Autor Tópico: Lente deu problema na hora do casamento.  (Lida 6641 vezes)

lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #15 Online: 09 de Março de 2016, 17:34:47
É muita sacanagem.. 

A lente tava boazinha... de uma hora pra outra, na hora das entradas a bixa erra o foco...
Ela simplesmente começou a escolher onde iria focar.
Eu focava nas pessoas da frente e ela focava o rosto de alguém que estava atrás... nunca vi isso.


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 09 de Março de 2016, 17:41:59
Mas é o que acontece. Em aberturas f/4 ou menores não se notava, talvez pelo dof, mas nas maiores aberturas o foco não cravava. Usando o ponto alto a foto sai perfeita.

Não estou duvidando. Apenas dizendo que é evidente que existe um problema técnico na câmera.


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 09 de Março de 2016, 17:49:42
Outra coisa, na Mkii tem pelo menos 3 configurações de possibilidade de foco. Vc precisa dizer pra câmera como ela deve se comportar nas situações. Já deu uma olhada no manual?


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #18 Online: 09 de Março de 2016, 18:19:17
Outra coisa, na Mkii tem pelo menos 3 configurações de possibilidade de foco. Vc precisa dizer pra câmera como ela deve se comportar nas situações. Já deu uma olhada no manual?

Eu ia falar disso agora.

Eu uso o One Shot e graças a Deus quase sempre acerto o foco. Confirma direitinho.
O AI Servo segue o objeto e (posso estar enganado) não confirma, visto que fica "rastreando". Eu tenho problema com esse modo.
O AI Focus é o automático. Esse eu nunca usei.

As vezes pode ser isso, e já que o foco da 50 1.8 não é meio lento, pode ter se confundido e dado BO na hora.
« Última modificação: 09 de Março de 2016, 18:20:03 por jefersonperrot »
Canon


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #19 Online: 09 de Março de 2016, 22:07:20
Eu ia falar disso agora.

Eu uso o One Shot e graças a Deus quase sempre acerto o foco. Confirma direitinho.
O AI Servo segue o objeto e (posso estar enganado) não confirma, visto que fica "rastreando". Eu tenho problema com esse modo.
O AI Focus é o automático. Esse eu nunca usei.

As vezes pode ser isso, e já que o foco da 50 1.8 não é meio lento, pode ter se confundido e dado BO na hora.

Eu tinha alguns probleminhas com a minha 50 II, ela errava bastante foco, mesmo no One Shot.
Mas um brother meu teve problemas, tava usando o AI Servo em um ensaio e perdia o foco sempre que ia recompor a foto
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 10 de Março de 2016, 07:32:02
Uma pena que não foi postado fotos.
Acho difícil back ou front Focus deixar outra pessoa em foco, isso seria nitidamente visível já no LCD da câmera.
B/F Focus vc só nota mesmo vendo no pc, é coisa de focar no olho e sair foco no nariz. Acho realmente impossível focar numa pessoa e sair outra em foco numa 50mm.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #21 Online: 10 de Março de 2016, 08:22:17
Eu tinha alguns probleminhas com a minha 50 II, ela errava bastante foco, mesmo no One Shot.
Mas um brother meu teve problemas, tava usando o AI Servo em um ensaio e perdia o foco sempre que ia recompor a foto

Quando preciso usar a 50 em eventos é sempre com o ponto central do foco. Na 6D tive pouquíssimos problemas de perder foto. Usando um YN622 então era mais assertivo ainda. Usei muito ela em um 15 anos esse mês com a 60D e me renderam ótimas fotos acima de 2.8.

Quanto à recompor, no AI servo não rola justamente porque ele serve para acompanhar objetos em movimento. Daí ele não "segura" o foco. Bom, eu acho :D
Canon


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #22 Online: 10 de Março de 2016, 08:26:17
Uma pena que não foi postado fotos.
Acho difícil back ou front Focus deixar outra pessoa em foco, isso seria nitidamente visível já no LCD da câmera.
B/F Focus vc só nota mesmo vendo no pc, é coisa de focar no olho e sair foco no nariz. Acho realmente impossível focar numa pessoa e sair outra em foco numa 50mm.

Verdade vangelismm, na hora que ele mencionou back focus eu fiquei com uma pulga atrás da orelha, porque é um distância considerável entre os objetos. Nas entradas quase sempre fica um buraco de uns 2m talvez, não é...
« Última modificação: 10 de Março de 2016, 08:27:23 por jefersonperrot »
Canon


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #23 Online: 10 de Março de 2016, 08:56:38
Concordo plenamente com o Roberto.
E para limpar sua imagem (se conseguir limpar) vai muito tempo.
muito cuidado ao abrir a boca, para se queimar para sempre e muito facil. :eek:


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 10 de Março de 2016, 10:14:01
Realmente a 50mm II não é de confiar, a minha da umas travadas e o motor fica num crrrr crrrrr crrrr que dá nojo, ai tem que dar um "tapinha" no anel de foco e ela volta normal. AI Servo não da pra recompor, se focou no ponto central tem que manter ele no assunto, e com a 50mm nem pensar em usar, vira uma barulheira e não acha foco quase nunca  :no:

Já a 30 1.4 é uma maravilha pra usar AI Servo, foco silencioso e preciso, depois que se usa uma lente de "verdade" fica difícil ouvir o barulho da 50mm e não sentir uma desconfiança :(
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #25 Online: 10 de Março de 2016, 11:50:56
Lidoerle qual a sua câmera?


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #26 Online: 10 de Março de 2016, 14:47:55
Obrigado por ajudarem pessoal.

Estou postando dois exemplos do que aconteceu.
Não reparem na qualidade das fotos, pois não coloquei fotos com esse objetivo.
Na primeira foto o foco foi feito no olho da noiva e ele focou o noivo.
Na segunda o foco era nos noivos e ela focou quem estava atrás.




Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #27 Online: 10 de Março de 2016, 15:53:03
Boa tarde, passei por uma fatalidade nesse fim de semana.

Estava eu fotografando o casamento de boa com a minha 50mm f/1.8, fiz todas as entradas e na hora da cerimônia fui conferir as fotos e reparei que a maldita lente estava dando back focus (ela estava boa e deu defeito na hora). Não sei dizer se o problema realmente era esse, mas a lente focava no rosto de quem estivesse atrás. O foco nunca era no lugar que eu colocava.


Minha opinião o foco buscou por contraste e a conf. estava para a máquina escolher.  Na foto 1 a gravata (rosa+cinza) e na 2 o vestido azulão (azul+preto).
« Última modificação: 10 de Março de 2016, 18:46:13 por DMZamora »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #28 Online: 10 de Março de 2016, 17:19:56
Vc diz como se o ponto de foco tivesse talvez meio desregulado, focando na verdade um pouquinho mais pro lado do ponto??

Pq pra mim o foco tá cravadinho, como se vc tivesse realmente focado onde o foco está... Entendo que essa não é uma característica do BF, como o Vangelismm falou
« Última modificação: 10 de Março de 2016, 17:20:58 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #29 Online: 10 de Março de 2016, 18:09:53
Muito obrigado por me ajudarem gente. Também tinha dúvidas se esse problema era back focus ou não, pois não conheço bem esse problema.

Tenho duas possibilidades:

Alguém mexeu na minha câmera e mudou alguma configuração, ou a lente que usei está com algum problema.

Fiz a restauração de fábrica na minha câmera e vou testar.

Gente, nem todas fotos ficaram ruins, somente algumas.
Penso em usar frames da filmagem. O que acham?