Autor Tópico: Primeiro Ensaio - Teste de Cores e Iluminação  (Lida 2102 vezes)

leandrodias

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 891
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Março de 2016, 14:31:52
E ae pessoal, tudo bom?
Vou postar 1 foto do ensaio que eu fiz sábado, eu quero uma opinião quanto a luz e as cores, tenho 3 monitores e cada um com cor diferente  :o

Ai vou pegar as dicas para poder terminar as outras.

Abraço e valeu

Nikon D7100 | AF-S DX VR Nikkor 18-140mm F/3.5-5.6G ED | AF Nikkor 50mm 1.8 D | AF-S VR Nikkor 70-300mm  F/4.5-5.6g IF-ED | FLASH VIVITAR



amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #1 Online: 14 de Março de 2016, 16:26:09
meu monitor é bem mequetrefe, mas o que aparece aqui não agradou em matéria do tratamento (e da pose também)


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Março de 2016, 18:36:29
Não vou entrar no mérito da foto em si, já que não foi a questão.

Mas achei o tratamento como um todo (e isso envolve as cores) um tanto ruim, sem contraste nenhum e com cores lavadas.


Pabllo Tacyanno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Março de 2016, 18:46:34
Ola Leandro.

Do pouco que aprendi, aí vai:
Tambem nao queria entrar no merito da foto, mas o unico erro pra mim é ele nao olhar pra ela ou ela nao olhar pra ele, ou os dois se olharem.. um esta olhando uma coisa e o outro, outra..

na questao do tratamento, realmente achei estranho, porque o short dele é marrom, e a vegetacao ja esta marrom... :ponder:

e juntando tratamento com pose, pra vc nao ter muita dor de cabeca com a coloracao da foto, colocaria eles com essas roupas num lugar mais verde, e da pra ver que no cenario existia essa opcao. (voce pode ate ter batido essa foto :D..) a arvore cinza juntou com a falta de cor que Rafa_Meira citou..

Um abraço, e continue tentanto.
tbm cometo erros bobos.  :ok: :ok: :ok:
Nikon D7200, Nikkor 85mm 1.8g + Sigma ART 18-35 1.8.
Flashes, leds e lâmpadas dentro de papelões...


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #4 Online: 14 de Março de 2016, 18:53:25
se tiver as fotos em raw guardadas da para melhorar bastante, trabalhar todas as cores, o céu, vegetação, as rosas, roupas etc, no caso se você deixar um pouco mais saturada as cores já terão mais vidas, na minha impressão parece que vc não tratou ou então que tratou naqueles programas que trata automáticamente, resumindo, da para melhorar....


J.Farias

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #5 Online: 14 de Março de 2016, 19:51:59
   Olá Leandro, tudo bem? Não sou muito experiente e não tenho os monitores calibrados, mas neles percebo um pouco de magenta no céu, principalmente acima das cabeças. Acho também que falta contraste. Tive a mesma impressão do Rafa_meira: cores lavadas. Talvez aumentando um pouco em claridade e vibração e reduzindo sombras e realces vc atenue isto. Não sei se o uso de um filtro graduado no céu melhoraria a foto, pois as copas das árvores escureceriam também, exigindo-lhe um certo trabalho para equilibrar tudo. A iluminação está razoável, a luz do sol não está tão dura e você encontrou um bom posicionamento para não marcar os rostos com sombras fortes. 
   Não querendo entrar no mérito da composição, mas já entrando rsrs, eu evitaria este tronco à direita: acho que você poderia usar algo mais leve para direcionar a atenção ao casal (se este foi seu objetivo). O tronco está quebrando bastante a harmonia na foto, seu formato e corte não me agradam e acho que está causando um certo desconforto, visual e até físico: nota-se que, para a composição da foto, a mulher teve que manter os pés numa posição bem desagradável. É claro que isto foi só por alguns segundos, mas a foto eterniza o momento...
   Espero que possa ter ajudado e, claro, que não tenha dito nenhuma besteira!
Abraços e bons cliques!


leandrodias

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 891
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Março de 2016, 13:34:36
E ae pessoal, obrigado a todos pelos comentários está sendo muito importante.
Vamos lá, a pose realmente pequei no ensaio todo, vou postar mais fotos depois para vocês me darem uma luz.
Eu não posicionar o pessoal, não consigo olhar e ver isso na hora  :aua:, falta muita prática e estudos.
O tratamento é algo que ainda não me achei, não sei como deixar as coisas de um jeito que fique "bom", vou continuar tratando aqui a mesma foto. Quando chegar no momento que esteja melhor eu vou postar as outras para mais dicas!

Valeu pessoal.
Abraço
Nikon D7100 | AF-S DX VR Nikkor 18-140mm F/3.5-5.6G ED | AF Nikkor 50mm 1.8 D | AF-S VR Nikkor 70-300mm  F/4.5-5.6g IF-ED | FLASH VIVITAR



Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #7 Online: 16 de Março de 2016, 05:19:00
Ola Leandro.

Do pouco que aprendi, aí vai:
Tambem nao queria entrar no merito da foto, mas o unico erro pra mim é ele nao olhar pra ela ou ela nao olhar pra ele, ou os dois se olharem.. um esta olhando uma coisa e o outro, outra..

na questao do tratamento, realmente achei estranho, porque o short dele é marrom, e a vegetacao ja esta marrom... :ponder:

e juntando tratamento com pose, pra vc nao ter muita dor de cabeca com a coloracao da foto, colocaria eles com essas roupas num lugar mais verde, e da pra ver que no cenario existia essa opcao. (voce pode ate ter batido essa foto :D..) a arvore cinza juntou com a falta de cor que Rafa_Meira citou..

Um abraço, e continue tentanto.
tbm cometo erros bobos.  :ok: :ok: :ok:
esse comentario do colega resumiu bem o Todo!E eu acrescentaria,devido o lugar,a falta dos calçados.Nw combina com o lugar e  esse tronco chama mais a atencao que o casal em si...
« Última modificação: 16 de Março de 2016, 05:21:39 por Silvio Takahata »
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #8 Online: 16 de Março de 2016, 09:01:27
Parceiro, as cores pra mim não estão legais, porém o que mais me incomodou foi a pose do casal.

Acho que você poderia ter feito um corte pegando mais de baixo e usando as árvores e o céu para valorizar ainda mais a foto.

Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Pabllo Tacyanno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 16 de Março de 2016, 22:22:57
Olá! !!
Olha o que eu achei pra te ajudar + -
Da uma olhada
https://www.     youtube.com/watch?feature=youtu.be&v=ThGV-veet2U&app=desktop
Vlww
« Última modificação: 16 de Março de 2016, 22:26:20 por Pabllo Tacyanno »
Nikon D7200, Nikkor 85mm 1.8g + Sigma ART 18-35 1.8.
Flashes, leds e lâmpadas dentro de papelões...


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 17 de Março de 2016, 14:46:48
Procura tentar interpretar o historiograma (eu não sei ainda como fala exatamente, hehehe) ajuda bastante...


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #11 Online: 18 de Março de 2016, 00:40:26
esse tratamento parece o efeito "cinestyle" do modo de vídeo da minha Canon.

Ou seja: Um estágio anterior da pós produção. Pouco saturado, neutro e pálido pra receber uma pós produção  :ponder: :ponder: :ponder:

Ficou quase monocromático. Quase! As flores ficaram parecendo um "crop out"

Quanto a luz parece ok.

« Última modificação: 18 de Março de 2016, 00:41:15 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


leandrodias

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 891
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 23 de Março de 2016, 00:25:03
01


02



03

Nikon D7100 | AF-S DX VR Nikkor 18-140mm F/3.5-5.6G ED | AF Nikkor 50mm 1.8 D | AF-S VR Nikkor 70-300mm  F/4.5-5.6g IF-ED | FLASH VIVITAR



leandrodias

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 891
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 23 de Março de 2016, 00:30:06
Pessoal, ta ai mais algumas fotos que eu tentei acertar  :D meu conhecimento é muito fraco em tratamento, não sei como editar, quais cores usar e isso falta estudar e muito.
Espero que gostem do pouco que eu sei.

Grande abraço pessoal
Nikon D7100 | AF-S DX VR Nikkor 18-140mm F/3.5-5.6G ED | AF Nikkor 50mm 1.8 D | AF-S VR Nikkor 70-300mm  F/4.5-5.6g IF-ED | FLASH VIVITAR



Carlos Andre Medeiros

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.353
  • Sexo: Masculino
    • Minha Página
Resposta #14 Online: 23 de Março de 2016, 00:59:46
Cara achei estranho o corte na última foto