Autor Tópico: Fotógrafo x Cinegrafista  (Lida 2747 vezes)

erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Online: 23 de Março de 2016, 10:55:42
Olá a todos, em breve estarei participando de um evento e terei que trabalhar com uma equipe de cinegrafistas que só vou conhecer na hora do evento. Nunca passei por essa situação, como vocês fazem para chegar a um consenso sobre o espaço de cada um, para um não atrapalhar o outro. Claro que vou conversar com eles e se forem amistosos tudo ok, mas e se forem do tipo "não enche, fica na sua"...  :fight:

Pergunto para não acabar como esse vídeo antigo da Russia: https://www.youtube.com/watch?v=zjY6-EHHjGU rsrsrs :hysterical:


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #1 Online: 23 de Março de 2016, 11:08:38
no caso o melhor é conversar e ver a estratégia que eles vão usar para filmar, assim eles ficam de um lado e você do outro, tomando muito cuidado para não fotografar de encontro com luz de led deles, no caso se um filmar pela frente e o outro quiser ficar por trás já vai lhe atrapalhar um pouco, mas a melhor idéia é entrarem em um acordo através da conversa, eu para ser sincero nunca passei por tal situação pois não aceito fotografar com cinegrafista que não conheço, prefiro evitar  :ponder:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 23 de Março de 2016, 11:12:09
Normal, várias vezes já encarei esse tipo de situação. O importante é conversar antes e criar um clima amistoso. Se ficar com pensamento de competição por espaço, aí vai ser ruim na hora. Tem que fazer amizade com os caras, ver direitinho como eles costumam trabalhar. Respeito acima de tudo, eles são prestadores de serviço como você.

Uma coisa que é importante lembrar. Pessoal de vídeo precisa de mais tempo parado no mesmo local para garantir a cena. Então, na minha opinião, a prioridade é sempre deles. A gente pode se esticar, dar um clique e sair, mas eles têm que ficar uns 5 a 10 segundos no mesmo local.

Sempre converso bem antes, crio amizade, tento manter um clima de respeito mútuo e profissionalismo. Somos todos profissionais e estamos ali a trabalho.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #3 Online: 23 de Março de 2016, 11:31:21
Normal, várias vezes já encarei esse tipo de situação. O importante é conversar antes e criar um clima amistoso. Se ficar com pensamento de competição por espaço, aí vai ser ruim na hora. Tem que fazer amizade com os caras, ver direitinho como eles costumam trabalhar. Respeito acima de tudo, eles são prestadores de serviço como você.

Uma coisa que é importante lembrar. Pessoal de vídeo precisa de mais tempo parado no mesmo local para garantir a cena. Então, na minha opinião, a prioridade é sempre deles. A gente pode se esticar, dar um clique e sair, mas eles têm que ficar uns 5 a 10 segundos no mesmo local.

Sempre converso bem antes, crio amizade, tento manter um clima de respeito mútuo e profissionalismo. Somos todos profissionais e estamos ali a trabalho.
  :clap: :clap: :clap: :clap: E so conversar, e combinar as coisas, tranquilamente.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #4 Online: 23 de Março de 2016, 13:45:05
Obrigado pelos comentários  :ok:, eu vou conversar com eles no dia do evento e com o cliente para que tudo ocorra o mais tranquilo possível, meu único receio é pegar alguém ruim de trabalhar...


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 23 de Março de 2016, 13:47:18
Obrigado pelos comentários  :ok: , eu vou conversar com eles no dia do evento e com o cliente para que tudo ocorra o mais tranquilo possível, meu único receio é pegar alguém ruim de trabalhar...


Alguém ruim de trabalhar pode virar alguém bom de trabalhar com uma simples conversa. Mantendo um clima bom a de cooperação entre vocês, a coisa flui fácil.  :)


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #6 Online: 23 de Março de 2016, 13:59:04

Alguém ruim de trabalhar pode virar alguém bom de trabalhar com uma simples conversa. Mantendo um clima bom a de cooperação entre vocês, a coisa flui fácil.  :)

Isso aí... valeu  :ok:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #7 Online: 23 de Março de 2016, 16:42:35
Obrigado pelos comentários  :ok:, eu vou conversar com eles no dia do evento e com o cliente para que tudo ocorra o mais tranquilo possível, meu único receio é pegar alguém ruim de trabalhar...

e com o cliente para que tudo ocorra......

Nao e interessante encher o saco do cliente , falando dos outros

"Nao fiz fotos porque a decoradora demorou para terminar"
"Nao comi porque o buffet nao me deu comida"
" Nao fiz aquela foto porque o cara do video estava no meio".
Isto e Tiro No Pé!!!!!!!!, cuidado.
So trocar ideias com a turma e pronto!!!!, difilcilmente havera problemas,
Na minha carrera eu matei muitos poucos cinegrafistas, :eek: :eek: :hysterical: :hysterical:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 23 de Março de 2016, 16:56:08
Nao e interessante encher o saco do cliente , falando dos outros

"Nao fiz fotos porque a decoradora demorou para terminar"
"Nao comi porque o buffet nao me deu comida"
" Nao fiz aquela foto porque o cara do video estava no meio".
Isto e Tiro No Pé!!!!!!!!, cuidado.
So trocar ideias com a turma e pronto!!!!, difilcilmente havera problemas,


 :ok: :ok: :ok:





guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #9 Online: 23 de Março de 2016, 18:09:13
Uma coisa que eu ouvi de alguns fotógrafos que admiro, é algo desse tipo:

"Pra que seu trabalho seja bem feito, pense que TODO mundo ali presente tem mais "direito" que você de registrar e de curtir o casamento. Por isso, ao invés de ficar reclamando ou jogando a culpa em outros motivos, traga o problema pra você. A partir daí, cabe a você dar uma solução para o problema (exemplo, o cinegrafista tendo que ficar num lugar que seria um ótimo ângulo pra vc). Dá teus pulos, se vira, se enfia por baixo da perna do cara, se joga no chão, mas dá teus pulos e verá que o trabalho vai sair melhor e vc não cria inimizade com ninguém"
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #10 Online: 24 de Março de 2016, 13:16:14

Nao e interessante encher o saco do cliente , falando dos outros

Uma coisa que eu ouvi de alguns fotógrafos que admiro, é algo desse tipo:

"Pra que seu trabalho seja bem feito, pense que TODO mundo ali presente tem mais "direito" que você de registrar e de curtir o casamento. Por isso, ao invés de ficar reclamando ou jogando a culpa em outros motivos, traga o problema pra você. A partir daí, cabe a você dar uma solução para o problema (exemplo, o cinegrafista tendo que ficar num lugar que seria um ótimo ângulo pra vc). Dá teus pulos, se vira, se enfia por baixo da perna do cara, se joga no chão, mas dá teus pulos e verá que o trabalho vai sair melhor e vc não cria inimizade com ninguém"

 :ok: :ok: :ok:


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #11 Online: 26 de Março de 2016, 00:12:47
e tem que conhecer mesmo só na hora do evento? Tenho um casamento dia 9 de abril e minha cliente me avisou semana passada que iria contratar um videomaker... ja mandei mensagem pra ele e marcamos um café aqui no estudio pra trocar uma idéia.

Veja se há a possibilidade disso :D
@jacobfotografiacriativa


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #12 Online: 26 de Março de 2016, 05:17:30
e tem que conhecer mesmo só na hora do evento? Tenho um casamento dia 9 de abril e minha cliente me avisou semana passada que iria contratar um videomaker... ja mandei mensagem pra ele e marcamos um café aqui no estudio pra trocar uma idéia.

Veja se há a possibilidade disso :D

É uma possibilidade, verei se consigo.  :ok: :ok:


jefframos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
    • Meu site
Resposta #13 Online: 27 de Março de 2016, 00:20:51
Não trabalho com fotografia de casamento, mas por coincidência caí num vídeo do Allan Ely em que ele fala (e demonstra na prática) justamente sobre a interação que tem com os videomakers em um casamento, desde a preparação da noiva, cerimônia até a festa.

Basicamente é o que o Humberto já falou, conversar bastante com o cinegrafista... E o legal é que em determinado momento, na saída dos noivos da igreja, ele até tirou proveito da direção da equipe de vídeo pra fazer algumas fotos.

Canon T3 + Sigma 17-70mm f/2.8-4
Praktica Super TL1000 + Pentacon 50mm 1.8


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #14 Online: 27 de Março de 2016, 11:57:43
Basicamente é o que o Humberto já falou, conversar bastante com o cinegrafista... E o legal é que em determinado momento, na saída dos noivos da igreja, ele até tirou proveito da direção da equipe de vídeo pra fazer algumas fotos.


Legal, que bom que coincide com o que falei, rsrs... Várias vezes eu tiro proveito dos cinegrafistas também, tanto da direção como da iluminação, rende ótimas fotos.  ;)