Autor Tópico: Software simples para edição  (Lida 4498 vezes)

aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Março de 2016, 17:38:54
Olá pessoal!

Sou hobbista novo e tenho uma EOS 70D. Meu maior passatempo é tirar fotos do meu guri e, eventualmente, faço alguns videos dele. Gostaria de saber qual software eu poderia usar para fazer edições simples como cortar, fazer um crop, salvar em tamanho interessante para compartilhar por smartphone, youtube, etc. Só para registro familiar mesmo.

Tenho lido e estudado bastante sobre fotografia. Sou iniciante ainda e, como meu foco é fotografia mesmo, até assinei o Lightroom CC e tenho estudado e usado bastante. Mas para edição de videos acho que pode ser algo gratuito mesmo.

Baixei o EOS Movie Utility da Canon, versão 1.4, que teoricamente já me serviria. Porém o video fica travando a imagem e simplesmente o uso fica inviável. Então gostaria de alguma alternativa que fosse gratuita ou, pelo menos, bem barata.

Acredito que o motivo do travamento no software da Canon não seja limitação de hardware pois meu computador tem uma configuração razoável para fazer edições simples (Windows 10, core i7, 16gb de ram).

Aguardo sugestões. Desde já, obrigado!
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 21 de Março de 2016, 17:46:34
Tenho lido e estudado bastante sobre fotografia. Sou iniciante ainda e, como meu foco é fotografia mesmo, até assinei o Lightroom CC e tenho estudado e usado bastante. Mas para edição de videos acho que pode ser algo gratuito mesmo.

Eu recomendaria o DaVinci Resolve, ele é gratuito e bem completo. Na verdade, ele não é "simples", mas é bem fácil de aprender a mexer. Além disso, ele permite mexer nas cores como nenhum outro. Se você estuda e se dedica, acho que vale muito a pena ir pro DaVinci Resolve. Abaixo um vídeo de introdução do programa, assista e veja se está dentro do que você esperava.

https://www.youtube.com/watch?v=gAudcTXcVwQ


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.479
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 21 de Março de 2016, 17:49:57
Se o objetivo for só cortar e compartilhar, sugiro o IrfanView. Na verdade ele é um visualizador com características de editor: conversão, redimensionamento e corte (inclusive de vários arquivos ao mesmo tempo). E, com alguns plugins (tudo gratuito), ele lê o RAW da maioria das câmeras.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #3 Online: 21 de Março de 2016, 18:12:49
Olá.
Para edições simples (muito simples mesmo) eu uso o Avidemux.
É leve e é gratuito
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 21 de Março de 2016, 23:59:41
Impressionante a velocidade com que se manifesta a cortesia de vocês. Esse fórum é demais!

Obrigado pelas sugestões. Gostei muito do que vi do Da Vinci Resolve. Parece ser um software sério, ainda que gratuito. Vou começar por ele. Ainda não baixei porque a internet em casa é mais lerda. Vou baixar amanhã.

Mas muito obrigado pelas dicas. Em caso de novas dúvidas volto a recorrer a vocês. Abraço!
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


brunoroc

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 389
Resposta #5 Online: 22 de Março de 2016, 00:00:20
Se voce tiver OSX , tem o Polar que tava a um preço muito bom semana passada ( se não me engano tava 5 dólares)

outras opções seriam o pixelmator e o affinity photo.

Ambos sao pagos, mas voce so precisa pagar uma vez para te-los. Da tambem pra baixar um trial e ver se voce gosta ou não
Fuck Gear


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 28 de Março de 2016, 10:59:10
Vou aproveitar o tópico do colega. Também tenho feito uns vídeos caseiros pra teste. O que acham do Movie Maker?


brunoroc

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 389
Resposta #7 Online: 28 de Março de 2016, 23:40:53
Vou aproveitar o tópico do colega. Também tenho feito uns vídeos caseiros pra teste. O que acham do Movie Maker?

Eu particularmente nao gosto, pq acho que a curva de aprendizagem não muito boa e os resultados não são la essas coisas.

Quando comparado ao iMovie do OSX, ele da um baile no movie maker em todos os sentidos, se puder testar uma vez, verá que é bem fácil de utilizar e traz resultados bem agradáveis
Fuck Gear


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.479
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 29 de Março de 2016, 09:28:14
Vou aproveitar o tópico do colega. Também tenho feito uns vídeos caseiros pra teste. O que acham do Movie Maker?

Também não gosto muito do Movie Maker porque é limitado demais e a saída é em formato proprietário da MS. Pra edição de vídeo recomendo o DaVinci Resolve, que o bfscf recomendou pra foto.
https://www.blackmagicdesign.com/products/davinciresolve/edit

Ou, se estiver em Linux, o KDEnlive.


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Abril de 2016, 13:31:54
Olá pessoal!

Baixei o Davinci Resolve e o programa é muito bom. Realmente parece ter recursos profissionais. Como eu teria que gastar um bom tempo para aprender a usar adequadamente acabei procurando alternativas mais simples. E, diferentemente do que eu queria inicialmente, optei por um software pago mesmo. Peguei o Filmora, numa promoção, por menos de R$30,00. É simples (bastante simples, perto do DaVinci) mas como o tempo de aprendizagem é bem menor e para o que eu gostaria de fazer já é o suficiente, acabei ficando com ele e bem satisfeito.

Obrigado pela ajuda!
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


RenatoClaudino

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #10 Online: 07 de Maio de 2016, 15:59:12
Realmente queria saber qual o melhor editor para vidios tenho uma Olympus ela filma em HD é tira fotos em 3D é compacta tenho muitas duvidas ainda que gostaria de tirar com vocês aqui que com o tempo eu vou postando sobre isso  :shock:


alessandropimenta

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
    • Alessandro Pimenta • Fotógrafo • Edição de Vídeo • Tratamento de imagem
Resposta #11 Online: 17 de Maio de 2016, 16:21:19
As opções de programas mais tranquilo, seria o Vegas, Imovie, Premiere, que te ajuda a fazer todo tipo de edição e ainda poder tratar as imagens
Alessandro Pimenta
Nikon D300s • 50mm 1.8
www.alessandropimenta.com
www.flickr.com/alessandropimenta