Autor Tópico: Lentes Zuiko OM em câmeras Nikon  (Lida 1716 vezes)

bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Online: 15 de Março de 2016, 19:18:16
Pessoal, boa noite!

Alguém aqui já teve experiência fotografando com lentes Zuiko OM em câmeras DSLRs Nikon? Procurei um pouco, mas não achei muita informação pela internet — apenas algumas coisas já um pouco antigas. Pelo jeito ainda não existe nenhum adaptador que funcione perfeitamente devido ao comprimento de flange dos dois sistemas, é verdade?

Obrigado!
« Última modificação: 15 de Março de 2016, 19:18:40 por bfscf »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 15 de Março de 2016, 23:56:31
Exatamente. A baioneta da Nikon tem a distancia até o filme muito longa, de 46.5 mm, a Olympus OM é de 46mm que é menor. Até existe, mas adaptador com um redutor ótico, que certamente degradará muito a imagem.
« Última modificação: 15 de Março de 2016, 23:58:25 por AFShalders »


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Março de 2016, 00:03:57
Exatamente. A baioneta da Nikon tem a distancia até o filme muito longa, de 46.5 mm, a Olympus OM é de 46mm que é menor. Até existe, mas adaptador com um redutor ótico, que certamente degradará muito a imagem.

Entendi! Então nem vou me aventurar comprando algum adaptador pra testar as Zuikos na Nikon, obrigado! :ok:


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #3 Online: 16 de Março de 2016, 17:51:57
Pessoal, boa noite!

Alguém aqui já teve experiência fotografando com lentes Zuiko OM em câmeras DSLRs Nikon? Procurei um pouco, mas não achei muita informação pela internet — apenas algumas coisas já um pouco antigas. Pelo jeito ainda não existe nenhum adaptador que funcione perfeitamente devido ao comprimento de flange dos dois sistemas, é verdade?

Obrigado!

Existe opção sim. Você deve literalmente substituir o mount e não parece ser difíicil. Mas não é com toda lente que dá certo.

Veja este anúncio do ebay, o vendedor dá uma rápida explicação além de listar as lente incompatíveis: http://www.ebay.com/itm/Olympus-OM-Lens-To-Nikon-F-Mount-Adapter-Camera-for-DF-D800-D3300-D5300-D7100-/351616576429?hash=item51ddfb2bad:g:zbYAAOSwv0tVXAsD

Para procurar outras opções (na mesma linha), sugiro buscar por "OM to Nikon adapter". Boa sorte! Não deixe de contar o resultado se chegar a fazer.  :ok:
  vimeo     flickr     insta


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Março de 2016, 18:08:37
Existe opção sim. Você deve literalmente substituir o mount e não parece ser difíicil. Mas não é com toda lente que dá certo.

Veja este anúncio do ebay, o vendedor dá uma rápida explicação além de listar as lente incompatíveis: http://www.ebay.com/itm/Olympus-OM-Lens-To-Nikon-F-Mount-Adapter-Camera-for-DF-D800-D3300-D5300-D7100-/351616576429?hash=item51ddfb2bad:g:zbYAAOSwv0tVXAsD

Para procurar outras opções (na mesma linha), sugiro buscar por "OM to Nikon adapter". Boa sorte! Não deixe de contar o resultado se chegar a fazer.  :ok:

Obrigado pelas informações! Eu fiz uma pesquisa pelo Google antes de abrir o tópico, mas resolvi perguntar pra saber se era complicado assim mesmo, ou se alguém teria alguma outra opção mais prática e com resultados satisfatórios.

Eu tô com uma 55 1.2, não vou me arriscar não! Vou deixar ela "intocável" mesmo!  :assobi:

Ou quem sabe, um dia, tentar numa Fuji X-Pro 1 ou na nova PEN-F! :D
« Última modificação: 16 de Março de 2016, 18:12:18 por bfscf »


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #5 Online: 16 de Março de 2016, 18:28:39
Obrigado pelas informações! Eu fiz uma pesquisa pelo Google antes de abrir o tópico, mas resolvi perguntar pra saber se era complicado assim mesmo, ou se alguém teria alguma outra opção mais prática e com resultados satisfatórios.

Eu tô com uma 55 1.2, não vou me arriscar não! Vou deixar ela "intocável" mesmo!  :assobi:

Ou quem sabe, um dia, tentar numa Fuji X-Pro 1 ou na nova PEN-F! :D

Tranquilo!! Isso seria legal de fazer numa OM 50/1.8 né, por ser barata, mas infelizmente nessa parece que não funciona. Eu já pesquisei sobre o assunto pois queria usar as minhas (tenho 35/2, 50/1.4 e 135/2.8 todas zeradas, entre outras), no Speed Booster Nikon, mas por enquanto vou deixar quieto também... rsrs.. Mas consigo usar as lentes nas minhas micro 4/3 (mirrorless) com adaptadores simples, mas em DSLR realmente restringe um pouco pela distância de flange, como vc comentou.
« Última modificação: 16 de Março de 2016, 18:29:12 por Rinaldo »
  vimeo     flickr     insta


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 16 de Março de 2016, 18:37:55
Tranquilo!! Isso seria legal de fazer numa OM 50/1.8 né, por ser barata, mas infelizmente nessa parece que não funciona. Eu já pesquisei sobre o assunto pois queria usar as minhas (tenho 35/2, 50/1.4 e 135/2.8 todas zeradas, entre outras), no Speed Booster Nikon, mas por enquanto vou deixar quieto também... rsrs.. Mas consigo usar as lentes nas minhas micro 4/3 (mirrorless) com adaptadores simples, mas em DSLR realmente restringe um pouco pela distância de flange, como vc comentou.

Eu também deixaria a 35/2 e a 135/2.8 quietinhas, essas são muito bem recomendadas (e meio raras)! :ok:


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #7 Online: 16 de Março de 2016, 18:42:51
Eu também deixaria a 35/2 e a 135/2.8 quietinhas, essas são muito bem recomendadas (e meio raras)! :ok:
:ok:
E minha 50/1.4 veio na caixa original... nunca usada!! Nessa também não mexo... hehe
  vimeo     flickr     insta


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Março de 2016, 18:50:18
:ok:
E minha 50/1.4 veio na caixa original... nunca usada!! Nessa também não mexo... hehe

Que belezura!

Por curiosidade, você usa as Zuikos em quais câmeras? Qual tem melhor performance?


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #9 Online: 16 de Março de 2016, 22:22:34
Que belezura!

Por curiosidade, você usa as Zuikos em quais câmeras? Qual tem melhor performance?

Sempre usei nas minha cameras micro 4/3 (e já tive muitas) mas também nas cameras de filme (OM1 e OM2). Não sou de ficar comparando, mas sinto que são todas muito semelhantes em termos de performance. Entre a 50 1.4 e a 1.8 por exemplo, nem tem quase diferença. A 35 é excelente e a 135 também. Tenho ainda 28/2.8 e uma Tokina OM 35-105, essa é um pouco soft mas tem seu charme.

Tenho esse álbum com algumas fotos tiradas com elas. Repare numa sequência de quatro fotos de vasinhos com flores, onde usei um adaptador tipo TILT, em que você consegue 'girar' o plano focal... bem interessante.
  vimeo     flickr     insta