Autor Tópico: Fotografando casamento sozinho. Que tipo de iluminação utilizar?  (Lida 13071 vezes)

andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #30 Online: 05 de Março de 2016, 08:40:48
Sim, só o iate que ainda não encontrei um que me agrade :hysterical: , mas sempre compro tudo novo...  ;D
« Última modificação: 05 de Março de 2016, 08:41:22 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #31 Online: 05 de Março de 2016, 11:29:56
Em casamentos, eu tento sempre não usar flash. Vou até ISO 6400. Se mesmo assim estiver escuro, coloco o flash na câmera e rebato se o teto for baixo, tentando aproveitar o máximo da luz natural (iso até uns 3200) e completando com o flash rebatido, em TTL. Eu fotografo com a câmera em manual.
Se o teto for muito alto ou as paredes (e teto) não forem brancos, aí eu coloco o flash na sapata e viro pra frente mesmo. Mas sempre colocando ISO alto e aproveitando o máximo a luz natural, para que o flash seja somente um preenchimento do primeiro plano, e não a luz principal.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #32 Online: 05 de Março de 2016, 11:31:11
Sim, só o iate que ainda não encontrei um que me agrade :hysterical: , mas sempre compro tudo novo...  ;D

Mas a partir do momento que você usou um pouco, aí fica usado. Então dá na mesma.
Só faz diferença comprar novo no primeiro dia de uso, o resto é igual  :hysterical: :hysterical:
Pra descontrair...
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #33 Online: 05 de Março de 2016, 11:37:50
Em casamentos, eu tento sempre não usar flash. Vou até ISO 6400. Se mesmo assim estiver escuro, coloco o flash na câmera e rebato se o teto for baixo, tentando aproveitar o máximo da luz natural (iso até uns 3200) e completando com o flash rebatido, em TTL. Eu fotografo com a câmera em manual.
Se o teto for muito alto ou as paredes (e teto) não forem brancos, aí eu coloco o flash na sapata e viro pra frente mesmo. Mas sempre colocando ISO alto e aproveitando o máximo a luz natural, para que o flash seja somente um preenchimento do primeiro plano, e não a luz principal.

Isso aew parceiro.. meu caso é iso 800 a 1600. Pretendo usar flash pra frente com modificador. Estou pensando em fazer um mini softbox caseiro. O que acha? Tem alguma opção melhor? Tem também o rebatedor, porém não gosto da luz que ele produz, quase direta.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #34 Online: 05 de Março de 2016, 12:22:26
Mas a partir do momento que você usou um pouco, aí fica usado. Então dá na mesma.
Só faz diferença comprar novo no primeiro dia de uso, o resto é igual  :hysterical: :hysterical:
Pra descontrair...
Exato. Por isso só compro novo na loja. Nem se for usado 1 dia só. Sou desconfiado demais. Se a pessoa está vendendo dps de tão pouco tempo alguma coisa errada PODE ter. Casa construo, carro na concessionária, produtos na loja, etc
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #35 Online: 05 de Março de 2016, 12:55:00
Exato. Por isso só compro novo na loja. Nem se for usado 1 dia só. Sou desconfiado demais. Se a pessoa está vendendo dps de tão pouco tempo alguma coisa errada PODE ter. Casa construo, carro na concessionária, produtos na loja, etc

Seu filho de uma mãe  :fight: Me ajuda aew mah  :hysterical:

Dê sua opinião rsrs  :assobi:

Iso 800 a 1600 com flash... conselhos.. conselhos..  :D


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #36 Online: 05 de Março de 2016, 13:09:14
Seu filho de uma mãe  :fight: Me ajuda aew mah  :hysterical:

Dê sua opinião rsrs  :assobi:

Iso 800 a 1600 com flash... conselhos.. conselhos..  :D
Rsrsrs
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #37 Online: 05 de Março de 2016, 13:18:20
Minha experiência: Ainda tenho pego poucos trabalhos e trabalho sozinho. Meu primeiro casamento (para um amigo) foi durante o dia e usei só uma t2i e uma 50 1.8. A sorte é que foi durante o dia e numa lugar aberto.
Evento à noite, lugar mal iluminado e lentes escuras não tem jeito. NMHO, é muito complicado.

Hoje, continuo sozinho, mas fotografo também uma 5d I. Lógico que gosto muito de luz natural mas nem sempre dá pra fotografar só com ela. Se o lugar é bem iluminado, aí é facil. Mas se não, uso flash rebatido pra preencher. Penso num futuro posicionar flash's em tripés em locais estratégicos (entrada da igreja, altar) ou arranjar o assistente. pra mim, isso é primordial.
Pra minha fotografia, poder usar ISO mais altos e manter o ambiente com uma luz muito suave e usando o máximo da iluminação do lugar é o que eu gosto.
Meu objetivo são lentes melhores e mais rápidas e equipamentos que me permitam captar melhor luz natural do evento.

Quando você começa a fotografar com cameras que limitam você no ISO e lentes escuras, força sua evolução na iluminação.
Não tem muito segredo quanto à isso: É teste e resultado. Põe um flash direto. Não gostou, rebate. Não gostou, poe um tripé. Não gostou, assistente com vareta no alto. E assim você vai encontrar a luz que ti agrada.

Sobre FF e crop, nada tenho contra a t2i. Mas realmente como os outros dizem, é um caminho sem volta.



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.755
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #38 Online: 05 de Março de 2016, 13:43:55
Teto é sua ultima alternativa e mesmo assim incline a cabeça para tras.
Rebata nas paredes laterais ou atras de vc.

E nem importa a cor da parede ou do teto, bota em raw e corrige o color cast na pós.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #39 Online: 05 de Março de 2016, 13:44:45
Seu filho de uma mãe  :fight: Me ajuda aew mah  :hysterical:

Dê sua opinião rsrs  :assobi:

Iso 800 a 1600 com flash... conselhos.. conselhos..  :D
Tinha respondido mas a mensagem no foi enviada, então lá vai

Como tenho uma simples T5, às vezes arrisco ISO em 1600 mas o máximo tolerável é 800.
Sobre o flash, apesar de muita gente parecer ter medo ou ser avesso, inclusive aqui no post, é uma ferramenta indispensável para fotografia, seja durante o dia, com pouca, ideal ou muita luz. E quem diz o contrário é porque não sabe utilizá-lo.
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #40 Online: 05 de Março de 2016, 13:54:14
Exato. Por isso só compro novo na loja. Nem se for usado 1 dia só. Sou desconfiado demais. Se a pessoa está vendendo dps de tão pouco tempo alguma coisa errada PODE ter. Casa construo, carro na concessionária, produtos na loja, etc

Cara, a maioria das minhas coisas eu comprei usado. E nunca tive problema. Sério, nem 1 vez.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #41 Online: 05 de Março de 2016, 13:55:33
Teto é sua ultima alternativa e mesmo assim incline a cabeça para tras.
Rebata nas paredes laterais ou atras de vc.

E nem importa a cor da parede ou do teto, bota em raw e corrige o color cast na pós.


Boa tarde amigão do peito...  :D

Me diz como é esse esquema de inclinar cabeça pra trás.. fiquei curioso hehe :) O que acha de um mini softbox? è massa? No aguardo.


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #42 Online: 05 de Março de 2016, 13:57:25
Isso aew parceiro.. meu caso é iso 800 a 1600. Pretendo usar flash pra frente com modificador. Estou pensando em fazer um mini softbox caseiro. O que acha? Tem alguma opção melhor? Tem também o rebatedor, porém não gosto da luz que ele produz, quase direta.

Esses modificadores que encaixam no flash eu já testei uns softboxes, difusores, etc. E não vi diferença nenhuma.
Pra fazer diferença significativa o modificador tem que ser grande. Luz suave significa fonte de luz grande.
E realmente, se for rebater o flash, aponte um pouco para trás ou para alguma parede lateral, para que a luz não venha somente de cima. Rebater somente no teto faz sombra embaixo dos olhos e no pescoço.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #43 Online: 05 de Março de 2016, 14:01:41
Teto é sua ultima alternativa e mesmo assim incline a cabeça para tras.
Rebata nas paredes laterais ou atras de vc.

E nem importa a cor da parede ou do teto, bota em raw e corrige o color cast na pós.

O grande problema das paredes coloridas é que se tiver alguma outra fonte de luz, parte da pessoa fica de uma cor e parte de outra cor.. E isso é muito difícil de corrigir na pós.
Dando um exemplo.. Recentemente fiz um casamento em que na igreja tinha uma cruz no teto, e essa cruz era contornada por uma luz negra, um troço meio lilás (que ideia infeliz, sério mesmo...  :no:). Resultado: noivos, padre, convidados, todo mundo com o rosto bem iluminado e o topo da cabeça lilás. Deu MUITO trabalho pra deixar "menos pior"..
Ás vezes acontece isso, vc rebate o flash em uma parede verde, e a pessoa fica com metade do rosto amarelo e metade verde.  :D
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #44 Online: 05 de Março de 2016, 14:10:09
Cara, a maioria das minhas coisas eu comprei usado. E nunca tive problema. Sério, nem 1 vez.
Eu sei. Você e mais um monte de gente. Eu deixei bem claro que é uma coisa bem minha mesmo. Bobeira pessoal. Aquela máxima de cada doido com suas manias...
« Última modificação: 05 de Março de 2016, 14:10:27 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm