Autor Tópico: Fotografando casamento sozinho. Que tipo de iluminação utilizar?  (Lida 12960 vezes)

lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Post polêmico :fight: rsrs

Eu já fotografo casamentos sozinho e sei que cada um tem um ponto de vista com relação a fotografar um casamento sem um segundo fotógrafo e  sem assistente. Porém gostaria que o post não progredisse sobre esse assunto, pois o foco aqui é justamente a melhor forma de fotografar um casamento sozinho utilizando flash e outros recursos.

Nas entradas, vocês tem alguma técnica?
Utilizam flash rebatido, mini difusor no flash speed light, flash direto?

Aguardo ansioso os comentários de vocês e espero que o post renda muito conhecimento.

Obrigado e até logo.  :snack:


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #1 Online: 04 de Março de 2016, 14:15:10
Não uso flash na cerimônia, apenas na festa.



Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #2 Online: 04 de Março de 2016, 15:13:07
Não uso flash na cerimônia, apenas na festa.

Aí só pra quem tem câmera e lentes top, pra poder subir ISO sem granular e sem perder nitidez!

Post polêmico :fight: rsrs

Eu já fotografo casamentos sozinho e sei que cada um tem um ponto de vista com relação a fotografar um casamento sem um segundo fotógrafo e  sem assistente. Porém gostaria que o post não progredisse sobre esse assunto, pois o foco aqui é justamente a melhor forma de fotografar um casamento sozinho utilizando flash e outros recursos.

Nas entradas, vocês tem alguma técnica?
Utilizam flash rebatido, mini difusor no flash speed light, flash direto?

Aguardo ansioso os comentários de vocês e espero que o post renda muito conhecimento.

Obrigado e até logo.  :snack:

Fiz um (o primeiro) consideravelmente simples e quase morri de cansaço... Sem falar que não consegui pegar tudo!
Mas usei um flash sempre em cima da câmera difusor tipo caixinha direto no flash...
Pela minha câmera (Canon T5) e a lente usada (18-55mm) acho que não ficou tão ruim!
https://flic.kr/s/aHskpPCfCB


IMG_1818.jpg by André Gomes, no Flickr


IMG_1921.jpg by André Gomes, no Flickr


IMG_1845.jpg by André Gomes, no Flickr
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Março de 2016, 15:22:05
Eu faço ele fora da câmera, acionado via rádio, sem modificadores, com um assistente.

Aliás, faço quase todos os eventos assim. Em todo o tempo.
Priscilla e Marcos - 0239 by Mike Castro, no Flickr
Priscilla e Marcos - 0512 by Mike Castro, no Flickr
Luara e Luiz - 0438 by Mike Castro, no Flickr
Luara e Luiz - 0349 by Mike Castro, no Flickr


________________________________________________


Essa questão de iluminação é um tanto particular.

O Humberto Yoji, por exemplo, domina o flash rebatido com maestria. Faz uma iluminação muito suave, diametralmente oposta à luz que gosto de usar, dura e concentrada, rsrsrsrsrs

Tem os caras que usam LED, tem o pessoal do iso 10 mil, rsrsrs

Vc tem que ver o que mais te agrada.

 :ok: :ok:


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 04 de Março de 2016, 15:22:39
Tenho sido adepto a luz de Led em meus eventos noturnos. Recepção de casamento faço quase que exclusivamente com led. Mas em alguns momentos da recepção e da cerimônia, posso usar um flash rebatido tb.


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #5 Online: 04 de Março de 2016, 15:38:54
Vlw gente por ajudar. Só foto massa hein? hehe..

Estou pensando em um mini soft box no flash, usar ele em cima da sapata e em determinados momentos retirar o soft box e usar rebatido nas paredes e no teto. O que acham? Alguém tem experiência com o mini softbox?


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #6 Online: 04 de Março de 2016, 15:53:19
Depende do casamento, se for de dia a céu aberto deixo o flash na mochila hahahaha
Mas na maioria das vezes uso rebatido em alguma coisa, seja parede, teto ou rosto do padre  ;)


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #7 Online: 04 de Março de 2016, 16:14:50
No flash!  :D

A técnica é usar a luz disponível.

Se o casal decidir casar numa caverna ou se acabar a luz, leva uns leds e tripé e faz a sua luz.

Sem flash você consegue um resultado muuuuito mais natural (sem sombras artificiais e/ou reflexos na pele) e consegue ficar mais invisível também.  ;)

Sem ter que ficar pensando no flash/luz, você consegue ficar livre para captar os melhores momentos.  ;)

exemplos de casamentos noturnos, sem flash:













Tem muito mais lá no meu site e blog:

www.vinibrandini.com.br

« Última modificação: 04 de Março de 2016, 16:16:48 por viniciustb »


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #8 Online: 04 de Março de 2016, 16:41:46
No flash!  :D

A técnica é usar a luz disponível.

Se o casal decidir casar numa caverna ou se acabar a luz, leva uns leds e tripé e faz a sua luz.

Sem flash você consegue um resultado muuuuito mais natural (sem sombras artificiais e/ou reflexos na pele) e consegue ficar mais invisível também.  ;)

Sem ter que ficar pensando no flash/luz, você consegue ficar livre para captar os melhores momentos.  ;)




Ótimas fotos sem flash amigo, porém não é o momento, pois não tenho Full Frame hehe
« Última modificação: 04 de Março de 2016, 16:42:29 por lindoerle »


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #9 Online: 04 de Março de 2016, 16:55:13

Ótimas fotos sem flash amigo, porém não é o momento, pois não tenho Full Frame hehe

E quem disse que isso é problema ?


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #10 Online: 04 de Março de 2016, 16:59:33
E quem disse que isso é problema ?

Como vou fazer um casamento a noite, com iso limitado até 1600 e lente 50mm em f1.8 ?  8-) rsrs  :ponder:
« Última modificação: 04 de Março de 2016, 17:00:10 por lindoerle »


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #11 Online: 04 de Março de 2016, 17:06:55
Como vou fazer um casamento a noite, com iso limitado até 1600 e lente 50mm em f1.8 ?  8-) rsrs  :ponder:

Se você já está fazendo casamentos (como disse no tópico inicial) o básico é investir numa fullframe.

Não é muito difícil achar 5D MK II ou D700 na faixa de R$ 3.000 - 3.500.

Eu considero câmera full frame para quem fotografa profissionalmente com pouca luz uma ferramenta obrigatória.

Se não der para comprar agora aluga uma para fazer o trabalho. Vale a pena, eu juro.  :ok:


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #12 Online: 04 de Março de 2016, 17:15:26
Se você já está fazendo casamentos (como disse no tópico inicial) o básico é investir numa fullframe.

Não é muito difícil achar 5D MK II ou D700 na faixa de R$ 3.000 - 3.500.

Eu considero câmera full frame para quem fotografa profissionalmente com pouca luz uma ferramenta obrigatória.

Se não der para comprar agora aluga uma para fazer o trabalho. Vale a pena, eu juro.  :ok:

Eu não gostaria de entrar nessa questão de equipamento rsrsrs  :hysterical:

Na verdade, faço um ótimo trabalho com o meu equipamento e flash. Tenho em mente que não vou fotografar sem flash e por isso gostaria de melhorar a qualidade da luz que uso.

Não pretendo comprar full frame, pois terei que repassar o valor para os clientes e o meu preço ficará inviável.
Não cobro barato demais, cobro até um pouco mais que meus concorrentes diretos, mas não posso subir se não fico sem clientes, emprego, dinheiro etc rsrs


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #13 Online: 04 de Março de 2016, 18:13:28
5d mk2 por esse preço é usada, né? Eu particularmente não gosto de comprar nada usado.


Sobre aumentar o preço pq comprou um equipamento melhor, na opinião isso é tremendo absurdo. Ninguém tem nada a ver com isso.
É o mesmo absurdo de uma loja cobrar mais caro em um produto se você quiser pagar com cartão de crédito. Não obriguei o dono a colocar máquina de cartão, mas colocou pra não perder venda e o cliente não é obrigado a pagar para a loja lucrar mais ainda.
« Última modificação: 04 de Março de 2016, 18:14:08 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #14 Online: 04 de Março de 2016, 18:15:21
Eu não gostaria de entrar nessa questão de equipamento rsrsrs  :hysterical:

Na verdade, faço um ótimo trabalho com o meu equipamento e flash. Tenho em mente que não vou fotografar sem flash e por isso gostaria de melhorar a qualidade da luz que uso.

Não pretendo comprar full frame, pois terei que repassar o valor para os clientes e o meu preço ficará inviável.
Não cobro barato demais, cobro até um pouco mais que meus concorrentes diretos, mas não posso subir se não fico sem clientes, emprego, dinheiro etc rsrs

Entendi!

Coloca o seu site para os colegas verem o trabalho que você já faz.  :)