Autor Tópico: Lente Canon 24-85mm f/3.5-4.5 - Vale a pena?  (Lida 6960 vezes)

bruno__lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
    • https://500px.com/blima_photo
Online: 18 de Março de 2016, 09:44:09
Bom dia pessoal!

Surgiu a oportunidade de eu pegar uma lente Canon 24-85mm f/3.5-4.5 usada por um ótimo preço. No mercado livre a mais barata que encontrei foi por R$ 1300,00 e esta o rapaz está pedindo R$ 280,00 (estranho?). A lente possui fungos mas aparentemente não influenciam na imagem. Pedi para ele enviar algumas fotos feitas com ela e não consegui encontrar manchas. Nunca usei esta lente, é boa?

Final de semana vou passar pela cidade dele e tenho a oportunidade de testá-la pessoalmente e gostaria de saber se vale à pena pegar essa lente. Meu set atualmente é uma Canon t1i, lentes 18-55 e 50mm 1.8.

Aguardo opiniões!


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #1 Online: 18 de Março de 2016, 11:05:30
Não conheço a lente, mas só pelas características do negócio, EU já não faria.  :ponder:
E tem mais, esse range para crop fica muito estranho ( ~38-135). E pra finalizar: é uma lenta lenta (escura)

Se fosse eu, começaria com uma 17-50 2.8. Poder ser Tokina ou se achar uma boa de $$, uma Canon.
Seria mais interessante pra você

 :ok: :ok:


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Março de 2016, 11:09:25
Se estiver procurando uma angular (pro APS-C) 24mm não serve, ainda é fechado, seria melhor pegar uma 18-55.
Porém essa singela 24-85 é uma boa lente (melhor que a 18-55), ótima para street ou uso geral do dia a dia. Queria uma dessas para fazer um kit de rua pra minha 5D, mas é dificil achar ela no Brasil, e agora to sem grana pra isso.

A bem da verdade ela não vai substituir sua 18-55, pois se precisar de uma fotografia mais ampla os 24mm não vá te entregar como os 18mm farão. Seu ganho principal será em 85mm.

Esse valor está meio estranho meeesmo  :ponder: tem que ver se está funcionando foco e a eletrônica dela está em ordem, senão não vale a pena, fungos na lente pra atrapalhar a imagem tem estar em estado muito crítico. Posta o link ai pra gente dar uma conferida e poder ajudar.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 18 de Março de 2016, 11:13:10
Também não acho que essa 24-85 agregaria muita coisa. Ela é basicamente uma lente de entrada para full-frame. Cobrir uma área maior acarreta em ter mais vidro, o que torna a lente maior, mais pesada e mais cara, mas nem por isso melhor.

Além de não ver vantagem na compra da lente em si, o negócio é sim estranho. Se achar que é uma pechincha confiável, pode comprar até para revender, mas não necessariamente precisa ficar com a lente.

Acho muito mais negócio uma Tamron 17-50, ou mesmo ficar com a lente do kit e investir em outra mais específica, como uma EF-S 24mm panqueca para uso geral (porém com melhor ótica) ou 60mm macro para retratos (e, obviamente, para macro!) ou uma 10-18 como ultra grande-angular.

@ Andrei Gomes, não sabia que a Tokina também tinha uma 17-50.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 18 de Março de 2016, 11:14:09
Talvez te ajude, o review dela no Photozone:

"Verdict
The Canon EF 24-85mm f/3.5-4.5 USM exhibited a quite mixed performance. On the upside the lens is very sharp with very little vignetting throughout the range. Unfortunately distortions at 24mm are pretty hefty as are chromatic aberrations. The build quality is pretty decent and the AF performace is a joy. All-in-all the lens is capable to beat the cheapo EF-S 18-55mm as well as the EF-S 17-85mm IS and regarding sharpness it can even rival the the EF 24-70mm f/2.8 USM L (on APS-C). If the focal length range was more attractive here the lens would have been a killer but as such it is just a good compromise. "

http://www.photozone.de/Reviews/185-canon-ef-24-85mm-f35-45-usm-lab-test-report--review?start=1
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


bruno__lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
    • https://500px.com/blima_photo
Resposta #5 Online: 18 de Março de 2016, 12:19:27
Fiquei muito tentado pelo preço e pela oportunidade de testá-la antes de comprar. Mas que é meio estranho esse valor, é sim...

Quanto ao range eu sei que não vai ser tão útil, mas achei que a qualidade ótica dela seria melhor que a da 18-55, mas pelo visto não é lá essas coisas... Acho que vou ir testar, se a lente estiver em bom estado eu fico com ela, nem que seja para revendê-la e ganhar um pouco em cima...


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 18 de Março de 2016, 12:50:01
Se for testá-la preste atenção no foco, e se o diafragma está funcionando em todas as faixas de zoom e em todas as aberturas.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #7 Online: 18 de Março de 2016, 13:44:38
Também não acho que essa 24-85 agregaria muita coisa. Ela é basicamente uma lente de entrada para full-frame. Cobrir uma área maior acarreta em ter mais vidro, o que torna a lente maior, mais pesada e mais cara, mas nem por isso melhor.

Além de não ver vantagem na compra da lente em si, o negócio é sim estranho. Se achar que é uma pechincha confiável, pode comprar até para revender, mas não necessariamente precisa ficar com a lente.

Acho muito mais negócio uma Tamron 17-50, ou mesmo ficar com a lente do kit e investir em outra mais específica, como uma EF-S 24mm panqueca para uso geral (porém com melhor ótica) ou 60mm macro para retratos (e, obviamente, para macro!) ou uma 10-18 como ultra grande-angular.

@ Andrei Gomes, não sabia que a Tokina também tinha uma 17-50.

Disfarça Elder. Troquei as bolas.  :assobi: É a Tanrom mesmo que me refiro. Se possível a versão "sem VC" que dizem ter uma ótimo um pouco melhor. Mas ambas são muito boas.

Aproveitando, endosso seu comentário. A compra é pra fazer negócio ou pra ganhar qualidade de imagem?
Se for a segunda opção, não.  :no:

O ganho seria enorme com uma 17-50 2.8 frente à lente do kit. Ou como o Elder disse, partir para outros ranges e até fixas.
Eu tenho a 24mm e a 10-18mm. É outro mundo em relação à 18-55mm  :ok:


Guto Pereira

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
  • Sexo: Masculino
  • Aprendo mais sobre fotografia.
    • Perfil do Flickr
Resposta #8 Online: 18 de Março de 2016, 13:55:24
Tenho essa lente trabalhando com a 5D. Não entendo quando o pessoal mete o malho em lentes antigas só por serem antigas ou por não ostentarem o belo anel vermelho em seus corpos. Na boa, mesmo eu sendo um aprendiz, não consigo chamar uma lente de lenta ou escura por causa de um f stop em relação a uma 2.8. Participei de um ensaio onde ao meu lado tinha Mark III com 24-105mm L. Na boa, na hora do ensaio a galera babava con a imagem no display da MKIII. Na hora de publicar as fotos... Não sei não. E olhem que coloquei pro sacrifício na maresia a 28-135mm. A 24-85mm apesar de apresentar distorção, é muito mais nitida que a 28-135, principalmente nas bordas, isso à partir de f8. A 28-135 começa a melhorar em f9 nas bordas e fica boa de f13 pra cima.

Pois bem. Dei a sorte de comprar a minha 24-85 por um bom preço e em estado de nova. Pra quem tem full frame é uma boa pedida para fugir do peso e do volume das lentes L, ou também é a opção do "homem modesto". Ainda vou comprar uma 24-105mm f4 L, mas ainda não chegou o momento.
« Última modificação: 18 de Março de 2016, 13:56:14 por Guto Pereira »


bruno__lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
    • https://500px.com/blima_photo
Resposta #9 Online: 18 de Março de 2016, 14:19:25
Tenho essa lente trabalhando com a 5D. Não entendo quando o pessoal mete o malho em lentes antigas só por serem antigas ou por não ostentarem o belo anel vermelho em seus corpos. Na boa, mesmo eu sendo um aprendiz, não consigo chamar uma lente de lenta ou escura por causa de um f stop em relação a uma 2.8. Participei de um ensaio onde ao meu lado tinha Mark III com 24-105mm L. Na boa, na hora do ensaio a galera babava con a imagem no display da MKIII. Na hora de publicar as fotos... Não sei não. E olhem que coloquei pro sacrifício na maresia a 28-135mm. A 24-85mm apesar de apresentar distorção, é muito mais nitida que a 28-135, principalmente nas bordas, isso à partir de f8. A 28-135 começa a melhorar em f9 nas bordas e fica boa de f13 pra cima.

Pois bem. Dei a sorte de comprar a minha 24-85 por um bom preço e em estado de nova. Pra quem tem full frame é uma boa pedida para fugir do peso e do volume das lentes L, ou também é a opção do "homem modesto". Ainda vou comprar uma 24-105mm f4 L, mas ainda não chegou o momento.

Olá Guto!
Eu sou amador e não tenho condições de investir em lentes caras no momento, então as lentes "L" são de outra galáxia para mim. Mas dentro da minha realidade queria uma lente mais nítida que a 18-55 e que fosse versátil (zoom) e acabei encontrando a 24-85 com bom preço. Você acha que há outra lente barata que seja mais nítida do que esta?


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 18 de Março de 2016, 14:41:47
Tenho essa lente trabalhando com a 5D. Não entendo quando o pessoal mete o malho em lentes antigas só por serem antigas ou por não ostentarem o belo anel vermelho em seus corpos.

Não sei se foi relacionado ao que eu disse antes, mas meu ponto é que não entendo o porque de comprar uma lente projetada para full-frame e utilizá-la para "cropadas", salvo quando não temos opções específicas para estas. No caso deste tópico, minha análise é porque pagar mais por uma lente maior, mais pesada menos nítida comparada com uma Tamron 17-50, por exemplo? Claro que aqui considero o preço "normal" das lentes, não essa suposta barganha que o nosso colega descreve, que é um caso totalmente atípico.

Pois bem. Dei a sorte de comprar a minha 24-85 por um bom preço e em estado de nova. Pra quem tem full frame é uma boa pedida para fugir do peso e do volume das lentes L, ou também é a opção do "homem modesto".

Aqui sim! Pra quem tem full-frame não existem muitas opções de lentes "zoom-normal" boas e baratas. Eu citaria novamente na Tamron a honestíssima 28-75 f/2.8. Mas essa 24-85 da Canon, apesar de mais lenta (lenta referindo-se à abertura máxima), parece bacana sim.

Só discordo da parte de lentes "L" serem maiores ou mais pesadas. Isso depende do projeto óptico. Tenho uma 17-40L que é relativamente pequena. Já tive a 70-200 f/4L que também achei bem "comportada" para uma tele, ainda mais sendo L. Enfim...

[...] queria uma lente mais nítida que a 18-55 e que fosse versátil (zoom) e acabei encontrando a 24-85 com bom preço. Você acha que há outra lente barata que seja mais nítida do que esta?

Na minha época de "cropada" achei coisa de outro mundo a Tamron 17-50. Volta e meia aparece algum nos classificados na faixa de 900 reais. Acredite: não existe lente que entrega mais que ela nessa faixa de preço!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


bruno__lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
    • https://500px.com/blima_photo
Resposta #11 Online: 18 de Março de 2016, 14:47:27
Na minha época de "cropada" achei coisa de outro mundo a Tamron 17-50. Volta e meia aparece algum nos classificados na faixa de 900 reais. Acredite: não existe lente que entrega mais que ela nessa faixa de preço!

Obrigado pela dica! Vou dar uma pesquisada nessa lente. Tudo o que comprei até agora foi barganhado (depois de muita pesquisa), quem sabe encontro uma Tamron barbada também...


LFelipe

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 18 de Março de 2016, 15:21:38
Tem também a EF-S 15-85mm (f/3.5-5.6 IS USM), que seria na minha opinião a lente ideal pra acompanhar o kit vendido pela Canon (ao invés da 18-135mm), mas a bicha custa uma fortuna. Vale muito mais a pena a Tamron 17-50mm 2.8!


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #13 Online: 18 de Março de 2016, 15:36:09
Tenho essa lente trabalhando com a 5D. Não entendo quando o pessoal mete o malho em lentes antigas só por serem antigas ou por não ostentarem o belo anel vermelho em seus corpos. Na boa, mesmo eu sendo um aprendiz, não consigo chamar uma lente de lenta ou escura por causa de um f stop em relação a uma 2.8. Participei de um ensaio onde ao meu lado tinha Mark III com 24-105mm L. Na boa, na hora do ensaio a galera babava con a imagem no display da MKIII. Na hora de publicar as fotos... Não sei não. E olhem que coloquei pro sacrifício na maresia a 28-135mm. A 24-85mm apesar de apresentar distorção, é muito mais nitida que a 28-135, principalmente nas bordas, isso à partir de f8. A 28-135 começa a melhorar em f9 nas bordas e fica boa de f13 pra cima.

Pois bem. Dei a sorte de comprar a minha 24-85 por um bom preço e em estado de nova. Pra quem tem full frame é uma boa pedida para fugir do peso e do volume das lentes L, ou também é a opção do "homem modesto". Ainda vou comprar uma 24-105mm f4 L, mas ainda não chegou o momento.
Pelo menos nesse tópico não vi ninguém malhando lente antigas.
O rapaz vai usar a lente numa t1i e ela começa em f3.5. Como você chamaria essa lente? Rubinho Barrichelo?
Você usava a sua numa 5D amigo. Pra começo, é full frame e um dos senhores que eu considero mais apaixonantes da Canon. Não à toa tenho uma.

Então, desculpe as brincadeiras, mas os comentários estão voltados para a situação dele. Cada caso é um caso. No dele, NMHO, não valia a pena.

Vendi a minha 24-105 esses dias aqui. Lente excepcional. Mas usava ela na 5D e gosto de usar pouco flash e sempre que posso, incluir a luz ambiente. Conclusão: à noite, assunto em movimento, não tinha jeito. Pra mim, naquela ocasião, a lente era lenta. Tinha que usar a 50mm em 2.5 ou mais aberta. Cada caso é um caso. ;)

Agora, sobre essa a 24-85mm para uma FF em relação à custo beneficio, aí é outra conversa.  :ok: :ok:
« Última modificação: 18 de Março de 2016, 15:38:08 por Andrei Gomes »


Guto Pereira

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
  • Sexo: Masculino
  • Aprendo mais sobre fotografia.
    • Perfil do Flickr
Resposta #14 Online: 18 de Março de 2016, 16:52:58
Pessoal, mais tarde responderei a cada uma das citações corretamente. Mas respondendo de maneira geral, não me falei direcionado para a escolha do rapaz pela 24-85mm. Meu texto é um mero desabafo por cobta do papo chato de "lente do kit", lente lenta, escura, etc...

Já para o rapaz que pretende usar com uma APS-C, por tudo o que li a 24-85 não é lente pra voce. Não funciona bem nas cropadas.

Mas se pensa em pegar uma full frame, seria uma boa escolha para iniciar. Só não curto comprar lente fungada. A chance de estar bem detonada e sofrer para remover temporariamente a contaminação é mais que certa. No teu caso, iria na dica da galera que conhece, pegando a Tamron. Se quiser complementar o range com uma tele legal e barata, aproveite a promoçao da 55-250mm STM por 870 reais. É uma lente muito legal para ter numa APS-C.