Autor Tópico: 1 flash x corpo inteiro  (Lida 4156 vezes)

Junior França

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Março de 2016, 18:46:15
Boa noite camaradas.
Fiz um ensaio-teste utilizando 1 yongnuo 565 fora da sapata e tive dificuldades pra iluminar poses de corpo inteiro. A iluminação ficou satisfatória  da cintura pra cima, mas daí pra baixo subexpôs. Eu utilizei há cerca de 2m do modelo, em 24mm e 45 graus. Usei 1 softbox 80x80cm e também sem modificador.
É possível iluminar de forma homogênea para enquadrar um plano geral usando apenas 1 flash ou são necessários 2?
Dicas?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 21 de Março de 2016, 18:48:56
45 graus de cima para baixo ou lateralmente em relação a pessoa?
« Última modificação: 21 de Março de 2016, 18:49:13 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Junior França

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 21 de Março de 2016, 20:46:38
Boa noite.
Sim para os dois.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #3 Online: 21 de Março de 2016, 20:48:42
Leia um pouquinho sobre o inverso do quadrado da distância para luz ;)


Junior França

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 21 de Março de 2016, 21:39:57
Leia um pouquinho sobre o inverso do quadrado da distância para luz ;)

Boa noite Lucas, obrigado pela dica.  :ok: Pelo que entendi, a luz diminui de intensidade conforme a distância percorrida, e na mesma intensidade que essa distância aumenta, também aumenta a área iluminada. Ou seja, preciso afastar mais o flash se quiser iluminar uma pessoa de corpo inteiro.
Pela experiencia que eu tive, 2m não é suficiente. Tão logo eu tiver tempo vou fazer uns testes aumentando para 3m ou 4m.





vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 21 de Março de 2016, 22:19:23
Talvez você não queira afastar a luz porque ela vai ficar mais dura.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Junior França

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 21 de Março de 2016, 22:55:52
Talvez você não queira afastar a luz porque ela vai ficar mais dura.

Opa. Estou começando agora com strobes, é um mundo novo pra mim. Quanto mais afasto a fonte de luz, mais duras as sombras ficam?  Ta aí algo que eu não fazia ideia!
Na maioria das vezes eu tenho optado por sombras suaves, tanto por isso adquiri o softbox.

Nesse caso em específico:
* necessidade de iluminar de forma homogênea o retratado da cabeça aos pés (pelo que entendi, não tenho outro caminho a não ser afastar o flash)
* necessidade de sombras difusas (que ficarão cada vez mais duras conforme afasto o flash)

Quais seriam as alternativas? Uma sombrinha seria mais indicada do que um softbox?




andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #7 Online: 21 de Março de 2016, 23:08:33
Talvez você não queira afastar a luz porque ela vai ficar mais dura.

Dessa eu não sabia tbm!

---------------------

Estou começando agora a usar o strobe tbm...
Comprei vários cursos da eduK, 02 do Adriano Gonçalves, e estou querendo comprar uma sombrinha (mas ainda não decidi qual é melhor: difusora ou rebatedora). Mas o que percebi assistindo A Magia da Luz - Locação é que e indispensável ter pelo menos 02 flashes!
« Última modificação: 21 de Março de 2016, 23:10:41 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #8 Online: 21 de Março de 2016, 23:34:19
Dessa eu não sabia tbm!

---------------------

Estou começando agora a usar o strobe tbm...
Comprei vários cursos da eduK, 02 do Adriano Gonçalves, e estou querendo comprar uma sombrinha (mas ainda não decidi qual é melhor: difusora ou rebatedora). Mas o que percebi assistindo A Magia da Luz - Locação é que e indispensável ter pelo menos 02 flashes!
andreluigo,o curso do Adriano Goncalves vale a pena?Qual o conteudo?DVD ou vc assiste online?Poderia passar o link??
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #9 Online: 21 de Março de 2016, 23:51:48
andreluigo,o curso do Adriano Goncalves vale a pena?Qual o conteudo?DVD ou vc assiste online?Poderia passar o link??

O cara é fera mesmo. Tem razão de ser considerado o Mago da Luz.
Assisto no DVD. Comprei os 02 (Locação e Ensaio de Noivos). Assisti no último fim de semana o Locação.
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 22 de Março de 2016, 08:00:25
O tamanho relativo da fonte de luz em relação ao assunto é que deixa a luz dura ou suave.
Quando vc afasta a luz, o soft ou sombrinha fica menor em relação a pessoa e deixa a luz dura.

Sempre me perguntei porque fotógrafos de estúdio usavam f/16 ao invés de simplesmente afasta a tocha, e era isso o motivo.
Isso nessas tochas mais antigas que só tinham 2 potencias.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #11 Online: 22 de Março de 2016, 08:56:59
O cara é fera mesmo. Tem razão de ser considerado o Mago da Luz.
Assisto no DVD. Comprei os 02 (Locação e Ensaio de Noivos). Assisti no último fim de semana o Locação.
ele ja veio aqui dar um Ws (japao)mas na epoca nw deu pra ir...agora,pra comprar o curso,pra mim teria que ser online...valeu manoo

5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #12 Online: 22 de Março de 2016, 09:14:47
O tamanho relativo da fonte de luz em relação ao assunto é que deixa a luz dura ou suave.
Quando vc afasta a luz, o soft ou sombrinha fica menor em relação a pessoa e deixa a luz dura.

Sempre me perguntei porque fotógrafos de estúdio usavam f/16 ao invés de simplesmente afasta a tocha, e era isso o motivo.
Isso nessas tochas mais antigas que só tinham 2 potencias.

É verdade...

Em 90% das minhas fotos eu costumo trabalhar com a luz principal entre 1m e 2m do modelo, alguns a entre 2m e 3m e muito pouco a mais de 3m (mais quando uso uma sombrinha de 190cm), e tb na grande maioria apenas uma única fonte de luz principal, tudo isso no meu cenário atual, de acordo com e equipamento que uso e tipo de foto que faço...

Como vc usa speedlite eu recomendo o uso de um sofbox sombrinha (como esse http://www.ebay.com/itm/60x90cm-GODOX-Portable-Square-Umbrella-Softbox-Reflector-For-Flash-Speedlite-/111828184442?hash=item1a097aad7a:g:zo4AAOSwZVhWTgEu), que vc pode colocar ele dentro do softbox (prendendo na sua extremidade, e não próximo a parede do acessório), assim vai melhor aproveitamento do acessório ampliando sua fonte de luz de uma forma mais "uniforme"... e então posicionando altura e inclinação pra tentar deixar a luz mais homogênea possível...

Nessa foto por exemplo eu usei um Beauty de 50cm a quase 2m da modelo...





Esse ultimo ensaio que postei tb, com exeção da foto 015, foi feito com uma única fonte de luz e sempre posicionada entre 1m e 1,50 da modelo: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=119115.0
« Última modificação: 22 de Março de 2016, 09:25:33 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #13 Online: 22 de Março de 2016, 10:09:47
Como disse antes estou querendo comprar um kit sobrinha, mas não estou conseguindo decidir qual é melhor: difusora ou rebatedora. Quero luz suave e sombras suaves (quando houverem).
Alguém pode ajudar?
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #14 Online: 22 de Março de 2016, 11:02:12
Como disse antes estou querendo comprar um kit sobrinha, mas não estou conseguindo decidir qual é melhor: difusora ou rebatedora. Quero luz suave e sombras suaves (quando houverem).
Alguém pode ajudar?

Me dia qual das fotos abaixo que mais chegou próximo do que procura e pelo menos outras três que tb se aproximaram...


« Última modificação: 22 de Março de 2016, 11:10:30 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).