Autor Tópico: pagar por cursos de fotografia ou encontrar de graça no youtube?  (Lida 1457 vezes)

adribr1

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
OI, vim aqui com esta duvida q talvez ja tenha passado por sua cabeça assim como passa na minha sempre quando vejo ofertas de curso com preço salgado. :shock:
 Eu queria tanto fazer uma graduaçao na area, mas uns 800 reais por mes pra finalizar em dois anos e meio eu poderia comprar uma boa camera no fim das contas, neah?! ;)
Acontece  que  fiquei desempregada e mesmo q quizesse tavez nao consiguiria pagar ate o fim :aua:
...dai tem aqueles cursinhos a parte que custam aqui na regiao uns 500 reais pra tres meses so de photoshop...ou uns 3mil pra um outro de 3 meses so que uns  dizem q é bom e outros q falam mal(que nao vou falar o nome da instituicao pra nao queimar ja q é bem conhecida no Brasil todo).  :o
Estava olhando no youtube q tem uns canais q ensinam de tudo na area da fotografia..nunca parei pra assistir..so alguns gratuitos online q tem em uns sites q na qual aprendi muito :D e aparece amigos q falam q nao prfecisa de curso nem de material no inicoo vai com a vcara e a coragem cobra a preço de banana e depois se cresce com o tempo...so q cansei de ouvir em cursos q nao se deve cobrar barato..
E vc o que faria? ou ja fez e acha q é uma boa escolha pra entrar de vez na area...


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #1 Online: 16 de Março de 2016, 00:29:58
um curso bom eu acho que se aprende muito,mas ai eh de cada um.Tem gente que nw consegue assimilar,nw procura ler para compreender,nw se organiza em nada,assistem milhares de videos de equipamentos,mas nw focam na fotografia.Eu,acho bem complicado dominar em pouco tempo,tudo relacionado a fotografia,luzes,etc..depois disso,ainda ha os programas de edicao,entre outras coisas.Ai pelo relato do povo,tem a parte de gestao que eh complicado,marketing,etc...mas enfim,tudo se aprende sim,se tiver vontade.Mas vale lembrar que entre aprender e ficar bom realmente para ganhar grana com trabalhos,leva tempo!Eu aprendi muito com os videos do youtube,foruns,sites.Se vc eh uma dessas que tem sede de aprender e ja sabe um pouco,acesse tudo qt eh coisa,mas se programe,nw fique vendo videos de equipamentos primeiro e tenha a mente aberta para opnioes/conselhos..
Conheco um cara,que alem de teimoso,ele se acha o bambambam.Fotos de fotografos famosos e tal,pra ele tudo eh simples e facil de fazer,mas nem certeza de como desfocar o fundo ele tinha!Soh fala em comprar e comprar,quer tirar fotos da esposa e ta ate cuidando da roupa que ela tem q usar,mas nem sabe ainda o que quer fazer e nem o que levar de equipamento kkkkkkkk
Nao desanime,tudo se encaminhara,estude muito.Boa sorte
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #2 Online: 16 de Março de 2016, 01:01:50
Muitos workshops e mini cursos de um um ou dois meses ensinam o básico do básico. Costumam ser bem superficiais em algumas áreas e são mais práticos que teóricos. Como vc mesma falou, vai ter que caçar por aí palestras, workshops e cursos dos mais variados tipos pq um só não ensina tudo o que vc precisa.

A faculdade é completa tanto na parte teórica quanto na prática. Por ser acadêmica ela vai te dar uma base teórica bastante forte (que muitos amadores e até mesmos os profissionais da área não querem nem saber). Acho um ponto positivo.

Vai do que vc quer. Dá uma olhada na grade curricular de uma faculdade e procure por livros, cursos pequenos, canais de youtube, artigos, etc que cubram tudo o que uma faculdade tem a oferecer  :fight: Só que tem que tomar cuidado pra não pegar muita abobrinha por aí :/

Tem um curso gratuito do MOMA (Museu de Arte Moderna) online q vc pode conferir aqui
https://www.coursera.org/learn/photography/home/welcome

problema é que ta tudo em inglês. Até mesmo a bibliografia que eles recomendam. Se isso não for barreira... é um prato cheio  :fight:


"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 17 de Março de 2016, 22:20:39
Sou muito mais ir no YouTube e depois que estiver em nível intermediário, fazer WS.

Também tem a EduK que tem bons cursos.
« Última modificação: 17 de Março de 2016, 22:21:08 por Thales Souto »
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #4 Online: 18 de Março de 2016, 07:53:20
R$800,00 só? Aqui no Rio, na Estácio, está R$1600 mais ou menos...Estou brincando, 800,00 também é brabo... Acho que o ideal é balancear entre cursos presenciais, workshops e palestras e complementar o conhecimento com videos na internet, tutoriais e livros. Se for pesado pagar um curso mais completo, procure por cursos que trabalham por módulos, você faz o módulo que te interessa, geralmente sai mais em conta. :ok:


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #5 Online: 18 de Março de 2016, 09:17:28
No Youtube e não apenas nele, mas na internet como um todo, há diversos cursos gratuitos bons, porém, acho que o que deve pesar na hora da escolha é a disciplina de quem vai aprender - se você separar um período do dia para o curso e todos os dias quando chegar naquele horário você sentar-se na frente do computador, ok, vai funcionar, mas se você não tiver disciplina, tenha certeza que você vai ficar arrastando o tempo e nada de concluir.

Por outro lado, um curso presencial dá um contato literalmente físico com o curso, a possibilidade de interação e a possibilidade de ver dúvidas de outros alunos, que podem sanar dúvidas suas também.

Pensando num modelo ideal, acho que os dois juntos seria muito bom. Pensando em economia, internet.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 18 de Março de 2016, 09:38:44
Vai muito do seu perfil: tem pessoas que estudam sozinho, outras preferem estar em grupos, outros necessitam da sala de aula presencial, já há aqueles que assimilam melhor online e por aí vai...

Pelo que descreveu, no momento em que está vivendo, não é uma questão de escolha, mas sim do que é possível... então aproveite para ler e ler o que puder na Internet, tem muita coisa boa, muita coisa ruim também... com o tempo vai adquirir capacidade para filtrar os conteúdos... se já tem equip. ok, se não procure algo usado que te dará possibilidade de começar a treinar, faça saídas fotográficas sozinho ou em grupo - parques municipais, pontos turísticos de sua cidade, etc... fotografe e fotografe muito.... aplicando os conhecimentos do que irá ler....


Quanto a questão de cobrar muito, pouco, clientela, etc... aí é outro tema para estudo... ver qual a realidade de sua região, etc... Se puder aguardar até ter mais conhecimento, melhor.... evita os erros de iniciante e criar um portfólio e uma imagem negativa... idealmente tente ser auxiliar de fotógrafo ou em estúdio - aprenderá muito, inicialmente sem retorno, mas depois aparecerão as indicações e trabalhos...
Como sugestão, tente ficar em uma zona mediana de preço, ofereça serviço de qualidade, cative o cliente com extras, etc...


É isso e boa sorte.
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #7 Online: 19 de Março de 2016, 02:13:37
No Youtube e não apenas nele, mas na internet como um todo, há diversos cursos gratuitos bons, porém, acho que o que deve pesar na hora da escolha é a disciplina de quem vai aprender - se você separar um período do dia para o curso e todos os dias quando chegar naquele horário você sentar-se na frente do computador, ok, vai funcionar, mas se você não tiver disciplina, tenha certeza que você vai ficar arrastando o tempo e nada de concluir.

Por outro lado, um curso presencial dá um contato literalmente físico com o curso, a possibilidade de interação e a possibilidade de ver dúvidas de outros alunos, que podem sanar dúvidas suas também.

Pensando num modelo ideal, acho que os dois juntos seria muito bom. Pensando em economia, internet.
2x!!!!Qh ha interesse se aprende.Ensinei um cara ai,mais de 1 ano,explicando e mostrando na pratica...ai numa saida a noite,coloca iso 8.000...passado tanto tempo,fica perdidao,vai mexer na abertura e muda velocidade..vai mudar velocidade,muda abertura...sempre diz q nw tem tempo,mas fica vendo videos de equipamentos,jogando game no celular,etc...

Fomos em um mesmo local para treinar,ai lembrou da configuracao da vez passada e setou na camera...isso eh preguica,nw quer colocar a cachola para funcionar!!!


Enfim,tem que ter disposicao,ler,assistir,treinar.De nada adiantara pagar curso se nw tiver disciplina
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #8 Online: 21 de Março de 2016, 20:16:52
Fechando


abriu 2 tópicos e não apareceu mais.
 >:(