Autor Tópico: rolo #01, março, 2016  (Lida 1310 vezes)

angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Online: 09 de Março de 2016, 19:10:51

o rolo foi basicamente pra testar fotômetro, ajustes e aprendizado,

o escaneamento tá uma verdadeira bosta,

as fotos não têm nenhuma ideia excepcional desse aprendiz aqui,

mas mesmo com todas essas seríssimas limitações,

essas cores são absolutamente INCOMPARÁVEIS.

e acreditem quando digo: as fotos abaixo não traduzem o deslumbre que são os positivos vistos com uma lupa contra luz branca.

são elas uma amostra do primeiro rolo de filme que fotografei na minha vida.

um velvia 50.

se souberem de alguém no RJ que escaneie positivos com o mínimo de qualidade apresentável, por favor, me informem.

preciso sabê-lo,

pq já quero outro…

abs,




2016mar_RVP50_20 by angelo di candia, no flickr




2016mar_RVP50_15 by angelo di candia, no flickr




2016mar_RVP50_26 by angelo di candia, no flickr




2016mar_RVP50_01 by angelo di candia, no flickr





Marcelguitar

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 527
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Março de 2016, 23:04:05
Meu amigo Angelo.. Só tenho que lhe parabenizar por nos mostrar essas lindas fotos feitas com o famoso filme Velvia 50, simplesmente um colírio para os amantes da fotografia e das cores. Realmente o filme cromo tem as cores que nenhum sensor digital consegue reproduzir.. deslumbrante. Meu sonho é fotografar com um rolo de Filme Slide, ficaria feliz com um Velvia 50, Velvia 100, Provia e etc.. aqui em SP não encontro lugar que venda cromo e só conheço um lugar que faça revelação em E6. Onde você comprou esse filme e onde revelou? as fotos estão belíssimas, as cores maravilhosas, você também acertou a composição e a fotometria, pois o filme slide não permite erro de exposição... To babando nas fotos, Qual a camera e lente que tu usou? e mais uma vez, "PARABENS"
Conheça um pouco das minhas fotos no meu Instagram pessoal:  https://www.instagram.com/marcelmendescarvalho/

Perfil Profissional Instagram: https://www.instagram.com/marcelmendes_fotografia/

Projeto Imigrantes e Casa do Povo https://500px.com/marcelguitar7


brunoroc

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 389
Resposta #2 Online: 09 de Março de 2016, 23:49:41
a foto do por do sol fico demais  :ok:
Fuck Gear


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #3 Online: 10 de Março de 2016, 00:50:39
As fotos digitais possuem qualidade ímpar. O mais próximo da realidade hoje em dia e acaba ficando meio sem graça tamanha fidelidade. É "Limpo" demais por assim dizer.

Acontece que o "defeito" dos filmes são bonitos. Existe uma textura nelas por conta dos grãos e a reprodução de cores, que não é fiel ao que enxergamos com os nossos olhos, nos agrada. De alguma isso caiu no gosto das pessoas e até hoje tem fãs.

Pra resgatar isso sem ter que depender de filme eu uso o VSCO mesmo! :ok: Eu não faço questão de usar filme e isso tbm não me torna menos fotógrafo hehe


bacana as cores obtidas por esse rolo. Bom teste  :ok:
« Última modificação: 10 de Março de 2016, 00:53:23 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #4 Online: 10 de Março de 2016, 13:27:00

agradeço a todos!

caro marcel,

bondade sua. o filme é absolutamente perfeito para cenas de alcance dinâmico médio: na lupa e contra luz não se vê um grão, mas uma definição absurda, pretos densos e cores atordoantes. insisto, as fotos NÃO traduzem o que são os slides; qdo juntar mais filmes pra ampliar, vou tirar alguns desse rolo, e tenho certeza que ficarão excepcionais.

sobre a técnica: na verdade eu fiz bracketing de meio ponto em 3 a 5 exposições pra maioria das fotos. de um modo geral, todas as recomendações frequentes que encontrei nos fóruns eu observei: latitude pequena, exposição para as altas luzes subexpondo meio ponto em região com tonalidade próxima ao cinza médio, princ pra preservar textura nas cenas de maior alcance dinâmico, no resto expor correto, usar filtro UV e hood melhoram, maiores aberturas dão melhor resposta, evitar situações de gde contraste ou de muita luz x sombra, etc.. do que li, só não tentei subir o ISO 1/3, pq isso comprometeria ao envolver todo o filme na análise do resultado.

uma coisa é fato, e o bracketing tb me comprovou isso: subexpor 1/2EV um slide como o velvia passa, e até tem algo de artístico e bonito naquelas sombras bem pretas.. mas sobreexpor é inaceitável, mesmo minimamente - as altas luzes realmente se perdem, sem volta.

tive poucos erros de fotometria; algumas fotos me pareceram levemente subexpostas, mas gostei assim. de modo que o crítico, como vc disse, é expor certinho. por isso li tb tudo sobre o fotômetro da minha câmera; antes de usar o filme tb fiz uns testes, comparando ele com o das 2 digitais q tenho e em cartão cinza. tenho uma leica M6, minha sorte é que o fotômetro dela é top. ele pega uma área de aprox 23% do meio do filme, (no frame da 35mm dá um círculo de diâmetro um pouco maior que o frame interno, de 135mm). assim, meu método mais usual era procurar uma área pra medir a luz onde houvesse um equilíbrio de tons pro cinza médio. onde isso não era possível eu media na área de maior luz e compensava de 1 a 2 EV, dependendo em que zona de adams eu achava q caía a tonalidade... algumas vezes eu medi tb nos 2 extremos do DR da cena pra ver se tudo se encaixava. tudo fazendo mais ou menos a área do fotômetro na cabeça. com o tempo, vc se acostuma - e como eu treinei um pouco antes, ficou mais fácil.

e como vc pode ver, foram fotos fáceis - foco estático qdo perto, aberturas maiores aí.. hiperfocal em paisagem, algumas com movimento, usando aberturas menores. com a prática vou pegando a manha de fotografar outras situações. fiz algumas com movimento usando zone focusing, ficaram razoáveis. tem uma técnica de girar o anel de abertura 45 graus pra lá ou pra cá, conforme a distância do sujeito.. tô me aprimorando nessa. vai ser tema do próximo filme, hehe

o bom - ou mau, acho :) - agora é que vou contribuir mais na galeria analógica e não ficar só babando vcs...

abração e obrigado,


ps: compra filme no ebay! chega em 25/30 dias, em média. já comprei uns 8 aqui e todos chegaram certinho, frete zero com rastreio, e não fui taxado em nenhum deles. aqui no RJ tem lugares q vendem, conversamos sobre isso por MP. estou com 3 ilford FP, 3 ilford HP, 1 acros, 1 ektar e 2 provias na geladeira pra queimar.

ps2: revelei na speedlab, na lapa. me parece ser o único lugar q revela E6 por aqui. já o scanner deles é uma tragédia, metade dos slides tão cheios de aberrações e franjas roxas, verdes e amarelas, banding, baixíssima qualidade e muita sujeira. e olha que eles alegaram usar um Imacon 949 em alta resolução... esses q postei no tópico tão de qualidade muito ruim, como disse, mas são os mais "aproveitáveis". o fato é que os arquivos, todos, nem parecem os cromos originais, q são lindos de tão perfeitos. é deprimente, mas ainda bem q não estragaram, amassaram, etc... me ofereceram refazer o serviço, mas tô pensando se deixo.




angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #5 Online: 10 de Março de 2016, 13:33:43

.... tem uma técnica de girar o anel de abertura 45 graus pra lá ou pra cá, conforme a distância do sujeito..

ops, anel de foco  :D



Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 10 de Março de 2016, 14:13:06
Parabéns cara, pelas fotos e pela técnica.

Realmente os filmes tem um charme que os sensores digitais não conseguem reproduzir.

 :clap:


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 10 de Março de 2016, 16:33:35
Apesar de ter pego a fase de transição do filme para o digital (hoje tenho 29 anos), não tinha a menor noção de fotografia na época em que ainda se usava filmes. Tenho muita curiosidade em "brincar" com rolos assim, mas enquanto não o faço, admiro quem está fazendo...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #8 Online: 11 de Março de 2016, 15:25:25

obrigado, rafael e elder!


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #9 Online: 11 de Março de 2016, 16:21:34

não sei se ele vai ler aqui, mas preciso prestar um agradecimento público e imenso ao AFShalders, que foi-me extremamente cortês com dicas valiosíssimas no início dessa caminhada analógica.

valeu, caro AFShalders!


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Março de 2016, 18:47:14
ps2: revelei na speedlab, na lapa. me parece ser o único lugar q revela E6 por aqui. já o scanner deles é uma tragédia, metade dos slides tão cheios de aberrações e franjas roxas, verdes e amarelas, banding, baixíssima qualidade e muita sujeira. e olha que eles alegaram usar um Imacon 949 em alta resolução... esses q postei no tópico tão de qualidade muito ruim, como disse, mas são os mais "aproveitáveis". o fato é que os arquivos, todos, nem parecem os cromos originais, q são lindos de tão perfeitos. é deprimente, mas ainda bem q não estragaram, amassaram, etc... me ofereceram refazer o serviço, mas tô pensando se deixo.

Me passou a forte impressão de que eles "puxaram" as sombras ao extremo na digitalização ou depois, daí o imenso ruído que apareceu. Se foi intencional ou automático, só eles saberão dizer  :ok:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 11 de Março de 2016, 19:03:46
não sei se ele vai ler aqui, mas preciso prestar um agradecimento público e imenso ao AFShalders, que foi-me extremamente cortês com dicas valiosíssimas no início dessa caminhada analógica.

valeu, caro AFShalders!


Por nada ! É sempre bom compartilhar experiencias com pessoas interessadas.
Realmente gosto de filme, tem uma resultado espetacular, principalmente quando você NÃO digitaliza e coloca um cromo 6x9 em uma mesa de luz e vê com uma boa lupa. Queria que a turma que so conhece digital tivesse essa experiencia um dia. Normalmente a reação é algo assim: "caral#$%#"  :D

Uma dica: Não escaneie no Speedlab ...
« Última modificação: 11 de Março de 2016, 19:04:31 por AFShalders »


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #12 Online: 11 de Março de 2016, 21:10:33

rapaz.. e olha que a minha é uma lupa de 20 pratas, e a "mesa de luz", um aplicativo tela branca de celular...  :shock:

mas ainda assim, é mesmo mágico.

abs,

 


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 11 de Março de 2016, 21:17:26
rapaz.. e olha que a minha é uma lupa de 20 pratas, e a "mesa de luz", um aplicativo tela branca de celular...  :shock:

mas ainda assim, é mesmo mágico.

abs,


Arrume uma 50mm qualquer, pode ser uma helios, faça um suporte de isopor para servir de espaçador, com mais ou menos 1 cm de espessura e use como lupa. É um bom quebra galho.




Marcelguitar

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 527
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 15 de Março de 2016, 00:10:32
agradeço a todos!

caro marcel,

bondade sua. o filme é absolutamente perfeito para cenas de alcance dinâmico médio: na lupa e contra luz não se vê um grão, mas uma definição absurda, pretos densos e cores atordoantes. insisto, as fotos NÃO traduzem o que são os slides; qdo juntar mais filmes pra ampliar, vou tirar alguns desse rolo, e tenho certeza que ficarão excepcionais.

sobre a técnica: na verdade eu fiz bracketing de meio ponto em 3 a 5 exposições pra maioria das fotos. de um modo geral, todas as recomendações frequentes que encontrei nos fóruns eu observei: latitude pequena, exposição para as altas luzes subexpondo meio ponto em região com tonalidade próxima ao cinza médio, princ pra preservar textura nas cenas de maior alcance dinâmico, no resto expor correto, usar filtro UV e hood melhoram, maiores aberturas dão melhor resposta, evitar situações de gde contraste ou de muita luz x sombra, etc.. do que li, só não tentei subir o ISO 1/3, pq isso comprometeria ao envolver todo o filme na análise do resultado.

uma coisa é fato, e o bracketing tb me comprovou isso: subexpor 1/2EV um slide como o velvia passa, e até tem algo de artístico e bonito naquelas sombras bem pretas.. mas sobreexpor é inaceitável, mesmo minimamente - as altas luzes realmente se perdem, sem volta.

tive poucos erros de fotometria; algumas fotos me pareceram levemente subexpostas, mas gostei assim. de modo que o crítico, como vc disse, é expor certinho. por isso li tb tudo sobre o fotômetro da minha câmera; antes de usar o filme tb fiz uns testes, comparando ele com o das 2 digitais q tenho e em cartão cinza. tenho uma leica M6, minha sorte é que o fotômetro dela é top. ele pega uma área de aprox 23% do meio do filme, (no frame da 35mm dá um círculo de diâmetro um pouco maior que o frame interno, de 135mm). assim, meu método mais usual era procurar uma área pra medir a luz onde houvesse um equilíbrio de tons pro cinza médio. onde isso não era possível eu media na área de maior luz e compensava de 1 a 2 EV, dependendo em que zona de adams eu achava q caía a tonalidade... algumas vezes eu medi tb nos 2 extremos do DR da cena pra ver se tudo se encaixava. tudo fazendo mais ou menos a área do fotômetro na cabeça. com o tempo, vc se acostuma - e como eu treinei um pouco antes, ficou mais fácil.

e como vc pode ver, foram fotos fáceis - foco estático qdo perto, aberturas maiores aí.. hiperfocal em paisagem, algumas com movimento, usando aberturas menores. com a prática vou pegando a manha de fotografar outras situações. fiz algumas com movimento usando zone focusing, ficaram razoáveis. tem uma técnica de girar o anel de abertura 45 graus pra lá ou pra cá, conforme a distância do sujeito.. tô me aprimorando nessa. vai ser tema do próximo filme, hehe

o bom - ou mau, acho :) - agora é que vou contribuir mais na galeria analógica e não ficar só babando vcs...

abração e obrigado,


ps: compra filme no ebay! chega em 25/30 dias, em média. já comprei uns 8 aqui e todos chegaram certinho, frete zero com rastreio, e não fui taxado em nenhum deles. aqui no RJ tem lugares q vendem, conversamos sobre isso por MP. estou com 3 ilford FP, 3 ilford HP, 1 acros, 1 ektar e 2 provias na geladeira pra queimar.

ps2: revelei na speedlab, na lapa. me parece ser o único lugar q revela E6 por aqui. já o scanner deles é uma tragédia, metade dos slides tão cheios de aberrações e franjas roxas, verdes e amarelas, banding, baixíssima qualidade e muita sujeira. e olha que eles alegaram usar um Imacon 949 em alta resolução... esses q postei no tópico tão de qualidade muito ruim, como disse, mas são os mais "aproveitáveis". o fato é que os arquivos, todos, nem parecem os cromos originais, q são lindos de tão perfeitos. é deprimente, mas ainda bem q não estragaram, amassaram, etc... me ofereceram refazer o serviço, mas tô pensando se deixo.

Mais uma vez parabéns pelas fotos, estão lindas.
Em relação a técnica que você usou, você usou a medição por zoneamento ( Ansel Adams), você usou com maestria pois a latitude do filme Slide é bem pequena se comparada ao filme negativo e, principalmente, ao filme PB que tem 11 pontos de latitude. Você ousou e fez com maestria. As cores desse Velvia é impressionante mesmo e devo imaginar como deve ser olhar ele numa prancha de contato.
Depois me passa por MP o lugar onde comprou os filmes .... Ainda tenho aqui em casa um Ektar 100 para queimar, quero queimar esse rolo em alguma ida a praia ou ao interior que tenha muito verde e montanhas, o Ektar é um filme bom para paisagens e, embora não possua as mesmas cores de um Velvia, ele puxa um pouco para o magenta e tem uma boa latitude. Fotografar com uma Leica M6 e um Velvia deve ser uma experiência sensacional hahaha EU possuo a Olympus OM1 uma Nikkormat FTN, a Olympus tem um modo de medição pontual muito bom e o fotometro dela está 100%... Seria bom um dia encontrar uma galera do Forum para fotografar com as analógicas e trocar experiências.
Abraço
Conheça um pouco das minhas fotos no meu Instagram pessoal:  https://www.instagram.com/marcelmendescarvalho/

Perfil Profissional Instagram: https://www.instagram.com/marcelmendes_fotografia/

Projeto Imigrantes e Casa do Povo https://500px.com/marcelguitar7