Autor Tópico: Entrando no mercado (ensaios)  (Lida 4273 vezes)

Tiago C.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
Online: 02 de Março de 2016, 14:40:47
Boa tarde, pessoal
Depois de 20 anos fotografando como hobby, decidi, após meses de desemprego, tentar atuar profissionalmente. Minha ideia inicial é fazer ensaios (noivos, gestantes, crianças...) e gostaria, por favor, de pedir algumas dicas à galera que já atua nesse ramo:

- Primeiro: equipamento. Meu equipamento atual é uma Canon 5DC, a 50mm 1.8 da Canon, fisheye 15mm 2.5 da Sigma (que muito provavelmente não vou usar nesse tipo de ensaio) e flash Canon 430 EX. Que tipo de equipamento vocês acham que eu deveria incluir? Mais alguma lente? Lembrando que o orçamento é curto  :assobi:

- Que tipo de produto vocês costumam oferecer aos clientes? DVD com as fotos, fotos impressas, álbuns...? O que é mais comum?

- Como definir a duração de cada ensaio? Por tempo ou número de fotos?

- Como ainda não tenho um portfólio nesse estilo, penso em oferecer alguns ensaios gratuitos a amigos e família, para começar a ter um material para mostrar. O que acham dessa ideia?

Caso tenham alguma outra dica diferente em relação à atuação no mercado, todas serão muito bem vindas. Desde já agradeço. Obrigado e um abraço!
« Última modificação: 02 de Março de 2016, 14:53:41 por Tiago C. »


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #1 Online: 02 de Março de 2016, 15:33:03
Oi Tiago, acho que pra começar está ok, mais pra frente você pode pensar em alguns upgrades.
Eu entrego as fotos tratadas em uma pendrive, e ofereço um álbum à parte.
Os meus ensaios duram em torno de 2hs, não tenho um número definido, normalmente entrego em torno de 60 fotos.

Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 02 de Março de 2016, 15:38:32
Uma 50 mm em uma FF já é suficiente mas acho que DF como 85, 100 ou 135 fazem retratos melhores, assim como uma 28 ou 35 ajuda a fazer aquelas fotos  onde se quer o casal inserido dentro de um ambiente/paisagem.

Comece primeiro com o que tem (acho que falta um rádio flash) e depois compre uma 85 ou 100 mm, assim como uma 28 ou 35.

Nesse momento seu maior investimento precisa ser em aprendizado de edição, flash e direção de modelo, assim como na edição de fotos.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Março de 2016, 18:11:23
O mercado é a pior parte da equação, hehehe

Minha experiência pode não ser um parâmetro muito confiável mas se vc quiser saber um pouco sobre ela, eu abri um tópico aqui no fórum. Hehehe


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 02 de Março de 2016, 18:18:09

- Como ainda não tenho um portfólio nesse estilo, penso em oferecer alguns ensaios gratuitos a amigos e família, para começar a ter um material para mostrar. O que acham dessa ideia?


Tô quase no mesmo barco que você, e essa parte é essencial, inclusive nesse primeiro momento eu nem me preocuparia com os equipamentos, o que você tem já dá pra quebrar um galhão. Me preocuparia em estudar, buscar referências e pessoas para fotografar. Caso você não arranje parente ou amigo, tem alguns grupos no facebook de modelos que aceitam permuta, ou seja, você só precisa disponibilizar as fotos como forma de "pagamento", eu gosto mais dessa opção porque isso faz com que você também já treine a interação, direção e etc com pessoas que você não conhece, fotografar amigo e parente acaba deixando essa parte mais "fácil".


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Março de 2016, 09:23:10
Eu trabalho com fotografia praticamente nas horas vagas, aparece um ensaio, uma festinha, da pra fazer um dinheiro, mas ainda não é meu objetivo como profissão, ainda.
Eu tenho uma 5Dc + 50mm 1.8 que da pra fazer quase tudo, e uma 30mm 1.4 para eventos, nos ensaios externos sinto vontade de pegar uma 85mm ou a 100mm, com a 50mm eu tenho que ficar muito próximo quando fotografo crianças ou retratos, por isso acho que um bom investimento pra você seria pensar nessa lente, que é barata e fantástica combinada com a velhota FF. Depois um rádio flash para fazer uma iluminação mais criativa e se a coisa engrenar mesmo com eventos um corpo de reserva, pode ser até uma 40D.

Pra começar o equipamento que você tem serve perfeitamente, a parte de portifólio é que leva um tempo pra adquirir, nada que uma irmã, prima, filho esposa não ajude no começo :D

A parte de valores eu tbm to tentando me achar ainda, então não vou opinar, só espiar...
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Tiago C.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
Resposta #6 Online: 03 de Março de 2016, 15:02:19
Muito obrigado a todos pelas respostas. Esses grupos de permuta são uma boa ideia mesmo, Daniela, não conhecia.
A lente 85mm e o radio flash estou pensando em comprar há tempos. Suas opiniões só reforçam a vontade.
Eu tenho bastante experiência com edição, tratamento e manipulação, pois sou designer gráfico. Em relação à direção de modelos, realmente preciso praticar.
Mais uma vez obrigado e um abraço, pessoal.


Tiago C.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
Resposta #7 Online: 04 de Março de 2016, 16:03:53
Mais uma pergunta, por favor, pessoal: como vocês definem a quantidade de fotos a serem entregues? Existe uma média?


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #8 Online: 04 de Março de 2016, 16:05:55
Eu entrego em torno de 50 fotos digitais em uma pendrive.
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #9 Online: 04 de Março de 2016, 23:54:38
Meus primeiros ensaios foram feios somente com uma 5Dc e uma 50mm 1.8.
Dá pra fazer tranquilo.
Mais pra frente pense em comprar uma 28mm 1.8 (ou uma 35mm) e uma 100mm (ou 135mm).
Eu particularmente não gosto de flash em ensaios. Meu conselho seria vc usar somente luz natural.
Ao invés de pensar em equipamento agora, invista em conhecimento. Tratamento de imagens e direção de modelos. Vai fazer muito mais diferença no resultado do seu trabalho do que uma nova lente ou câmera. Pode confiar.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #10 Online: 05 de Março de 2016, 11:25:27
Ah, e quanto ao tempo de ensaio, eu não estipulo tempo.. Sempre marco pro fim da tarde, entre 16:00 e 16:30 e fotografo até a luz acabar.. Ou então até os clientes ficarem cansados. Geralmente dá entre 2 e 3 horas. Mas já aconteceu de durar 5 horas, pq começamos cedo e fomos em duas locações diferentes. Então depende..
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


leonardodemacedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 696
  • Sexo: Masculino
  • leonardodemacedo
    • Aprenda a Usar o Lightroom
Resposta #11 Online: 05 de Março de 2016, 11:52:34


Tiago C.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
Resposta #12 Online: 07 de Março de 2016, 15:56:33
Obrigado, Bruno, Renato e Leonardo  :ok:


Dorglao

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 130
Resposta #13 Online: 07 de Março de 2016, 17:01:39
Eu trabalho a pouco tempo no mercado de ensaio, venho do futebol é lá eu entregava oque o cliente pedia.

Em ensaio eu estou colocando uma média de 30 fotos tratadas.

Se o cliente for bacana e entender que as fotos não tratadas a qualidade é bem diferente eu entrego mais... mas se percebo que pode trazer problemas eu entrego no máximo 30 mesmo...

E de todos que já fiz nunca tive problema em entregar 30 fotos, e não faço que nem um fotógrafo daqui que entrega 200 mas tudo parecida rsrs 
60D / 6D / 5D Mark I / 50mm 1.8 / 17-40mm 4.0 / 70-200mm 2.8


Tiago C.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
Resposta #14 Online: 08 de Março de 2016, 15:35:30
Dorglao, e essas trinta fotos são escolhidas pelo cliente dentre todas que você fez, certo?