Autor Tópico: 10 mitos sobre a Regra dos Terços  (Lida 5802 vezes)

edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Online: 07 de Março de 2016, 20:05:52
« Última modificação: 07 de Março de 2016, 20:06:05 por edugandolfe »


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.133
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Março de 2016, 20:32:21
Já tinha lido, é muito bom!!!


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 08 de Março de 2016, 10:17:20
Ia postar agora esse artigo, Edu! Legal... espero que o pessoal que comenta no Corredor passe por aqui e leia esse artigo... estou um pouco cansada dessa história de "a foto poderia estar melhor se estivesse na regra dos terços"... bah!


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 08 de Março de 2016, 10:44:06
“Levei anos para apagar o dano que a regra dos terços causou nas minhas composições. Eu costumava posicionar o assunto de um lado ou de outro, sem levar em consideração a imagem como um todo

Esse eh o problema da maioria dos fotografos.

Na verdade tudo se resume em harmonia. Vc nao precisa decorar todas essas tecnicas e fazer as fotos plenadas de maneira que siga elas conscientemente (apesar de assim tambem poder caso queira). Eh preciso apenas olhar a imagem como um todo e achar harmonia visual nela e contexto de elementos.

Observe (eu disse observe e nao somente veja) muitas obras de mestres das artes visuais (eu disse mestres e nao aquele fotografo do Flicker que vc acha as fotos legalsinhas), por muito tempo, se possivel anos, e com muita frequencia, se prossivel quase diariamente. E vc naturalmente estara percebendo tais paterns de elementos e sua hamonia sem precisar saber regras.

Eh preciso apenas treitar os olhos e confiar no que os seus olhos sentem, sem influencias de "como se faz".

Muitos fotografos tendem a gostar e querer seguir regras pq a maioria dos fotografos gostam de tecnicidade. Muitos na verdade se interecam por fotografia pelos inumeros aspectos tecnicos que existe para ser abordado sobre cameras, lentes, iluminacao, etc. (e acabam empurrando isso para a propria fotografia em si).

Mas seguir especificacoes tecnicas em fotografia, ao meu ver, no ponto de vista expresivo e criativo, eh igual colorir ou desenhar por numeros.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #4 Online: 08 de Março de 2016, 10:59:02
“Levei anos para apagar o dano que a regra dos terços causou nas minhas composições. Eu costumava posicionar o assunto de um lado ou de outro, sem levar em consideração a imagem como um todo

Esse eh o problema da maioria dos fotografos.

Na verdade tudo se resume em harmonia. Vc nao precisa decorar todas essas tecnicas e fazer as fotos plenadas de maneira que siga elas conscientemente (apesar de assim tambem poder caso queira). Eh preciso apenas olhar a imagem como um todo e achar harmonia visual nela e contexto de elementos.

Observe (eu disse observe e nao somente veja) muitas obras de mestres das artes visuais (eu disse mestres e nao aquele fotografo do Flicker que vc acha as fotos legalsinhas), por muito tempo, se possivel anos, e com muita frequencia, se prossivel quase diariamente. E vc naturalmente estara percebendo tais paterns de elementos e sua hamonia sem precisar saber regras.

Eh preciso apenas treitar os olhos e confiar no que os seus olhos sentem, sem influencias de "como se faz".

Perfeito Croix! :ok:

Eu acredito que TODAS as regras apenas foram criadas para explicar a harmonia que vemos em determinadas imagens, sejam elas fotos ou telas. Você não precisa enxergar as regras, decorar e saber sobre elas, precisa enxergar essa harmonia e consequentemente as estará aplicando!

E claro que para isso voltamos a velha pergunta de como conseguir isso e pra velha resposta de ter que estudar :assobi:

Essas "regras" citadas por ele terão o mesmo efeito que a regra dos terços para alguém que não consegue tirar proveito dela.

Fotografia não é receita de bolo, é um processo de aprendizagem que leva anos, que incorpora sua visão pessoal e cultural e, principalmente, suas experiências.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #5 Online: 08 de Março de 2016, 11:00:20
Eu devo ser um analfabeto ...


Pra mim isso é alguém tentando explicar matematicamente o que passa longe de ser matemática.



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 08 de Março de 2016, 11:02:21
Eu devo ser um analfabeto ...


Pra mim isso é alguém tentando explicar matematicamente o que passa longe de ser matemática.



Eu também, pra mim esse exemplo e os outros com "raiz quadrada" forçaram a barra.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #7 Online: 08 de Março de 2016, 11:13:35
Raiz de 5 e raiz de 4 (que por sinal é igual a 2 :ponder: ) é só uma maneira matemática de tentarem justificar a harmonia antes comentada. Tb considero besteira esse tipo de analogia, mas tem gente que passa a vida estudando esses números em obras de arte.

A verdade é que o ser humano enxerga padrões e associa com coisas que conhece, e todas essas regras citadas tem padrões e formas perceptíveis. É como olhar pro céu e ver estrelas ou olhar pro céu e ver uma constelação em forma de caranguejo, por exemplo.


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #8 Online: 08 de Março de 2016, 13:27:28
Pois eu sou cego.


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Março de 2016, 21:03:32
Por coincidência eu tinha visto um documentário sobre e Annie Leibovitz antes de ver esta matéria, que contém várias fotos dela, acabei achando no Youtube e com legendas  :ok:


https://www.youtube.com/watch?v=kDnDPXIo6Co


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
Resposta #10 Online: 08 de Março de 2016, 23:45:19
eu recomendo a leitura desse livro

http://www.saraiva.com.br/o-poder-dos-limites-harmonias-e-proporcoes-na-natureza-arte-e-arquitetura-4077447.html

O poder dos Limites

do Gyorgy Doczi

é uma explicação impressionante sobre a matemática na natureza e nas artes


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #11 Online: 09 de Março de 2016, 08:26:57
Que massa! Muito boa dica, vale a leitura!  :ok:
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #12 Online: 10 de Março de 2016, 01:07:53
um artigo que todos deveriam ler

tem gente levando como um dogma a regra dos terços. Ela é uma das regras mais primárias que se tem e é um ótimo recurso pra iniciante como a matéria fala...

Tem que lembrar que há muitas outros tipos de composições e tudo depende da harmonia que vc atinge com a foto. Perfeito  :fight:

Quem sabe assim alguns se soltam um pouco mais... exploram um pouco mais!
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 10 de Março de 2016, 06:50:39
Eu devo ser um analfabeto ...


Pra mim isso é alguém tentando explicar matematicamente o que passa longe de ser matemática.



Pra mim isso é alguém vendo padrão onde não existe. Eu posso pegar qualquer imagem, desenhar um monte de linhas em cima e escrever um parágrafo de termos técnicos pra convencer o leitor de que a maluquice faz sentido.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #14 Online: 10 de Março de 2016, 09:15:31
Existe um padrao mas nao em todas as linhas. Na verdade em apenas 3 linhas.

A linha diagonal que vai do Braco ate o joelho.

a segunda linha horizontal de cima para baixo. E a segunda de cima para baixo.

Vc acha  um ou outro mais padroes mas em partes bem mais curtas das linhas, como o Braco dele segurando a cobra.

Mas essaes padroes matematicos para buscar alinhamento estetico vem desde a era dos Gregos e arabes, principalmente em arquitetura.

Veja esse documentario quando vc tiver tempo, e vc vera em uma parte onde fala da arquitetura usando os padroes esteticos matematicos.

https://www.youtube.com/watch?v=PM8HnvuKbAo