Autor Tópico: Filmagem - DSLR Nikon D3200  (Lida 6426 vezes)

Napa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
  • https://scontent.fbfh1-2.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/12
Online: 29 de Abril de 2016, 10:21:51
Fala pessoal? Sou novo no fórum então se estiver postando no lugar errado me corrijam por favor...
Recentemente comprei uma D3200 (câmera de entrada da Nikon), e pra fotos eu to pegando o jeito bem rápido (sou iniciante em fotografia). Porém também gravo vídeos, e gostaria de algumas dicas de vídeo nessa câmera (configs, etc).
Gravei alguns videos há alguns dias, e quando eu os executava na máquina, vendo no visor, a imagem era perfeita, porém quando vi no PC, a imagem não estava com ruidos nem nada, mas estava escura demais.
O que posso fazer pra melhorar isso?
(Configs manuais, lentes, outras configs, etc).
« Última modificação: 29 de Abril de 2016, 10:22:33 por Napa »
Nikon D3200 / Nikkor 18-55mm 3.5-5.6 VR II / Nikkor 35mm 1.8G
www.500px.com/naapaa


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Maio de 2016, 08:18:48
Qual lente está sendo utilizada ?
Canon 80D + Sigma Art 18-35 f/1.8


Napa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
  • https://scontent.fbfh1-2.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/12
Resposta #2 Online: 02 de Maio de 2016, 08:21:50
Então amigo, é a lente do kit mesmo, uma 18-55mm VR (4-5.6). Sei que é uma lente escura, mas será que é mais influência da lente mesmo, ou dá pra dar um jeito? (porque se aumenta o ISO a imagem estoura toda kk')
Se for lente, saberia me indicar alguma um pouco mais clara pra videos (e que dê, claro, pra usar pra fotos tbm) e que não seja tão cara?
Nikon D3200 / Nikkor 18-55mm 3.5-5.6 VR II / Nikkor 35mm 1.8G
www.500px.com/naapaa


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Maio de 2016, 08:26:42
Cara, ainda vão te responder aí pessoas que possuam mais conhecimento, mas já tentou aumentar a abertura e ver como fica ? No meu quarto, com 2 softbox, deixo a abertura aproximadamente em 5.6 e 60 FPS e pra mim fica ok.
Tem que testar... A sua filmagem é na rua ? em casa ?

A melhor lente depende do tipo de vídeo que você vai fazer. Se for estilo vlog, que as pessoas gostam de desfocar o fundo, uma 50mm é a mais indicada, como eu tenho canon, não sei qual 50tinha te indicar.
Canon 80D + Sigma Art 18-35 f/1.8


Napa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
  • https://scontent.fbfh1-2.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/12
Resposta #4 Online: 02 de Maio de 2016, 08:51:34
Então cara, a minha procuro deixar no mais aberto que a lente deixa rs', é uma filmagem de produto, dentro da empresa.
Nikon D3200 / Nikkor 18-55mm 3.5-5.6 VR II / Nikkor 35mm 1.8G
www.500px.com/naapaa


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Maio de 2016, 09:26:48
Você está usando softbox, sombrinha difusora, alguma coisa ?

Utilizar luz natural é complicado!!
Canon 80D + Sigma Art 18-35 f/1.8


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 02 de Maio de 2016, 23:37:22
No menu da sua câmera, tente achar uma opção chamada "SETUP MENU"; nessa opção você pode controlar a iluminação do visor da sua câmera. Talvez sua câmera esteja em "Auto", isso pode dificultar sua avaliação quando estiver analisando sua imagem pela câmera.

Quando fotografo, sempre deixo em "Manual", e "0". Para o "Picture Control", uso o "Standard" customizado de uma maneira que já acostumei a "ver" na minha câmera e não ter surpresas na hora que transfiro o arquivo para o computador.

Recentemente descobri que você pode aplicar o "Picture Control" também nas gravações de vídeo, mas essas são definitivas; ou seja: são gravadas diretamente no arquivo. Para a gravações de vídeo, instalei o Flaat_10 e o Flaat_11 (http://www.similaar.com/foto/flaat-picture-controls/index.html) — e tenho gostado muito. O Flaat_10 é interessante para situações onde a cena é mais escura e o ISO um pouco mais alto, e o Flaat_11 funciona perfeitamente quando a iluminação é mais suave e o ISO baixo. :ok:


Napa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
  • https://scontent.fbfh1-2.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/12
Resposta #7 Online: 02 de Maio de 2016, 23:51:27
Você está usando softbox, sombrinha difusora, alguma coisa ?

Utilizar luz natural é complicado!!

Agora estou esperando chegar um "mini studio" que comprei pela internet. Vou testar e ver os resultados.
Nikon D3200 / Nikkor 18-55mm 3.5-5.6 VR II / Nikkor 35mm 1.8G
www.500px.com/naapaa


Napa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
  • https://scontent.fbfh1-2.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/12
Resposta #8 Online: 02 de Maio de 2016, 23:52:44
No menu da sua câmera, tente achar uma opção chamada "SETUP MENU"; nessa opção você pode controlar a iluminação do visor da sua câmera. Talvez sua câmera esteja em "Auto", isso pode dificultar sua avaliação quando estiver analisando sua imagem pela câmera.

Quando fotografo, sempre deixo em "Manual", e "0". Para o "Picture Control", uso o "Standard" customizado de uma maneira que já acostumei a "ver" na minha câmera e não ter surpresas na hora que transfiro o arquivo para o computador.

Recentemente descobri que você pode aplicar o "Picture Control" também nas gravações de vídeo, mas essas são definitivas; ou seja: são gravadas diretamente no arquivo. Para a gravações de vídeo, instalei o Flaat_10 e o Flaat_11 (http://www.similaar.com/foto/flaat-picture-controls/index.html) — e tenho gostado muito. O Flaat_10 é interessante para situações onde a cena é mais escura e o ISO um pouco mais alto, e o Flaat_11 funciona perfeitamente quando a iluminação é mais suave e o ISO baixo. :ok:

Pois é, na verdade algumas configs da Nikon são bem confusas. Como uso o Flaat_10?
Nikon D3200 / Nikkor 18-55mm 3.5-5.6 VR II / Nikkor 35mm 1.8G
www.500px.com/naapaa


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 03 de Maio de 2016, 00:04:11
Pois é, na verdade algumas configs da Nikon são bem confusas. Como uso o Flaat_10?

Acho que existe uma curva de aprendizado, tudo que eu preciso consigo achar no menu da minha câmera tranquilamente. ;)

Acabei de ver no site que não é compatível com a D3200! :no:

Tentei ver o Cineflat (é outro que eu uso), e também só é compatível a partir da D5xxx. :(

Tente usar o "Neutral" que vem com a câmera, e também configurar a iluminação da tela. Vá ajustando, filme, olhe na tela, passe pro computador, e veja se condiz com o que você viu na tela; vá ajustando conforme necessário. É meio trabalhoso, mas vale a pena.


Napa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
  • https://scontent.fbfh1-2.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/12
Resposta #10 Online: 03 de Maio de 2016, 08:01:08
Acho que existe uma curva de aprendizado, tudo que eu preciso consigo achar no menu da minha câmera tranquilamente. ;)

Acabei de ver no site que não é compatível com a D3200! :no:

Tentei ver o Cineflat (é outro que eu uso), e também só é compatível a partir da D5xxx. :(

Tente usar o "Neutral" que vem com a câmera, e também configurar a iluminação da tela. Vá ajustando, filme, olhe na tela, passe pro computador, e veja se condiz com o que você viu na tela; vá ajustando conforme necessário. É meio trabalhoso, mas vale a pena.

É, imagino que vai dar um pouco de trabalho mesmo rsrs'
Mas muito obrigado por hora, vcs ajudaram bastante!  :D
Nikon D3200 / Nikkor 18-55mm 3.5-5.6 VR II / Nikkor 35mm 1.8G
www.500px.com/naapaa


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 03 de Maio de 2016, 12:07:44
É, imagino que vai dar um pouco de trabalho mesmo rsrs'
Mas muito obrigado por hora, vcs ajudaram bastante!  :D

Ah, só mais uma coisa que pode te ajudar: você pode ajustar a exposição (curva, cores, contraste, HUE, saturação, etc.) no Premiere ou DaVinci Resolve, por exemplo. Claro que sem a flexibilidade de um arquivo RAW, mas pode ser útil.
« Última modificação: 03 de Maio de 2016, 12:07:56 por bfscf »


Napa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
  • https://scontent.fbfh1-2.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/12
Resposta #12 Online: 03 de Maio de 2016, 14:17:05
Ah, só mais uma coisa que pode te ajudar: você pode ajustar a exposição (curva, cores, contraste, HUE, saturação, etc.) no Premiere ou DaVinci Resolve, por exemplo. Claro que sem a flexibilidade de um arquivo RAW, mas pode ser útil.

Belezera! Vou ver o que consigo fazer por hora  8-)
Obrigado!
Nikon D3200 / Nikkor 18-55mm 3.5-5.6 VR II / Nikkor 35mm 1.8G
www.500px.com/naapaa


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #13 Online: 09 de Maio de 2016, 13:38:12
Eu recomendo vc a dar uma olhada no curso de filmagem com DSLR da EduK, que é excelente. Aproveita que eles estão dando 7 dias grátis, então dá pra fazer bem tranquilo o curso e depois cancelar a assinatura sem pagar nada.
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.