Autor Tópico: Mac Book Core 2 Duo - Performance com LR  (Lida 6221 vezes)

dayanacordeiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 02 de Março de 2016, 17:40:29
Ei gente...boa tarde!

Eu tenho aqui um iMac com processador i5 na homeoffice que recebe a maioria do meu fluxo de trabalho.
E tenho tbm um notebook Dell Inspiron i3 (4gb de RAM e 1tb de HD) que comprei pra usar quando precisasse trabalhar fora de casa. Porém, ele não me atendeu bem, não aguentou. É muito lento e programas como o LR e o PS não tiveram boas performances.

Eu tô pensando em trocá-lo por um Mac Book Core 2 Duo 13' - 2,53 GHZ, 8gb RAM e HD 500gb.
Vocês acham que vale à pena? Será que o Mac Book vai me servir, mesmo tendo esse processador mais antigo?

 :( :ponder:

Desde já, agradeço!
« Última modificação: 02 de Março de 2016, 17:55:53 por dayanacordeiro »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Março de 2016, 20:42:42
Disso eu entendo... heheheheh... Apenas invista num SSD e essa máquina lhe atenderá. Tenho um. Se deixar HD terá problemas de desempenho.

Existem formas de trocar o drive de DVD interno por uma baia onde você ainda pode aproveitar esse HD de 500Gb.
« Última modificação: 02 de Março de 2016, 20:43:40 por cfcsosa »


rafaelx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 03 de Março de 2016, 08:46:03
Tenho um modelo desse e me atende. A única diferença é que coloquei um SSD, que por sinal faz bastante diferença.

Uma desvantagem dos modelos mais antigos é o suporte a monitores mais novos, com resolução 4k por exemplo e formatos "ultra" " super" wide.

abs


dayanacordeiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #3 Online: 03 de Março de 2016, 10:56:12
Muito obrigada gente!!!

Então...só não entendi uma coisa.. pra colocar o SSD eu teria que tirar o DVD então né? Não conseguiria gravar DVDss, é isso né? Precisaria ter um gravador externo. Mas acho que mesmo assim valeria a pena...

Então... eu tenho esse Macbook em vista que tá custando R$ 1.800,00. Vocês acham que eu gastaria quanto pra colocar o SSD? Onde eu mando fazer isso??
 :)


sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 03 de Março de 2016, 11:42:18
Você tem 2 opções:

Trocar o HD primário (onde está instalado o OSX) por um SSD ou deixar o HD primário e instalar o SSD no lugar do Drive de DVD.

Eu sugeriria trocar o HD primário por um SSD pra ter um ganho representativo de desempenho. Caso opte por deixar o HD convencional, instalando apenas o PS e LR no SSD (que seria colocado no lugar do DVD) eu não sei se o ganho de desempenho é tão grande assim... Talvez os colegas possam responder.

E, sim, tirando o drive interno de DVD, você precisaria de um drive externo, mas isso e barato.

O custo de um SSD de 240gb é em torno de R$450 a R$500 e com relação à mão de obra, não sei se as autorizadas Apple fazem isso. Com meu MBP anterior eu fiz sozinho =P
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


dayanacordeiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #5 Online: 03 de Março de 2016, 11:54:22
Massa! Entendido.

Outra coisa.. vcs acham melhor comprar esse Macbook Pro Core 2 Duo e colocar o SSD ou comprar um Macbook Air Core i5 (HD 500gb, 4gb memória)??
Acabei de encontrar esse AIR no mesmo preço.


sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 03 de Março de 2016, 15:42:44
Se não me engano, com o Air não tem como trocar o HD por um SSD (que é o que irá proporcionar o maior ganho de desempenho)...
« Última modificação: 03 de Março de 2016, 15:44:13 por sandir.leonardo »
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 03 de Março de 2016, 16:27:25
Massa! Entendido.

Outra coisa.. vcs acham melhor comprar esse Macbook Pro Core 2 Duo e colocar o SSD ou comprar um Macbook Air Core i5 (HD 500gb, 4gb memória)??
Acabei de encontrar esse AIR no mesmo preço.

No Air não dá.

Tive um Macbook white core 2 duo e simplesmente troquei o hd por um ssd e deixei o gravador de dvd.
Depois fiz o mesmo com um MacBook Pro i5.
« Última modificação: 03 de Março de 2016, 16:29:06 por AFShalders »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 03 de Março de 2016, 21:58:45

Você tem 2 opções:

Trocar o HD primário (onde está instalado o OSX) por um SSD ou deixar o HD primário e instalar o SSD no lugar do Drive de DVD.

Eu sugeriria trocar o HD primário por um SSD pra ter um ganho representativo de desempenho. Caso opte por deixar o HD convencional, instalando apenas o PS e LR no SSD (que seria colocado no lugar do DVD) eu não sei se o ganho de desempenho é tão grande assim... Talvez os colegas possam responder.

E, sim, tirando o drive interno de DVD, você precisaria de um drive externo, mas isso e barato.

O custo de um SSD de 240gb é em torno de R$450 a R$500 e com relação à mão de obra, não sei se as autorizadas Apple fazem isso. Com meu MBP anterior eu fiz sozinho =P
Eu também fiz sozinho. Coloquei um SSD 250 GB Samsung 850 EVO no local do HD primário e retirei o DVD e coloquei um outro HD de 1 TB.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


dayanacordeiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #9 Online: 17 de Março de 2016, 11:25:21
Acabei comprando o Macbook Pro Core 2 Duo mesmo, mas foi outro.
Ele veio com um HD menor, de 250gb. Aí eu troquei por um SSD de 240gb,
A memória dele é de 4gb e eu queria aumentar.. o máximo que ele aguenta é 8gb???

Qual vcs me indicam colocar? O meu diz que aceita módulo de memória 1067 Mhz DDR3. Mas to achando muita com 1333 Mhz no ML. Quase nada de 1067.

Outra coisa... mesmo depois de trocar pro SSD a velocidade de processamento na hora de exportar os arquivos, parece que continuou a mesma.. bem devagar..rs.. É normal?

Porém... achei que ele me atende beeeeeeeeem mais do que o Dell i3..rs.



ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 17 de Março de 2016, 12:05:20
Olá, li recentemente no campo de suporte do site da Adobe sobre SSD e performance LR, tem um link que leva para um site que fez alguns comparativos interessantes, ao final a conclusão é que o maior ganho de velocidade foi com o uso de um SSD + instalação do LR e manutenção do catálogo e cache neste SSD... foi melhorado o tempo para edição, processamento dos ajustes, etc...

Na matéria não foi encontrado um aumento significativo de velocidade ao deixar o RAW no SSD ou em um outro HD interno.

A velocidade de exportação também não sofreu muita influência com o SSD.

Abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #11 Online: 17 de Março de 2016, 12:30:36
Acabei comprando o Macbook Pro Core 2 Duo mesmo, mas foi outro.
Ele veio com um HD menor, de 250gb. Aí eu troquei por um SSD de 240gb,
A memória dele é de 4gb e eu queria aumentar.. o máximo que ele aguenta é 8gb???

Qual vcs me indicam colocar? O meu diz que aceita módulo de memória 1067 Mhz DDR3. Mas to achando muita com 1333 Mhz no ML. Quase nada de 1067.

Outra coisa... mesmo depois de trocar pro SSD a velocidade de processamento na hora de exportar os arquivos, parece que continuou a mesma.. bem devagar..rs.. É normal?

Porém... achei que ele me atende beeeeeeeeem mais do que o Dell i3..rs.

A exportação e a importação (se vc fizer conversão para dng) não vai ter diferença, é questão de processamento, mas no resto faz.

Veja se seu macbook é o 2010, com placa de video 320m. É o mesmo modelo que uso e você pode colocar até 16gb nele, mas é difícil encontrar memória 1066 por aí, as minhas comprei na owc :ok:


dayanacordeiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #12 Online: 17 de Março de 2016, 13:32:35
A exportação e a importação (se vc fizer conversão para dng) não vai ter diferença, é questão de processamento, mas no resto faz.

Veja se seu macbook é o 2010, com placa de video 320m. É o mesmo modelo que uso e você pode colocar até 16gb nele, mas é difícil encontrar memória 1066 por aí, as minhas comprei na owc :ok:

Isso, o meu é o mesmo do seu!

Sobre a importação e exportação, com aumento da RAM não vai melhorar então né? Que chato... :(((
Mas acredito que ele rode mais programas ao mesmo tempo sem engasgar.. to raciocinando certo?

O que é OWC???


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 17 de Março de 2016, 16:59:57
Sinceramente não vai fazer muita diferença se usar 8 ou 16 gigas. O problema não é falta de memória, e sim a ineficiencia do LR.

Use um catalogador a sério, como o Phase One Media Pro e porgramas alternativos como o novo Affinity Photo e Affinity Design. Aí seu computador irá voar.

Outra alternativa, que poucas pessoas tem conhecimento é fazer os temporários em um ramdisk e não no HD ou SSD. O ganho de velocidade é imenso.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 17 de Março de 2016, 17:17:53
Use um catalogador a sério, como o Phase One Media Pro e porgramas alternativos como o novo Affinity Photo e Affinity Design. Aí seu computador irá voar.

O Phase One Media Pro hoje em dia está muito ruim, eu até acredito que ele será descontinuado. Eu já pularia direto pro Capture One 9.1, que foi lançado hoje! :ok:

https://www.youtube.com/watch?v=XBgbMbY9FX8