Autor Tópico: FOTOS RUIDOSAS  (Lida 2003 vezes)

Clay Aubim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Online: 02 de Novembro de 2006, 12:43:41
Tirei algumas fotos  e não gostei muito dos resultados, algumas apresentaram muito ruído, gostaria de saber quais são os motivos que causam esses ruídos? Sabendo que nas outras revelações eu usei o papel fosco e nesta o papel brilhante. Pode ser  culpa da revelacão ou foi na maneira como eu tirei, porque não usei Flash e quando usei talvez estivese muito longe do assunto já que meu Flash é imbutido portanto fraco. Obrigado ! :laughing:  


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #1 Online: 02 de Novembro de 2006, 13:41:52
Trava o ISO no valor mais baixo possível(50, 80 ,100), se deixar no
automático a digicam vai variar o valor e quando o mesmo for maior
que o valor mais baixo vai gerar fotos com ruido.


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #2 Online: 07 de Novembro de 2006, 01:25:16
digital ou filme? luz dia?
posta uma pra ver.

q ruido? falta nitidez? qualidade de cor?
podem ser fotos sub-expostas,
podem ser arquivos manipulados por um operador bebado, hahahahaha
sem ver é dificil opinar
 :photo:
 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 07 de Novembro de 2006, 12:16:59
No digital o ruído se origina basicamente de 3 formas para o mesmo sensor.
1 - Aumento do ISO, quanto mais alto o ISO mais ruído é gerado pela câmera. Então evite usar modos de ISO automático pois isso pode gerar grandes inconsistências, como uma foto cheia de ruído e uma sem praticamente nada logo em seguida, como você não usou flash se estivesse em ISO automático a câmera pode aumentar radicalmente o ISO para compensar a falta de flash ou a falta de potência do mesmo.
2 - Subexposição, fotos subexpostas apresentam aumento de ruído, porque na relação sinal ruído do sensor o ponto de máximo desempenho é o ponto de exposição ideal, abaixo disso o ruído aumenta deteriorando a imagem, assim como o volume de variações tonais cai. No seu caso também pode ter aocntecido por conta da falta de potência ou falta do flash, neste caso o laboratorista pode ter puxado de volta o tom para que a imagem aparecesse um pouco mais clara o que pode ter evidenciado ainda mais o ruído.
3 - Aumento de temperatura, temperaturas mais altas fazem com que o desempenho do sensor seja menor e que os níveis de deterioração da imagem por ruído aumentem, portanto fotografar em lugares quentes gera mais ruído do que em lugares frios.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Clay Aubim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2006, 16:19:46
Valeu pessoal gostei muito das dicas em especial a sua Léo valeu mesmo!!!!!!!


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #5 Online: 18 de Novembro de 2006, 17:03:07
Citar

3 - Aumento de temperatura, temperaturas mais altas fazem com que o desempenho do sensor seja menor e que os níveis de deterioração da imagem por ruído aumentem, portanto fotografar em lugares quentes gera mais ruído do que em lugares frios.
aqui em teresina é quente d+! ahhaua.... entaum se eu for pro canada la as fotos saem melhores? muda muito?


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #6 Online: 18 de Novembro de 2006, 22:41:48
Citar
Citar

3 - Aumento de temperatura, temperaturas mais altas fazem com que o desempenho do sensor seja menor e que os níveis de deterioração da imagem por ruído aumentem, portanto fotografar em lugares quentes gera mais ruído do que em lugares frios.
aqui em teresina é quente d+! ahhaua.... entaum se eu for pro canada la as fotos saem melhores? muda muito?
Não, a diferença de temperatura teria que ser maior, se for prom inverno no Canadá teria problemas com as baterias. Teresina é quente, mas não é tanto a ponto de impossibilitar a fotografia

 
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 19 de Novembro de 2006, 10:30:14
Citar
Citar

3 - Aumento de temperatura, temperaturas mais altas fazem com que o desempenho do sensor seja menor e que os níveis de deterioração da imagem por ruído aumentem, portanto fotografar em lugares quentes gera mais ruído do que em lugares frios.
aqui em teresina é quente d+! ahhaua.... entaum se eu for pro canada la as fotos saem melhores? muda muito?
Olha quando eu tinha a 10D (que foi quando eu fiz um teste desses) o ISO 100 dela a 35 graus tinha o mesmo desempenho do ISO 200 a 25 graus, ou  seja, nesse caso específico 10 graus de temperatura equivaleram a um ponto no ISO, eu considero uma variação importante, no seu caso, saindo de sua média de uns 35 graus de teresina e indo para o canadá com seus 10 graus médios a diferença no desempenho deverá ser visível.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2006, 10:30:44 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #8 Online: 19 de Novembro de 2006, 10:37:28
Citar
Citar
Citar

3 - Aumento de temperatura, temperaturas mais altas fazem com que o desempenho do sensor seja menor e que os níveis de deterioração da imagem por ruído aumentem, portanto fotografar em lugares quentes gera mais ruído do que em lugares frios.
aqui em teresina é quente d+! ahhaua.... entaum se eu for pro canada la as fotos saem melhores? muda muito?
Olha quando eu tinha a 10D (que foi quando eu fiz um teste desses) o ISO 100 dela a 35 graus tinha o mesmo desempenho do ISO 200 a 25 graus, ou  seja, nesse caso específico 10 graus de temperatura equivaleram a um ponto no ISO, eu considero uma variação importante, no seu caso, saindo de sua média de uns 35 graus de teresina e indo para o canadá com seus 10 graus médios a diferença no desempenho deverá ser visível.
Nossa!! entao foto soh de noite? hehehhe


Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Novembro de 2006, 12:22:32
Já li, não me lembro  onde, que o sensor esquenta com o passar do tempo. Se isso for realmente verdade, seria certo dizer que é melhor começar fotografando em iso mais alto, e no final fotografar em iso mínimo?  :denken:  


Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Novembro de 2006, 23:33:18
opa, não gosto de ficar dando UP nos tópicos, mas alguém poderia confirmar em poucas palavras se tem lógica o raciocínio acima? :thmbup:  


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 23 de Novembro de 2006, 08:09:37
A afirmativa é certa, o sensor esquenta e aumenta o ruido.
Existem resfriadores de sensor para uso em astroftografia, assim como o ruído é menor em temperaturas mais baixas.
Mas o raciocínio não fez sentido apra mim. Seria melhor sempre usar o menor ISO.
O mais lógico seria não andar com a câmera ligada e só ligar na hora de tirar a foto.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 23 de Novembro de 2006, 20:13:04
É... Acho que o negócio é instalar um cooler na minha cam, hehe.  :laughing:  
Valeu Paulo, um abraço.


willemacht

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #13 Online: 23 de Novembro de 2006, 23:21:07
Citar
fotos subexpostas apresentam aumento de ruído, porque na relação sinal ruído do sensor o ponto de máximo desempenho é o ponto de exposição ideal, abaixo disso o ruído aumenta deteriorando a imagem, assim como o volume de variações tonais cai. No seu caso também pode ter aocntecido por conta da falta de potência ou falta do flash, neste caso o laboratorista pode ter puxado de volta o tom para que a imagem aparecesse um pouco mais clara o que pode ter evidenciado ainda mais o ruído.


Essa eu não sabia...
Então "Subexposição" em RAW gera mais ruído também, certo?   :denken:
Agora fiquei com uma dúvida, até quantos pontos é ideal subexpor fotografando em RAW em casos de pouca luz e que o ISO já esta quase no limite (que convenhamos, depende de cam pra cam) pra ter um nível razoávelmente baixo de ruído ?