Autor Tópico: Alguém ja comparou a 28 STM com a 28 Ultrasonic ?  (Lida 1033 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Online: 20 de Março de 2016, 19:46:41
Uma duvida...

Alguém aqui já teve a oportunidade de comparar em uma Canon tamanho APS as objetivas EF-S 28/2.8 STM e a EF 28/1.8 Ultrasonic em condições de uso normal ?


Duron Maniac

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #1 Online: 20 de Março de 2016, 20:20:00
Na verdade a STM é 24mm. Acho que o Humberto Yoji teve as duas.

T+


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 20 de Março de 2016, 20:36:43
Na verdade a STM é 24mm. Acho que o Humberto Yoji teve as duas.

T+


Verdade, falha minha !


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 21 de Março de 2016, 11:13:42
Eu estou com as duas no momento, decidindo qual irei vender... A 24/2.8 STM é parecida com a leva mais recente de fixas não-L da Canon. Ou seja, construção decente, AF decente, qualidade de imagem praticamente impecável mesmo em abertura máxima, quase nada de aberrações cromáticas. Enfim, uma objetiva muito "certinha". Lembra muito a qualidade de imagem da 28/2.8 IS USM.

Já a 28/1.8 USM é bem mais antiga, da época do filme, então tem muitos "defeitos", principalmente as aberrações cromáticas e a falta de nitidez em abertura máxima (costumo usar a partir de f/2 ou f/2.2). O desfoque de fundo também não é dos melhores. Mesmo fechando a f/2.8, ainda acho que a 24/2.8 STM tem mais nitidez e menos aberrações cromáticas. Além disso, obviamente, ela é bem maior e bem mais pesada.

Maaaaas... Além de ter 1 ponto a mais de abertura, a 28/1.8 parece ter mais "personalidade", na falta de palavra melhor. Gosto mais do contraste dela, a imagem no geral me agrada mais. Complicado isso, rsrs, mas eu ainda estou bem na dúvida mesmo. Talvez eu venda a 28/1.8 USM apenas porque ela vai me dar mais retorno e porque tenho usado bem pouco, mas a vontade que dá é de manter ambas...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 21 de Março de 2016, 11:58:51
Foi mais ou menos isso que eu notei. A dúvida persiste entre uma limpinha e outra com uma personalidade interessante. Já experimentou a 28/1.8 com o DxO e o respectivo módulo ótico dela ? Melhora uma barbaridade.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 21 de Março de 2016, 12:02:26
Foi mais ou menos isso que eu notei. A dúvida persiste entre uma limpinha e outra com uma personalidade interessante. Já experimentou a 28/1.8 com o DxO e o respectivo módulo ótico dela ? Melhora uma barbaridade.


Não uso o DxO, mas com o perfil do DPP já melhora bastante...


Pois é, a dúvida é mesmo essa, uma mais certinha e uma com mais personalidade... Vou acabar vendendo a 28/1.8 mesmo, pela questão financeira, mas a dúvida persiste.