Autor Tópico: Sobre equivalência dos systemas  (Lida 7078 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #15 Online: 21 de Março de 2016, 17:14:34
coloquei mais duas na mesma pasta, feitas no modo manual, Olympus E-M10 ISO 200, 1/250s F5.6
Raw convertido pelo DxO com todos os controles zerados.

- Pentax 28mm F2.0 (full frame) em F5.6
- Panasonic 14-42 (MFT) em F5.6

A diferença medida na luminosidade foi de menos de meio ponto, talvez 1/3 a favor da MFT.

Divirtam-se. Muito mimimi teórico para pouca diferença prática.
« Última modificação: 21 de Março de 2016, 17:23:42 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 21 de Março de 2016, 21:00:23
E aí ? Algum expert sabe explicar por que a diferença foi mínima nos testes ? O que eu fiz de errado ?


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #17 Online: 22 de Março de 2016, 22:30:33
E aí ? Algum expert sabe explicar por que a diferença foi mínima nos testes ? O que eu fiz de errado ?
Estou baixando os arquivos. Assim que der, analiso e opino por aqui.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


KoioZ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 23 de Março de 2016, 08:45:20
Não da pra afirmar nada com certeza, mas acredito que seja diferença na transparência dos vidros de cada lente.  (Varia tipo dos vidros, se são vidros, tratamento anti reflexo, quantidade de vidros, etc.)

Ou seja, com as mesmas configurações de distância focal e abertura, a Pentax possui menos transmitância luminosa que a lente da Pana.
« Última modificação: 23 de Março de 2016, 08:46:06 por KoioZ »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #19 Online: 23 de Março de 2016, 10:11:04
E aí ? Algum expert sabe explicar por que a diferença foi mínima nos testes ? O que eu fiz de errado ?

No caso da Fuji 27mm x Pentax 28mm, sendo uma APS-C e uma Full Frame, se vc não re-enquadrar, não vai obter o mesmo ângulo de visão nas duas. Então suponho que vc tenha cortado a imagem originalmente maior na Pentax, sobrando a parte central, que é mais clara. Ainda assim, a diferença é pequena. Tenderia a ficar maior se a lente APS-C tivesse muita vinheta.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 23 de Março de 2016, 11:00:32
No caso da Fuji 27mm x Pentax 28mm, sendo uma APS-C e uma Full Frame, se vc não re-enquadrar, não vai obter o mesmo ângulo de visão nas duas. Então suponho que vc tenha cortado a imagem originalmente maior na Pentax, sobrando a parte central, que é mais clara. Ainda assim, a diferença é pequena. Tenderia a ficar maior se a lente APS-C tivesse muita vinheta.


Logico que trerá o mesmo ângulo. As imagens não foram cortadas nem é pegadinha.


amveeck

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #21 Online: 23 de Março de 2016, 12:19:13
Ambos os testes com mesma velocidade, abertura e iso o que pode se esperar é exatamente a mesma exposição.

A pequena diferença que é notada pode ser resultado da ótica das lentes ou até mesmo de uma pequena variação na iluminação ambiente entre uma foto e outra (uma nuvem ou coisa parecida), não pelo fato das lentes terem sido projetadas para sistemas diferentes.

Eu diria que o teste deu o resultado esperado, ou seja.. fotos com a mesma exposição.

Já fiz no passado teste com 3 lentes desenvolvidas para FF.  A exposição era praticamente a mesma entre as 3 lentes (a 24-105 ficava levemente subexposta, t-stop) quando estava sob mesma configuração de Velocidade , Abertura e ISO que as outras, porém as cores e contrastes eram BEM DIFERENTES.




« Última modificação: 23 de Março de 2016, 12:31:57 por amveeck »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #22 Online: 23 de Março de 2016, 12:36:29

Logico que trerá o mesmo ângulo. As imagens não foram cortadas nem é pegadinha.

Ah, agora entendi. Pensei que vc tivesse feito uma imagem em 28mm em câmera FF e a outra em 27mm em câmera APS-C. Do jeito que está, concordo com vc. E eu esperaria maior luminosidade na lente FF em câmera APS-C, por diminuir a vinheta.
« Última modificação: 23 de Março de 2016, 12:39:29 por felipemendes »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #23 Online: 23 de Março de 2016, 13:31:21
Ambos os testes com mesma velocidade, abertura e iso o que pode se esperar é exatamente a mesma exposição.

A pequena diferença que é notada pode ser resultado da ótica das lentes ou até mesmo de uma pequena variação na iluminação ambiente entre uma foto e outra (uma nuvem ou coisa parecida), não pelo fato das lentes terem sido projetadas para sistemas diferentes.

Eu diria que o teste deu o resultado esperado, ou seja.. fotos com a mesma exposição.

Já fiz no passado teste com 3 lentes desenvolvidas para FF.  A exposição era praticamente a mesma entre as 3 lentes (a 24-105 ficava levemente subexposta, t-stop) quando estava sob mesma configuração de Velocidade , Abertura e ISO que as outras, porém as cores e contrastes eram BEM DIFERENTES.


Exatamente !!!
O contraste interfere um pouco na medição, assim como outras coisas, como a transmissão real de luz. As cores normalmente são o que chamam mais atenção.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #24 Online: 23 de Março de 2016, 13:33:49
Ah, agora entendi. Pensei que vc tivesse feito uma imagem em 28mm em câmera FF e a outra em 27mm em câmera APS-C. Do jeito que está, concordo com vc. E eu esperaria maior luminosidade na lente FF em câmera APS-C, por diminuir a vinheta.


28mm para 27mm é uma diferença irrelevante, não faria a menor diferença prática, é só medir algo homogêneo tipo o céu todo azul...
Essa de esperar luminosidade diferente nesse caso, mesmo usando uma objetiva projetada para um sensor maior, sobre um sensor menor, é um erro muito comum.
« Última modificação: 23 de Março de 2016, 13:41:32 por AFShalders »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #25 Online: 23 de Março de 2016, 15:23:58

28mm para 27mm é uma diferença irrelevante, não faria a menor diferença prática, é só medir algo homogêneo tipo o céu todo azul...
Essa de esperar luminosidade diferente nesse caso, mesmo usando uma objetiva projetada para um sensor maior, sobre um sensor menor, é um erro muito comum.

Peraí. Então a vinheta da lente pra sensor menor não existe? Melhor explicando: As duas lentes terão vinheta, mas a lente pra sensor maior vai exibir menos vinheta quando usada em um sensor menor, ou estou errado?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #26 Online: 23 de Março de 2016, 15:31:47
Acabei de fazer mais uns testes:

Fonte de luz: Mesa de luz profissional com lâmpada fluorescente de catodo frio com intensidade constante, pré aquecida por 20 minutos.

Câmera Fuji X-E1, fixa em ISO 200 , F=5.6 e 1/125s para as lentes abaixo:

- FUJI XF27 (APS-C) 
https://drive.google.com/open?id=0BwKtsUYNtfdZSzdUQkFoT3l5Ymc

- PENTAX SMC 28mm 2.8 (Full Frame, baioneta KA)
https://drive.google.com/open?id=0BwKtsUYNtfdZbjhpWmM1enhJTm8

- PENTAX SMC 50mm 1.8 (Full Frame, baioneta K)
https://drive.google.com/open?id=0BwKtsUYNtfdZR2xjb29mQy14RU0

- Super Takumar 85mm 1.9 (Full Frame, rosca M42)
https://drive.google.com/open?id=0BwKtsUYNtfdZUTVzeFVBZDlYSWM

Os arquivos tem nomes sugestivos.

Os outros arquivos começados por FX são do experimento em si e do equipamento testado e usado.


A diferença medida ficou na mesma margem do teste anterior, entre 1/3 e 1/2 ponto, mais pelo arredondamento do fotometro da câmera do que por outra coisa.
Note a XF27 gerar um tom mais verde, e as 3 pentax com tom cinza bem neutro.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #27 Online: 23 de Março de 2016, 15:36:29
Peraí. Então a vinheta da lente pra sensor menor não existe? Melhor explicando: As duas lentes terão vinheta, mas a lente pra sensor maior vai exibir menos vinheta quando usada em um sensor menor, ou estou errado?


Veja as imagens. Não foram mexidas.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #28 Online: 23 de Março de 2016, 16:57:23

Veja as imagens. Não foram mexidas.

Tomei a liberdade de mexer nas suas amostras. O que fiz:
1. Tomei uma amostra do centro da imagem, onde a vinheta é zero.
2. Criei uma moldura com aquela cor. Isto foi só pra dar uma ideia da vinheta.
3. Converti a foto pra níveis de cinza (poderia ter simplesmente lido a cor e feito a média dos canais, mas achei mais fácil assim).
4. Medi o valor de luminosidade no centro e na borda das imagens centrais.

Resultado: Em ambas, o valor central foi de 87h. Na borda da Pentax, 72h. Na borda da Fuji, 6Bh. Ou seja, pelo valor maior da Pentax na borda, eu diria que ela sofre menos vinheta, e que a imagem dela será (um pouquinho só) mais clara que a Fuji. Na prática, eu diria que só um purista veria problema nisso.

Como esta é uma análise quantitativa, reduzi os tamanhos pra 800x533. As imagens estão aqui:
https://drive.google.com/folderview?id=0B1jyCMlQyRAic0I3eVRleGZSeEE&usp=sharing


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #29 Online: 23 de Março de 2016, 18:51:08
Na prática, eu diria que só um purista veria problema nisso.

As amostras estão aí para isso mesmo. Essas diferenças são muito pequenas para fazerem qualquer diferença prática. No final é aquela estória de muito arroz para pouco feijão.

A menor diferença entre as bordas entre a Fuji e a Pentax tem ainda outros fatores:

A Pentax é FF, e estamos pegando do centro até mais ou menos um pouco mais da metade da diagonal de uma área 24x36. É de se esperar que a perda de luminosidade a esta distância do centro seja menor.

A XF27 tem um fator "extra". O Jpeg CORRIGE a vinheta por software. Na verdade essa diferença deve ser maior do que a que você mediu , sem a correção.

O que vale na prática é o que o fotômetro registrou, ou seja, quanto ele desviou do zero nas quatro medidas. Na XF 27 foi -1/3, na 85mm foi -1/2.

Se você examinar as 3 imagens feitas com as 3 lentes Pentax FF as exposições registradas são na prática, iguais.

Recomendo que vocês façam este teste e vejam por vocês mesmos.
« Última modificação: 23 de Março de 2016, 18:51:48 por AFShalders »