Autor Tópico: Não consigo minimizar o ruído :(  (Lida 7542 vezes)

nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #15 Online: 21 de Março de 2016, 13:32:45
Gente do céu! Eu fiz tudo errado, ñ é possível  :( :no:

Não tem base. Eu já fiz a experiência de subir o ISO antes e não deu certo, por isso agora tentei o subexposto pra melhorar na pós. Jamais soube que isso era pior.

Eu fiz umas fotos da minha cunhada e da irmã gêmea dela na minha casa, sem muita luz e usei até uma caixa de papelão que eu fiz com uma luz branca normal dentro e um papel manteiga, já que não tenho dindin pra uma softbox rsrs  8-), as fotos ficaram com muito mais ruído, e eu nem subi os pontos da exposição na pós, deixei elas subexpostas e mesmo assim, na hora de tratar a pele eu fico perdida entre tantos pontos pretos  :(
Vou deixar o link de algumas, elas já foram tratadas, mas dá pra ver que elas possuem bem mais ruído do que as que eu fiz esse final de semana.

OBS.: IGNOREM a falta de foco nas fotos desses links, foi minha primeira vez com a 50mm, eu tava achando que estava arrasando com 1.8 e saiu isso.
https://www.dropbox.com/s/817bd9gur7e0x86/IMG_2586.jpg?dl=0
https://www.dropbox.com/s/sy6gy8dhs0prsb0/IMG_2629.jpg?dl=0
https://www.dropbox.com/s/yu222obzkqqi14p/IMG_2869.jpg?dl=0


Como vcs conseguem tratar a pele sem dar aquele mega zoom? O ruído atrapalha demais...

Eu vou atrás do DxO, obrigada pelas dicas!

E eu sei que eu fico querendo muita coisa para o equipamento que eu tenho  :( Mas é pq tem gente que consegue o resultado que eu quero com um equipamento igual.

Obrigada mais uma vez gente!
Só uma dúvida.. Vc usou algum presset nessas fotos?
No mais é o seguinte.. Não tem o que fazer  :eek:
ISO 400 p/ cima já vai aparecer bem nas Rebel. Porém, ISO até 1600 dá pra reverter na pós (arquivo RAW). Acho que vc deve estar pecando aí..
Eu tenho uma T3i e ponho ela em algumas roubadas (falta de iluminação) seguido.. Às vezes tenho que usar uma redução de ruído de 40-45, recolocando ele nos detalhes (90-95%). Fica bem aceitável, mas SEMPRE aparece um ruidinho, faz parte. Desencana um pouco também. :hysterical:


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #16 Online: 21 de Março de 2016, 13:39:23
Foto para comparação em ISO 3200
O ISO alto trás outras consequências, como degradação de cores e contraste. É foto pessoal, portanto não tem muitos ajustes. Ruído perfeitamente aceitável :ok:


PS: esqueci que o flickr aplica sharpen em fotos menores, então está pior do que a original

IMG_7377 by Lucas Dias, no Flickr


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #17 Online: 21 de Março de 2016, 13:49:11
Casamento Paloma e Ari by Vangelis Matos Medina, no Flickr

ISO 800 numa T3.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 21 de Março de 2016, 14:05:43
AFShalders, você teria alguma foto da 350D, com ISO alto, pra mostrar? Eu queria muito ver.  :)

E se mais alguém tiver fotos tiradas com a linha rebel e ISO alto coloca aqui, será muito útil pra mim.

Grácias!

Nossa vou ter que procurar nas catacumbas...


Achei algumas, mandei por MP
« Última modificação: 21 de Março de 2016, 14:22:32 por AFShalders »


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #19 Online: 21 de Março de 2016, 14:44:59
Também acho que está superestimando a questão do ruído. Ainda mais na fotografia boudoir, que pra mim combina perfeitamente com a textura que o ruído dá. Com p&b então...

Seja resiliente, aproveite a limitação a seu favor.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 21 de Março de 2016, 14:59:42
E eu sei que eu fico querendo muita coisa para o equipamento que eu tenho  :( Mas é pq tem gente que consegue o resultado que eu quero com um equipamento igual.

O que você está fazendo é ótimo, faz você entender a limitação do seu equipamento. Mas eu acho que não adianta tentar insistir nas condições que você sabe que não irão funcionar, me entende? No final das contas, não conseguir ter o resultado que espera toda vez pode acabar te desestimulando.

Além disso, deu pra ver que você se dedica muito e tem bom gosto... Minha dica é você não insistir mais nisso por enquanto; busque lugares bem iluminados, tente entender bem a luz natural, e se for se arriscar em lugares mais escuros, invista em um speedlite (existem muitas opções acessíveis e de qualidade hoje em dia).


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #21 Online: 21 de Março de 2016, 15:24:59
além do que foi falado ruído nem sempre é ruim. Tem gente que realmente não gosta mas ele não é o vilão da história

Apesar de que ruído digital, se não for cuidado de maneira certa, é feinho. Antes fosse granulado de filme. Existe efeito assim no PS e LR pra vc experimentar e "transformar" esses ruídos digitais em grãos
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


emersonik

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #22 Online: 21 de Março de 2016, 16:54:29
Os outros problemas que vc mencionou no primeiro post são piores do que o ISO.

Solução para mão tremida: Lente com IS, tripé, monopé, mais luz, flash genérico (bem mais barato)...

Solução para foto desfocada: verificar alinhamento entre câmera/lente.

A questão do ISO é relativa: ao exportar para a internet o ruído é bem minimizado.

O equipamento não faz milagres, se não há luz não há foto. Invista em iluminação, tanto em termos de equipamento quanto de conhecimento.

No caso da foto exemplo, vc usou luz artificial no fundo do quarto, poderia usá-la para iluminar a modelo. Usar rebatedor (dá pra fazer com placa de isopor). Quando não não há dinheiro, use a criatividade.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #23 Online: 21 de Março de 2016, 17:49:30
Olha, eu tenho uma T2i e xingava até a milésima geração dela por causa do ruído absurdo que ela dava em ISOs altos. Depois de praticar mais um pouco e ler algumas dicas no fórum, descobri que eu estava "clicando errado".

Tinha a mania de ser "fotógrafo de luz natural" e quando ia fazer a pós em 99% das minhas fotos eu tinha que aumentar exposição e puxar as sombras, pq essas 99% saíam subexpostas. Tinha um medo absurdo de usar ISO 1600 ou maior que eu preferia corrigir na pós, e com o tempo descobri que o ruído estava aparecendo na pós.

Mudei meu jeito de clicar, usando bastante o ETTR (expor pra mais, mesmo com ISO elevado e depois corrigir pra baixo na pós, sem estourar as fotos, claro...) e me policiando a usar muito mais o Flash e fontes de luzes artificiais.
Hoje pra eu olho pras minhas fotos mais antigas e dou risada ao lembrar dessa situação...

Olha esse tópico q eu abri a um tempo atrás, reclamando da mesma coisa: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=115484.msg1190269#msg1190269
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #24 Online: 21 de Março de 2016, 18:11:05
Como já disseram, o ruído está perfeitamente aceitável. Não sei pq está te incomodando tanto. Tenho fotos com muito mais ruído que isso.
E na próxima, prefira subir o ISO na câmera do que subir a exposição no Lightroom. A segunda opção gera muito mais ruído e perda de detalhes nas sombras.
Uma opção pra você é trabalhar melhor a iluminação. E isso não significa comprar equipamento. Já que você está fazendo as fotos dentro de casa (e as fotos estão boas por sinal), procure uma janela que entre mais luz, faça as fotos em um momento mais iluminado do dia, etc.
Continue tentando e experimentando até sair do jeito que você quer. É assim mesmo :)
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #25 Online: 21 de Março de 2016, 18:38:39

Mudei meu jeito de clicar, usando bastante o ETTR (expor pra mais, mesmo com ISO elevado e depois corrigir pra baixo na pós, sem estourar as fotos, claro...) e me policiando a usar muito mais o Flash e fontes de luzes artificiais.
Hoje pra eu olho pras minhas fotos mais antigas e dou risada ao lembrar dessa situação...

Um flash de fill ou um rebatedor realmente daria mais resultado que qualquer outra coisa que ela possa fazer.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


maricarvalho

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
Resposta #26 Online: 21 de Março de 2016, 19:25:30
Olha, eu tenho uma T2i e xingava até a milésima geração dela por causa do ruído absurdo que ela dava em ISOs altos. Depois de praticar mais um pouco e ler algumas dicas no fórum, descobri que eu estava "clicando errado".

Tinha a mania de ser "fotógrafo de luz natural" e quando ia fazer a pós em 99% das minhas fotos eu tinha que aumentar exposição e puxar as sombras, pq essas 99% saíam subexpostas. Tinha um medo absurdo de usar ISO 1600 ou maior que eu preferia corrigir na pós, e com o tempo descobri que o ruído estava aparecendo na pós.

Mudei meu jeito de clicar, usando bastante o ETTR (expor pra mais, mesmo com ISO elevado e depois corrigir pra baixo na pós, sem estourar as fotos, claro...) e me policiando a usar muito mais o Flash e fontes de luzes artificiais.
Hoje pra eu olho pras minhas fotos mais antigas e dou risada ao lembrar dessa situação...

Olha esse tópico q eu abri a um tempo atrás, reclamando da mesma coisa: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=115484.msg1190269#msg1190269


Nossa adorei seu post! Foi pra mim! haha
Tenho fotos exatamente como a que vc postou.

Vou mudar minha estratégia e expor mais! Obrigada



maricarvalho

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
Resposta #27 Online: 21 de Março de 2016, 19:26:18
Obrigada gente!  :worship:

Vcs me ajudam muito!


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #28 Online: 21 de Março de 2016, 21:02:24
Como já disseram, o ruído está normal, mas vai ficar bem mais evidente quando puxar a exposição no Lightroom.

"...ela está subexposta, pois não tenho flash, não queria mudar a configuração e se subisse o ISO piorava tudo, então prefiro subir esses pontos no Lightroom"   

Isto é a PIOR coisa que você pode fazer numa câmera Canon!  Alguns sensores são praticamente "ISOless".  Na Fuji, por exemplo, usar ISO 3200 ou usar ISO 200 e corrigir na pós dá no mesmo, mas na Canon isso não funciona, fica muito pior!  Exemplo:  http://improvephotography.com/wp-content/uploads/2015/09/iso-invariance-test.jpg


Outra coisa, pratique técnicas para conseguir segurar a câmera na mão com velocidade mais baixa, isso é realmente útil!  Um tripé também ajuda.  E, claro, se luz natural não for uma exigência, um flash resolve 90% dos seus problemas hehehe

Última dica!  A foto que postou está bem fora de foco.  Infelizmente esse é um problema comum na 50mm 1.8 da Canon.  Em uma cena estática (de preferência se estiver no tripé), recomendo fazer o foco pelo live view, vai ser bem mais preciso  ;)
« Última modificação: 21 de Março de 2016, 21:04:35 por TheRipper »
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #29 Online: 21 de Março de 2016, 21:04:40
Última dica!  A foto que postou está bem fora de foco.  Infelizmente esse é um problema comum na 50mm 1.8 da Canon.  Em uma cena estática (de preferência se estiver no tripé), recomendo fazer o foco pelo live view, vai ser bem mais preciso  ;)

Não é só isso. Tem que escolher a velocidade mínima adequada também, senão apesar de o foco estar correto vai ficar borrada.