Autor Tópico: Foto Borrada  (Lida 2949 vezes)

azeredocarol

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 14 de Março de 2016, 17:17:15
Oi pessoal,

Sou iniciante na fotografia e uma dúvida surgiu no caminho. Tirei essa foto esses dias e ela ficou meio fora de foco. No momento não entendi o motivo, visto que a velocidade estava em 200, abertura 2.8 e iso em 400. A câmera que usei foi a Rebel T5i e lente 50mm 1.4. Alguém sabe o que pode ter acontecido?



Agradeço desde já.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Março de 2016, 17:22:53
Você e/ou o equipamento focou errado. O foco tá na frente da modelo.


azeredocarol

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #2 Online: 14 de Março de 2016, 17:29:48
Você e/ou o equipamento focou errado. O foco tá na frente da modelo.

Pra esse plano o certo seria ter usado uma abertura maior então?


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Março de 2016, 18:46:17
Pra esse plano o certo seria ter usado uma abertura maior então?

Não, podia até ter usado uma abertura maior. O problema é que vc errou o foco msm. O certo seria vc refocar.


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #4 Online: 15 de Março de 2016, 18:31:07
Nesses casos uma abertura menor (F4, por aí) ajuda a não perder o foco, mas realmente o erro acho que foi de foco mesmo, não de velocidade ou profundidade de campo. Normal.
Não estava em MF não, né?
« Última modificação: 15 de Março de 2016, 18:32:06 por Rafaeldsr »
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


Guto Pereira

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
  • Sexo: Masculino
  • Aprendo mais sobre fotografia.
    • Perfil do Flickr
Resposta #5 Online: 16 de Março de 2016, 06:47:55
Não consegui ver onde está o foco. Para mim, que vi só pela tela do celular, todo o quadro está fora de foco.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #6 Online: 16 de Março de 2016, 09:11:27
Aqui no pc também não identifiquei alguma parte focada, essa foto teve algum corte? Parece até que a câmera não teve tempo de focar... :ponder:


Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #7 Online: 16 de Março de 2016, 13:26:22
Carol,

Como você diz ser iniciante vou citar o básico que é lembrar sempre de apertar o disparador até a metade, ouvir o beep (se ativado) indicando que a câmera focou e só então pressionar até o final e realizar a foto. Se neste intervalo você se mover ou a modelo/assunto se mover o foco precisará ser refeito.

Para este exemplo que você mostrou, não importa a abertura porque não tem nada no foco. Aparentemente foi um erro simples de ser resolvido. Nas próximas saídas fotográficas, adquira o costume de conferir no display se as fotos estão saindo como esperadas, assim você tem chance de resolver o problema na hora e refazer.

Abraço!
« Última modificação: 16 de Março de 2016, 13:26:42 por Lhama »


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Março de 2016, 15:00:29
Oi pessoal,

Sou iniciante na fotografia e uma dúvida surgiu no caminho. Tirei essa foto esses dias e ela ficou meio fora de foco. No momento não entendi o motivo, visto que a velocidade estava em 200, abertura 2.8 e iso em 400. A câmera que usei foi a Rebel T5i e lente 50mm 1.4. Alguém sabe o que pode ter acontecido?



Agradeço desde já.

Em 1.4 o campo de foco é curto e fácil de errar, foi o que aconteceu, apenas isso. É só ir treinando que vai dar certo.


Mitsuo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 16 de Março de 2016, 20:27:38
Seria interessante vc checar se, estando em foco automático, nas outras fotos com essa mesma câmera ocorreu esse problema. Caso sim, o problema estaria na câmera.
A abertura altera a profundidade de campo, não o foco.
Abs.


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #10 Online: 17 de Março de 2016, 22:16:28
 Não importa abertura, velocidade, ISO pois o problema foi de foco, pode ser ponto de foco errado, focagem automática "se perdeu", não ativou o auto-foco, motor de foco com problema ou não conferiu no visor na hora de apertar o botão, pois a câmera ela é uma máquina e sendo assim ela é falha, auto-foco se confundir é normal e por isso eu olho o visor e não reparo em bip como Lhama comentou, mas agora te dizer exatamente o que aconteceu, fica difícil.
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #11 Online: 18 de Março de 2016, 13:47:41
Não importa abertura, velocidade, ISO pois o problema foi de foco, pode ser ponto de foco errado, focagem automática "se perdeu", não ativou o auto-foco, motor de foco com problema ou não conferiu no visor na hora de apertar o botão, pois a câmera ela é uma máquina e sendo assim ela é falha, auto-foco se confundir é normal e por isso eu olho o visor e não reparo em bip como Lhama comentou, mas agora te dizer exatamente o que aconteceu, fica difícil.

E foi só do "bip" que eu falei né? #taserto


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #12 Online: 18 de Março de 2016, 21:53:05
Lhama e falar do bip já é muita coisa, já fotografei com câmeras humildes e tender ao aceitável e algumas pessoas com a mesma câmera, faz foto muito pior do que a foto em questão por não ter paciência e as Canons são boas nisso pois até no manual ela dá o bip, acho que a série Rebel também, mas não devemos nos basear nisso, criticas sobre o sistema pesam na 70D que é uma câmera quase que soberba, ou a D7000 um pouco mais humilde, mas o sistema de sensores não sabem de nada e são falhos, já aconteceu na F401X de mim parar de usar o AF e tocar manual só no olho
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 21 de Março de 2016, 15:19:37
No meu ponto de vista, a abertura 2.8 já te proporciona uma profundidade de campo extremamente curta.
O mais provável é que a fotógrafa ou a modelo se movimentaram após a câmera estar focada. O mínimo de movimento nessa abertura já causa efeitos parecidos, principalmente se houve um intervalo grande entre focar e disparar.
Concordo com o colega que diz que o foco está antes da modelo, pois nada atrás dela, nem a grama, nem as árvores nem nada está focado. Tudo indica que houve um afastamento entre câmera e modelo. Eu prefiro usar somente o ponto central e focar onde eu quero... isso diminuiu, e muito, a quantidade de problemas que eu tinha com foco.
Além disso, sua fotometria poderia ter sido feita de outra forma. O que evidencia isso é a luz projetada no chão e o fundo difuso, sendo que em ambos os casos vc perdeu bastante informação. O braço da moça também está estourado, tem uma parte dele que está confundida com a luz de fundo.. como se a margem dele estivesse fundida com a luz.
OK, pode ser que esse fosse seu interesse ao fotografar. Mas se não tenha sido, nas mesmas configurações de iso e velocidade vc poderia ter usado uns stops mais fechados na abertura, passando para f8... o fundo continuaria desfocado e a chance de perder o foco na modelo seriam menores.
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.