Autor Tópico: 10 mitos sobre a Regra dos Terços  (Lida 5955 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.796
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #30 Online: 11 de Março de 2016, 08:09:44
O artigo tem bons exemplos como o arabesque e aquele da diferença de contraste.

Mas esses exemplo da Annie Leibovitz, da Monalisa e do Bourguereau são extremamente forçados.
Fica evidente que pegaram um padrão e encaixaram na foto, ao invés de analisar se a foto segue realmente algum padrão.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #31 Online: 11 de Março de 2016, 10:48:17
E eu sou cético porque considero fotografia uma arte, não uma ciência. Consigo entender quando uma imagem tem um apelo visual por ser bem proporcionada, mas não ao ponto de obedecer uma regra hiper intricada que te faz parecer mais um engenheiro do que um fotógrafo.

E, por ser uma atividade abstrata e subjetiva (diferentemente de ciência que não funciona na base de opiniões), algumas fotos cagam todas as regras possíveis e ainda conseguem ter um apelo visual sem nenhuma explicação racional. E o pior, outras pessoas podem ter um julgamento totalmente diferente. Fotografia e arte não são baseados na razão, é só uma questão de gosto pessoal e o valor que você atribui a cada imagem, não de alguma regra universal usada por milênios.

Olha... É normal pensar assim. Provavelmente vc nunca teve aula de artes, desenho/pintura então fica complicado mesmo discutir.

Eu desenhei a vida inteira. Muito antes de começar a tirar foto. Conheço as regras de composição desde lá trás. Queira ou não muito se deve à pintura. É de lá que vem os ensinamentos que são usadas na fotografia hoje em dia.

Enfim... Vc enfiou palavras na boca do autor, distorceu o texto e entrou com achismos. Eu e outros usuários já provamos que ela não falou nada do que vc quis passar neste tópico... má fé já começa por aí.

Por mim nem vale a pena continuar com isso. Continue aí firme e forte com a sua querida e única regra dos terços. Boa sorte  :ok:



"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #32 Online: 11 de Março de 2016, 18:19:41
 :snack:


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 11 de Março de 2016, 23:51:53
Uhm...

1. "Você não estudou o que eu estudei, eu poderia atacar seus argumentos, mas prefiro atacar sua falta de credenciais"

2. "Existem princípios que não precisam de provas, nós só precisamos seguir eles de forma dogmática porque foi assim que me ensinaram na escola"

3. "E tenho dito! Não vou mais falar nada, fim de conversa"


Não ensinam boas regras de debate na escola de arte, eu acho  :no:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #34 Online: 12 de Março de 2016, 00:51:20
Que tópico interessante, hein galera? Nao sei se é porque eu já to muito doido. Só sei que eu to curtindo.

Mas ó: Já usei a regra dos terços, confesso! :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #35 Online: 13 de Março de 2016, 23:55:36
Ué não é pra deixar a gradezinha no lcd da câmera huahuahauhauhauha


Roberto Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 17 de Março de 2016, 17:29:38


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #37 Online: 17 de Março de 2016, 19:36:43
Alguem ai tem foto autoral que foi devidamente planejada? Falo daquela foto que foi milimetricamente pensada, que tudo está ali porque deveria estar, se utilizando de alguma regra, linha ou sei lá oq!

Queria ver exemplos de pessoas reais (e "próximas")!  :snack:
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.796
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #38 Online: 18 de Março de 2016, 08:34:55
Me bati com outro artigo desse cara no Petapixel e os comentários não eram nenhum pouco favoráveis ao novo artigo e ao antigo.
Ai fui conferi esse artigo no original http://petapixel.com/2016/01/30/10-myths-about-the-rule-of-thirds/

E para variar os comentários são bem melhores que o próprio artigo, inclusive postaram que a foto da Leibovitz foi pensada para ser uma capa dessas que desdobra.
E as 3 paginas individuais caem na regra dos terços.
Agora tenho certeza que o autor pegou as fotos e saiu aleatoriamente criando linhas para tentar justificar a composição.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #39 Online: 18 de Março de 2016, 13:01:01
Isso não anula o fato que existem formas de composição que vão muito além da regra dos terços.  :hysterical:

Existe uma explicação pra ser agradável aos olhos e nem sempre seguir a mesma regra pra todos os trabalhos. As explicações são dos mais variados tipos. Existem inúmeras harmonizações, etc. É esse o principal lado que o artigo explora.

Assim como na análise da autora, essa estruturação de 3x regras do terço quase nenhuma linha bate tbm certinho nos mesmos pontos. Assim como o colega ali falou as linhas passam de forma meio aleatória. Na texta, queixo, olhos... O argumento para descreditar a análise se aplica aí tbm
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.796
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #40 Online: 18 de Março de 2016, 13:44:06
Mas não me entenda errado, eu acharia uma ótima leitura um artigo sobre composição além da regra dos terços. Apenas esse é que não me pareceu bem feito.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 18 de Março de 2016, 14:04:21
Isso não anula o fato que existem formas de composição que vão muito além da regra dos terços.  :hysterical:

Mas anula o que o autor do texto disse.

E só lembrando que ele não só usa essa regra inventada das linhas diagonais para analisar fotos, mas ele recomenda o uso dela para criar novas imagens que seriam teoricamente melhores do que fotos criadas com regras mais simples:



Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #42 Online: 18 de Março de 2016, 14:25:43
Ultimamente as pessoas adoram ensinar o que não conseguem fazer, vide vários workshops que vemos por aí :assobi:


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #43 Online: 18 de Março de 2016, 17:43:37
Mas anula o que o autor do texto disse.

E só lembrando que ele não só usa essa regra inventada das linhas diagonais para analisar fotos, mas ele recomenda o uso dela para criar novas imagens que seriam teoricamente melhores do que fotos criadas com regras mais simples:



pra mim não anula. entendo que é uma análise "in depth". Queira ou não regra dos terços é uma das mais básicas e não é a única. Outras composições possuem suas explicações assim como essa regra tem a sua pra entendermos pq achamos as fotos bonitas e harmoniosas

não é apenas pq tem essa regra que simplesmente deixa a foto bem feita. Até pq nem toda foto que respeita a regra dos terços é boa. Exemplos não faltam.

Tem gente que acha que já virou fotógrafo só porque tem bokeh+terços hehe
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 18 de Março de 2016, 19:15:39
lee.  Você tem um site? Flickr ou Fanpage no Face para eu ver seus trabalhos? Posta aqui