Autor Tópico: Dolar recuando, quase na hora de comprar.  (Lida 5639 vezes)

adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #15 Online: 09 de Março de 2016, 16:34:34
Comprei spedlight yongnuo a algum tempo e fui taxado.

Apenas um speedlight? Acabou saindo muito mais caro do que no mercadolivre ou ainda valeu a pena?
Jurava que a caixa de um flash, tão pequena, passasse despercebida.


Rapaz, se não pergunto aqui antes ia empenhar uma grana lá e sabe Deus quanto talvez  fosse pagar de impostos.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #16 Online: 09 de Março de 2016, 16:41:21
Ainda saiu mais barato, pouca coisa mas saiu. :ok:
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #17 Online: 09 de Março de 2016, 16:48:12

Já pensou se eu compro as duas tochas que pretendia?

Consigo ver eu chegando nos correios e o cara me dizendo "Bem, seus itens foram taxados, o valor deu um pouco alto, por isso trouxemos aqui um corretor de imóveis e uma pessoa do cartório para que você possa fazer a transferência da sua casa para o nome da Receita Federal."
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #18 Online: 09 de Março de 2016, 16:50:02
Já pensou se eu compro as duas tochas que pretendia?

Consigo ver eu chegando nos correios e o cara me dizendo "Bem, seus itens foram taxados, o valor deu um pouco alto, por isso trouxemos aqui um corretor de imóveis e uma pessoa do cartório para que você possa fazer a transferência da sua casa para o nome da Receita Federal."
:hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #19 Online: 09 de Março de 2016, 18:05:30
Aliexpress?
Já reserva o dobro do valor gasto para pagar a taxa + R$ 12 dos Correios.

Fui taxado na semana passada por uma compra de 20 dólares (produto + frete) e o remetente era PF.



Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.135
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 09 de Março de 2016, 18:20:04
No ano passado comprei uma objetiva Canon FD 50mm por U$23 que, com o frete, saiu por aproximadamente U$40. Quando fui buscar havia uma taxa de R$612, sendo 60% de imposto federal e 40% de estadual. Entrei com um recurso mostrando que era uma lente fora de linha e anexei todos os meus comprovantes, inclusive a fatura do cartão. Simplesmente sequer houve uma resposta e a lente foi devolvida ao vendedor, que inclusive me mandou uma mensagem perguntando se devia enviar novamente. Este é o país em que vivemos, há de se arrecadar bastante impostos para se roubar mais!!!  :aua: :aua: :aua:


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #21 Online: 09 de Março de 2016, 18:43:07
Aliexpress?
Já reserva o dobro do valor gasto para pagar a taxa + R$ 12 dos Correios.

Fui taxado na semana passada por uma compra de 20 dólares (produto + frete) e o remetente era PF.

Caramba!!!

Muito obrigado pelo aviso e compartilhamento de experiência de vocês.

Neste caso, acredito que a melhor opção (talvez não a melhor, mas a mais barata) seja comprar de vendedores do mercadolivre, mas negociando por fora. Muitos deles têm lojas virtuais e negociam mais barato por fora (causa da comissão de venda cobrada pelo mercadolivre) como por exemplo o já conhecido Lucas Lapa.

16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #22 Online: 09 de Março de 2016, 18:48:58
No ano passado comprei uma objetiva Canon FD 50mm por U$23 que, com o frete, saiu por aproximadamente U$40. Quando fui buscar havia uma taxa de R$612, sendo 60% de imposto federal e 40% de estadual. Entrei com um recurso mostrando que era uma lente fora de linha e anexei todos os meus comprovantes, inclusive a fatura do cartão. Simplesmente sequer houve uma resposta e a lente foi devolvida ao vendedor, que inclusive me mandou uma mensagem perguntando se devia enviar novamente. Este é o país em que vivemos, há de se arrecadar bastante impostos para se roubar mais!!!  :aua: :aua: :aua:

Caramaba, Bretas!!! Que sacanagem! Aqui no meu estado (Pará) são cobrados 17% de imposto estadual. Um roubo, igualmente a essa cobrança de 60%

Eu também acho isso, o governo precisa de grana, devem ter contratado até mais funcionários pra fiscalizar as encomendas.


Outra alternativa talvez seja o velho pedido a algum conhecido que more fora ou que esteja em viagem.

Como disseram no inicio do tópico o dólar fechou mesmo á R$ 3,69
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #23 Online: 09 de Março de 2016, 21:37:28
No ano passado comprei uma objetiva Canon FD 50mm por U$23 que, com o frete, saiu por aproximadamente U$40. Quando fui buscar havia uma taxa de R$612, sendo 60% de imposto federal e 40% de estadual. Entrei com um recurso mostrando que era uma lente fora de linha e anexei todos os meus comprovantes, inclusive a fatura do cartão. Simplesmente sequer houve uma resposta e a lente foi devolvida ao vendedor, que inclusive me mandou uma mensagem perguntando se devia enviar novamente. Este é o país em que vivemos, há de se arrecadar bastante impostos para se roubar mais!!!  :aua: :aua: :aua:

Por isso que eu rezo para esse governo de merda ir para o inferno o quanto antes.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #24 Online: 09 de Março de 2016, 23:31:30
Prezados:
Tenho comprado pequenas coisinhas no AliExpress: adaptadores step-up, estojos de filtros, baterias de reserva, etc. Nada com custo superior a US$ 30,00.
A taxação está generalizada mesmo, e o que é pior, sem critério.
Dois exemplos:
- comprei uma bateria para minha câmara Nikon D5300 e não fui taxado; como gostei do produto, porque era de boa qualidade, dois meses depois comprei uma segunda bateria e esta vez sim, fui taxado.
- comprei dois estojos de filtros (só os estojos) pelo valor de U$$ 5,60 e fui taxado em R$ 80,00 (!!!); depois comprei um conjunto de filtros coloridos por US$ 25,00 que vinham nos mesmos dois estojos que comprei antes e... pasmem... não fui taxado.
E assim... tenho outras histórias.
O detalhe importante é que quando taxam, o valor mínimo que eles consideram é de US$ 10,00. Não importa se o valor declarado do produto é menor que US$ 10,00.
Conclusão a que cheguei: o único caso em que, mesmo sendo taxado, ainda vale a pena comprar no AliExpress é se o valor do produto é de em torno de US$ 10,00, porque nesse caso o custo total é de U$$ 20,00 (produto+taxa) e isso geralmente continua sendo menor do que o preço de loja aqui (moro em Porto Alegre).
Às vezes me pergunto se o custo da burocracia de arrecadação não deve ser próximo do valor arrecadado...
Luis
PS: Compartilhem suas dicas sobre este assunto... está muito interessante
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 10 de Março de 2016, 12:10:58
Recentemente eu fiz algumas compras no Aliexpress e Ebay e o "comportamento" da Receita foi o seguinte:

1 Flash Ring + 1 SteadyCam comprados no mesmo dia, de vendedores diferentes no Aliexpress: O Flashring veio sem ser taxado, e inclusive chegou antes do que o Steadycam, que foi taxado porém com valor inferior ao que paguei. Paguei US$70, o vendedor declarou US$30, eles consideraram US$40...

1 captador de baixo (comprei pra um amigo) comprado no Ebay também foi tributado. Foi pago US$20, declarado US$10 e tributado por esses mesmo US$10.

As minhas dicas são: quando eu compro mais de um produto do mesmo vendedor, procuro agrupar as compras em lotes de US$30 (quando são coisas pequenas) pois além de o vendedor normalmente declarar um preço menor, você diminui a visibilidade, principalmente pelo tamanho do pacote...
Quando a compra é de valor alto (acima de US$50) além de pedir pro vendedor declarar um preço menor, eu recomendo orar pra que o fiscal da receita esteja num dia benevolente quando a minha encomenda passar pelas mãos dele.
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #26 Online: 10 de Março de 2016, 12:32:13


É, parece que só vale o risco se for nesse patamar de preço. Imagina fazer como eu pensava: comprar tocha e softbox. Poderia ser premiado e acabar pagando mais do que comprar aqui (e ainda esperar quase 2 meses pra encomenda chegar.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #27 Online: 10 de Março de 2016, 14:00:16

Prezados:
Eu ainda esqueci de mencionar no meu comentário anterior que tem que torcer para que o agente não taxe por um valor SUPERIOR ao custo do produto.
É isso que eu considero abusivo: não me nego a pagar o imposto sobre o valor que realmente paguei pelo produto, mas ser taxado em R$ 80,00 por algo que custou (de verdade) apenas US$ 5,60 é injusto.
Aliás, já ser taxado por algo de pouco valor (US$ 5,00 a US$ 10,00... ou um limite razoável que poderia ser fixado pela Receita Federal) é injusto e talvez inútil, porque provavelmente o que se arrecada serve apenas para pagar os custos da arrecadação.
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #28 Online: 10 de Março de 2016, 14:14:49
Prezados:
Eu ainda esqueci de mencionar no meu comentário anterior que tem que torcer para que o agente não taxe por um valor SUPERIOR ao custo do produto.
É isso que eu considero abusivo: não me nego a pagar o imposto sobre o valor que realmente paguei pelo produto, mas ser taxado em R$ 80,00 por algo que custou (de verdade) apenas US$ 5,60 é injusto.
Aliás, já ser taxado por algo de pouco valor (US$ 5,00 a US$ 10,00... ou um limite razoável que poderia ser fixado pela Receita Federal) é injusto e talvez inútil, porque provavelmente o que se arrecada serve apenas para pagar os custos da arrecadação.
Luis

O que me deixa triste é que, em teoria, você pode pedir re-valoração do item. Mas demora muito tempo, e o fiscal dificilmente vai perder o tempo dele em coisas de 6 dólares.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #29 Online: 10 de Março de 2016, 14:33:56
Felipe:
Você tem razão: nem o fiscal, nem eu, deveríamos perder tempo com itens de US$ 6,00. No caso, eu comprei porque realmente gostei dos estojos, e aqui não ia encontrar semelhantes. Apesar de injusto e abusivo, paguei o imposto de R$ 80,00... e agora sou o feliz proprietário de dois bonitos (e caros) estojos de filtros...
:-)
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...