Autor Tópico: Mac Book Core 2 Duo - Performance com LR  (Lida 6225 vezes)

bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 17 de Março de 2016, 17:21:48
Outra alternativa, que poucas pessoas tem conhecimento é fazer os temporários em um ramdisk e não no HD ou SSD. O ganho de velocidade é imenso.

Isso é novo pra mim, estou pesquisando agora... Alguam recomendação para usuários da OS X? Recomenda o uso do Terminal ou algum programa específico?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 17 de Março de 2016, 17:55:09
Isso é novo pra mim, estou pesquisando agora... Alguam recomendação para usuários da OS X? Recomenda o uso do Terminal ou algum programa específico?


Eu faço via terminal, mas tem um app chamado ultra ram disk, o vendedor é Sang Hyun Jun, custa ínfimos $0.99
É só abrir um ramdisk de uns 2 gigas e mandar o LR/PS usar esse disco para temporários. Monitore o quanto foi usado e ajuste o tamanho.

Um erro grave é usar SSD como temporário, pois isso acaba rapidinho (se bem que isso é relativo) com o SSD.

Dá para criar na mão um ramdisk no terminal, é só criar um bash script, se você tiver familiaridade com isso, eu ensino como fazer.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 17 de Março de 2016, 17:59:43
O Phase One Media Pro hoje em dia está muito ruim, eu até acredito que ele será descontinuado. Eu já pularia direto pro Capture One 9.1, que foi lançado hoje! :ok:


Não acho ruim não, pelo contrário, é rápido pra caramba, e olha que tenho algo como 140 mil imagens catalogadas nele. Não preciso do C1, já tenho excelentes editores/conversores.
« Última modificação: 17 de Março de 2016, 18:01:04 por AFShalders »


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 17 de Março de 2016, 18:13:47

Eu faço via terminal, mas tem um app chamado ultra ram disk, o vendedor é Sang Hyun Jun, custa ínfimos $0.99
É só abrir um ramdisk de uns 2 gigas e mandar o LR/PS usar esse disco para temporários. Monitore o quanto foi usado e ajuste o tamanho.

Um erro grave é usar SSD como temporário, pois isso acaba rapidinho (se bem que isso é relativo) com o SSD.

Dá para criar na mão um ramdisk no terminal, é só criar um bash script, se você tiver familiaridade com isso, eu ensino como fazer.

Legal!

Pelo que eu pude entender, o RAM Disk cria um "disco virtual" a partir da sua memória RAM, certo? Aí você pode usar essa RAM como um "Scratch Disk" nas preferências do Photoshop, certo? Só que aí eu tenho que fazer isso toda vez que for usar o Photoshop, porque esse disco é temporário, é isso? A performance é consideravelmente maior do que usar o SSD como "Scratch Disk"? Eu acho que vou fazer um teste!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #19 Online: 17 de Março de 2016, 19:02:54
Legal!

Pelo que eu pude entender, o RAM Disk cria um "disco virtual" a partir da sua memória RAM, certo? Aí você pode usar essa RAM como um "Scratch Disk" nas preferências do Photoshop, certo? Só que aí eu tenho que fazer isso toda vez que for usar o Photoshop, porque esse disco é temporário, é isso? A performance é consideravelmente maior do que usar o SSD como "Scratch Disk"? Eu acho que vou fazer um teste!


A performance é muito maior. Note que o PS sempre usa scratch disk, mesmo que você tenha uma quantidade descomunal de memoria.

Tem como criar o ramdisk ao entrar na conta e destrui-lo ao sair. Isso pode ser feito com os action scripts ou automator. Ou se quiser, nos itens de logon. Como é temporario, quando desligar, vai tudo pro espaço mesmo. Tem varios jeitos de fazer

Acho que o ideal é criar um script para chamar o PS. Ai ele criaria o ramdisk, chamaria o PS e ao sair do PS destruiria o ramdisk.
« Última modificação: 17 de Março de 2016, 19:04:15 por AFShalders »


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 17 de Março de 2016, 19:07:49

A performance é muito maior. Note que o PS sempre usa scratch disk, mesmo que você tenha uma quantidade descomunal de memoria.

Tem como criar o ramdisk ao entrar na conta e destrui-lo ao sair. Isso pode ser feito com os action scripts ou automator. Ou se quiser, nos itens de logon. Como é temporario, quando desligar, vai tudo pro espaço mesmo. Tem varios jeitos de fazer

Acho que o ideal é criar um script para chamar o PS. Ai ele criaria o ramdisk, chamaria o PS e ao sair do PS destruiria o ramdisk.

Mas deixa eu ver se entendi: O RAM Disk criado será usado como "Scratch Disk" no Photoshop, né?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 17 de Março de 2016, 19:09:29
Sim. É só configurar o PS com o nome do HD corretamente e criar o RD antes de rodar o PS


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 18 de Março de 2016, 11:33:34
Sim. É só configurar o PS com o nome do HD corretamente e criar o RD antes de rodar o PS

Putz !!! Vou ler sobre o assunto aqui.... totalmente novidade para mim!!! Por isso gosto do fórum...
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #23 Online: 18 de Janeiro de 2017, 11:47:12
desenterrando o tópico.

Pessoal, comprei um macbook pro 13" meados 2009. Core2Duo 2,53 gb 8gb Ram HDD 640.

Inicialmente comprei o note para dar de presente pro meu filho e também porque sempre tive a curiosidade em saber como é o sistema operacional tão comentado.
Como o preço estava em conta resolvi comprar.

Dúvidas se alguém puder me ajudar:

- A bateria está durando 1:15h aproximadamente. é isso mesmo? ou está abaixo do normal? Baixei um app e diz que está em meia-vida, porém no mesmo app informa que foi substituida em 2016 e com 60 ciclos. Em teoria deveria estar boa

- Nos dias atuais, ainda compensa trocar o HD por uma unidade SSD ?

- Sistema Operacional OS X  - já tentei baixar o El Capitan e Sierra mas não aceita.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #24 Online: 18 de Janeiro de 2017, 12:43:14
desenterrando o tópico.

Pessoal, comprei um macbook pro 13" meados 2009. Core2Duo 2,53 gb 8gb Ram HDD 640.

Inicialmente comprei o note para dar de presente pro meu filho e também porque sempre tive a curiosidade em saber como é o sistema operacional tão comentado.
Como o preço estava em conta resolvi comprar.

Dúvidas se alguém puder me ajudar:

- A bateria está durando 1:15h aproximadamente. é isso mesmo? ou está abaixo do normal? Baixei um app e diz que está em meia-vida, porém no mesmo app informa que foi substituida em 2016 e com 60 ciclos. Em teoria deveria estar boa

- Nos dias atuais, ainda compensa trocar o HD por uma unidade SSD ?

- Sistema Operacional OS X  - já tentei baixar o El Capitan e Sierra mas não aceita.
A bateria está velha. Precisará trocar. A minha bateria dura por volta de 2 h e o meu é 2011.

Trocar para SSD sempre compensa. Se for trocar, recomendo a família Samsung EVO 840 ou 850. São os melhores sem custar um rim.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #25 Online: 18 de Janeiro de 2017, 15:15:00
desenterrando o tópico.

Pessoal, comprei um macbook pro 13" meados 2009. Core2Duo 2,53 gb 8gb Ram HDD 640.

- Sistema Operacional OS X  - já tentei baixar o El Capitan e Sierra mas não aceita.


Tente o Mavericks.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #26 Online: 18 de Janeiro de 2017, 20:45:37

Tente o Mavericks.

já está com esse. pelo que percebi é a última versão possível de instalar.

 :ok:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #27 Online: 18 de Janeiro de 2017, 21:29:28
já está com esse. pelo que percebi é a última versão possível de instalar.

 :ok:

Deixe quieto então. O Mavericks é bem melhor que o Yosemite, principalmente nos fontes de tela.
Aplique as atualizações e relaxe. Funciona muito bem, é rápido e tremendamente estável.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #28 Online: 18 de Janeiro de 2017, 22:22:15
Deixe quieto então. O Mavericks é bem melhor que o Yosemite, principalmente nos fontes de tela.
Aplique as atualizações e relaxe. Funciona muito bem, é rápido e tremendamente estável.

sim... essa mania de querer ter sempre a última versão né?  :doh:
mas tens razão, o bichinho mesmo com 8 anos no lombo é muito mais fluido que meu pc. pena a baixa autonomia da bateria.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #29 Online: 19 de Janeiro de 2017, 12:15:04
Essa bateria não deve ser complicada de encontrar.
E nem sempre o ultimo sistema é o melhor. Não curti o sierra, muita perfumaria, poucas coisas realmente uteis em relação ao El Capitan.

Aqui, tenho El Capitan e Mavericks. Os Yosemite e Sierra foram devidamente apagados.
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2017, 12:16:09 por AFShalders »