Autor Tópico: Fotografia Novela Velho Chico  (Lida 3575 vezes)

jbmaruyama

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
  • É esse botão que aperta pra tirar foto?
Online: 16 de Março de 2016, 17:22:53
Fala galera

Faz muitos anos que não assistia mais novela nenhuma da Globo, e ontem assisti um capítulo da novela do título e - dentro da minha limitada visão sobre - fiquei impressionado com o trabalho de fotografia da novela se tratando de Globo.

Gostaria de ler as opiniões dos colegas, se gostaram ou não, se eu to vendo coisa onde não tem, hahaha.

Abs


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Março de 2016, 18:25:36
Faz muitos anos que não assistia mais novela nenhuma da Globo, e ontem assisti um capítulo da novela do título e - dentro da minha limitada visão sobre - fiquei impressionado com o trabalho de fotografia da novela se tratando de Globo.

Gostaria de ler as opiniões dos colegas, se gostaram ou não, se eu to vendo coisa onde não tem, hahaha.

Também não sou de novela — vi só uns trechos e algumas fotos promocionais —, mas adorei! 8-)

Aproveitando o tópico... Um dia estava na casa da minha namorada e também fiquei impressionado com a fotografia de Malhação! Depois de assistir com mais atenção, notei que só a fotografia era boa mesmo, o resto (argumento, roteiro, atuação, edição) era muito (muito!) fraco. :no:

Aliás, um pouco fora do assunto, mas no ano passado eu fiz uma viagem e percorri boa parte do Velho Chico. Inclusive postei algumas fotos aqui no fórum, depois se quiser dar uma olhada, está nesse link: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=117182.0
« Última modificação: 16 de Março de 2016, 18:35:28 por bfscf »


leonardo.muller

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
    • flickr
Resposta #2 Online: 16 de Março de 2016, 21:35:39
Minha esposa me chamou para mostrar a fotografia da novela chamou a atenção mesmo, ma como digo para ela um dos poucos defeitos dela é assistir novela. ;)
D700,D7000,D90,D50,Fuji XM-1
28mm2.8,35mm1.8, 50mm1.4, 85mm1.8
24-85mm , 80-200mm 2.8, 18-70mm, 18-55mm
SB900,SB700 YN622TX


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Março de 2016, 22:24:45
Também não sou noveleiro de plantão, mas a Globo caprichou dessa vez, até então só havia visto esse tipo de trabalho em filmes.
Tava na hora de sair das novelas populares e rodar algo com um pouco de criatividade cinematografica, to olhando algumas cenas (quando da tempo) só pela fotografia, pode ser que continue assim depois que a novela virar para a "atualidade". :ponder:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Março de 2016, 22:54:22
Com certeza uma evolução enorme nas filmagens, más principalmente (na minha opinião) na pós-edição, olhem o vídeo e tomem suas conclusões



Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Março de 2016, 08:51:33
Achei também muito boa, tanto no tratamento da imagem, quanto nos cortes, tomadas, ângulos, etc...

Enquadramentos fugindo daquele lugar-comum de "meio-corpo/corpo-inteiro/close".

A novela das seis, "Eita mundo bom" também tá com uma fotografia legal, meio vintage, meio filme vencido. Enquadramentos e tomadas mais tradicionais, mas muito bem executadas.

Uma novelinha que eu achei muito bonita (em termos de fotografia e edição) foi aquela "Meu pedacinho de chão", totalmente ludica, com aqueles desfoques muito loucos, cores bem saturadas, etc...


Ah, eu não sou noveleiro. Mas a dona Maica é. :( :(
 :hysterical: :hysterical:


sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 17 de Março de 2016, 09:20:19
A novela "Meu pedacinho de Chão" até foi estudo de caso na disciplina de Direção de Fotografia do curso que faço (Produção de Áudio e Vídeo). Realmente muito boa (e bem fora do padrãozão Globo.

Sobre essa nova novela, ainda não vi, mas fiquei curioso agora... Vou ver!
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


jbmaruyama

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
  • É esse botão que aperta pra tirar foto?
Resposta #7 Online: 17 de Março de 2016, 12:35:23
Acabei de ver o video que o edu postou, realmente, faz uma diferença enorme.

Sobre a novela, duas cenas me chamaram a atenção, uma em que um cara está cavando um buraco, e a esposa dele aparece, foi filmada de um angulo baixo e - na minha opinião, funcionou muito bem, e outra o personagem do Rodrigo Santoro está andando de carro por entre umas montanhas.

As outras novelas citadas não conheço, vou dar uma pesquisada.

É a globo entrando no século atual kkkk


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #8 Online: 22 de Março de 2016, 15:11:00
Não assisto novela (na verdade não tenho nem antena instalada em casa).
Quando vou na minha mãe, e está passando, eu noto que a cada ano as imagens estão melhores.
Isso falando da Globo.

Meus pais assistem os 10 Mandamentos (e similares, acho que a Record achou um nicho rentável de mercado noveleiro), e acho as filmagens bem meia-boca (pra não falar bregas).
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Março de 2016, 16:58:12
Animal mesmo estão sendo as mini-séries da Globo, principalmente "Ligações Perigosas", essa é Humilhante as locações e fotografia.

Agora Meu pedacinho de Chão achei meio tosca viu, achei desfocado demais as cenas, parece que usaram direto lentes 50/1.0 "no talo", achei exagerado e as edições muito pesadas, as pessoas ficavam muito com cara de desenho, porém essa era a proposta, então está valendo.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Março de 2016, 17:09:58
Agora Meu pedacinho de Chão achei meio tosca viu, achei desfocado demais as cenas, parece que usaram direto lentes 50/1.0 "no talo", achei exagerado e as edições muito pesadas, as pessoas ficavam muito com cara de desenho, porém essa era a proposta, então está valendo.

Não foi a primeira vez que tentaram experimentar essa direção mais, digamos, artística... alguém aqui lembra de Mil Casmurros?


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 22 de Março de 2016, 17:14:02
Não foi a primeira vez que tentaram experimentar essa direção mais, digamos, artística... alguém aqui lembra de Mil Casmurros?
Pois é, acho que peguei pesado. Digamos que para a proposta fim, ficou bacana.
Um vídeo legal que fala com criatividade sobre as partes integrantes de uma produção cinematográfica e mostra os efeitos de se tirar um roteirista, diretor de fotografia etc.. é esse do Porta dos fundos.
https://www.youtube.com/watch?v=SITIFVzSXG8
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A