Autor Tópico: Não consigo minimizar o ruído :(  (Lida 7490 vezes)

maricarvalho

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
Online: 21 de Março de 2016, 11:55:16
Olá pessoal,

Eu sou iniciante e não sou fotógrafa profissional, mas tenho estudado e lido bastante nos últimos tempos.
Preciso de umas opiniões.
Tenho uma T5i e quando eu uso ISO 800 ela fica com muitoooo ruído, e já vi outras fotos do pessoal da mesma câmera com ISO bem maior com pouquíssimo ruído.

Eu sempre uso velocidade alta pois não tenho muita estabilidade na mãe e perdi muita foto legal por ficarem tremidas, então tenho trauma. Nunca menos que 1/100  :(
Abertura máxima também me atrapalha a conseguir cravar o foco, então na 50mm 1.8 eu deixo no mínimo em 2 pra garantir. (Também já perdi muita foto em 1.8 pq tenho dificuldade pra acertar o foco)

Enfim, vícios a parte, preciso do ISO, mas não está dando pra colocar nem 400, acho que tem algo errado.

Esse final de semana tirei fotos de uma amiga minha que queria umas fotos meio boudoir e ficaram com muito ruído =~~

Vou postar uma de exemplo.

--->> ANTES DE COMENTAREM - SIM, ela está subexposta, pois não tenho flash, não queria mudar a configuração e se subisse o ISO piorava tudo, então prefiro subir esses pontos no Lightroom.

Quando eu dou zoom elas estão com muito ruído, fica difícil até pra tratar a pele =/

 T5i
Lente 50mm 1.8
1/125
2.8
ISO 400

[/url]IMG_3271 by Mari Carvalho, no Flickr[/img]

https://www.flickr.com/photos/137438514@N03/25328765044/in/dateposted-public/


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #1 Online: 21 de Março de 2016, 12:02:15
Não há nada de errado com sua foto. Vc que está querendo demais de um equipamento básico!
Se comprar um flash vai melhorar bastante!
« Última modificação: 21 de Março de 2016, 12:02:40 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 21 de Março de 2016, 12:05:53
O ruído sempre vai aparecer em imagens subexpostas, principalmente nas zonas de pouca luz, pra amenizar coloca o ISO alto e superexpõe a foto, quase 1 ponto, depois na pós vc diminui a exposição.

No caso daquela foto, não achei o ISO destrutível, desencana de analisar as fotos em crop 100%, sempre vai ter ruido, mesmo em ISO 100.

No momento que imprimir a foto o ruído some, e dependendo do tratamento pode dar um charme na foto, o único porém é que ele tira a definição da imagem, o que acaba matando a nitidez. Tem que aprender a da um up na foto na pós produção. Se você fotografa em RAW é mais fácil consertar. Eu já usei ISO 800 tranquilo na minha XTi, no PC e um desastre, mas impressa o ruído diminui.

Sua T5 tem que ir tranquilo até ISO 800. Faça um teste, superexponha a foto e depois ajeita ela. Dá uma diferencinha.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 21 de Março de 2016, 12:10:20
Está um pouco subexposta mas ela está bem limpa, na medida do possível.
Usei muito as T2i e T3i em ISO 800 e o ruido nessas sensibilidades , para mim, é bem aceitável. Note que  olhar tudo em 1:1 na tela fará qualquer defeito na imagem ser evidente. Na prática ao imprimir uma imagem em um tamanho compatível com a resolução, ou ao reduzir para o uso em tela, o ruido diminui muito.

Mas se mesmo assim você quiser algo mais limpo com essa câmera, experimente trabalhar o raw da sua câmera com um programa chamado DxO. O programa irá baixar um módulo ótico para a combinação de corpo e lente usadas. Desmarque todos os presets e habilite apenas o Lens sharpness e o noise reduction PRIME. Se gostar do resultado eu te explico exatamente o que fazer com os outros ajustes. 


O DxO tem uma versão demo de 30 dias sem limitações.
« Última modificação: 21 de Março de 2016, 12:15:52 por AFShalders »


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #4 Online: 21 de Março de 2016, 12:10:30
Vamos lá, se você está dando zoom 100% qualquer câmera terá ruído. Para mim a foto está normal em termos de ruído, que só aparece em maior quantidade nas sombras por questão de iluminação.
Provavelmente você tentou recuperar as sombras por ter subexposto a foto, e isso gera mais ruídos. É como se vc tivesse fotografado em um ISO maior.

Em todo caso, verifique se o programa que vc usa está aplicando ruído. Se você usa o Lr e um preset é bem possível que esteja.
Quando for fotografar em ISO alto, nunca subexponha o objeto principal, você só terá mais ruído que o normal ao ajustar na pós. Coloque em modo de medição parcial ou com preferência central, que já ajuda a ter uma exposição correta para o objeto.
E por fim utilize o redutor de ruídos do Lr (se é o que vc usa), colocando em +10 já dá uma aliviada geral.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 21 de Março de 2016, 12:15:09
Lucas, é por aí mesmo, mas o redutor de ruido do LR é muito ruim, ele chapa os detalhes. O do DxO é muito superior.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 21 de Março de 2016, 12:20:22
1- O nível de ruído está normal. ISO 800 com uma rebel sempre terá um nível de ruído;

2- Esqueça essa ideia de ficar dando zoom 100% pra procurar ruído. Isso só interessa aos pixel peepers e pouco ajuda nas aplicações práticas do dia-a-dia. Pense no tipo de uso que fará de sua foto e veja se o ruído está aceitável para seu uso.

3- Subir o ISO direto da câmera traz menos ruído que recuperar foto subexposta no lightroom. Pode ter certeza. Era preferivel vc ter feito a foto com ISO 1600 no caso.

4- Ruído não depende do ISO apenas, depender da relação sinal x ruído. Uma foto clara em ISO 1600 pode ter menos ruído que uma foto subexposta em ISO 800.

5- Por sinal, bela foto.  :)



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 21 de Março de 2016, 12:22:04
Como já apontaram, ruido maior aí é culpa da foto subexposta.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


maricarvalho

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
Resposta #8 Online: 21 de Março de 2016, 12:57:56
Gente do céu! Eu fiz tudo errado, ñ é possível  :( :no:

Não tem base. Eu já fiz a experiência de subir o ISO antes e não deu certo, por isso agora tentei o subexposto pra melhorar na pós. Jamais soube que isso era pior.

Eu fiz umas fotos da minha cunhada e da irmã gêmea dela na minha casa, sem muita luz e usei até uma caixa de papelão que eu fiz com uma luz branca normal dentro e um papel manteiga, já que não tenho dindin pra uma softbox rsrs  8-), as fotos ficaram com muito mais ruído, e eu nem subi os pontos da exposição na pós, deixei elas subexpostas e mesmo assim, na hora de tratar a pele eu fico perdida entre tantos pontos pretos  :(
Vou deixar o link de algumas, elas já foram tratadas, mas dá pra ver que elas possuem bem mais ruído do que as que eu fiz esse final de semana.

OBS.: IGNOREM a falta de foco nas fotos desses links, foi minha primeira vez com a 50mm, eu tava achando que estava arrasando com 1.8 e saiu isso.
https://www.dropbox.com/s/817bd9gur7e0x86/IMG_2586.jpg?dl=0
https://www.dropbox.com/s/sy6gy8dhs0prsb0/IMG_2629.jpg?dl=0
https://www.dropbox.com/s/yu222obzkqqi14p/IMG_2869.jpg?dl=0


Como vcs conseguem tratar a pele sem dar aquele mega zoom? O ruído atrapalha demais...

Eu vou atrás do DxO, obrigada pelas dicas!

E eu sei que eu fico querendo muita coisa para o equipamento que eu tenho  :( Mas é pq tem gente que consegue o resultado que eu quero com um equipamento igual.

Obrigada mais uma vez gente!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 21 de Março de 2016, 13:05:26
Você está fotografando em RAW né? Porque o jpg da camera da linha rebel é sofrível.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


maricarvalho

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
Resposta #10 Online: 21 de Março de 2016, 13:06:43
Vangelismm, sim, só fotografo em RAW.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 21 de Março de 2016, 13:14:12
Teu equipamento dá e sobra para isso. O que precisa é dominar mais a técnica de iluminação e aprender a trabalhar o raw na boa. Já fiz fotos em situações muito mais complicadas do que essa com uma 350D, acredite.


maricarvalho

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
Resposta #12 Online: 21 de Março de 2016, 13:18:31
AFShalders, você teria alguma foto da 350D, com ISO alto, pra mostrar? Eu queria muito ver.  :)

E se mais alguém tiver fotos tiradas com a linha rebel e ISO alto coloca aqui, será muito útil pra mim.

Grácias!


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #13 Online: 21 de Março de 2016, 13:22:23
De novo, ruído nas sombras com fotos subexpostas, nada fora do normal. Que ISO usou nessas? Até 1600 você tem que conseguir fazer uma imagem com ruído bem aceitável, é o mesmo sensor da SL1 que eu uso de vez em quando.

Faça o seguinte, coloque em Av, deixe a exposição dela em +2/3 e diminua um pouco na pós, assim terá sombras menos ruidosas.

Para mim você está se preocupando demais com o ruído ;)

A propósito, o ruído não pode te atrapalhar na hora de fazer um tratamento de pele.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 21 de Março de 2016, 13:28:06
O ruído está condizente com a situação câmera crop + ISO 800 + foto subexposta. Alias, o nível de ruído está até bom. Tenho fotos com mto mais ruído que essas, mas que pra minha aplicação não atrapalha em nada.