Autor Tópico: Off-camera flash com a Olympus OM-2 é possível?  (Lida 3073 vezes)

DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 11 de Março de 2016, 17:44:19
O máximo de X pelo manual da Olympus é 1/60s. Tenho medo de testar e dar algum problema no rádio ou no flash, não existe essa possibilidade?

O máximo que pode acontecer, se você exagerar na velocidade, é ficar com tarjas pretas na imagem, que são apenas as cortinas bloqueando a luz do flash, rápida demais para cobrir todo o quadro.

Citar
FP simula o que é hoje Auto FP na Nikon ou HHS na Canon, ou seja: é o high speed sync de hoje, porquê a luz acompanhava a cortina. Estou certo? Sendo assim, seria possível usar um rádio e flash com Auto FP e sincronizar até 1/1000s em FP na OM-2?

O conceito está correto, só que a forma como o antigo FP e o moderno Auto FP (ou HSS, na Canon) são executados é radicalmente diferente. Como mencionei antes, o FP antigo se valia de bulbos de queima lenta, que proporcionavam luz por um intervalo de tempo grande o suficiente para cobrir todo o deslocamento das cortinas, em velocidades mais altas do obturador.

Nos flashes modernos a coisa é feita de modo totalmente diferente, o flash "pisca" várias vezes, em sincronia com a cortina, para assim expor à luz todo o quadro corretamente. O sistema é totalmente dependente do protocolo de comunicação entre a câmera e o flash (que chamamos genericamente de TTL, embora a sigla, a rigor, se refira apenas à fotometria). Por isso, não é possível utilizar o recurso em conjuntos câmera/flash que não estabeleçam essa comunicação.
« Última modificação: 11 de Março de 2016, 17:47:14 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 11 de Março de 2016, 17:45:49
Nos flashes modernos a coisa é feita de modo totalmente diferente, o flash "pisca" várias vezes, em sincronia com a cortina, para assim expor à luz todo o quadro corretamente. O sistema é totalmente dependente do protocolo de comunicação entre a câmera e o flash (que chamamos genericamente de TTL, embora a sigla se refira apenas a uma parte do sistema). Por isso, não é possível utilizar o recurso em conjuntos câmera/flash que não estabeleçam essa comunicação.

Verdade! Bem colocado, faz sentido! :)
« Última modificação: 11 de Março de 2016, 17:47:43 por bfscf »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 11 de Março de 2016, 18:12:04
Podem dessa forma, inclusive, fechar esse tópico. :ok:

Não foi a intensão. Achei que você pudesse não ter o manual.

Sem o flash FP não dá acima de 1/60s. Mas fora fazer preenchimento sob luz do dia, não acho que 1/60 seja tão limitante. Existem técnicas de flash potente e curto, com velocidade de obturador baixa e diafragma fechado que se usadas criativamente podem resolver boa parte dos problemas.


Mais informações sobre o modo FP

http://www.ayton.id.au/wiki/doku.php?id=omd:flash_superfp
« Última modificação: 11 de Março de 2016, 18:16:20 por AFShalders »


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 11 de Março de 2016, 18:19:55
Não foi a intensão. Achei que você pudesse não ter o manual.

Sem o flash FP não dá acima de 1/60s. Mas fora fazer preenchimento sob luz do dia, não acho que 1/60 seja tão limitante. Existem técnicas de flash potente e curto, com velocidade de obturador baixa e diafragma fechado que se usadas criativamente podem resolver boa parte dos problemas.


Mais informações sobre o modo FP

http://www.ayton.id.au/wiki/doku.php?id=omd:flash_superfp

Legal, obrigado! Vou ler esse link agora!

Eu estou com a Zuiko 55 1.2, queria testar ela com flash entre 1.2 e 2! Daí veio toda essa dúvida. :D

Bom, obrigado novamente!


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 11 de Março de 2016, 18:22:38
Mais informações sobre o modo FP

http://www.ayton.id.au/wiki/doku.php?id=omd:flash_superfp

Uau! Pelo que eu entendi, o High Speed Sync foi inventando pela Olympus na década de 80? Mais um motivo pra admirar o Maitini, hein? Que legal!