Autor Tópico: ERRO DE LEITURA DE ARQUIVOS RAW (NEF) NOVOS  (Lida 2129 vezes)

natangut

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 14 de Janeiro de 2017, 10:54:09
Bom dia a todos.
Estou com um problema complexo e peço ajuda.
Minha câmera é uma Nikon D610 e uso um Macbook PRO retina.
Costumo fotografar em RAW (NEF, na linguagem da Nikon) e nunca tive problema em trabalhar a pós-produção no Lightroom.
Em janeiro agora fotografei um evento e ao transferir os arquivos para o Mac como sempre faço, usando o cartão de memória diretamente nele, para minha surpresa, o Lightroom não reconheceu os mesmos, informando ser "finalização inesperada"...algumas fotos inclusive apareceram com cortes abaixo, na horizontal e as feitas com a câmera em pé, com cortes verticais, do lado direito...
O mais estranho é que arquivos NEF anteriores, feitos em 2016, abrem sem problema, sendo reconhecidos no Lightroom e no Photoshop.
Já tentei de tudo para resolver a questão: reinstalei o firmware da câmera, já desinstalei o Adobe CC todo e reinstalei os dois programas, desinstalei os programas ViewNX-i, Picture Control e Capture da Nikon e reinstalei, mas...nada! O problema continua firme e forte e eu sem recursos para resolver. Alguém poderia me ajudar? Agradeço.


matehus

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2017, 11:14:17
Chegou a testar com outro cartão? Esse parece ser o problema.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2017, 20:23:54
Boa noite.
Tenta copiar os arquivos(para um HD/SSD) pela própria digicam e/ou
algum outro leitor de cartão, se não funcionar significa que os arquivos
estão corrompidos, pode ser um problema lógico ou dano real geralmente no cartão.
O ideal é formatar o cartão na própria digicam e não no micro.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2017, 20:25:03 por Pictus »