Autor Tópico: Assistente de Fotografia  (Lida 1430 vezes)

erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Online: 04 de Março de 2016, 15:18:56
Olá, em breve começarei a usar um assistente nos meus serviços, antes era minha esposa, R$50,00 reais a hora + alimentação e eventuais gastos com locomoção é pouco? Lembrando que o perfil do assistente será entre iniciante e intermediário, que está querendo ganhar experiência,  para me ajudar com a iluminação e tirar algumas fotos também, a pós ficará comigo. Por favor não atirem pedras pelo valor que citei visto que é uma primeira sugestão e levem em conta também que está cada vez mais difícil alguém conseguir trabalho como assistente de fotografia, ainda mais recebendo alguma coisa. :D


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Março de 2016, 15:32:33
Olá, em breve começarei a usar um assistente nos meus serviços, antes era minha esposa, R$50,00 reais a hora + alimentação e eventuais gastos com locomoção é pouco? Lembrando que o perfil do assistente será entre iniciante e intermediário, que está querendo ganhar experiência,  para me ajudar com a iluminação e tirar algumas fotos também, a pós ficará comigo. Por favor não atirem pedras pelo valor que citei visto que é uma primeira sugestão e levem em conta também que está cada vez mais difícil alguém conseguir trabalho como assistente de fotografia, ainda mais recebendo alguma coisa. :D

Amigo, tudo bem?

Eu acho que inserindo esse valor dentro de um contexto fica mais fácil de analisar, entende?

Por exemplo... eu, como você, no começo contava com a ajuda da minha namorada. Hoje em dia ela ainda me ajuda algumas vezes, mas como ela também tem seus compromissos, comecei a buscar outras alternativas. Já tive assistência de duas pessoas diferentes, ambos já fotógrafos com bom conhecimento, e eu também já os conhecia. Das vezes que tive a ajuda dos dois, algumas vezes foram apenas para projetos pessoais. Antes dos projetos, eu explicava que era para portfólio (ou seja, não estava sendo pago para isso), explicava o projeto e perguntava se eles tinham a disponibilidade e vontade de me ajudar. Metade das vezes paguei o valor simbólico de 100 reais + custos de transporte e alimentação, e a outra metade eles aceitaram me ajudar de graça. Quando consegui alguns trabalhos remunerados, entrei em contato novamente com eles, oferencendo o valor de 10% do valor total do trabalho.

Enfim... no seu caso, se você quiser achar algum assistente com menos conhecimento para te ajudar em projetos pessoais, acho legal abrir o jogo e arcar apenas com as despesas de transporte e alimentação. Caso você esteja sendo pago pelo trabalho, acho justo cobrar um valor conforme o valor do trabalho que irá realizar, pois não acho legal você estar ganhando por um trabalho, e o assistente, não.

No final das contas, a melhor coisa mesmo é ser honesto sobre sua postura e claro sobre o valor; e mais importante ainda: encontrar alguém com quem tenha afinidade de trabalhar. :ok:
« Última modificação: 04 de Março de 2016, 15:39:29 por bfscf »


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #2 Online: 04 de Março de 2016, 15:53:09
Caso você esteja sendo pago pelo trabalho, acho justo cobrar um valor conforme o valor do trabalho que irá realizar, pois não acho legal você estar ganhando por um trabalho, e o assistente, não.

Então bfscf, obrigado pela resposta, serão trabalhos remunerados, o valor R$50,00 (hora) + alimentação e transporte, foi usado como exemplo, mais quero saber qual é um valor justo? Um aniversário 15 anos por exemplo, se eu cobrar R$1400,00, quanto pagaria a um assistente mais para ajudar na iluminação?


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Março de 2016, 16:38:23
Então bfscf, obrigado pela resposta, serão trabalhos remunerados, o valor R$50,00 (hora) + alimentação e transporte, foi usado como exemplo, mais quero saber qual é um valor justo? Um aniversário 15 anos por exemplo, se eu cobrar R$1400,00, quanto pagaria a um assistente mais para ajudar na iluminação?

É um cálculo complicado, porquê é muito pessoal. Mas uma base interessante para ser levada em consideração é esse cálculo de 10%. Se o trabalho custar R$ 1.400, o justo seria pagar R$ 140 + despesas. É pessoal, porquê você precisa entender que no final, o valor do seu trabalho vai ser de R$ 1.260. Naturalmente, quando você tem mais recursos, o custo é repassado no valor final. No exemplo que você passa, você iria cobrar R$ 1.560.

Eu, particularmente, acho que não pode ser uma boa ideia cobrar por hora. Isso pode complicar o fluxo do trabalho: você vai ficar preocupado, o assistente vai pensar mais no dinheiro do que te ajudar, etc. Ainda mais você que está pensando em chamar algum assisnte pra evento... você sabe como são eventos, às vezes atrasam, às vezes precisa ficar um pouco mais... Enfim, novamente, acho que o jeito é ser claro quando for contratar alguém para te ajudar, a pior coisa é ter alguém que está lá apenas pra ganhar uns trocados e que não tem flexibilidade pra lidar com esse tipo de dinâmica.

E lembre-se: sempre pague o assistente logo após o trabalho. Ou pague 60% antes, e 40% depois do trabalho acabado. Quem está contratando o serviço dele é você, e não importa pra ele se a pessoa que você está prestando serviço já te pagou ou não. :ok:

Não sei se você entende inglês, mas tem um workshop do Zack Arias que já inclusive recomendei aqui no Mundo Fotógrafico, chamado "Foundations of a Working Photographer with Zack Arias" do CreativeLive. Nele existe um módulo que ele explica muito bem como lidar mais com essa parte administrativa do dinheiro. Se não me engano é no terceiro dia, o último módulo — mas eu recomendo ver o workshop inteiro.

Outra leitura interessante é essa série de posts: http://blog.geraldogarcia.com/index.php/2009/05/como-cobrar-por-servicos-fotograficos-introducao/
« Última modificação: 04 de Março de 2016, 16:41:16 por bfscf »


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #4 Online: 04 de Março de 2016, 23:30:40
Valeu bfscf pela dica do workshop do Zack Arias, quanto a pagar o dia ao invés da hora, concordo que realmente é o melhor, com relação ao valor do assistente, vai ser embutido no valor do orçamento. Agradeço as dicas... espero ser o mais justo possível. Abraços