mm, como conseguir uma foto nítida sem mexer no ISO? Se ele baixasse para 400, teria que reduzir a velocidade para menos de 1/400. Será que seria o suficiente para manter a nitidez?
Editando para dizer que se houve erro na fotometria deixando a imagem mais escura, teria que diminuir ainda mais a velocidade!
E não esqueça que cada câmera lida com o ISO de formas diferentes. Tem câmeras que trabalham muito bem com ISO de 1600. Por isso perguntei se alguém sabe como a 7D lida com 1.000... e número quebrado nunca é bom.

Ah! Luis... acho que fotometrar matricial complicado... nesse caso, como o fundo é mais claro, pode ter uma tendência a escurecer a imagem, se vc tentar zerar o fotômetro. O ideal seria pontual no tema da foto...


sempre ouço falar do ISO "quebrado" não ser o recomendável mas alguém tem pesquisa que comprova isso? Não achei um link sobre o assunto
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #20 Online: 02 de Março de 2016, 14:14:21
sempre ouço falar do ISO "quebrado" não ser o recomendável mas alguém tem pesquisa que comprova isso? Não achei um link sobre o assunto

Lee, teve uma discussão aqui no forum e cheguei a ver um artigo sobre isso, não lembro em qual página, mas vou procurar. Basicamente, o número quebrado tem um comportamento como o ISO acima dele.


Shurichozien

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #21 Online: 02 de Março de 2016, 18:44:13

 

Curti bastante essa que está no seu flickr.

Ela nem está perfeita tecnicamente mas é mil vezes melhor. Achei muito top por conta do "clima" que ela passa pois eu dou uma brisada vendo essa imagem. Bem poética. Daquelas que prova que nitidez não é tudo. Parabéns pela imagem  :clap:

Valeu muito obrigado !


Shurichozien

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #22 Online: 02 de Março de 2016, 18:48:08
Concordo! As coisas são como são possíveis e não como queremos ou planejamos. Se der para fazer uma segunda foto com um enquadramento melhor, beleza! Se não, foi do melhor jeito que deu...

Diferente de foto de estudio, "do lado de fora" as coisas sao muito dinamicas, coloquei o ISO alto para manter a velocidade alta para nao perder o passaro, tudo é muito rapido, vi que errei em colocar a assinatura e pela subexposicao, em relacao ao enquadramento e queria saber mais sobre.
Em relacao a posicao do passaro, foi a melhor que deu.  :(


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #23 Online: 04 de Março de 2016, 02:54:57
Diferente de foto de estudio, "do lado de fora" as coisas sao muito dinamicas, coloquei o ISO alto para manter a velocidade alta para nao perder o passaro, tudo é muito rapido, vi que errei em colocar a assinatura e pela subexposicao, em relacao ao enquadramento e queria saber mais sobre.
Em relacao a posicao do passaro, foi a melhor que deu.  :(

isso é normal. Nem todo dia rende foto boa. O negócio é saber que não ta bom e esperar outra oportunidade aparecer até conseguir. Das 50 fotos que vc tirar uns 5 vão ser apresentáveis. Dessas 5 pode ser que uma seja mega premiada.

Depois de um trabalho árduo no campo, auto crítica e seleção das melhores fotos é que vc vai apresentar de verdade ao mundo e pedir avaliações aos colegas. Mostrar "o que conseguiu" não é a melhor forma de promover suas fotos.

É diferente dar o seu máximo e mostrar o seu melhor trabalho com "Foi o que deu hoje. O que acharam?"
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #24 Online: 07 de Março de 2016, 12:17:34
sempre ouço falar do ISO "quebrado" não ser o recomendável mas alguém tem pesquisa que comprova isso? Não achei um link sobre o assunto
Já li sobre isso, Lee.. Pelo que entendi o problema é que a câmera usa o ISO superior e reduz eletronicamente a exposição. Então, no caso dessa foto, o ruído apresentado é referente ao 1600 e reduzida a exp em 600. Assim sendo, seria mais interessante manter o ISO em 1600 em ganhar em exposição, ou reduzir p/ 800 e lidar com isso na Vel ou abertura..
Vou ver se acho o link e te mando.  ;)
PS.: ups .. não tinha visto tua resposta Pris.. sorry

Quanto à foto, fui de boa.. O registro é excepcional, mas a composição regular e a foto tá mesmo sub no meu ponto de vista..
« Última modificação: 07 de Março de 2016, 12:18:53 por nandoespinosa »


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #25 Online: 07 de Março de 2016, 14:02:13
Já li sobre isso, Lee.. Pelo que entendi o problema é que a câmera usa o ISO superior e reduz eletronicamente a exposição. Então, no caso dessa foto, o ruído apresentado é referente ao 1600 e reduzida a exp em 600. Assim sendo, seria mais interessante manter o ISO em 1600 em ganhar em exposição, ou reduzir p/ 800 e lidar com isso na Vel ou abertura..
Vou ver se acho o link e te mando.  ;)
PS.: ups .. não tinha visto tua resposta Pris.. sorry

Quanto à foto, fui de boa.. O registro é excepcional, mas a composição regular e a foto tá mesmo sub no meu ponto de vista..
peguei a idéia :) Entendi  :ok:
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


iuricarraro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 08 de Março de 2016, 09:12:34
Bom dia Luiz, muito legal a foto. Cores vibrantes deixam a foto mais viva, parabéns. Acho que a foto poderia estar melhor enquadrada, talvez usando a regra dos terços deixaria ela mais interessante.

Parabéns, abraço.
Nikon D7200
 +- NIKKOR 55-200mm f/4-5.6G ED IF AF-S DX VR
 +- NIKKOR 50mm f/1.8G AF-S
 +- SIGMA 17-50mm f/2.8 EX DC OS HSM FLD