Autor Tópico: Fotografia ultravioleta  (Lida 4280 vezes)

PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Online: 24 de Março de 2016, 01:07:57
Olá

Tenho algumas câmeras e hoje pensei se tem como transformar ou algum acessório que permita fotografar objetos à luz do dia sob luz ultravioleta.
Vi alguns artigos na internet mas tratam-se de ensaios com modelos e cores fluorescentes, feitas em estúdio e com resultados meio sem serventia, pois ficam bem bizarros.
Minha intenção é fotografar ao ar livre e eventualmente utilizar para fotografar folhas e ver se localizo alterações causadas por fungos antes de surgirem os sintomas visuais à luz comum.
Servem dicas para o Infra vermelho  também, mas se tiver alguma novidade além da remoção do filtro interno.
Servem também sugestões de algum software ( se existir ), para caso a câmera já registre a luz branca e junto as UVs, que possa remover as cores que compõem a luz branca e deixe sómente UV. Em suma é interesse técnico, e confesso que larguei aqui sem muita esperança de que alguém conheça o assunto. Mas vamos ver no que dá.
Cheguei a achar em outro fórum algo um pouco parecido, mas o único que respondeu parecia entender menos do  que o interessado no assunto e após postarem várias perguntas e respostas não avançaram 1 mm.
Se mais alguém interessar nisto, posso também trazer novidades que porventura eu encontre.
Abraços a todos
PMVG


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 24 de Março de 2016, 02:11:50
É simples: Precisará de uma câmera que não tenha o filtro UV+IR que normalmente fica sobre o sensor. Depois disso precisará de filtros passa-alta e passa-baixa. São filtros para corte do espectro no lado oposto ao que você quer estudar.

Os filtros IR são fáceis de achar e relativamente baratos. Por exemplo o R72. Esses filtros são de um vermelho muuuuito profundo e cortam o espectro visível a partir de 720 nanometros, então registram desde o infravermelho próximo até o limite do sensor, que é por volta dos 900-1000 nanometros.

Já os UV são bem mais difíceis de encontrar, por exemplo o B+W 403 que tem janela entre 320 e 385 nm

Basicamente é isso.


PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #2 Online: 24 de Março de 2016, 08:43:09
Olá

Agradeço ao AFShalders pelas preciosas informações sobre os filtros e a possibilidade de explorar estes outros comprimentos de onda de luz.
Vou tentar encontrar estes filtros no mercado.
Meu interesse é fazer um mergulho na fotografia técnica utilizando este recurso. Por exemplo, áreas de solo aparentemente uniformes à luz branca normal, podem revelar presença de água em imagens IR. Abelhas utilizam a luz UV para orientação, sendo que sob estas luzes ( UV ) a coloração  das flores é bem diferente da que vemos. Também a presença de fontes de UV tanto atrai como repele insetos, dependendo da espécie.
Em suma, são amplas as possibilidades e vamos ver até onde consigo avançar.
Confesso que eu não esperava uma resposta tão rápida e nem tão clara. Valeu mesmo
Abraço
PMVG


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 24 de Março de 2016, 10:57:37
Disponha. Mas a chance de você encontrar um filtro para passagem de UV e bloqueio de visível no nosso mercado é quase zero.

Existem filtros com outras frequencias de corte, como 700,800,900 e 1000 nanometros para o infravermelho, por exemplo. Esses são fáceis de achar, no ebay geralmente tem.

Já os para UV a coisa muda de figura. A B&H tinha em estoque isso, assim como a Edmund Optics.


PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #4 Online: 24 de Março de 2016, 20:17:36
Obrigado mais uma vez pelas dicas.
Agora vou começar a busca pelos filtros.
Quando tiver novidades eu posto aqui.
Abç
PMVG


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 24 de Março de 2016, 22:17:23
Para ambientes menos iluminados talvez este dispositivo te interesse:
https://www.kickstarter.com/projects/713513634/revealed-the-uv-led-flash-light-for-smartphones

Embora feito pensando em smartphones, ele deve funcionar em DSLRs também, especialmente se usado com o acessório de sapata que o iblazr original usa:
https://www.kickstarter.com/projects/iblazr/iblazr-the-led-flash-for-smartphones-and-tablets
JVc.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 24 de Março de 2016, 22:34:56
Jauvane isso é a tecnica oposta, para fluorescencia visível, de objetos iluminados com UV. É bem legal também, normalmente usa-se um filtro para cortar o UV no sensor.


anadetoledo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 30 de Outubro de 2021, 09:49:31
Olá, vc conseguiu encontrar o filtro de passagem para UV? Se sim, pode me indicar onde? Obrigada!
['ô]
 /|\
/ | \


anadetoledo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 30 de Outubro de 2021, 11:21:31
Olá!
Preciso produzir fotografia sob radiação UV refletida para fins forenses (não é a fluorescência, mas a refletografia UV).
Alguém sabe quem pode fazer a conversão da câmera para mim e onde comprar o filtro de passagem para uma objetiva de diâmetro 52mm?
Obrigada!
['ô]
 /|\
/ | \


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 30 de Outubro de 2021, 12:01:40
Olá!
Preciso produzir fotografia sob radiação UV refletida para fins forenses (não é a fluorescência, mas a refletografia UV).
Alguém sabe quem pode fazer a conversão da câmera para mim e onde comprar o filtro de passagem para uma objetiva de diâmetro 52mm?
Obrigada!


Boa tarde,

Primeiramente você tem que se informar se o sensor da câmera em questão tem sensibilidade adequada à faixa de UV que pretende estudar.

Se tiver, o filtro IR/UV que vai sobre o sensor terá que ser removido por um técnico qualificado.

O filtro passa-faixa para UV, bloqueando o resto do espectro é bem caro e raro. Pode tentar ver se tem na B&H ou na Edmund Optics ou na ThorLabs. Procure por UV band-pass.




cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 30 de Outubro de 2021, 18:44:47

Quando pesquisei sobre fotografia IR há algum tempo, acabei chegando no site da Kolarivision.

Para UV eles tem este aqui, deixando passar frequências ao redor  de 360nm...

https://kolarivision.com/product/uv-bandpass-lens-filter/

... e alguns artigos também e um deles fala em fins forenses,  mas confesso que não li.

http://kolarivision.com/category/uv-photography/

Poste no fórum seus resultados quando tiver.

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


anadetoledo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 31 de Outubro de 2021, 18:45:05
Pois é, quase 2 mil um filtro é dolorido demais rsrsrs. Vou bater perna na 7 de abril e ver se alguma boa alma me ajuda. Obrigada!



Boa tarde,

Primeiramente você tem que se informar se o sensor da câmera em questão tem sensibilidade adequada à faixa de UV que pretende estudar.

Se tiver, o filtro IR/UV que vai sobre o sensor terá que ser removido por um técnico qualificado.

O filtro passa-faixa para UV, bloqueando o resto do espectro é bem caro e raro. Pode tentar ver se tem na B&H ou na Edmund Optics ou na ThorLabs. Procure por UV band-pass.
['ô]
 /|\
/ | \


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.591
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #12 Online: 08 de Novembro de 2021, 13:18:55
No canal do Fotografia DG tem algum conteúdo:
https://www.youtube.com/watch?v=wasHsk5WqrA

Eu lembro que o Romulo Lubachesky chegou a dar um seminário sobre o tema, era pago, só não me lembro se ficou disponível no site.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.